Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Acho isso dos numeros muito falasioso, pois o numero de funcionários pode não querer dizer nada em termos comparativos, ou seja um pais pode ter mais funcinários em termos relativos, pois pode oferecer mais serviços tambem.
    Se calhar em portugal até são poucos, poderão é ser muitos para aquilo que fazem (oferecem) os nossos serviços publicos.
  2.  # 62

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: PBarataJá agora e para aqueles que acham que o estado é grande e temos excesso de funcionários públicos e blábláblá.

    PESO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NA POPULAÇÃO ACTIVA:
    (Fonte EUROSTAT)

    Suécia ....................: 33,3%
    Dinamarca .............: 30,4%
    Bélgica ..................: 28,8%
    Reino Unido ..........: 27,4%
    Finlândia ................: 26,4%
    Holanda .................: 25,9%
    França ................. .: 24,6%
    Alemanha ..............: 24,0%
    Hungria ..................: 22,0%
    Eslováquia ............: 21,4%
    Áustria ...................: 20,9%
    Grécia ....................: 20,6%
    Irlanda ....................: 20,6%
    Polónia ..................: 19,8%
    Itália .......................: 19,2%
    República Checa .: 19,2%
    PORTUGAL ..........: 17,9%
    Espanha ................: 17,2%
    Luxemburgo ..........: 16,0%

    E note-se que existem paises que prestam bem menos serviços aos seus cidadãos.


    E em percentagem do PIB, tem esses dados?


    Eu encontrei esta discussão:

    http://groups.google.com/group/pt.soc.politica/msg/eea775f727644460

    A coisa parece mudar de figura.
    •  
      FD
    • 23 março 2010

     # 63

    Colocado por: lobitohttp://groups.google.com/group/pt.soc.politica/msg/eea775f727644460

    pt.soc.politica...

    Belos tempos. :)
  3.  # 64

    As questões dos prémios milionários é uma questão subjectiva, basta analisar os lucros das empresas, depois coloque-se no lugar desses senhores, que vêem o trabalho dos seus Boys reconhecido, até internacionalmente, se lá estão e são bons, o que são 5 milhões em prémios divididos pelos boys se os lucros são milhões.

    Aceitariam perder parte dos vossos rendimentos porque estamos em crise.
    Já agora está crise para quem, para quem perdeu o emprego, para as empresas que manteram os postos de trabalho, agora para todos os outros é tanga.

    O Belmiro a alguns anos, questionado pelos salários baixos, que pagava no Continente, respondeu algo deste tipo, cada um ganha, conforme os resultados que a empresas pode realizar, conheço um tradutor que limpa cerca de 4000.€ por mês, mas também conheço uma caixeira do continente que ganha 650.
  4.  # 65

    Beeeeemmmmmm... Essa da relação biunívoca entre os prémios e os lucros das empresas já foi chão que deu uvas... É preciso arranjar outra justificação.
  5.  # 66

    Boas

    As questões dos prémios milionários é uma questão subjectiva, basta analisar os lucros das empresas, depois coloque-se no lugar desses senhores, que vêem o trabalho dos seus Boys reconhecido, até internacionalmente, se lá estão e são bons, o que são 5 milhões em prémios divididos pelos boys se os lucros são milhões.

    Só para ver se percebo:
    - têm direito a um bónus por desempenharem com competências as suas funções? Mas não é para isso que recebem um salário?
    - São os próprios beneficiários que decidem se há ou não bónus e quanto é?
    Há algo de errado nisto.

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 67

    Colocado por: PBarata
    Asilvamachado
    Não vou muito nessa do Tuga...
    As reformas baixas nunca passaram a ser parte do espírito do portuga...por se sentirem enganados pelo estado;isso sim...ordenado por tabela e outro tanto por fora...observe quanto ganham as administrações portuguesas a nível estatal,e privada...o fosso é enorme relactivamente à europa...imagine estar a ganhar 700€,e observar entidadaes ligadas ao estado usando indiscriminadamente dinheiros em ofshores...então é lógico que quem por cá se farta de trabalhar,pague tudo o que é imposto,e o estado dá alvíssaras a quem ponha dinheiro em paraísos fiscais?Desculpe lá;mas quem tem que começar a dar exemplo é o próprio estado,e não o contrário...só se todos fossem burros;é que andavam direitinhos para os tais beneficiários gozarem à grande e à francesa à custa dos nossos impostos...enquanto o estado não informar o contribuinte devidamente para onde são aplicados os impostos que pagamos,e tipos a ganhar prémios de milhões em crise,bancos com lucros altíssimos,EDPs com lucros altíssimos,e estar-se a pagar mais IRC que os bancos,isto nunca moverá ninguém para trabalhar para um todo...a justiça é o que se vê...fartamo-nos de trabalhar,e os tribunais não funcionam,o estado dá muito mau exemplo com os pagamentos atrasados,e se formos nós cobram-nos logo juros altíssimos...então quando o estado resolve perdoar milhões aos contribuintes faltosos(só os que deviam milhares)como no tempo de MFL,e agora no tempo de Sócrates fazer pagar às empresas que colocam dinheiros em paraísos fiscais apenas 5%?Quer então se sejamos mais burros que o que somos?Já viu alguém não pagar o IRS do ordenado?acha isto justo?se fossem os pequenos empresários certinhos com os bancos a usar os dinheiros dos contribuintes em paraísos estrangeiros com avales estatais como foi o caso de 2008,em que Sócrates dizia que os bancos eram bons exemplos de gestão empresarial,e depois deu-se o que se deu,nós os burrinhos temos que estar direitinhos?Desculpe lá qualquer coisinha mas o Portuga não é tanto assim como quer fazer crer.


    É curioso os exemplos que dá serem do privado (bancos, off-shores, edp, prémios altissimos..), mas ao ler o texto critica o estado. Então está a criticar o estado ou o privado, decida-se!
    É que o estado aparentemente é culpado de TUDO. Se o banco privado vai à falência a culpa é do estado, se os bancos privados dão lucro a culpa é do estado.
    Se a EDP ou a PT (empresas privadas cotadas em bolsa) trabalham mal a culpa é do estado.


    PBarata...

    Acha importante saber se critico o estado ou os privados?Isso nem sequer é importante;Eu decído-me a criticar o que me parece mal,essa de ter que ter um rótulo na cabeça para me identificar como simpatizante de um ou de outro para se poder tirar elações das críticas,já tem os tempos contados,o que intetressa é o conteúdo e não a fórmula...
    Quando uma empresa presta mau serviço aos clientes,o princípio de responsabilizar tem que ser e deve ser sempre do gestor dessa mesma empresa e não o contrário,o mesmo se passa com qualquer governo e sua gestão,em relação aos bancos só lhe posso dizer que uma empresa(BPN)abriu falência,e a supervisão do banco de Portrugal falhou,logo o Vitinho e quem o colocou lá deveria ser responsabilizado em parte(o que nunca se verificou)o que se passou foi um banco(CGD)que é do Estado,teve que segurar o funcionamento dessa mesma empresa(BPN)à custa do dinheiro de quem nada tem a haver com isso,e está a pagar sem culpa nenhuma,Isto quer dizer que o poder político e estatal está de mãos dadas,ou não tenham muitos deputados,e governantes interesses nessas mesmas empresas entende?Digo acções,aplicações financeiras etc.Com isto quero dizer que o comum se tiver que pedir dinheiro emprestado a um banco para qualquer coisa,tem que pagar os juros muito altos...sabe porquê?Porque estes artistas de circo financeiro deram cabo disto,e continuam a dar cabo disto em detrimento de meia-dúzia de ricaços,e isso tem consequências muito más para o desenvolvimento de um país.
    A EDP,e a PT como refere;eram estatais,logo eram lucrativas,e sabe?logo os artistas souberam privatizar bens públicos com o obvio agravamento dos preços da electricidade,e dos telefones...estas empresas deveriam estar a dar um empurrãosito à economia,e não o contrário entende?Elas trabalham bem e de que maneira para meia dúzia,observe se acha moral o estado a fazer apertar o cinto a nós,e gestores públicos dos 10 ou 20% da PT que o estado detem ainda,receberem prémios de milhões?
    Pois eu considero absolutamente imoral e errado,e a culpa é rigorosamente do estado,para não dizer do governo...ok?
    • Neon
    • 23 março 2010

     # 68

    O altar tem toda a razão

    Somos roubados descaradamente

    Mai nada
    • altar
    • 23 março 2010 editado

     # 69

    Estamos num fórum sobre a habitação, acho eu, e vocês deviam estar bem cientes daquilo que nos espera no futuro

    O PEC, sejamos do PS ou não, estejamos contra o Sócrates ou não, é um plano a longo prazo para o país

    mas já existe indícios que todos os partidos e outros organismos vão estar contra

    isso vai ter um efeito imediato e instantâneo nas agências de rating : eles sabem que não vamos cumprir, e logo cobram juros mais altos

    quem vai pagar ? somos nós, quem pedir um empréstimo bancário para compra de casa vai sentir a doer spreads de quase 2%

    quando a euribor subir para os 5 % ( que já esteve neste valor, ou lá perto ) eu quero ver muitas famílias a conseguirem suportar juros de quase 7%

    vou-me rir, sinceramente...eu vou-me rir como é que muitos jovens e outras famílias vão suportar esses juros. Estas pessoas devem também contar com mais 600 euros em média por ano de IMI, mas muitos nem querem saber quando compram casa. Sabem o que perguntam ? qual é o valor do condomínio, mas não do IMI....ridículo, pessoas que não sabem fazer contas, ou completamente ceguinhas....não sabem que o Estado é o Senhorio de tudo, e vão ter que pagar a renda ao senhorio ....

    eu sinceramente quero ver....se não pagarem ou os ordenados são penhorados ou a casa

    um empréstimo a 420 meses ( 35 anos ) de 120.000 euros a uma taxa de 5% da euribor + spread de 1.5% ( estou a ser bonzinho ) dá :

    755 euros mensais + 50 de seguros ( obrigatórios ) = 800 euros

    120.000 euros a uma taxa de IMI de 0.4% = 480 euros ( +/- 40 euros por mês )

    ou seja, tudo junto, um agregado passará a ter um encargo mensal com a casa de quase 850 euros, mas o pior é que 120.000 euros é muito por baixo....vejo muitas pessoas em piores condições financeiras do que eu a pedirem 150.000 euros....ou às vezes mais...

    Eu sou da classe média, o meu ordenado líquido é 1400 e da minha mulher 1500 líquidos também, temos 2 filhos. Logo é um agregado de 4 pessoas

    atendendo a que o ordenado mínimo é o indicador do limiar da pobreza per capita, então temos para o meu agregado de 4 pessoas :

    4 * 500 ( ordenado mínimo +/- ) = 2000 euros

    ou seja o meu agregado está a 900 euros do limiar da pobreza, não sou pobre porque tenho esta margem para o meu agregado

    tenho uma saúde financeira graças a Deus estável porque não me meto em aventuras, nada de empréstimos, nada...tirando a casa. Vivo em Lisboa e tudo, tudo, tudo é à força de dinheiro sem ajuda de ninguém....

    é os políticos que temos, olham é para os seus interesses e para o seu eleitorado mas nunca para o país, estratégia para o país não há. Cada um faz um seu PEC

    políticos de ****, todos eles, o que mais me revolta não é pagar impostos, o que mais me revolta é o meu dinheiro ser desperdiçado, ser deitado ao lixo quando ele me fazia imensa falta.

    quando nós precisarmos da ajuda do FMI ou da UE, como está a acontecer na Grécia, vamos passar a ser governados por eles e mais vamos sofrer, mas roubados vamos ser

    pelo menos aqueles que não podem fugir, como eu, aqueles que são trabalhadores dependentes
  7.  # 70

    Colocado por: hfviegas
    Colocado por: AsilvamachadoConcordo com o hfviegas, mas se se queixam do IMI, porquê que não se queixa dos impostos sobre os veiculos e combustiveis e as portagens e os eco valores e já agora dos preços dos bilhetes de futebol que apesar de caros está lá muita gente......

    Conhecem aREALIDADEfora de Portugal, ou falam porque ouviram dizer, já vivi em Espanha, França e Alemanha, a unica coisa que encontrei identica são os preços do Lidl......


    Porque o IMI, é aquele que bate mais todos os anos, não há nenhum imposto todos os anos de 400€ de uma vezada, uma casa de 250.000 que é cara mas não é nada do outro mundo paga 1000€ todos os anos na grande maioria das câmaras municipais 0,4%. Isto é um verdadeiro absurdo uma pessoa já faz sacrificios para ter uma casa com que sonha mas depois vem o estado e coloca-nos em dificuldades financeira desnecessariamente. Só na urbanização onde moro fazendo contas assim por alto a camara deve mamar uns 4.000.000€ estamos a falar de uma urabanização com umas 30 moradias e uns 500 apartamentos. Se isto não é um verdadeiro roubo não sei o que será.



    ...Mas quem "faz" ou compra moradias de 250.000,00€ ( não esquecer = 50.000 contos) é porque pode bem pagar 1000,00€ de imposto anual. Caso contrário a compra foi efectuada sem qualquer tipo de responsabilidade, ou melhor "não soube fazer contas". Ex.: para que quero um Porsche, se depois não tenho dinheiro para o sustentar?
  8.  # 71

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Jorge RochaComo se pode revoltar contra quem não paga impostos?

    Revolto-me contra quem não pagao que deve(*) porque, por causa deles, EU PAGO QUASE O DOBRO DO QUE DEVIA !


    (*) isto abrange desde as casas de alterne, aos advogados que não passam recibos!

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gonçalo,aquapego




    Um dos problemas que temos com o IMI, além do valor ser um absurdo, prende-se com o valor da avaliação de cada prédio e também com quem avalia o quê e QUEM. Todos nós sabemos que existem grandes palácios com valores bem acima dos 250.000,00€ e que estão subvalorizados para que os seus proprietários paguem um valor de IMI de certo modo irrisório. Aqui é que está o grande problema e que revolta qualquer um. Quem faz estes "fretes"? Quem avalia e com que conhecimentos o fazem? Quem controla o valor dos prédios? Eu pago cerca de 200€/ano, mas conheço quem pague muito menos com casas muito melhores que a minha! Como é isto possível? (No mesmo concelho, na mesma localidade e o mesmo coeficiente!!!) Onde está a reavaliação de três em três anos que tanto se apregoava? Assim não vamos longe não sr.!!!!
  9.  # 72

    Colocado por: aquapego
    Colocado por: hfviegas
    Colocado por: AsilvamachadoConcordo com o hfviegas, mas se se queixam do IMI, porquê que não se queixa dos impostos sobre os veiculos e combustiveis e as portagens e os eco valores e já agora dos preços dos bilhetes de futebol que apesar de caros está lá muita gente......

    Conhecem aREALIDADEfora de Portugal, ou falam porque ouviram dizer, já vivi em Espanha, França e Alemanha, a unica coisa que encontrei identica são os preços do Lidl......


    Porque o IMI, é aquele que bate mais todos os anos, não há nenhum imposto todos os anos de 400€ de uma vezada, uma casa de 250.000 que é cara mas não é nada do outro mundo paga 1000€ todos os anos na grande maioria das câmaras municipais 0,4%. Isto é um verdadeiro absurdo uma pessoa já faz sacrificios para ter uma casa com que sonha mas depois vem o estado e coloca-nos em dificuldades financeira desnecessariamente. Só na urbanização onde moro fazendo contas assim por alto a camara deve mamar uns 4.000.000€ estamos a falar de uma urabanização com umas 30 moradias e uns 500 apartamentos. Se isto não é um verdadeiro roubo não sei o que será.



    ...Mas quem "faz" ou compra moradias de 250.000,00€ ( não esquecer = 50.000 contos) é porque pode bem pagar 1000,00€ de imposto anual. Caso contrário a compra foi efectuada sem qualquer tipo de responsabilidade, ou melhor "não soube fazer contas". Ex.: para que quero um Porsche, se depois não tenho dinheiro para o sustentar?


    no Forte da Casa - concelho de VFX, estão a pedir por um R/C com terraço novo a estrear 190.000 euros

    não passa de um apartamento
    • Neon
    • 24 março 2010

     # 73

    Caros Amigos

    Estava a ver ainda agora a ver uma entrevista com o José Mário Branco e lembrei-me de um texto da década de 70, que ainda é bem actual.

    Chama-se "FMI" e é de José Mário Branco

    E aqui está para quem tiver curiosidade de ler

    Vou, vou-vos mostrar mais um pedaço da minha vida, um pedaço um pouco especial, trata-se de um texto que foi escrito, assim, de um só jorro, numa noite de Fevereiro de 79, e que talvez tenha um ou outro pormenor que já não é muito actual. Eu vou-vos dar o texto tal e qual como eu o escrevi nessa altura, sem ter modificado nada, por isso vos peço que não se deixem distrair por esses pormenores que possam ser já não muito actuais e que isso não contribua para desviar a vossa atenção do que me parece ser o essencial neste texto.
    Chama-se FMI.
    Quer dizer: Fundo Monetário Internacional.
    Não sei porque é que se riem, é uma organização democrática dos países todos, que se reúnem, como as pessoas, em torno de uma mesa para discutir os seus assuntos, e no fim tomar as decisões que interessam a todos...
    É o internacionalismo monetário!



    FMI

    Cachucho não é coisa que me traga a mim
    Mais novidade do que lagostim
    Nariz que reconhece o cheiro do pilim
    Distingue bem o Mortimor do Meirim
    A produtividade, ora aí está, quer dizer
    Há tanto nesta terra que ainda está por fazer
    Entrar por aí a dentro, analisar, e então
    Do meu 'attaché-case' sai a solução!

    FMI Não há graça que não faça o FMI
    FMI O bombástico de plástico para si
    FMI Não há força que retorça o FMI

    Discreto e ordenado mas nem por isso fraco
    Eis a imagem 'on the rocks' do cancro do tabaco
    Enfio uma gravata em cada fato-macaco
    E meto o pessoal todo no mesmo saco
    A produtividade, ora aí está, quer dizer
    Não ando aqui a brincar, não há tempo a perder
    Batendo o pé na casa, espanador na mão
    É só desinfectar em superprodução!

    FMI Não há truque que não lucre ao FMI
    FMI O heróico paranóico hara-kiri
    FMI Panegírico, pro-lírico daqui

    Palavras, palavras, palavras e não só
    Palavras para si e palavras para dó
    A contas com o nada que swingar o sol-e-dó
    Depois a criadagem lava o pé e limpa o pó
    A produtividade, ora nem mais, célulazinhas cinzentas
    Sempre atentas
    E levas pela tromba se não te pões a pau
    Num encontrão imediato do 3º grau!

    FMI Não há lenha que detenha o FMI
    FMI Não há ronha que envergonhe o FMI
    FMI ...

    Entretém-te filho, entretém-te, não desfolhes em vão este malmequer que bem-te-quer, mal-te-quer, vem-te-quer, ovomalt'e-quer, messe gigantesca, vem-te vindo, VIM na cozinha, VIM na casa-de-banho, VIM no Politeama, VIM no Águia D'ouro, VIM em toda a parte, vem-te filho, vem-te comer ao olho, vem-te comer à mão, olha os pombinhos pneumáticos que te arrulham por esses cartazes fora, olha a Música no Coração da Indira Gandi, olha o Moshe Dayan que te traz debaixo d'olho, o respeitinho é muito lindo e nós somos um povo de respeito, né filho? Nós somos um povo de respeitinho muito lindo, saímos à rua de cravo na mão sem dar conta de que saímos à rua de cravo na mão a horas certas, né filho? Consolida filho, consolida, enfia-te a horas certas no casarão da Gabriela que o malmequer vai-te tratando do serviço nacional de saúde. Consolida filho, consolida, que o trabalhinho é muito lindo, o teu trabalhinho é muito lindo, é o mais lindo de todos, como o Astro, não é filho? O **** do Astro entra-te pela porta das traseiras, tu tens um gozo do caraças, vais dormir entretido, não é? Pois claro, ganhar forças, ganhar forças para consolidar, para ver se a gente consegue num grande esforço nacional estabilizar esta destabilização filha-da-****, não é filho? Pois claro! Estás aí a olhar para mim, estás a ver-me dar 33 voltinhas por minuto, pagaste o teu bilhete, pagaste o teu imposto de transação e estás a pensar lá com os teus zodíacos: Este tipo está-me a gozar, este gajo quem é que julga que é? Né filho? Pois não é verdade que tu és um herói desde de nascente? A ti não é qualquer totobola que te enfia o barrete, meu grande safadote! Meu Fernão Mendes Pinto de ****, né filho? Onde está o teu Extremo Oriente, filho? A-ni-ki-bé-bé, a-ni-ki-bó-bó, tu és Sepúlveda, tu és Adamastor, pois claro, tu sozinho consegues enrabar as Nações Unidas com passaporte de coelho, não é filho? Mal eles sabem, pois é, tu sabes o que é gozar a vida! Entretém-te filho, entretém-te! Deixa-te de políticas que a tua política é o trabalho, trabalhinho, porreirinho da Silva, e salve-se quem puder que a vida é curta e os santos não ajudam quem anda para aqui a encher pneus com este paleio de Sanzala em ritmo de pop-chula, não é filho?
    A one, a two, a one two three

    FMI dida didadi dadi dadi da didi
    FMI ...

    Come on you son of a bitch! Come on baby a ver se me comes! 'Camóne' Luís Vaz, amanda-lhe com os decassílabos que eles já vão saber o que é meterem-se com uma nação de poetas! E zás, enfio-te o Manuel Alegre no Mário Soares, zás, enfio-te o Ary dos Santos no Álvaro de Cunhal,zás, enfio-te a Natalia Correia no Sá Carneiro, zás, enfio-te o Zé Fanha no Acácio Barreiros, zás, enfio-te o Pedro Homem de Melo no Parque Mayer e acabamos todos numa sardinhada ao integralismo Lusitano, a estender o braço, meio Rolão Preto, meio Steve McQueen, ok boss, tudo ok, estamos numa porreira meu, um tripe fenomenal, proibido voltar atrás, viva a liberdade, né filho? Pois, o irreversível, pois claro, o irreversívelzinho, pluralismo a dar com um pau, nada será como dantes, agora todos se chateiam de outra maneira, né filho? Ora que porra, deixa lá correr o marfil, homem, andas numa alta, pá, é assim mesmo, cada um a curtir a sua, podia ser tão porreiro, não é? Preocupações, crises políticas pá? A culpa é dos partidos pá! Esta **** dos partidos é que divide a malta pá, pois pá, é só paleio pá, o pessoal na quer é trabalhar pá! Razão tem o Jaime Neves pá! (Olha deixaste cair as chaves do carro!) Pois pá! (Que é essa orelha de preto que tens no porta-chaves?) É pá, deixa-te disso, não destabilizes pá! Eh, faz favor, mais uma bica e um pastel de nata. Uma porra pá, um autentico desastre o 25 de Abril, esta confusão pá, a malta estava sossegadinha, a bica a 15 tostões, a gasosa a sete e coroa... Tá bem, essa **** da pide pá, Tarrafais e o carágo, mas no fim de contas quem é que não colaborava, ah? Quantos bufos é que não havia nesta **** deste país, ah? Quem é que não se calava, quem é que arriscava coiro e cabelo, assim mesmo, o que se chama arriscar, ah? Meia dúzia de líricos, pá, meia dúzia de líricos que acabavam todos a fugir para o estrangeiro, pá, isto é tudo a mesma carneirada! Oh sr. guarda venha cá, á, venha ver o que isto é, é, o barulho que vai aqui, i, o neto a bater na avó, ó, deu-lhe um pontapé no ****, né filho? Tu vais conversando, conversando, que ao menos agora pode-se falar, ou já não se pode? Ou já começaste a fazer a tua revisãozinha constitucional tamanho familiar, ah? Estás desiludido com as promessas de Abril, né? As conquistas de Abril! Eram só paleio a partir do momento que tas começaram a tirar e tu ficaste quietinho, né filho? E tu fizeste como o avestruz, enfiaste a cabeça na areia, não é nada comigo, não é nada comigo, né? E os da frente que se lixem... E é por isso que a tua solução é não ver, é não ouvir, é não querer ver, é não querer entender nada, precisas de paz de consciência, não andas aqui a brincar, né filho? Precisas de ter razão, precisas de atirar as culpas para cima de alguém e atiras as culpas para os da frente, para os do 25 de Abril, para os do 28 de Setembro, para os do 11 de Março, para os do 25 de Novembro, para os do... que dia é hoje, ah?

    FMI Dida didadi dadi dadi da didi
    FMI ...

    Não há português nenhum que não se sinta culpado de qualquer coisa, não é filho? Todos temos culpas no cartório, foi isso que te ensinaram, não é verdade? Esta **** não anda porque a malta, pá, a malta não quer que esta **** ande, tenho dito. A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém, não é isto verdade? Quer-se dizer, há culpa de todos em geral e não há culpa de ninguém em particular! Somos todos muita bons no fundo, né? Somos todos uma nação de pecadores e de vendidos, né? Somos todos, ou anti-comunistas ou anti-faxistas, estas coisas até já nem querem dizer nada, ismos para aqui, ismos para acolá, as palavras é só bolinhas de sabão, parole parole parole e o Zé é que se lixa, cá o pintas é sempre o mexilhão, eu quero lá saber deste paleio vou mas é ao futebol, pronto, viva o Porto, viva o Benfica! Lourosa! Lourosa! Marrazes! Marrazes! Fora o arbitro, gatuno! Qual gatuno, qual ****! Razão tinha o Tonico de Bastos para se entreter, né filho? Entretém-te filho, com as tuas viúvas e as tuas órfãs que o teu delegado sindical vai tratando da saúde aos administradores, entretém-te, que o ministro do trabalho trata da saúde aos delegados sindicais, entretém-te filho, que a oposição parlamentar trata da saúde ao ministro do trabalho, entretém-te, que o Eanes trata da saúde à oposição parlamentar, entretém-te, que o FMI trata da saúde ao Eanes, entretém-te filho e vai para a cama descansado que há milhares de gajos inteligentes a pensar em tudo neste mesmo instante, enquanto tu adormeces a não pensar em nada, milhares e milhares de tipos inteligentes e poderosos com computadores, redes de policia secreta, telefones, carros de assalto, exércitos inteiros, congressos universitários, eu sei lá! Podes estar descansado que o Teng Hsiao-ping está a tratar de ti com o Jimmy Carter, o Brezhnev está a tratar de ti com o João Paulo II, tudo corre bem, a ver quem se vai abotoar com os 25 tostões de riqueza que tu vais produzir amanhã nas tuas oito horas. A ver quem vai ser capaz de convencer de que a culpa é tua e só tua se o teu salário perde valor todos os dias, ou de te convencer de que a culpa é só tua se o teu poder de compra é como o rio de S. Pedro de Moel que se some nas areias em plena praia, ali a 10 metros do mar em maré cheia e nunca consegue desaguar de maneira que se possa dizer: porra, finalmente o rio desaguou! Vão te convencer de que a culpa é tua e tu sem culpa nenhuma, tens tu a ver, tens tu a ver com isso, não é filho? Cada um que se vá safando como puder, é mesmo assim, não é? Tu fazes como os outros, fazes o que tens a fazer, votas à esquerda moderada nas sindicais, votas no centro moderado nas deputais, e votas na direita moderada nas presidenciais! Que mais querem eles, que lhe ofereças a Europa no natal?! Era o que faltava! É assim mesmo, julgam que te levam de mercedes, ora toma, para safado, safado e meio, né filho? Nem para a frente nem para trás e eles que tratem do resto, os gatunos, que são pagos para isso, né? Claro! Que se lixem as alternativas, para trabalho já me chega. Entretém-te meu anjinho, entretém-te, que eles são inteligentes, eles ajudam, eles emprestam, eles decidem por ti, decidem tudo por ti, se hás-de construir barcos para a Polónia ou cabeças de alfinete para a Suécia, se hás-de plantar tomate para o Canada ou eucaliptos para o Japão, descansa que eles tratam disso, se hás-de comer bacalhau só nos anos bissextos ou hás-de beber vinho sintético de Alguidares-de-Baixo! Descansa, não penses em mais nada, que até neste país de pelintras se acho normal haver mãos desempregadas e se acha inevitável haver terras por cultivar! Descontrai baby, come on descontrai, afinfa-lhe o Bruce Lee, afinfa-lhe a macrobiótica, o biorritmo, o hoscópio, dois ou três ovniologistas, um gigante da ilha de Páscoa e uma Grace do Mónaco de vez em quando para dar as boas festas às criancinhas! Piramiza filho, piramiza, antes que os chatos fujam todos para o Egipto, que assim é que tu te fazes um homenzinho e até já pagas multa se não fores ao recenseamento. Pois pá, isto é um país de analfabetos, pá! Dá-lhe no Travolta, dá-lhe no disco-sound, dá-lhe no pop-chula, pop-chula pop-chula, iehh iehh, J. Pimenta forever! Quanto menos souberes a quantas andas melhor para ti, não te chega para o bife? Antes no talho do que na farmácia; não te chega para a farmácia? Antes na farmácia do que no tribunal; não te chega para o tribunal? Antes a multa do que a morte; não te chega para o cangalheiro? Antes para a cova do que para não sei quem que há-de vir, cabrões de vindouros, ah? Sempre a **** do futuro, a **** do futuro, e eu ah? Que é que eu ando aqui a fazer? Digam lá, e eu? José Mário Branco, 37 anos, isto é que é uma porra, anda aqui um gajo cheio de boas intenções, a pregar aos peixinhos, a arriscar o pêlo, e depois? É só porrada e mal viver é? O menino é mal criado, o menino é 'pequeno burguês', o menino pertence a uma classe sem futuro histórico... Eu sou parvo ou quê? Quero ser feliz porra, quero ser feliz agora, que se **** o futuro, que se **** o progresso, mais vale só do que mal acompanhado, vá mandem-me lavar as mãos antes de ir para a mesa, filhos da **** de progressistas do **** da revolução que vos **** a todos! Deixem-me em paz porra, deixem-me em paz e sossego, não me emprenhem mais pelos ouvidos ****, não há paciência, não há paciência, deixem-me em paz ****, saiam daqui, deixem-me sozinho, só um minuto, vão vender jornais e governos e greves e sindicatos e policias e generais para o raio que vos parta! Deixem-me sozinho, filhos da ****, deixem só um bocadinho, deixem-me só para sempre, tratem da vossa vida que eu trato da minha, pronto, já chega, sossego porra, silêncio porra, deixem-me só, deixem-me só, deixem-me só, deixem-me morrer descansado. Eu quero lá saber do Artur Agostinho e do Humberto Delgado, eu quero lá saber do Benfica e do bispo do Porto, eu quero se lixe o 13 de Maio e o 5 de Outubro e o Melo Antunes e a rainha de Inglaterra e o Santiago Carrilho e a Vera Lagoa, deixem-me só porra, rua, larguem-me, desopila o fígado, arreda, T'arrenego Satanás, filhos da ****. Eu quero morrer sozinho ouviram? Eu quero morrer, eu quero que se **** o FMI, eu quero lá saber do FMI, eu quero que o FMI se ****, eu quero lá saber que o FMI me **** a mim, eu vou mas é votar no Pinheiro de Azevedo se eu tornar a ir para o hospital, pronto, **** o FMI, o FMI é só um pretexto vosso seus cabrões, o FMI não existe, o FMI nunca aterrou na Portela coisa nenhuma, o FMI é uma finta vossa para virem para aqui com esse paleio, rua, desandem daqui para fora, a culpa é vossa, a culpa é vossa, a culpa é vossa, a culpa é vossa, a culpa é vossa, a culpa é vossa, oh mãe, oh mãe, oh mãe, oh mãe, oh mãe, oh mãe, oh mãe...

    Mãe, eu quero ficar sozinho... Mãe, não quero pensar mais... Mãe, eu quero morrer mãe.
    Eu quero desnascer, ir-me embora, sem ter que me ir embora. Mãe, por favor, tudo menos a casa em vez de mim, outro maldito que não sou senão este tempo que decorre entre fugir de me encontrar e de me encontrar fugindo, de quê mãe? Diz, são coisas que se me perguntem? Não pode haver razão para tanto sofrimento. E se inventássemos o mar de volta, e se inventássemos partir, para regressar. Partir e aí nessa viajem ressuscitar da morte às arrecuas que me deste. Partida para ganhar, partida de acordar, abrir os olhos, numa ânsia colectiva de tudo fecundar, terra, mar, mãe... Lembrar como o mar nos ensinava a sonhar alto, lembrar nota a nota o canto das sereias, lembrar o depois do adeus, e o frágil e ingénuo cravo da Rua do Arsenal, lembrar cada lágrima, cada abraço, cada morte, cada traição, partir aqui com a ciência toda do passado, partir, aqui, para ficar...

    Assim mesmo, como entrevi um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o azul dos operários da Lisnave a desfilar, gritando ódio apenas ao vazio, exército de amor e capacetes, assim mesmo na Praça de Londres o soldado lhes falou: Olá camaradas, somos trabalhadores, eles não conseguiram fazer-nos esquecer, aqui está a minha arma para vos servir. Assim mesmo, por detrás das colinas onde o verde está à espera se levantam antiquíssimos rumores, as festas e os suores, os bombos de Lavacolhos, assim mesmo senti um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o bater inexorável dos corações produtores, os tambores. De quem é o carvalhal? É nosso! Assim te quero cantar, mar antigo a que regresso. Neste cais está arrimado o barco sonho em que voltei. Neste cais eu encontrei a margem do outro lado, Grandola Vila Morena. Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois.

    Pela vaga de fundo se sumiu o futuro histórico da minha classe, no fundo deste mar, encontrareis tesouros recuperados, de mim que estou a chegar do lado de lá para ir convosco. Tesouros infindáveis que vos trago de longe e que são vossos, o meu canto e a palavra, o meu sonho é a luz que vem do fim do mundo, dos vossos antepassados que ainda não nasceram. A minha arte é estar aqui convosco e ser-vos alimento e companhia na viagem para estar aqui de vez. Sou português, pequeno burguês de origem, filho de professores primários, artista de variedades, compositor popular, aprendiz de feiticeiro, faltam-me dentes. Sou o Zé Mário Branco, 37 anos, do Porto, muito mais vivo que morto, contai com isto de mim para cantar e para o resto.

    José Mário Branco - FMI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  10.  # 74

    Numa das aldeias do concelho de Abrantes = coeficiente = 0,7 ou seja UM ROUBO! 100.000,00€ X 0,7 = 700,00€ !!!!!
    Além do que se paga ao banco, são mais 58,33€/mês...
  11.  # 75

    Colocado por: lobitoNão, a minha foi reavaliada mesmo sem ter mudado de dono.


    O que é que aconteceu para que fosse reavaliada?
  12.  # 76

    Colocado por: Luis K. W.altar,
    deixe-me contar-lhe uma história:

    Aqui há uns anos tive de acompanhar um familiar de urgencia ao hospital. Ao fazer uma marcha-atrás no estacionamento (em plena Av. EUA, em Lisboa), a roda pisou um ferro de construção - esses estafermos das obras que deixam entulho por todo o lado!!- e FUROU o depósito de combustível.

    Ao ouvir o ruído, abri a porta, espreitei por baixo do carro e mandei sairmos todos, de um salto, do carro, não fosse a gasolina (que escorria pela rua abaixo) pegar fogo com o ferro a arrastar no asfalto.
    Deixei o carro onde estava (encostado ao passeio), apanhei um táxi e liguei pelo telemóvel para o 112 ou 115 ou lá o que era, informando do que tinha acontecido.

    Ao fim da tarde soube que os BOMBEIROS tinham ido ao local remover a gasolina do asfalto, e lavar tudo. De seguida passaram uns solicitos AGENTES DA PSP que acharam que, como o carro estava numa rua «a subir», podia ter ficado algum combustível no depósito podendo ainda haver perigo (se alguém lançasse uma beata de um cigarro para debaixo do carro), pelo que mandaram REBOCAR o carro para um parque da PSP.

    O agente da PSP que tomou esta iniciativa, um negro com 1,90m, com um vocabulário de causídico, e uma impecável postura de soldado norte-americano da White House, explicou-me detalhadamente como as coisas tinham decorrido e porque tinha convencido o oficial de dia a mandar remover o carro da via pública.

    Eu estava de boca aberta (ainda estou...) com esta eficiência, desenvoltura, capacidade de iniciativa, etc., toda.
    E SABE A MELHOR? NÃO PAGUEI UM TOSTÃO!

    É (também) para isto que servem os nossos impostos.

    (nota: a PT é, essencialmente, uma empresa privada)


    Luís, em Abrantes teria pago cerca de 200€ só para os bombeiros!!!! Já vi uma dessas facturas à cerca de 3 meses...
  13.  # 77

    Colocado por: Luis K. W.Vamos então a ESSE exemplo (hospital público).
    Quando chegamos a uma dada idade já passámos por muitas...

    Fui atropelado há 3 anos, quando circulava num passeio, em Lisboa. Abri o sobrolho e fiz um traumatismo craniano. A PSP chegou lá antes de eu recuperar a consciência(!) e uma ambulância chegou ao local em menos de 10minutos. Fui assistido no local por um par de para-médicos (um e uma) de uma excelente boa-disposição contagiante. Aquilo até dava para fazer piadas, apesar de eu desmaiar de 2 em 2 minutos!

    Fui para o hospital mais próximo onde fui assistido por enfermeiros/as com uma paciência - e um humanismo - que eu não teria (sobretudo quando desatei a vomitar). Transferiram-me para outro hospital onde as valências eram mais adequadas para o tipo de traumatismos que eu sofri. E lá fui eu, de novo, numa ni-nó-ni pelas avenidas abaixo, com dois bombeiros de um profissionalismo irrepreensível.

    Fiz TACs, exames oftalmológicos, fui cozido, comi, deram-me medicamentos (para dores, etc.), etc., etc.

    O atropelamento foi de manhã, e o difícil foi mesmo deixarem-me sair do hospital! (Saí de lá a meio da noite).

    E, DE NOVO, NÃO PAGUEI UM TOSTÃO!!


    Mas pagou a seguradora do condutor que o atropelou..., se é que o condutor tinha seguro!!!!....
  14.  # 78

    Colocado por: altarAcabei de pagar 235 euros só da primeira prestação do IMI, lá para Setembro é mais outra.

    Estou mesmo revoltado, cambada de ladrões. Anda um gajo a trabalhar para sustentar aqueles chulos

    Ainda pensei pedir uma reavaliação do imóvel, mas acho que ainda perdia mais

    é um T3 no conselho de Vila Franca de Xira - Forte da Casa, e estou a pagar uma taxa de 0.675% de 69.701 o que dá uma colecta de 470 euros - o que eu acho um absoluto exagero, um roubo. Mais do que eu pagaria de multa ao banco se fizesse amortização antecipada


    Altar, não se irrite, porque estamos todos lixados com estes gajos das câmaras, eu mesmo tenho um coeficiente de 0,7 e moro numa aldeia do concelho de Abrantes !...
  15.  # 79

    Colocado por: altar
    Colocado por: Luis K. W.altar,
    deixe-me contar-lhe uma história:

    ....
    E SABE A MELHOR? NÃO PAGUEI UM TOSTÃO!



    500 a 1000 euros por ano, que é a média do que se paga, é demasiado para os nossos salários.

    Esta **** de país deve ser o único que não tem um verdadeiro mercado de arrendamento. Onde existem casas para arrendar ? realmente a procura é muita para muito pouca oferta ( quase nula ). Somos um país de proprietários pobres que são chupados até ao tutano

    Há muitos pobres a pagar, desempregados, e ademais onde metem eles o dinheiro se tens que pagar as taxas de saneamento, as taxas ambiental e de conservação de esgotos, etc... ? pagas tudo e mais alguma coisa

    Mais, e mais grave: a nova avaliação de prédios antigos acarreta aumento de rendas para os inquilinos e os senhorios nem sequer ganham nada com isso: ao fim e ao cabo, esses aumentos vão ser só para pagar o aumento do IMI !!

    se o estado fosse eficiente, mas não é, nem justiça nem nada....

    Os funcionários públicos já têm os ordenados congelados há muito, e vais ver que em 2013 vamos estar na mesma ou pior, um dia vão penhorar os 13º ou 14º aos funcionários públicos como aconteceu na Grécia


    Se esses funcionários públicos ganharem mesmo bem até concordo. Só não concordo é congelarem os ordenados dos FP que ganham míseros ordenados tipo 500€. Os "outros" funcionários públicos deveriam ter alguma consideração por estes mais pobrezinhos, que desempenham também na íntegra as suas funções. As empresas privadas (pequenas e médias) há anos que não aumentam os ordenados dos seus trabalhadores! Se isto não fosse um país de elites , quando o estado aumenta os FP deveria obrigar os privados a regularem-se pela mesma percentagem de aumento salarial, mas não, os FP e PROFESSORES fazem greves e os privados se as fizerem vão para o olho da rua, mais cedo ou mais tarde.
  16.  # 80

    Colocado por: PBarataJá agora e para aqueles que acham que o estado é grande e temos excesso de funcionários públicos e blábláblá.

    PESO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NA POPULAÇÃO ACTIVA:
    (Fonte EUROSTAT)

    Suécia ....................: 33,3%
    Dinamarca .............: 30,4%
    Bélgica ..................: 28,8%
    Reino Unido ..........: 27,4%
    Finlândia ................: 26,4%
    Holanda .................: 25,9%
    França ................. .: 24,6%
    Alemanha ..............: 24,0%
    Hungria ..................: 22,0%
    Eslováquia ............: 21,4%
    Áustria ...................: 20,9%
    Grécia ....................: 20,6%
    Irlanda ....................: 20,6%
    Polónia ..................: 19,8%
    Itália .......................: 19,2%
    República Checa .: 19,2%
    PORTUGAL ..........: 17,9%
    Espanha ................: 17,2%
    Luxemburgo ..........: 16,0%

    E note-se que existem paises que prestam bem menos serviços aos seus cidadãos.



    E quantos funcionários públicos tem Portugal por cada milhão de habitantes? Faça também a comparação. No final verifica que metade passam o dia a coçar a micose..., falta capacidade produtiva, é uma vergonha com as instituições públicas, somos mal atendidos, etc.
 
0.0341 seg. NEW