Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: NTORIONuns quantos postos agora mudaram a tipologia de carregamento, n foi, dizem q temos de comprar 1 adaptador e fazer uma atualização qq na tesla? ainda nunca carreguei fora, pelo que nem sei bem o que referem.

Só para os Model S e Model X antigos. Todos os que têm porta CCS2 não precisam de nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  2. Colocado por: NTORIONuns quantos postos agora mudaram a tipologia de carregamento, n foi, dizem q temos de comprar 1 adaptador e fazer uma atualização qq na tesla? ainda nunca carreguei fora, pelo que nem sei bem o que referem.

Isso sao model S/X mais antigos que necessitam de um adaptador e uma atualização para poder carregar em DC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  3. Ok, obrigado. Tinha percebido que esses não conseguiam mesmo, e os restantes tinham que comprar o adaptador.
    O adaptador ainda entendo, agora cobrarem pela atualização n me parece bem, nem de acordo com os principios da Tesla, mas estando o mercado penetrado é preciso retirar outros rendimentos.
  4. Colocado por: NTORIONO adaptador ainda entendo, agora cobrarem pela atualização n me parece bem

Não cobram pela intervenção. Existe necessidade de fazer uma alteração dentro do carro, não é só passar a usar o adaptador), e a Tesla não cobra MO por essa intervenção, apenas o custo dos componentes. O valor desse serviço até já baixou consideravelmente, quando eu instalei custou 500€, atualmente está em metade ou pouco mais.

Apesar do custo a Tesla tem uma atitude bestial nisto: carros com >10 anos continuam a poder carregar numa norma que não era norma quando foram lançados. Por outro lado continuam a vender-se carros com Chademo em 2025 e sem qualquer compatibilização oferecida pela marca: existem uns adaptadores no Aliexpress por ~~1000€
    Concordam com este comentário: ematos
    • lmcaet
    • 11 dezembro 2025 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesTem de ser um EVSE regulável porque os 6,9kVA são 30A.
    Os EVSE são coisas muito simples, se não precisar de Wifi, integração em HA ou semelhantes, todos fazem o mesmo. A única questão pode ser a secção do fio que lá vem dentro: aqueles mais baratos podem trazer "6mm2 chineses" 😁

Não posso regular diretamente a amperagem no carro?
    Que marcas fiáveis aconselha?
    E locais de compra além da Amazon?
  5. Colocado por: lmcaetNão posso regular diretamente a amperagem no carro?

Pouquíssimos carros permitem isso, mas se for o caso, claro que sim :-)

Não recomendo nenhuma marca fiável em particular. Se tem um Tesla e ele já tiver o "carregador portátil", a melhor e mais barata aposta é comprar o adaptador para CEE32, fica com o problema resolvido por 50€.
    Os aftermarket, como disse são praticamente todos iguais fora as funcionalidades "smart". Um gerador de impulsos, um contactor, protecão diferencial eletrónica em alguns casos, e está feito.
    Não concordo nada com argumentos que já li várias vezes "dão 50.000€ por um carro e depois querem poupar 1000€ num EVSE". O EVSE é um elemento quase básico, extremamente simples. É só garantir que o fio que lá vem é de 6mm2 e não metade.
    •  
      NTORION
    Eu comprei aquele aqui referido da efapel, comprei na mauser, mas no Leroy até é mais barato (20€), liguei provisoriamente num fio de 4mm, e tenho carregado a 3kw/13A, sem problemas.
    Mas entretanto já me mostraram uma derretida e que esta da imagem é melhor (julgo que é isto), em princípio vou deixar a outra para uma necessidade dupla e o eletricista vai montar deste onde tenho o fio de 6mm
      Screenshot_2025-12-11-16-54-24-526_com.android.chrome.jpg
  6. Colocado por: Bruno.AlvesNão concordo nada com argumentos que já li várias vezes "dão 50.000€ por um carro e depois querem poupar 1000€ num EVSE". O EVSE é um elemento quase básico, extremamente simples. É só garantir que o fio que lá vem é de 6mm2 e não metade.

Há muitas pessoas que ainda pensam que um EVSE é um carregador. Na verdade aquilo é do mais básico que há, mas tal como em outros produtos, há que fazer render o peixe e nisso a legrand é a campeã destacada.

Eu atualmente aconselho aqueles da amazon 32A com tomada industrial. São baratos, bons e reguláveis.
    • eu
    Colocado por: Malaico_EVCom a moda de EVs quadradões que por aí andam fica mais dificil outras marcas alcançarem a tesla!

Mas no dia a dia, entre gastar 2,00 € aos 100 Km ou 2,30 € aos 100 Km, faz alguma diferença ?

Em viagens grandes compreendo que o consumo é muito importante, por causa da autonomia, mas no dia a dia será assim tão importante?
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  7. Colocado por: euHá muitas pessoas que ainda pensam que um EVSE é um carregador. Na verdade aquilo é do mais básico que há, mas tal como em outros produtos, há que fazer render o peixe e nisso a legrand é a campeã destacada.

Eu atualmente aconselho aqueles da amazon 32A com tomada industrial. São baratos, bons e reguláveis.

Não é só a autonomia. 15% não é um aumento desprezável...
    Se for um TVDE faz diferença. Se fizer 10.000 Km por ano, já não.
    • argo
    • 11 dezembro 2025
    E queria também anunciar aqui, óóó se faz favor, que isto aqui, isto aqui, é uma data de teslistas!!!
  8. Colocado por: argoE queria também anunciar aqui, óóó se faz favor, que isto aqui, isto aqui, é uma data de teslistas!!!

O que é um teslista?
    • argo
    • 11 dezembro 2025
    Donos de teslas.

P.s. era uma piada com referência a uma piada dos gatos fedorentos.
  9. Colocado por: euMas no dia a dia, entre gastar 2,00 € aos 100 Km ou 2,30 € aos 100 Km, faz alguma diferença ?

Eu acho que faz, não são os 30 cêntimos, são os 30 cêntimos múltiplas vezes, como referiram 15%, seja em autonomia, seja em €, acho que n é desprezível.
    •  
      NTORION
    Uma questão, notam alguma diferença na direção entre os 3 modos?
    E o modo deslizar, n faz nada diferente em relação ao modo em espera...
      IMG_20251211_210054.jpg
  10. Colocado por: NTORION
    Eu acho que faz, não são os 30 cêntimos, são os 30 cêntimos múltiplas vezes, como referiram 15%, seja em autonomia, seja em €, acho que n é desprezível.

Mas de quem vem de gastar perto de 10€/100 km de um carro a combustão, esses 30 cêntimos são assim tão relevantes?
    A questão é essa, é preciso colocar as coisas em perspetiva e também me parece que no mundo dos EV’s só se olha para consumos e autonomias para dizer que um carro é bom ou não e existe tanta coisa tão ou mais importante para se olhar: conforto, segurança, robustez, prazer de condução, estética, etc.
    •  
      NTORION
    Não, para mim até nem são, mas a autonomia ainda é, secalhar PQ o hábito ainda é pouco e possa sofrer de alguma ansiedade 😂😂😂. Até PQ já percebi que se ele só consumisse a andar fazia os 500km, mas parece-me que o que consome parado tb é relevante.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  11. Colocado por: NTORIONUma questão, notam alguma diferença na direção entre os 3 modos?

Tive de meter no modo pesado, senão em AE parecia que o carro bailava, não conseguia manter o direção reta.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, tiagodiaf
  12. Pessoalmente prefiro direções pesadas, mas este nos 3 modos n noto QQ diferença. Tal como nós 2 modos de arranque, apenas o avançar é diferente.
    • lmcaet
    Colocado por: NTORIONEu comprei aquele aqui referido da efapel, comprei na mauser, mas no Leroy até é mais barato (20€), liguei provisoriamente num fio de 4mm, e tenho carregado a 3kw/13A, sem problemas.
    Mas entretanto já me mostraram uma derretida e que esta da imagem é melhor (julgo que é isto), em princípio vou deixar a outra para uma necessidade dupla e o eletricista vai montar deste onde tenho o fio de 6mm
      Screenshot_2025-12-11-16-54-24-526_com.android.chrome.jpg

Não perguntei pela tomada (mas obrigado pelo seu feedback, estava a pensar comprar essa tão badalada da Legrand), mas sim por um cabo de carregamento. O seu, sendo de 2021, ainda traz o original, situação que não acontece nos novos a partir de 2024 penso eu, que não trazem cabo nenhum para carregar em casa.

0.3946 seg. NEW