Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

A minha experiência também é muito recente mas gosto especialmente desta parte, mais de 4 mil km com 45€ gastos.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  2.  # 942

Colocado por: fpacardosoA minha experiência também é muito recente mas gosto especialmente desta parte, mais de 4 mil km com 45€ gastos.

Ok, 4 mil kms com 45€, excelente.

O meu carro consome (em média) menos de 6l/100 de gasolina.
    Portanto, 1000 km 60 litros, 4.000km gasta 240l.
    240l ao preço atual (1,70€, sem fazer contas a descontos ou campanhas) dá 400€ (+/-).
    Ou seja, gasto 100€ de combustível por cada 1000 km.
    Um carro equivalente ao meu, mas elétrico, custa perto de 50.000 €, o meu custa 30.000€, ou seja uma diferença de +/- 20.000€.
    A 100€ por cada mil km, se conseguisse carregar o elétrico de borla, precisava 200 mil km para recuperar o investimento do carro.

Para carregar em casa tinha de alterar a instalação elétrica, incluindo o quadro, mais uns milhares.
    Para carregar com luz solar, como não estou em casa durante o dia, tinha de instalar painéis e bateria para armazenar a energia durante o dia e carregar durante a noite, ou seja, mais uns milhares.

Ponderei tudo e usei um dos vários simuladores da web para calcular quantos kms teria de fazer para compensar a escolha do elétrico 300 a 400 mil km.
    Faço menos de 20.000 km por ano... era 15 a 20 anos.
    Nem fiz contas a manutenções porque um carro a combustão e um elétrico em 400.000 km nem sei calcular qual ficará mais barato, mas a diferença não deve ser muita, pelo que tenho visto em vários fóruns.

Se tivesse uma casa já equipada com painéis solares e bateria de armazenamento de energia talvez tivesse optado pelo elétrico.

Conheço quem tenha carro elétrico e carregue sempre no trabalho, à conta do patrão, mas eu não tenho essa opção.
  3.  # 943

Colocado por: LMigAlvesConheço quem tenha carro elétrico e carregue sempre no trabalho, à conta do patrão, mas eu não tenho essa opção.
    Também conheço quem tenha carro a combustão e abastece á conta do patrão.
    Mas eu também não tenho essa opção. :-)
  4.  # 944

Colocado por: LMigAlvesUm carro equivalente ao meu, mas elétrico, custa perto de 50.000 €, o meu custa 30.000€, ou seja uma diferença de +/- 20.000€.
    Que carro está a comparar?
  5.  # 945

Colocado por: LMigAlvesPara carregar em casa tinha de alterar a instalação elétrica, incluindo o quadro, mais uns milhares.
    eu carrego em casa numa vulgar tomada na garagem, a única alteração que tinha feito foi agarrar o carregador á parede para não andar pelo chão.

um dos carros que é um furgão médio ligeiro de mercadorias já fez 90.000Kms gastei 78€ em manutenção e os pneus estranhamente ainda são os originais e ainda têm muito para andar.

entretanto aumentei o meu parque solar (continuo a carregar na mesma tomada) e reduzi brutalmente o meu consumo energético.

estou tão insatisfeito que comprei outro electrico para a familia, a minha mulher já nem quer outra coisa.

passei de uma media mensal de 800€ de gasoleo para uma media de 350€ incluindo o combustivél da viatura que uso para viagens mais longas ou para transportar cargas pesadas.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  6.  # 946

Para complementar, numa tomada de qualidade (não é preciso ser green up!), carregar a 16A, coloca em 4h energia suficiente para 100km. Em 8h coloca para 200km. Isto para conduções normais e VEs normais. Claro que se o pé for bem pesado, andar sempre bastante acima dos limites legais e ter um VE que é um tijolo, os valores baixam.
    Para a grande maioria dos utilizadores pode usar esta mnemonica, cada hora a carregar a 16A são uns 25km de autonomia que se adiciona. Mais coisa menos coisa.
  7.  # 947

Colocado por: LMigAlves

240l ao preço atual (1,70€, sem fazer contas a descontos ou campanhas) dá 400€ (+/-).
    Um carro equivalente ao meu, mas elétrico, custa perto de 50.000 €, o meu custa 30.000€, ou seja uma diferença de +/- 20.000€.
    A 100€ por cada mil km, se conseguisse carregar o elétrico de borla, precisava 200 mil km para recuperar o investimento do carro.

Para carregar em casa tinha de alterar a instalação elétrica, incluindo o quadro, mais uns milhares.
    Para carregar com luz solar, como não estou em casa durante o dia, tinha de instalar painéis e bateria para armazenar a energia durante o dia e carregar durante a noite, ou seja, mais uns milhares.

Ponderei tudo e usei um dos vários simuladores da web para calcular quantos kms teria de fazer para compensar a escolha do elétrico 300 a 400 mil km.
    Nem fiz contas a manutenções porque um carro a combustão e um elétrico em 400.000 km nem sei calcular qual ficará mais barato, mas a diferença não deve ser muita, pelo que tenho visto em vários fóruns.

Se tivesse uma casa já equipada com painéis solares e bateria de armazenamento de energia talvez tivesse optado pelo elétrico.

Conheço quem tenha carro elétrico e carregue sempre no trabalho, à conta do patrão, mas eu não tenho essa opção.

Quem faz contas para economizar não compra um carro de 50K.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, Zé Meirinho
  8.  # 948

Um TM3 custa, novo, cerca de 36.500€. Que carro a gasolina de 30.000€ está a comparar e é assim tão melhor?

Não se esqueça que não poupa só em combustivel. os outros custos não são residuais

Concordam com este comentário: ematos, fpacardoso, Zé Meirinho, brunoa
  9.  # 949

Cada caso é um caso.
    No meu caso não gastei 50 mil, gastei 18 mil (comprei usado com 5 anos e 120 mil km), precisava de reformar o Ford Fiesta 1.4TDCI de 2002 e em simultâneo ter um carro com mais espaço para levar a família e as tralhas. Se tivesse comprado um carro a combustão, teria gasto o mesmo valor num carro praticamente com a mesma idade com o acréscimo das manutenções anuais, o VE que comprei não tem praticamente manutenção obrigatória a não ser escovas, pneus e filtros.
    Não espero recuperar o investimento que fiz no carro, até porque nunca recuperei o investimento que fiz nos outros carros, desde a aquisição, manutenção, combustível e afins.
    Não tive de fazer qualquer alteração à instalação elétrica obrigatória e acho que maior parte das pessoas não precisa, tal como o jorgealves, podes carregar tranquilamente numa tomada normal, maioria dos carregadores quem vêm com os VE carregam a um máximo de 10/13A.
    Como já se disse por aqui, os VE não são para todos, ter um VE não pode ser uma moda, tem de ser uma escolha. Como todas as escolhas podem ser boas ou más, dependendo do caso de cada um. Vai sempre haver mercados para todos os carros, sejam VE, ICE, etc.
  10.  # 950

Alguém já teve que comprar clips que seguram os plásticos das tm3 2019?

Aquilo por exemplo o plástico da mala tem uns verdes e uns brancos e não me lembro se são diferentes.
      Screenshot_20250822_095211_com_einnovation_temu_ContainerMaskActivity.jpg
  11.  # 951

Colocado por: manelvcAlguém já teve que comprar clips que seguram os plásticos das tm3 2019?

Aquilo por exemplo o plástico da mala tem uns verdes e uns brancos e não me lembro se são diferentes.

Por acaso não comprei nada disso, já desforrei da frente até aos bancos de trás para ativar as colunas extra mas as molas estavam todas boas.
    Vais meter mala elétrica?
  12.  # 952

Eu tenho um VE com 6 anos.
    Tenho um E-Golf que importei da Alemanha e custou praticamente o mesmo que a versão a gasóleo usado (estamos a falar de um carro que ficou por cerca de 20mil€).
    Em 30mil km (3 anos) gastei menos de 200€ em manutenção (ainda não troquei pneus, vai ser este ano).
    Carrego quase sempre em casa (tenho fotovoltaico e bateria) ou no Continente com os 15min grátis no rápido. Isto faz com que praticamente não gaste nada para carregar o carro. Por norma gasto 20-30kWh da rede por mês para o carro (2-3€ em tarifário vazio).
    Contas feitas gastei pouco mais de 200€ para fazer os 30mil km nestes 3 anos (e 50€ foram carregamentos fora da rede Continente quando levei o E-Golf para fora de Lisboa).

Para o uso que lhe dou (citadino) é espetacular. Com a vantagem que existem peças de reposição a pontapé (excepto a parte relacionada com o motor e bateria). Aquilo tirando o motor e bateria é um banal golf mk 7.5
  13.  # 953

Colocado por: ivreisPara o uso que lhe dou (citadino) é espetacular. Com a vantagem que existem peças de reposição a pontapé (excepto a parte relacionada com o motor e bateria). Aquilo tirando o motor e bateria é um banal golf mk 7.5

Muito bom.
    Se me permite: qual a autonomia anunciada em novo? E quanto tem de autonomia agora?
  14.  # 954

Colocado por: manelvcAlguém já teve que comprar clips que seguram os plásticos das tm3 2019?

Isso das cores é tudo igual, tem é de ser molas iguais.
  15.  # 955

Colocado por: fpacardoso
    Cada caso é um caso.
    No meu caso não gastei 50 mil, gastei 18 mil (comprei usado com 5 anos e 120 mil km)

Que carro comprou?
    Nacional ou importado?
    • lmcaet
    • 22 agosto 2025 editado

# 956

Que simuladores utilizou?
  16.  # 957

Colocado por: lmcaet
    Que carro comprou?
    Nacional ou importado?

TM3 de 2019 importado da Holanda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  17.  # 958

Colocado por: fpacardoso
    TM3 de 2019 importado da Holanda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Importado por si, ou por uma empresa?
    Pode partilhar qual a empresa, ou quais os sites que consultou para a pesquisa do carro?
    Obrigado
  18.  # 959

Colocado por: ClioIISe me permite: qual a autonomia anunciada em novo? E quanto tem de autonomia agora?

No lançamento da versão renovada em 2017, a autonomia anunciada para o Volkswagen e-Golf era de até 300 km mas eu nunca conheci ninguém que tenha conseguido isso. 250km em novo sim era fazível, sem AE (puramente em ambiente urbano).
    O meu tem a bateria a 91% (tenho um OBD11 e consigo ver isso com facilidade). Com o meu pé hoje já só faço 210-220km se for puramente urbano. Em AE faço 170-180km se for no máx a 120km/h e sem AC ligado. Com AC ligado são menos 10km de autonomia pelo menos.
    No Inverno perde um bocado de autonomia por causa da temperatura, apesar de o meu ter bomba de calor.
  19.  # 960

Colocado por: lmcaet
    Importado por si, ou por uma empresa?
    Pode partilhar qual a empresa, ou quais os sites que consultou para a pesquisa do carro?
    Obrigado

Comprei a uma empresa.
    Até chegar a esta empresa, vi muita coisa no standvirtual, olx, mobile.de, autoscout24.
    Acabei por comprar cá, porque apareceu esta oportunidade já estava cá o carro, o preço era abaixo do que tinha andado a ver para modelos iguais e que até tinham mais km.
    Já recomendei a muita gente, inclusive aqui no fórum. Só pelo serviço valeu a pena, mesmo que fosse mais caro, mas até foi o contrario, mais barato!
    PS: não tem só Tesla, apesar de ser o grande foco dele, arranja os carros que pedires. Um vizinho meu comprou-lhe um Byd Atto3 "novo" (6 mil km). Pelas vezes que já falei dele aqui no fórum vão começar a achar que ganho alguma coisa com isso, sqn!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet

0.2505 seg. NEW