Iniciar sessão ou registar-se
  1. A javardice desta tendência de subscrições já mete raiva. Não termos nada é o real sonho de muitos "notáveis".

https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-condutores-terao-de-pagar-mensalmente-por-recursos-que-os-carros-ja-tinham/#comments
    Concordam com este comentário: eu
  2. Colocado por: Malaico_EV
    Se o seu é de 77kwh, as suas contas dão média de 10,4kwh/100km

Como?
  3. Colocado por: jfsmoreiraSó por curiosidade, aqui na zona norte (Viana do Castelo / Braga ) existe alguma emprea de confiança que faz substituição de baterias?

Intermundos em Braga, reparam mas não sei se metem novas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  4. Colocado por: paulos

Como?

83km - 11% (80%-69%)
    11% de 77Kwh = 8,47kwh

8,47Kwh - 83km
    X - 100km

X = 8,47x100 / 83
    X= 10,20Kwh / 100km
  5. Colocado por: Malaico_EV

83km - 11% (80%-69%)
    11% de 77Kwh = 8,47kwh

8,47Kwh - 83km
    X - 100km

X = 8,47x100 / 83
    X= 10,20Kwh / 100km

Não sei, algo não bate certo realmente.
      WhatsApp Image 2026-01-27 at 09.55.01.jpeg
  6. Colocado por: paulos
    Não sei, algo não bate certo realmente.
      WhatsApp Image 2026-01-27 at 09.55.01.jpeg

Por acaso até bate. Consumiu 11,09Kwh. Esse Kwh que difere das contas á mão é irrelevante e perfeitamente aceitável.
    • paulos
    • 27 janeiro 2026 editado
    Colocado por: Malaico_EV

Por acaso até bate. Consumiu 11,09Kwh. Esse Kwh que difere das contas á mão é irrelevante e perfeitamente aceitável.

Então fez menos que os 13kw/100km do computador de bordo?

Edit: ok gastou os 11.09 para os 86km é isso.
  7. Colocado por: paulos

Então fez menos que os 13kw/100km do computador de bordo?

Edit: ok gastou os 11.09 para os 86km é isso.

Fez muita regeneração.

Consumiu 11,09Kwh (para os 83km)
    Dá média de 13,4kwh

média de 13,4kwh - 3,99kwh (regeneração) vai dar á volta dos 10 Kwh de consumo em 100Km

Penso que seja isto.
  8. Colocado por: Malaico_EV

Fez muita regeneração.

Consumiu 11,09Kwh (para os 83km)
    Dá média de 13,4kwh

média de 13,4kwh - 3,99kwh (regeneração) vai dar á volta dos 10 Kwh de consumo em 100Km

Penso que seja isto.

Pois não sei, no computador de bordo dizia 13 certos.
  9. Olá a todos,
    Vou aumentar substancialmente os km que faço (estimativa de 25.000–30.000 km/ano) e por isso estou a ponderar trocar o meu Ford Fiesta 1.25 gasolina de 2009 por um veículo elétrico usado. Após muitas conversas com o chatgpt e consulta de pisca piscas e afins:
    Pressupostos / critérios
    Orçamento: ~18.000 €
    Quilometragem máxima do carro: ~80.000 km
    Bateria: mínimo 50 kWh
    Autonomia real pretendida: ≥ 300 km
    Utilização: maioritariamente nacional, mas com algumas viagens mais longas (Lisboa–Algarve, por exemplo)
    1. Carregamento
    Pretendo carregar maioritariamente em casa. Terei de instalar wallbox. Alguém recomenda instaladores de confiança na zona Oeste (Alenquer / Torres Vedras)?
    2. Modelos que estou a considerar
    Opção A – Citroën ë-C4 (50 kWh): Gosto bastante do carro, mas tenho dúvidas sobre eficiência e autonomia real.
    Opção B – Hyundai Kauai 64 kWh: mais difícil de encontrar dentro do orçamento; esteticamente gosto menos
    Opção C – MG4 (51 kWh ou 64 kWh) mais difícil de encontrar dentro do orçamento; esteticamente gosto menos
    Excluí o Nissan Leaf por causa do sistema de carregamento e limitações térmicas.
    Quem tem experiência com o ë-C4 ou com estes modelos, o que destacam como pontos fortes e fracos? Outras alternativas dentro do orçamento e características?
    3. Venda do meu carro atual
    Estou a pensar vender o meu carro atual a particular em vez de o dar à troca, para tentar maximizar o valor. Faz sentido esta estratégia?
    4. Dicas gerais
    Que erros devo evitar na compra de um elétrico usado? Para além do básico (bateria, histórico, etc.), o que devo verificar obrigatoriamente?
    Obrigado desde já!
  10. 1. Posso indicar vários, manda-me mensagem privada :-)

2. B - Não há muitos é certo, mas ainda se encontram, é confirmar se é o de 64kWh/204CV

3. Sim

4. Fazer test drive, ter atenção aos ruídos, levar APP e OBD para "ler" a bateria :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  11. Colocado por: rmarinhoOpção A – Citroën ë-C4 (50 kWh): Gosto bastante do carro, mas tenho dúvidas sobre eficiência e autonomia real.
    dificilmente vai além dos 280kms reais sem pastelar nem usar AC,
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho, jorgemlflorencio
  12. Tenho o kauai de 48 kWh e é impossivel fazer 300 km.
    Só quando estou de ferias e não ando em AE
    • justme
    • 1 fevereiro 2026 editado
    Colocado por: rmarinho1. Carregamento
    Pretendo carregar maioritariamente em casa. Terei de instalar wallbox. Alguém recomenda instaladores de confiança na zona Oeste (Alenquer / Torres Vedras)?

Para essa quilometragem ao ano, não precisa de wallbox, é dinheiro desperdiçado.
    Instale uma tomada PCE 3x32A, com instalação elétrica de 32A monofásica, que já carrega a 7.4KW (ou próximo disso) com um carregador portátil de 7.4KW, chega perfeitamente e fica barato.

Mas se preferir a wallbox, é uma opção sua.
    Acho até que um carregador portátil de apenas 3.7KW (16A) com instalação elétrica de 16A dá conta do recado.
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso
  13. Colocado por: Dias12Tenho o kauai de 48 kWh e é impossivel fazer 300 km.
    Só quando estou de ferias e não ando em AE
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmarinho
    A comprar, kauai 64 obviamente:)
  14. Aqui temos 2 VEs e apenas usamos um EVSE barato do aliexpress de 3.5kW entre os dois. O Tesla carrega no tipicamente 1x/semana e apenas em horas de vazio, o Leaf carrega 2x/semana, tb só em vazio. A previsão do Tesla são ~30.000km/ano e nunca senti necessidade de carregar mais rápido. Mesmo que fizesse 200 km/dia, em princípio chegaria carregar 9-10h a 3.5kW.
  15. Colocado por: justmeInstale uma tomada PCE 3x32A, com instalação elétrica de 32A monofásica, que já carrega a 7.4KW (ou próximo disso) com um carregador portátil de 7.4KW, chega perfeitamente e fica barato.

Obrigada.
    Então basicamente tenho de comprar um equipamento deste tipo: https://amzn.eu/d/gAdUM97
    E ter uma tomada PCE 3x32A e instalação eléctrica de 32A (desconheço)?
    • mafgod
    • 1 fevereiro 2026 editado
    Carregar a 16A, são cerca de 100km de autonomia adiconada por cada 4h.
    Em 8h são praticamente 200km.
    Portanto, usando uma tomada de qualidade ou substituindo-a por uma que suporte 16A por várias horas (não é preciso ser green up, há várias e bem mais baratas), precisa de um cabo de carregamento de 16A e em, principio, não precisa de fazer mais nada.

Se pretender carregar acima de 16A, já precisa de uma tomada CEE32 (azul) com a respetiva cablagem (4, 6 ou 10mm^2 de acordo com a distância) e respetivas proteções. Além de que muito provavelmente terá de aumentar a potência contratada, o que nem sempre é viável.

É ponderar se faz sentido carregar acima de 16A ou não.

Sobre cabos de carregamento, estamos a falar bem abaixo de 100€ os de 16A e os de 32A pouco acima de 100€ :-)
  16. Colocado por: rmarinhoEntão basicamente tenho de comprar um equipamento deste tipo:https://amzn.eu/d/gAdUM97

Sim, se tiver uma instalação elétrica adequada para 32A. O eletricista tem de fazer uma com ligação direta ao quadro, se ainda não tiver nenhuma.
    Precisa mesmo de um carregador com 20 metros de cabo?
    Tem esta solução também https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0DQ527123 para uma instalação elétrica preparada apenas para 16A, instala uma tomada PCE 3x16A que o carregador vem com adaptador de schuko para PCE 3x16A e assim já pode usar a potência máxima do carregador. O eletricista tem também de fazer uma ligação direta ao quadro com cabo adequado para 16A.

Colocado por: rmarinhoE ter uma tomada PCE 3x32A e instalação eléctrica de 32A (desconheço)?

A instalação tem de ser feita por um eletricista com cabo adequado para 16A ou 32A. É muito provável que a instalação elétrica da sua casa não tenha instalação elétrica adequada, para o uso dessas potências.
    As tomadas de casa são de 16A, mas não estão preparadas para suportar acima dos 10A por muitas horas, o que vai acontecer é que a tomada acaba por aquecer demasiado e derrete, ou pode mesmo provocar um incêndio.
    Daí a importância de fazer uma instalação nova com cabo mais grosso e tomada adequada para o efeito.

1.7305 seg. NEW