Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Só agora é que abriram a pestana? É que se isto fosse taxado a 45% dava para ai uns 1500 milhões de euros que deve ser o equivalente e 3 anos de orçamento de estado para a área da saúde.
    Corrijam-me se estiver errado


    Está erradíssimo. Por um lado, 1.500.000 de euros são peanuts num OE de 80.000.000. Não tenho de cor o orçamento anual do SNS, mas só em medicamentos vão bem mais que os 1,5ME que você acha tanto.

    Por outro lado, sendo Portugal um mercado pequeno e periférico, tributar mais-valias vai levar à saída de capitais. Não custa muito, basta ir para países amigáveis como a Holanda (onde aliás muitas das empresas nacionais já têm subsidiárias para promover de forma perfeitamente legítima uma série de operações).
    • luisvv
    • 26 março 2010 editado

     # 122

    Sem falar daquela ideia peregrina de que quem paga quando dá prejuízos são os accionistas: deve ser o que está escrito nos livros de Econiomia I, mas na prática quem está a pagar é todo o macaco que paga impostos.


    Exactamente: a relação entre os desempenhos, os prémios e as falências foi (está a ser) perfeitamente espúria. Uns faliram, outros não, independentemente dos desempenhos. Os prémios continuaram a ser pagos, precisamente com os dinheiros injectados para impedir as falências.


    Está a confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre-de-obras. Portanto, você queixa-se do sistema devido à distorção introduzida pelos Estados ? Jeitoso. Peregrina é a ideia de que o Estado deve intervir e impedir falências. O Estado que se mantenha quietinho e deixe o resto seguir o seu curso.

    P.S - Se quiser levar o seu (não meu) raciocínio de bióloga até ao fim, será forçada a reconhecer que quem consegue capturar o Estado para impedir perda de valor para os accionistas até merece o bónus...
  2.  # 123

    "P.S - Se quiser levar o seu raciocínio de bióloga até ao fim, será forçada a reconhecer que quem consegue capturar o Estado para impedir perda de valor para os accionistas até merece o bónus..."

    Por acaso, pensei nisso e, até certo ponto tem razão. Mas só até certo ponto, porque não se trata de uma questão de mérito mas do que é bom ou mau para o sistema (considerando que "bom" é aquilo que impede o sistema de implodir). Segundo o meu raciocínio de bióloga, o feedback negativo (ou retrocontrolo, se quiser) é um mecanismo praticamente indispensável para a sobrevivência dum sistema, sendo o feedback positivo o exacto oposto, a melhor receita para o desastre. Neste caso, em que A arrisca com o dinheiro de B, quanto maior é o risco maior é o lucro para A e para B até a um ponto de ruptura em que os lucros se transformam em perdas, perdas essas que deveriam naturalmente ser suportadas por A e por B, mas que na prática não o são por causa da intervenção de C, com o dinheiro de D, E, F, ....Z ( e também, naturalmente, de A, B e C, a não ser que estes consigam fugir aos impostos), não se está mesmo a ver que dá asneira, e vai continuar enquanto A não ganhar e perder na proporção exacta do que faz B ganhar ou perder, e se B ficar efectivamente a arder quando A faz asneira?

    Claro que se eu conseguisse convencer o banco a emprestar-me dinheiro com uma hipoteca sobre a sua casa, talvez se pudesse dizer que eu o merecia por ser tão esperta. Agora, não me pode convencer que um país em que isso fosse a forma normal de financiamento das pessoas ia atingir um elevado estado de desenvolvimento económico, estabilidade política e prosperidade social.
  3.  # 124

    Por acaso, pensei nisso e, até certo ponto tem razão. Mas só até certo ponto, porque não se trata de uma questão de mérito mas do que é bom ou mau para o sistema (considerando que "bom" é aquilo que impede o sistema de implodir). Segundo o meu raciocínio de bióloga, o feedback negativo (ou retrocontrolo, se quiser) é um mecanismo praticamente indispensável para a sobrevivência dum sistema, sendo o feedback positivo o exacto oposto, a melhor receita para o desastre.


    Neste caso, em que A arrisca com o dinheiro de B, quanto maior é o risco maior é o lucro para A e para B até a um ponto de ruptura em que os lucros se transformam em perdas, perdas essas que deveriam naturalmente ser suportadas por A e por B, mas que na prática não o são por causa da intervenção de C, com o dinheiro de D, E, F, ....Z ( e também, naturalmente, de A, B e C, a não ser que estes consigam fugir aos impostos), não se está mesmo a ver que dá asneira, e vai continuar enquanto A não ganhar e perder na proporção exacta do que faz B ganhar ou perder, e se B ficar efectivamente a arder quando A faz asneira?

    Nós, os proscritos, os malvados, os neos, traduzimo-lo por moral hazzard.

    Claro que se eu conseguisse convencer o banco a emprestar-me dinheiro com uma hipoteca sobre asuacasa, talvez se pudesse dizer que eu o merecia por ser tão esperta. Agora, não me pode convencer que um país em que isso fosse a forma normal de financiamento das pessoas ia atingir um elevado estado de desenvolvimento económico, estabilidade política e prosperidade social.

    Lamento, mas não sou eu que a quero convencer. É ao contrário. Esse é o princípio do sistema fiscal redistributivo, e da social-democracia de modo geral.
  4.  # 125

    Colocado por: luisvv
    Claro que se eu conseguisse convencer o banco a emprestar-me dinheiro com uma hipoteca sobre asuacasa, talvez se pudesse dizer que eu o merecia por ser tão esperta. Agora, não me pode convencer que um país em que isso fosse a forma normal de financiamento das pessoas ia atingir um elevado estado de desenvolvimento económico, estabilidade política e prosperidade social.

    Lamento, mas não sou eu que a quero convencer. É ao contrário. Esse é o princípio do sistema fiscal redistributivo, e da social-democracia de modo geral.


    Sério??? E eu que tenho andado parvamente a dar as minhas próprias casas de garantia! Acabou!!! Daqui para a frente só as dos outros!
  5.  # 126

    Sério??? E eu que tenho andado parvamente a dar as minhas próprias casas de garantia! Acabou!!! Daqui para a frente só as dos outros!


    Não dá a casa, mas dá muitos outros bens. O trabalho e o património dos outros, por exemplo. Costumam dar-lhe outro nome, mas é disso que se trata. Impostos, conhece?
  6.  # 127

    Conheço. Mas que eu saiba, isso é mais como quando nós os dois pagarmos um prémio de seguros, que tanto paga o incêndio da minha casa como o da sua (lagarto, lagarto, lagarto). Do que estamos a falar é eu hipotecar a sua casa para ir jogar no casino.
    • Giba
    • 26 março 2010

     # 128

    "Economia frequentemente não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo."
    ( Henry Ford )
  7.  # 129

    Colocado por: lobitoConheço. Mas que eu saiba, isso é mais como quando nós os dois pagarmos um prémio de seguros, que tanto paga o incêndio da minha casa como o da sua (lagarto, lagarto, lagarto). Do que estamos a falar é eu hipotecar a sua casa para ir jogar no casino.


    Não. É quando A ou B dão o meu (ou o seu) trabalho/bens como garantia/meio de pagamento daquilo que bem entendem.
  8.  # 130

    Ah. Então realmente não percebo o que é que correu mal.
    • Giba
    • 26 março 2010

     # 131

    "A civilização moderna tem reduzido o número dos tolos, mas aumentado proporcionalmente o dos velhacos."
    ( Marquês de Maricá )
    • Neon
    • 26 março 2010

     # 132

    Ola

    Colocado por: luisvvAi que o menino neon anda a ler muito o Combate e outros livros de banda desenhada. Sabe por acaso se algum dos 4 a que se referevendeu acções em 2009, para que lhe pudesse ser aplicado qualquer tipo de imposto ?.


    Não entendo muito bem onde o menino luisinho quer chegar mas se me esta a conotar com alguma cor, onda ou filosofia partidária pode tirar o cavalito da chuva que a carapuça não serve nesta cabeça.
    Agora se a concordância com propostas feitas pelos diferentes partidos faz de mim, comunista, fachista, ou afiliado do bloco central, pois então serei com todo gosto.

    Quanto à venda das ações, efectivamente não sei, caro luis
    Por ter usado a palavra lucro...mea culpa...pronto, os pobres coitados afinal só estão "virtualmente" mais ricos.
    Assim como a badalhoquice do Manuel Fino com a CGD e a Cimpor, e se calhar outros tantos casos parecidos que nem imaginamos, nem conhecemos.
    Aiiiii a engenharia financeira que senhores e senhoras habilidosos sabem fazer, e que nem ao diabo lembra. Coisas que nos ****## o samarro, e que nós o povito vemos passar ao lado sem perceber nada.
    Ai os dividendos...a quanto? a quanto? diga lá luisito! diga lá, elucide-nos! Aiiii os pobreziiiinhos, os mais ricos do pais roubados indecentemente com taxas tão velhacas.

    Olhe caro Luis, não tinha nem tenho pena nenhuma que fossem aplicadas taxas ao tal enriquecimento virtual...Aliás, vou mais longe na minha sede por meter a mão nessa malta... gajos a comprar relógios por preços superiores ao meu apartamento (que não é meu, é do banco )....por mim era taxa de IVA de 10 vezes o valor do bem.
    Jantares que custam o que eu ganho em 6 meses... a mesma receita.

    Quanto ao orçamento de estado, efectivamente o valor por mim indicado não dava para 3 anos mas já ajudava para 1, e muiiiito. Também não tenho a certeza mas indicaram-me o valor entre 8000 e 9000 milhões de euros.
    Já agora luis 1500 milhoes são 1.500.000.000 euros e não peanuts (1.500.000 €) como você diz.

    Quanto a malta do dinheiro ir embora....força...pode ser que se abram oportunidades para outros.
    Já vi amigos e familiares ficarem sem emprego, porque as fábricas fecharam...Quer dizer, não fecharam! foram é para o leste e para Africa mamar, explorar gajos ainda mais desgraçados do que nós e que não se importam de trabalhar por uma côdea de pão.
    Francamente quando uns gajos destes se vão embora eu considero que o nosso pais melhorou.

    Irrita-me profundamente ver p.e. enfermeiros a serem pagos a 500 euros, ou ver oferta de emprego para licenciados a ganhar 500 ou 600 euros como eu já vi e ninguém e contou.

    Abracinhos, do Neon
  9.  # 133

    Só mais uma coisinha em relação aos prémios serem dados aquando de lucros e o salário não ser reduzido aquando má gestão, é porque simplesmente não podem haver reduções salariais, segundo o código de trabalho, no máximo poderia haver por parte da pessoa que lesou a obrigação e só um tribunal criminal poderia decidir o pagamento de uma indemnização.

    Quando algo corre mal no vosso trabalho, gostariam de ver a entidade patronal a descontar do vosso salário, já agora gostaria de receber prémios, horas extras e comissões, mas a empresa privada onde trabalho não vai nessa e como naturalmente e apesar de estar em crescimento todos os dias se queixam, devia-mos era acabar com os patos bravos, talvez assim fosse mais justo o pagamento dos impostos.
  10.  # 134

    Os prémios não fazem parte do salario, não são um direito contratual.
  11.  # 135

    Colocado por: lobitoOs prémios não fazem parte do salario, não são um direito contratual.


    Concordo que os prémios não fazem parte do salário, se forem atribuídos esporadicamente, caso contrario os mesmos são considerados como salário, ex. prémio assiduidade, ajudas de custo e são tributados no caso de ajudas de custo.

    Não concordo quando diz que não são um direito contratual, pois já trabalhei em 2 empresas em ficou escrito no contrato de trabalho, o vencimento e respectivos prémios que poderiam ser atribuídos, bem como e de que forma seriam atribuídos e os seus valores em % ou em €.

    Imagine que chega ao topo da sua carreira, mas vai continuar a trabalhar por conta de outrem, durante 20/30 anos, não acha que se tiver um insentivo ( a obtenção do tal prémio anual poderá até ser saudável para si e até mais produtivo), também reconheço que existem casos que só trabalham para o premio e outros que o recebem por arrasto, mas é a democracia, ou os tachos.
    • altar
    • 27 março 2010 editado

     # 136

    Colocado por: Neon
    Quanto ao orçamento de estado, efectivamente o valor por mim indicado não dava para 3 anos mas já ajudava para 1, e muiiiito. Também não tenho a certeza mas indicaram-me o valor entre 8000 e 9000 milhões de euros.
    Já agora luis 1500 milhoes são 1.500.000.000 euros e não peanuts (1.500.000 €) como você diz.


    O orçamento de estado de apenas 9000 milhões de euros ? é mais do que isso, mas eu também não sei o valor correcto

    podes ver no portal da saúde que o valor despendido no SNS é nada mais nada menos do que 8.150 milhões de euros ( 8.150.000.000 euros )

    http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/comunicacao/discursos+e+intervencoes/orcamento.htm

    para a educação, segundo o Medina Carreira ( que já foi ministro das finanças ), e é especialista nessas contas, ronda também os 7.000 milhões de euros

    Prestações sociais ( tipo subsídios de desemprego, rendimentos mínimos e etc ) mais os juros pagos ao estrangeiro rondam também os 7.000 milhões de euros

    ou seja, já temos aqui 8.150 + 7.000 + 7.000 = 22.150 milhões de euros ( 22.150.000.000 euros )

    falta contabilizar outras despesas para os restantes ministérios e etc, mas o grande bolo está aí

    Ora com um país de apenas 10.000.000 de habitantes, onde uma grande percentagem é idosa e reformada, e outra parte desempregada ou a viver às custas do estado. Onde é que o estado vai buscar esses milhões ? onde ?

    a pessoas activas, como eu, da classe média que estão afogadas em impostos

    revolto-me sim, contra os 460 euros que tenho de pagar por ano por causa do IMI por causa das más políticas, do esbanjamento de dinheiro, por causa do despesismo do estado só para agradar a grupos de interesse

    A sociedade é minada por grupos de interesse

    Ainda há dias na TV mostrou a Grécia em revolta com greves gerais e etc. Entrevistaram uma mulher que disse :

    - querem-me tirar a reforma aos 50 anos, nem pensar !!! não aceito nunca de forma alguma !!! porque, explicava ela que a sua profissão estava contabilizada como profissão de desgaste rápido

    era cabeleireira

    O grande mal da grécia foi que ao longo dos anos foi dominado por esses grupos de interesse, sindicatos e etc. Agora não têm dinheiro para sustentar as pessoas que se reformam aos 50 anos e que duram até aos 80 anos em média. Vemos esses grupos de interesse a funcionar por exemplo no sindicato dos pilotos da TAP, onde os pilotos que representam apenas uma pequena parte dos empregados consegue dominar totalmente a empresa e fazer chantagens e colocar a restante parte dos outros pobres trabalhadores em grande risco por falência da empresa. Os pilotos importar-se-ão ? claro que não, mas o bagagista ( o pessoal do solo ), os funcionários das bilheteiras...coitados, esses sim... e os pilotos ganham mais que o Cavaco Silva

    Os Alemães não têm como certo e garantidos o 13º e 14º mês, e a sua reforma só é aos 65 anos. Sei disso porque os meus pais foram emigrantes na Alemanha e só nessa idade eles se reformaram, e o meu irmão continua lá

    Veja-se bem, como é que tão poucos podem pagar a tantos ? eu tenho 40 anos e vou pagar a reforma a gajos com 50, 55 com ainda muita força para o trabalho ?

    revolta-me profundamente esta mentalidade do povo português, aliás a do sul da europa

    por exemplo o PEC, ele é mau, muito mau, mas muito pior, aliás péssimo seria se ele não for concretizado. A sua não implementação equivale a juros mais altos para todos, etc...etc..



    Irrita-me profundamente ver p.e. enfermeiros a serem pagos a 500 euros, ou ver oferta de emprego para licenciados a ganhar 500 ou 600 euros como eu já vi e ninguém e contou.
    Abracinhos, do Neon


    pouco, realmente

    mas também não existe nenhum consenso nacional para resolver todos os problemas estruturais do pais

    cada partido olha é para a sua clientela, é de onde recebem os votos. A esquerda bem tem que defender aqueles que vivem às custas do estado, de todos os subsídio-dependentes , porque são eles que dão os votos

    eu, da classe média, é que tenho de sustentar isso. Dos 10.000.000 de habitantes em Portugal, devemos apenas ser uns 2.500.000 a sustentar os 6.000.000 de dependentes ( reformados e subsidiados ), os 1.500.000 restantes é a classe baixa que mal para eles têm ( os que ganham 600 euros ou menos )
  12.  # 137

    Quanto à venda das ações, efectivamente não sei, caro luis . Por ter usado a palavra lucro...mea culpa...pronto, os pobres coitados afinal só estão "virtualmente" mais ricos. Assim como a badalhoquice do Manuel Fino com a CGD e a Cimpor, e se calhar outros tantos casos parecidos que nem imaginamos, nem conhecemos.


    Lá está. O seu discurso resulta da leitura de manchetes e de proclamações demagógicas. Não sabe se vendeu, mas já contava com os impostos sobre os "lucros". É assim que se formam convicções.
    Mas se quiser, faça a analogia com uma situação tão ou mais vulgar como a valorização bolsista: durante anos e anos os imóveis valorizaram, e nem por isso lhe passa pela cabeça vir apregoar que o vizinho X ganhou Y com a sua casa, pois não ? Nem ironiza sobre a sua condição de "pobrezito"...

    Ai os dividendos...a quanto? a quanto? diga lá luisito! diga lá, elucide-nos! Aiiii os pobreziiiinhos, os mais ricos do pais roubados indecentemente com taxas tão velhacas.

    Roubados, somos todos, ou quase. Mas quanto aos dividendos, são taxados, sim. As mais-valias na alienação, não. E por mais que lhe custe compreender, cobrar imposto sobre as mais-valias vai levar à diminuição do nº de transacções, e/ou à procura de formas para contornar essa tributação. Em última análise, parte das empresas deixará de ser atraente e sairá de bolsa, e outras serão transaccionadas noutros mercados com menor tributação, através de empresas sedeadas noutros países. A bolsa portuguesa terá ainda menos volume de negócios. Assunto resolvido a contento de todos.

    Olhe caro Luis, não tinha nem tenho pena nenhuma que fossem aplicadas taxas ao tal enriquecimento virtual.
    Sugiro então que comece a pagar anualmente uma taxa sobre a valorização virtual do seu imóvel. Vai ver como lhe sabe bem.

    gajos a comprar relógios por preços superiores ao meu apartamento (que não é meu, é do banco )....por mim era taxa de IVA de 10 vezes o valor do bem. Jantares que custam o que eu ganho em 6 meses... a mesma receita.

    Claro. E esses "gajos" continuariam a comprar tudo cá, para lhe satisfazer a gula. Mas só até o Neon acordar.


    Quanto ao orçamento de estado, efectivamente o valor por mim indicado não dava para 3 anos mas já ajudava para 1, e muiiiito. Também não tenho a certeza mas indicaram-me o valor entre 8000 e 9000 milhões de euros.
    Já agora luis 1500 milhoes são 1.500.000.000 euros e não peanuts (1.500.000 €) como você diz.


    Obrigado pela correcção. Em todo o caso, o sentido mantém-se: 1.500 ME correspondem a 2% do OE. Muito dinheiro, mas "peanuts" no global. E irrepetíveis.

    Quanto a malta do dinheiro ir embora....força...pode ser que se abram oportunidades para outros.

    Se outra prova não houvesse, aqui se vê como não sabe, não percebe minimamente do que fala. Para si, só tenho uma sugestão : informe-se sobre o Zimbabwe. Pode ser que abra os olhos.

    Já vi amigos e familiares ficarem sem emprego, porque as fábricas fecharam...Quer dizer, não fecharam! foram é para o leste e para Africa mamar, explorar gajos ainda mais desgraçados do que nós e que não se importam de trabalhar por uma côdea de pão.
    Ai sim ? Olhe que é isso que alimenta a nossa economia. O investimento, sabe? Quando abre aqui a Autoeuropa ninguém pensa nos alemães, coitadinhos, que ganham o triplo e podiam ter lá uma fábrica, pois não ?

    Irrita-me profundamente ver p.e. enfermeiros a serem pagos a 500 euros, ou ver oferta de emprego para licenciados a ganhar 500 ou 600 euros como eu já vi e ninguém e contou.

    Licenciatura não é garante de remuneração, caro neon. Há que fazer pela vida - e para receber X, tem que produzir Y. A licenciatura é uma ferramenta, não um certificado de garantia. E se as propostas não agradam, cria o seu próprio emprego, o que é duplamente útil: menos um a lamuriar-se, mais um a produzir e a criar emprego.
  13.  # 138

    O orçamento de estado de apenas 9000 milhões de euros ? é mais do que isso, mas eu também não sei o valor correcto


    O OE de 2010 tem um valor superior a 80.000ME, 40 e tal por cento do PIB.
  14.  # 139

  15.  # 140

    Boas

    A transferência para essas sociedades não residentes conta que a nova legislação abranja apenas as mais-valias geradas por contribuintes residentes. Esse é, aliás, um dos aspectos ainda em dúvida.

    Outras dúvidas sobre os contornos da medida têm suscitado debate entre fiscalistas, sem que o Ministério das Finanças as esclareça. É o caso, nomeadamente, de saber a que vendas de títulos se aplica a nova taxa. É às transacções realizadas após a publicação da legislação ou apenas às que envolvam títulos adquiridos depois da saída da legislação.

    Se nenhuma dessas possibilidades pode ser considerada inconstitucional, peritos de escritórios de advogados e firmas de consultorias defendem a segunda, por ser mais pacífica para não gorar expectativas, ainda que adiasse o momento da cobrança fiscal.

    A tributação das mais-valias mobiliárias tem uma longa história. Adiada desde que, em 1989, se criou um suposto imposto único sobre o rendimento e apesar de vigorar em numerosos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal manteve-se ao largo dessas "boas práticas".


    Eu acho que os peritos de escritórios de advogados e firmas de consultadoria vão lavar tau-tau do Santo Espírito Adocicado por não terem feito o trabalho como deve ser. A partir de agora esses meninos deixam de ter garantido o lugar à mesa depois da comissão de serviço no ministério ou na Direcção-Geral. Pior que isso, com o lugar à mesa é bem capaz voar também a oportunidade de se pavonear no green ou na nova casa para os clicks da Caras.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0454 seg. NEW