Iniciar sessão ou registar-se
    • LVM
    • 2 fevereiro 2026

# 1

Colocado por: mafgod1. Posso indicar vários, manda-me mensagem privada :-)

2. B - Não há muitos é certo, mas ainda se encontram, é confirmar se é o de 64kWh/204CV

3. Sim

4. Fazer test drive, ter atenção aos ruídos, levar APP e OBD para "ler" a bateria :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmarinho

APP e OBD?
    Como faço para ver o estado da bateria do meu carro?
  1.  # 2

APP = Car Scanner

OBDII compativel
  2.  # 3

Partilhei há uns tempos que as luzes interiores dos bancos traseiros ligavam aleatoriamente (e não desligavam). O problema parece não ser muito comum, mas partilho caso alguém passe por isto.

Problema:
    Luzes interiores em modo AUTO. Ligam do nada e não desligam (podendo até permanecer ligadas após desligar e trancar o carro) - TM3 Highland 2025.

Resolução:
    Na segunda ida ao centro da Tesla, resolveram. Trocaram os leds (para assegurarem que não tinham perca de vida útil prematuro), atualizaram o firmware (da iluminação ?) e compilaram/atualizaram o registo interno (deram pouco detalhe aqui).

Entregaram o carro e o sistema não funcionava. Ficaram a resolver na entrada do centro. Ao fim de 3h e pouco ficou resolvido (até ver).

Para além deste problema, o Child Left Alone Detection tem sido desagradável. Principalmente de noite, o aviso sonoro é incómodo para a vizinhança. A mitigação é desligar sempre que se vai desligar o carro. A Tesla disse-me que preveem lançar um fix mas não sabem dizer para quando.

a
  3.  # 4

Update: Segundo a Tesla service center, o problema das luzes tem dado algum trabalho para os TM3 Highland. Este problema parece não afectar nem os Model S, X e Y, nem os modelos mais antigos do model 3.
  4.  # 5

Que problema específico é esse?
    Pode descrever sff?
  5.  # 6

Colocado por: lmcaetQue problema específico é esse?
    Pode descrever sff?

As dome lights quando estão em modo auto ligam aleatoriamente e não desligam. Apenas as de trás e, em cerca de 95% das vezes, era a mesma luz de um dos lados (nunca ambas ao mesmo tempo).

Numa das vezes, estacionei o carro de manhã e à noite quando fui buscá-lo, tinha uma luz dos bancos traseiros ligada. Calculo que o impacto na bateria seja residual, mas era pleno Verão, numa zona rural, e tinha o carro cercado por mosquitos e melgas desejosos de entrar (ao abrir o carro, inevitavelmente, alguns entraram).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  6.  # 7

Mafgod, Zemeirinho, pscpinheiro, e demais proprietários de TM3, que acessórios e extras consideram essenciais adquirir-se para o carro?
    De preferência no AliExpress, melhor ainda :-)
    Obrigado.
  7.  # 8

Essenciais ou não, depende de cada um. Eu comprei:
    - tapetes em borracha para habitáculo e mala (um must para a lama e água desta altura, mas prefiro ver os de alcatifa preta originais)
    - Capa para o apoio de braço central
    - 2 cabos USB-C para os miúdos
    - PPF para párachoques frontal e faróis (mas nunca cheguei a aplicar no parachoques...)
    - guarda-lamas (um must, para evitar o carro sempre barrado de lixo dos lados)
    - Cortinas removíveis para o teto panorâmico (ajudam muito com o calor no verão, mas removo no inverno)
    - Cortinas removíveis e desdobráveis para as janelas traseiras, para os miúdos conseguirem estar no vício do telefone...
    - Só para looks: tampões a imitar as jantes do performance e um aileron traseiro para dar um bocado de personalidade ao rabo.
  8.  # 9

Comprei isto:
    - Almofadas macaco elevatório
    - Compressor portátil
    - Tapetes em borracha para habitáculo e malas (frunk e trunk)
    - Cortinas removíveis para o teto panorâmico

Não comprei, mas se calhar devia:
    - Guarda-lamas
    Concordam com este comentário: RUIOLI, fpacardoso
  9.  # 10

Ah! Também acrescento as almofadas com encaixe para elevar o carro. Foi até a primeira coisa que comprei.
  10.  # 11

comprei o conjunto de tapetes completo, 3 carro e 3 bagageiras. Não têm a qualidade do rei dos tapetes e ao toque até parecem ásperas, mas encaixam na perfeição e servem bem.
  11.  # 12

Comprei muita coisa, algumas corrigem alguns problemas dos primeiros TM3.
    - Para-sol à medida
    - Cortinas para o teto.
    - Almofadas para elevar o carro (importante e obrigatório se fizer a rotação dos pneus em casa)
    - Gancho para sacos para a bagageira e frunk
    - Pedais do performance
    - Isolamento para as portas e malas
    - Grelha para evitar entrar folhas nos radiadores (fica praticamente invisível e evita andar sempre a limpar o radiador)
    - Aileron traseiro
    - Caneta com a cor do carro para retocar pequenas pedradas
    • Borgas
    • 5 fevereiro 2026 editado

# 13

Carregar um elétrico em Portugal poderá ficar mais caro

Apesar de facilitar o carregamento de elétricos, o novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica também traz desafios para o setor.

A Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica (APOCME) — que reúne empresas como Prio.E, EDP Comercial, Galp Power, KLC e Mobiletric — alerta que o atual enquadramento legal não protege os investimentos feitos pelos operadores que ajudaram a desenvolver a rede de carregamento no país. Isso, segundo a associação, pode refletir-se em preços mais altos para os utilizadores.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-eletricos-custo-carregamento-portugal-apocme-2026/

Quem diria que era isto que ia acontecer...
  12.  # 14

Enfim.
    A Tesla sempre teve os preços mais baixos e assim que desbloqueou a lei está a investir forte e feio na expansão.

Não me digam que a Tesla está a trabalhar para perder dinheiro?!?

Enfim. Conversa fiada. Se calhar se a lei não fosse o que era antes, tinham aproveitado fundos europeus para essa expansão como fez a Tesla noutros paises!!
  13.  # 15

Alguns players estão a ficar com medo que vão perder o tacho então é melhor meter medo na opinião publica que vai ficar mais caro.
    O investimento para instalar carregadores é grande mas também o retorno será.
    Concordam com este comentário: eu, Zé Meirinho
    • eu
    • 5 fevereiro 2026

# 16

Colocado por: fpacardosoAlguns players estão a ficar com medo que vão perder o tacho então é melhor meter medo na opinião publica que vai ficar mais caro.

Obviamente. É a conversa da treta do costume.
  14.  # 17

Colocado por: fpacardosoAlmofadas para elevar o carro (importante e obrigatório se fizer a rotação dos pneus em casa)

Essa rotação que referem é apenas a troca frente/trás? Se trocar de lado já obriga a trocar o pneu de jante ou estou a ver mal?
  15.  # 18

Colocado por: BorgasCarregar um elétrico em Portugal poderá ficar mais caro

Apesar de facilitar o carregamento de elétricos, o novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica também traz desafios para o setor.

A Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica (APOCME) — que reúne empresas como Prio.E, EDP Comercial, Galp Power, KLC e Mobiletric — alerta que o atual enquadramento legal não protege os investimentos feitos pelos operadores que ajudaram a desenvolver a rede de carregamento no país. Isso, segundo a associação, pode refletir-se em preços mais altos para os utilizadores.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-eletricos-custo-carregamento-portugal-apocme-2026/

Quem diria que era isto que ia acontecer...

Comigo em 125mil km devem ter ganho 5€.
    Se não tivesse onde carregar em casa não comprava EV.
    Se fizer uma viagem maior que a autonomia do meu EV vou no carro a gasolina, sem stresses, sem complicações e com praticamente o mesmo custo aos 100km...
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  16.  # 19

Bem, se sair com 100% e tiver que carregar 1x para chegar ao destino, o VE ainda deve compensar. E também, para viagens mais longas do que a autonomia, pelo menos 1 paragem é obrigatória.
  17.  # 20

Colocado por: NTORION
    Essa rotação que referem é apenas a troca frente/trás? Se trocar de lado já obriga a trocar o pneu de jante ou estou a ver mal?

Sim, frente para trás do mesmo lado, porque não gastam da mesma maneira. Trocar de lado não vejo para quê...
    Concordam com este comentário: fpacardoso

0.0446 seg. NEW