Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: fpacardosoNão querendo alimentar mais este "filme", só quero acrescentar que tinha 3,45kVA (15A) contratados e carregava o VE sem problemas a 13A durante a noite, aumentei para 4,6kVA (20A) apenas para estar mais confortável mas na realidade nem tenho precisado dos 20A.
    Também tenho tudo elétrico em casa.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

O meu vizinho tem um candeeiro a petróleo que ilumina a aldeia toda... um metro quadrado de cada vez.

Se um A/C gasta entre 5 a 10A, punha o carro a carregar e nem podia ligar 1 A/C.

"Ó Zé, desliga o carregador do carro que eu quero pôr a máquina a lavar!"
  2. Colocado por: pcspinheiro

Para isso existem outros veículos que se chamam aviões 😉
    Concordam com este comentário:lmcaet,fpacardoso

De facto, aviões são muito mais eficientes nessas viagens... e são elétricos, pelo menos a iluminação interior e instrumentos...
  3. Colocado por: pcspinheiro É uma viagem demasiado longa a demasiada velocidade para ser sequer sensato...

Então, para ser sensato, para fazer Porto - Faro, ou Porto - Lisboa é cumprir o código e cumprir os limites de velocidade.
    Não fui eu que "puxei" os 300 cv do carro elétrico para a equação...
  4. Colocado por: mafgodPortanto está a comparar um ICE com uns 120 a 160CV com um BVE com mais de 300CV.
    Em que ponto é que são comparáveis?!

Está a comparar um carro que gasta uns 10€/100km e que tem forçosamente de ir a um posto de combustível
    com um que poderá gastar uns 2€/100km e carregar pacificamente no seu lar numa simples tomada (de qualidade não quer dizer cara, por bem menos de 10€ tem uma!).

Eu também não tenhouma,todasas tomadas que tenho em casa, interior e exterior, servem para carregar a 16A (desde 2014) já que, quem as montou seguiu as regras e colocou fio de 2,5mm^2. E uso-as por várias horas (por vezes 10h!)

Tem a certeza?!? Não conheço a sua casa mas, se trocar uma simples tomada e uma cablagem o impede de comprar um elétrico...

Se escolheu, está decidido.
    Eu depois de escolher algo, não procuro mais, para não me arrepender da minha escolha :-)

Ora nem mais, e há quem o faça.

Sabe que, lá por ter um EV, não tem de colocar um pneu todo XPTO "exclusivo" para elétricos
    (OK, talvez o BMW i3 e um ou outro com dimensões estranhas...)

Penso que quer dizer que tem 30A monofásico contratrados (6,9kVA).
    Eu tenho apenas 25A e carrego os meus vários BVEs sem deitar abaixo o disjuntor :-)
    Apenas tenho de saber o que colocar a carregar, a quanto e a quando.
    Carregar a 16A, ainda lhe sobram 14A (na realidade serão mais uns 16A ou mais, isto se tiver o contador inteligente), e a essa amperagem, colocar 100km de autonomia por cada 4h de carga (depende obviamente da média de consumo, mas será nessa ordem de grandeza).
    A 10A, precisa de umas 6h30m para os mesmos 100km de autonomia adicional.
    Dependendo das suas necessidades, pode ser facilimo ou complicadissimo.

Se for TVDE, com um BVE com uma bateria generosa, e se pretendesse carregar a bateria dos zero aos 100 todos os dias, talvez tivesse de optar por trifásico 11kW ou monofásico a 32A.

Muita atenção a isto. Deve ser montado um pneu específico para cada tipo de carro. Um carro eléctrico tem muito mais binário que o mesmo carro a combustão. Não é a primeira vez que acontecem acidentes por montagem de pneus não indicados para determinado veículo.
  5. Nunca reparei em qualquer mau cheiro no meu Tesla, mas tenho o climatizador sempre em automático sem desligar o AC.
  6. Pois, o problema pode ser eu desligar com alguma frequência porque gosto de andar com as janelas abertas quando a temperatura está agradável...
    Concordam com este comentário: Participante
  7. Colocado por: pcspinheiroPois, o problema pode ser eu desligar com alguma frequência porque gosto de andar com as janelas abertas quando a temperatura está agradável...
    Concordam com este comentário:Participante

O meu de 2019 não te cheiro nenhum, mesmo quando tinha os filtros antigos (que datavam de 2019!). Não meti filtros da Tesla, não sei se tem alguma diferença, meti da mann filter.
    Quando uso o AC é em auto mas é quando está muito calor em viagens, no dia a dia nem ligo o AC. Não é pelo consumo, que nem se nota, é por preferir ter a janela aberta.
  8. Colocado por: ParticipanteNunca reparei em qualquer mau cheiro no meu Tesla, mas tenho o climatizador sempre em automático sem desligar o AC.

Também no meu não noto cheiros nenhuns vindo do AC.
  9. Acabei de "perder" algum tempo no Reddit e Youtube e parece que uma causa provável é água que sugada de fora pela ventilação da cabine, por causa de como está desenhada. Não há grande barreira para impedir que a água (chuva, lavagem) aceda à grelha de entrada do sistema de climatização. Uma solução parece ser comprar uma tira de borracha para o capô, e os chineses até já as fazem específicas do modelo. Vou procurar.
  10. Deve ser isto que estas a referir.
    Comprei para o meu, logo no inicio, mas acho que os mais recentes já trazem as laterais não?
  11. Isso! Mas não encontro para o "highland"... Tenho que ver como é essa zona do capô, acho que nunca olhei com atenção.
  12. Colocado por: fpacardosoDeve ser isto que estas a referir.
    Comprei para o meu, logo no inicio, mas acho que os mais recentes já trazem as laterais não?

Interessante, desconhecia. Tenho por hábito colocar o peixe e os legumes na bagageira da frente, quando vou ao mercado. Na volta estou sujeito a que passe algum condensado para a ventilação da cabine e fico com o mesmo problema 😃
  13. Começe a comprar chouriças. Pelo menos o cheiro no carro ficará melhor :)

Colocado por: Zé Meirinho
    Interessante, desconhecia. Tenho por hábito colocar o peixe e os legumes na bagageira da frente, quando vou ao mercado. Na volta estou sujeito a que passe algum condensado para a ventilação da cabine e fico com o mesmo problema 😃
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, fpacardoso, bluthunder82
  14. Isso é porque não moram em Lisboa, onde "cheira bem cheira a Lisboa" LOL
  15. No tm3 novo há um rebordo na parte plástica dentro do capô, mas que está recortado na zona da entrada de ar... Lá concluíram que não conseguia aspirar ar suficiente dentro da zona do capô? No entanto, isto propicia de facto que a água ente nas condutas de ventilação com alguma facilidade.
      Compress_20250828_144357_7076.jpg
  16. Colocado por: pcspinheiroNo tm3 novo há um rebordo na parte plástica dentro do capô, mas que está recortado na zona da entrada de ar... Lá concluíram que não conseguia aspirar ar suficiente dentro da zona do capô? No entanto, isto propicia de facto que a água ente nas condutas de ventilação com alguma facilidade.
      Compress_20250828_144357_7076.jpg

Já ponderou trocar o filtro de ar? Filtro com menos de 20mil km:
    https://www.reddit.com/r/TeslaModel3/comments/1l3gp66/psa_reminder_its_a_cheap_easy_way_to_boost_the/
      1232.png
  17. Arre, tenho de ver o meu!

parece um favo de mel

Colocado por: Zé Meirinho
    Já ponderou trocar o filtro de ar? Filtro com menos de 20mil km:
    https://www.reddit.com/r/TeslaModel3/comments/1l3gp66/psa_reminder_its_a_cheap_easy_way_to_boost_the/
      1232.png
  18. Esses filtros da imagem, parecem ser os filtros que se vende na AliExpress e Temu, dizem que são HEPA e cenas... Tenho algumas duvidas e agora ainda mais pela cara deles com 20 mil km...
  19. Podem até ser HEPA e, por isso, entopem mais facilmente com poeiras mais pequenas.

Os meus foram, supostamente, trocados quando fui ao serviço da Tesla queixar-me do mau cheiro. Trocaram filtros e desinfectaram condensador/condutas (segundo me disse o técnico).

Só acho estranho que tenham deixado aquele rebordo incompleto mesmo em frente à entrada de ar. Se era para poder aspirar ar suficiente, o mesmo podia ser conseguido com uma entrada não alinhada diretamente com esse local.
  20. Colocado por: pcspinheiroPodem até ser HEPA e, por isso, entopem mais facilmente com poeiras mais pequenas.

Os meus foram, supostamente, trocados quando fui ao serviço da Tesla queixar-me do mau cheiro. Trocaram filtros e desinfectaram condensador/condutas (segundo me disse o técnico).

Só acho estranho que tenham deixado aquele rebordo incompleto mesmo em frente à entrada de ar. Se era para poder aspirar ar suficiente, o mesmo podia ser conseguido com uma entrada não alinhada diretamente com esse local.

Pelo sim , pelo não confirme. O que não falta para ai infelizmente são oficinas ou o zé da esquina a dizer que mudou o filtro A , B e C e na realidade não o fez.

0.4667 seg. NEW