Iniciar sessão ou registar-se
  1. O Leaf é dos piores exemplos. A esperança media de vida das baterias de um VE (que não o Leaf), na maioria dos casos, supera o resto do veiculo.

Tenho um ioniq 28 com 10 anos e pelo OBD a bateria ainda está a 100% (eu sei que tem um buffer).

um VE tem uma % reciclavel maior que um ICE.

Colocado por: Malaico_EVVamos ver se isto dos VEs não vai dar problemas a longo prazo.
    O Leaf surgiu há cerca de 15 anos, o que quer dizer que há muitos com menos de 15 anos que já foram tratados como "lixo"! Será isto sustentável?
    O que não faltam por aí são carros a combustão com 15, 20 e mais anos a andar todos os dias sem problemas.

https://pplware.sapo.pt/motores/como-a-nissan-esta-a-dar-uma-segunda-vida-as-baterias-do-iconico-leaf/
    • eu
    • 26 fevereiro 2026
    Colocado por: Malaico_EVO que não faltam por aí são carros a combustão com 15, 20 e mais anos a andar todos os dias sem problemas.

O meu carro do dia a dia é um diesel com 16 anos e 180,000 Kms.

O único desgaste mais visível que tem são marcas de desgaste nos bancos e nalguns plásticos, de resto o carro cumpre na perfeição. Não teve avarias graves e desconfio que se fosse necessário, o carro poderia durar mais 15 anos sem grandes chatices.
    • eu
    • 26 fevereiro 2026
    Colocado por: ricardoantunesTenho um ioniq 28 com 10 anos e pelo OBD a bateria ainda está a 100%

Isso é fisicamente impossível, a Hyundai devia mostrar o valor verdadeiro.
  2. Há pouco estive a ver um jeep Avenger. Gostei do design da viatura. Há aqui alguém que tenha um , eléctrico ou a gasolina ( ou GPL, presumo que compense..) que possa opinar?
  3. Colocado por: Malaico_EVVamos ver se isto dos VEs não vai dar problemas a longo prazo.
    O Leaf surgiu há cerca de 15 anos, o que quer dizer que há muitos com menos de 15 anos que já foram tratados como "lixo"! Será isto sustentável?
    O que não faltam por aí são carros a combustão com 15, 20 e mais anos a andar todos os dias sem problemas.

https://pplware.sapo.pt/motores/como-a-nissan-esta-a-dar-uma-segunda-vida-as-baterias-do-iconico-leaf/
    Concordam com este comentário:eu

Também há carros a combustão tratados como lixo a partir do ano zero e que ao fim de 4 estão bons para a sucata.

A duração dos carros tem essencialmente duas variáveis:
    * Os tratos a que são sujeitos.
    * A quantidade de dinheiro que o dono está disposto a enterrar neles.

Se assim não fosse não haveria clássicos.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  4. Eles anunciam 28kWh, e de facto ainda tem os 28kWh. Acho uma excelente estratégia de marketing.

Colocado por: eu

Isso é fisicamente impossível, a Hyundai devia mostrar o valor verdadeiro.
  5. Colocado por: Malaico_EVVamos ver se isto dos VEs não vai dar problemas a longo prazo.
    O Leaf surgiu há cerca de 15 anos, o que quer dizer que há muitos com menos de 15 anos que já foram tratados como "lixo"!(...)
    Concordam com este comentário:eu

Era bom! Eu já teria comprado um par deles...
  6. Colocado por: eu180,000 Kms.

Um menino. tenho um com 397000 km e nunca necessitou de nada de especial. Até a embraeagem é de origem.

Colocado por: ricardoantunesO Leaf é dos piores exemplos. A esperança media de vida das baterias de um VE (que não o Leaf), na maioria dos casos, supera o resto do veiculo.

Dúvido e muito. Se o "resto" do veiculo electrico for idêndico ao "resto" do veículo a combustão tem de durar mais de 20 anos sem problemas.

Colocado por: ricardoantunesTenho um ioniq 28 com 10 anos e pelo OBD a bateria ainda está a 100% (eu sei que tem um buffer).

Como é óbvio issa informção do OBD é falsa. Senão for pode doar a sua bateria á ciência para investigação

Colocado por: carlosj39Há pouco estive a ver um jeep Avenger

Não conheço, mas sempre ouvi dizer mal da Jeep.
    • eu
    • 26 fevereiro 2026
    Colocado por: Malaico_EVUm menino. tenho um com 397000 km e nunca necessitou de nada de especial. Até a embraeagem é de origem.

Sim, sem dúvida, se o carro tiver alguma qualidade, se for bem mantido e se o condutor tiver cuidado a conduzir, os ICE podem durar décadas .
    • eu
    • 26 fevereiro 2026
    Colocado por: ricardoantunesEles anunciam 28kWh, e de facto ainda tem os 28kWh.

Das duas uma: ou a bateria inicialmente tinha mais de 28kwh ou o valor atual está a ser distorcido.

Não me parece possível uma bateria manter a mesma capacidade ao longo do tempo. Pode perder apenas 1% ou 2% ao ano, mas perde sempre capacidade.
  7. Bem, para juntar lenha à fogueira, um grupo português do Porto publicou em tempos uma química de bateria experimental que ganhava capacidade com os ciclos de uso. A acreditar nos resultados, não é impossível, mas não é com a química das baterias que atualmente equipam qualquer aparelho.
  8. Colocado por: pcspinheiroBem, para juntar lenha à fogueira, um grupo português do Porto publicou em tempos uma química de bateria experimental que ganhava capacidade com os ciclos de uso. A acreditar nos resultados, não é impossível, mas não é com a química das baterias que atualmente equipam qualquer aparelho.

Isso deve ser coisa da Helena Braga, que trabalhava de perto com o John Goodenough ("pai" da bateria de lítio, já falecido).
    Daí até a tecnologia ser uma realidade em massa ainda vai correr muita aguinha debaixo da ponte...
  9. Colocado por: pcspinheiroma química de bateria experimental

Regularmente são anunciadas as próximas baterias maravilhosas que vão resolver todos os problemas e tal. O problema é que o laboratório é muito diferente de uma bateria de um VE, e depois a escala é tramada. Praticamente todas as baterias se mantêm tecnologicamente "iguais" há muitos anos, com ligeiros tweaks para melhorias de longevidade e sistemas de gestão térmica cada vez mais capazes.

Colocado por: euDas duas uma: ou a bateria inicialmente tinha mais de 28kwh ou o valor atual está a ser distorcido.

No caso é ambas. A bateria tinha mais de 28kWh. Muitos fabricantes fazem isso, buffers superiores ou inferiores que permitem mascarar alguma degradação e ao mesmo tempo conseguir velocidades de carregamento mais agressivas. O tamanho do buffer depende de quanta margem no preço existe. O Leaf por exemplo tinha zerinho buffer, a carga e descarga eram até ao tutano das células 😁
    O ioniq de 28kWh (eu tive um e adorei, continuo a achá-lo um dos melhores VEs que já se viram naquela gama de preços - da altura) parece ter um comportamento não linear na descarga do "resto" da bateria. Várias pessoas já o notaram, o Bjorn tem um vídeo que parece mostrá-lo claramente, a partir de determinada autonomia restante não se conseguem os mesmos "km por 1%" de quanto tem muita carga.
  10. Colocado por: ricardoantunesTenho um ioniq 28 com 10 anos e pelo OBD a bateria ainda está a 100% (eu sei que tem um buffer).

Mesmo com buffer, não acredito nisso e sendo uma bateria com 10 anos, significa tecnologia "antiga", ou seja, degradação mais acentuada.

Tenho um colega de trabalho que tinha um Ioniq 5, ficou com ele uns 3 ou 4 anos, já trocou por um Tesla, disse ele que a bateria do ioniq já apresentava degradação, foi esse o motivo da troca.
  11. A degradação da bateria dos Teslas é menor que a dos Ioniqs? E de outras marcas? (pergunta sincera)
  12. Não... vai dar quase tudo no mesmo, as baterias vêm quase todas dos mesmos fabricantes.
    A diferença está é no tipo de bateria (química), se é LFP, NMC, NCA, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    • smart
    • 26 fevereiro 2026 editado
    Colocado por: carlosj39Há pouco estive a ver um jeep Avenger. Gostei do design da viatura. Há aqui alguém que tenha um , eléctrico ou a gasolina ( ou GPL, presumo que compense..) que possa opinar?

Hum
    Olá, tenho um elétrico
    Até agora, 5 estrelas
    Avarias frequentes:
    problemas de écran escuro (bug a precisar de atualização),
    travar em movimento - nunca me aconteceu ( cabo elétrico da bateria ao travão a ser substituído em recall),
    Mala só por vezes abre em auto.
    Durante algum tempo estás avarias não tinham reparo diagnosticado, mas agora terão.
    Consumos de 16 kW/100 trânsito de cidade ...
    Quanto ao preço, bem, podemos trocar considerações em privado ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  13. Pelo que estive a pesquizar na net, este modelo parece que é montado numa fabrica da stellatis na polonia, mas o desligar em movimento e o travar ou acelerar subito relatado nalguns casos , já me amedrontaram e afastaram o interesse no carro..

Colocado por: smart
    Hum
    Olá, tenho um elétrico
    Até agora, 5 estrelas
    Avarias frequentes:
    problemas de écran escuro (bug a precisar de atualização),
    travar em movimento - nunca me aconteceu ( cabo elétrico da bateria ao travão a ser substituído em recall),
    Mala só por vezes abre em auto.
    Durante algum tempo estás avarias não tinham reparo diagnosticado, mas agora terão.
    Consumos de 16 kW/100 trânsito de cidade ...
    Quanto ao preço, bem, podemos trocar considerações em privado ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, fpacardoso
  14. É o que as APPs do telefone que tenho dizem. o SOH está a 100%. 138.000km , um ioniq de 2016.

Colocado por: justme
    Mesmo com buffer, não acredito nisso e sendo uma bateria com 10 anos, significa tecnologia "antiga", ou seja, degradação mais acentuada.

Tenho um colega de trabalho que tinha um Ioniq 5, ficou com ele uns 3 ou 4 anos, já trocou por um Tesla, disse ele que a bateria do ioniq já apresentava degradação, foi esse o motivo da troca.
  15. falam de consumos como faço a descer a SE, outros falam de kWh/100km que envergonham motas elétricas....manutenção de uns e outros é para rir, então a combustão (80mil km no meu, já foi suspensão (amortecedores/molas), velas, corrente de água + rolamentos, bateria 12V). Devem andar com "luvinhas" à volta dos veículos.

Em relação ao "acredito" em buffers, não é credo, é matemática. Se a degradação estiver dentro do envelope do buffer a autonomia é exactamente igual a novo. 21.5kWh com 16.9kWh nominais por aqui. Chega ao final de vida tenho a mesma autonomia a novo, como comprova quem já passou a barreira da idade e/ou quilometragem

2.1946 seg. NEW