Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ricardoantunesO perfil de um taxi é bastante diferente de um utilizador comum. Nem percebi essa comparação.
    Sim, faz muitos mais kms :-)

Conheço vários TVDEs (dezenas) com 100% VEs, e para eles faz todo o sentido.
    Começando pelo baixo custo do km, VEs com autonomias acima de 400km em cidade chega e sobra para o dia-a-dia.
    Obviamente que, não irão (deveriam) aceitar uma viagem de Lx para o Porto se a autonomia não for suficiente, mas se der aceitam e agradecem :-)
    Há uns anos, ZOEs e LEafs era mato, depois foram os Niros/Kauais e de há uns anos para cá são Teslas/BYD/ e mais um par de botas.
    Depois, também tem havido umas parcerias com a UBER e afins para a aquisição dos VEs o que também ajuda a transição.
  2. Colocado por: paulos

Não é bem assim.
    No ano passado fui de férias e apanhei avião em madrid. No aeroporto estavam uns 40 taxis, 39 eram toyota corolla hibrid 1.8 e tinha 1 Seat leon tdi.

Ainda à poucos dias vi em Braga perto da estação de camionagem 6 taxis, 5 eram toyota corolla hibrid 1.8 e uma kia ceed não sei se hibrido ou não.

Essa malta não anda toda errada pois não?
    Além de ser super fiável (há relatos de taxis desses com 1.000.000km) gastam muito pouco e 2 desses taxis que vi estavam a gpl.

Alguma promoção ou vantagem comercial nos ditos carros. Logo o corolla 1.8 que bebe como um bêbado.

Hibridos. Maior manutenção, baterias pouco duráveis, carros muito pessados. Com bateria tens com excelente carro, sem bateria ficas com um péssimo carro a combustão.
  3. Faz sentido em minha opinião ,quem tem tvde ou Uber, optar por um bom híbrido como esses Toyota, porque ou carregam sempre o eléctrico em fastcharge e rebentam e degradam a bateria em pouco tempo, ou estão a perder preciosas horas sem facturar á espera que o carro fique carregado.
  4. Não vejo isso nesse prisma, vejo a necessidade de um taxi poder ter de fazer uma viagem de um momento para o outro de 500km. Mas apenas nesses casos, de resto um VE com 500km de autonomia deve ser mais que suficiente.

Colocado por: carlosj39Faz sentido em minha opinião ,quem tem tvde ou Uber, optar por um bom híbrido como esses Toyota, porque ou carregam sempre o eléctrico em fastcharge e rebentam e degradam a bateria em pouco tempo, ou estão a perder preciosas horas sem facturar á espera que o carro fique carregado.
  5. Colocado por: carlosj39Faz sentido em minha opinião ,quem tem tvde ou Uber, optar por um bom híbrido como esses Toyota, porque ou carregam sempre o eléctrico em fastcharge e rebentam e degradam a bateria em pouco tempo, ou estão a perder preciosas horas sem facturar á espera que o carro fique carregado.

Mas o corolla 1.8 é PHEV?
    • paulos
    • 21 janeiro 2026 editado
    Colocado por: Malaico_EVAlguma promoção ou vantagem comercial nos ditos carros. Logo o corolla 1.8 que bebe como um bêbado.

Não deves estar bem a ver a coisa. Andei com um 4 dias e a média andou nos 3.6L
    Pouco mais de 50% do tempo andava só em eletrico. Adorei o sistema da toyota, funciona 5*.

Colocado por: carlosj39Faz sentido em minha opinião ,quem tem tvde ou Uber, optar por um bom híbrido como esses Toyota, porque ou carregam sempre o eléctrico em fastcharge e rebentam e degradam a bateria em pouco tempo, ou estão a perder preciosas horas sem facturar á espera que o carro fique carregado.

Mesmo para um particular faz sentido se não quiser gastar tanto € como num bom EV, não tiver onde carregar em casa ou porque simplesmente não quer um EV.
    Fica com carro extremamente fiável e consumos baixos se tiver cuidado com o pé como é obvio.

Aqui podemos ver um com 250mil e bateria de origem
    https://www.topspeed.com/highest-mileage-toyota-corolla-hybrid/
  6. Colocado por: paulosNão deves estar bem a ver a coisa. Andei com um 4 dias e a média andou nos 3.6L
    Pouco mais de 50% do tempo andava só em eletrico. Adorei o sistema da toyota, funciona 5*.

Não sabia que o corolla já tinha o PHEV, pensava que eram apenas o HEV do qual eu não gostei nada.
  7. Os Toyota prius mais recentes são bons, aqui há alguém que tenha um?

Colocado por: Malaico_EV

Mas o corolla 1.8 é PHEV?
  8. Colocado por: Malaico_EVLogo o corolla 1.8 que bebe como um bêbado.

Não é bem assim porque não é num 1.8 "normal ". Os motores usados nos HEV Toyota são diferentes; usam o ciclo Atkinson, que permite melhor economia de combustível à custa de menor potência, sobretudo a baixos regimes. Mas como tem o motor elétrico a ajudar nas situações de maior esforço (arranque, por exemplo), acaba por compensar face a um motor "normal" com ciclo Otto.
  9. Colocado por: Malaico_EVNão sabia que o corolla já tinha o PHEV, pensava que eram apenas o HEV do qual eu não gostei nada.

Estou a falar de apenas hibrido e não plugin
    • paulos
    • 21 janeiro 2026 editado
    Colocado por: pcspinheiroNão é bem assim. Os motores usados nos HEV Toyota são diferentes; usam o ciclo Atkinson, que permite melhor economia de combustível à custa de menor potência, sobretudo a baixos regimes. Mas como tem o motor elétrico a ajudar nas situações de maior esforço (arranque, por exemplo), acaba por compensar face a um motor "normal" com ciclo Otto.

Não apenas em arranques.
    Cheguei a andar em via rapida a 70kmh e ia só em eletrico. Claro que a bateria rapidamente se gasta pois acho que nem 2kw tem.
    Mas o sistema faz a gestão e funciona muito bem.
  10. Colocado por: paulosEstou a falar de apenas hibrido e não plugin

Esse foi no que eu andei. Para mim não, não gostei.
  11. Colocado por: Malaico_EVEsse foi no que eu andei. Para mim não, não gostei.

Quem tiver pé pesado não gosta, tanto dos consumos como da caixa CVT. Não sei se é o seu caso.
  12. Colocado por: carlosj39porque ou carregam sempre o eléctrico em fastcharge e rebentam e degradam a bateria em pouco tempo

è bem pior andar sempre a levar as baterias a níveis demasiado baixos (sistematico em hibridos) do que carregar em fast charge.
    Concordam com este comentário: eu, ALCLCF
  13. Sem dúvida. Muito mais do que cargas rápidas (desde que com condicionamento térmico decente) a durabilidade das baterias é determinada pelo número de ciclos. Um HEV pode fazer vários por dia.
    Concordam com este comentário: ematos
    • NGC
    • 21 janeiro 2026
    Colocado por: paulos

Não deves estar bem a ver a coisa. Andei com um 4 dias e a média andou nos 3.6L

Mesmo para um particular faz sentido se não quiser gastar tanto € como num bom EV, não tiver onde carregar em casa ou porque simplesmente não quer um EV.
    Fica com carro extremamente fiável e consumos baixos se tiver cuidado com o pé como é obvio.

Aqui podemos ver um com 250mil e bateria de origem
    https://www.topspeed.com/highest-mileage-toyota-corolla-hybrid/

Em cidade sim, mas é Autoestrada gasta bastante
  14. Colocado por: NGC

Em cidade sim, mas é Autoestrada gasta bastante

O percurso que fazia era de +/- 60km, 30 dos quais em AE mas nunca passei os 110kmh, no final ficou com os 3.6L de média. (A AE era de Braga-Guimarães que sobe bem, mas depois tb desce claro e aí carregava a bateria toda e ia com o motor combustão desligado)
    • paulos
    • 22 janeiro 2026 editado
    Colocado por: NGCEm cidade sim, mas é Autoestrada gasta bastante

A velocidades decentes conseguem-se fazer bons consumos. Com pé pesado nem por isso pois o motor eletrico já não ajuda nada.

https://www.youtube.com/shorts/yc1hzGAqqlo
  15. Hoje vim a Madrid e já saí "em cima" de Coimbra para o aeroporto... Fui "relativamente" depressa e fiz 20kwh/100 km...

Também quase desfiz o carro num enorme buraco algures entre a Arrábida e a saída para a A28. O pancadão fez com que perdesse um tampão da roda! Fosga-se 🤬🤬🤬 De noite, local escuro e estrada molhada e nem o vi, só ouvi... Só uns KMS á frente havia berma para parar e constatei que o tampão (super difícil de remover) saltou. Não tentei o pneu mas espero que não tenha feito estragos na suspensão.
      Compress_20260122_120046_6503.jpg
  16. Colocado por: pcspinheiroFui "relativamente" depressa e fiz 20kwh/100 km...
    E o melhor, zero L/100km! :-)

Mesmo assim tiveste sorte, a minha filha no seu e-208 ia a uma oficina reparar um furinho que tinha num pneu de trás e a uns 500m da oficina passou por cima de um buracão que deu cabo, rasgou mesmo, o pneu da frente junte à jante. Felzimente a jante escapou mas, uma reparação de uns 15€ ficou por 2 pneus novos!!!!
    Na oficia, disseram-lhe que era já o 4º carro que lá ia nessa manhã!

1.5142 seg. NEW