Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: pcspinheiroBom, hoje, não sei por que razão, a bateria não passa dos 97%... Nunca carregou nem descarregou particularmente rápido que justificasse aquecimento, mas chega aos 97% e fica ali a carregar a 93W ... Durante esta noite descarregou até ~50% e ao início da tarde já estava nos 97% mas não passa disso. Valores reportados pelo Deye e pela própria bateria. As células têm uma diferença de apenas 4-5 mV entre elas, o que me parece excelente. Alguma explicação por parte de quem tem Deye com bateria?

Experimente permitir injeção na rede para ver se ele carrega mais depressa dos 97% aos 100%.
    O meu Victron, quando não tenho injeção na rede ativada, demora muito mais tempo a chegar aos 100%.
  2.  # 262

Deve ter sido uma singularidade, hoje carregou até 100% num instante... Como disseram atrás, vou talvez parar de stressar com isto.😅 Em toda a honestidade, só tenho pena de não ter comprado uma bateria algo maior... Acho que 20 kWh devia ser o sweet spot entre capacidade de carregamento e necessidades diárias. Mas o consumo da rede tem sido residual e maioritariamente devido a carregar os VEs.
  3.  # 263

Mete mais 15. ")
    • eu
    • 15 julho 2026 editado

# 264

Eu já pensei em duplicar a capacidade para 32 kWh, uma vez que o meu sistema facilmente carregaria as duas baterias a 100%, havendo sol.

Contudo, é difícil de fundamentar essa decisão do ponto de vista financeiro, pois parece-me que essa capacidade adicional só seria usada esporadicamente.

Vou esperar pelo outono e inverno para perceber melhor a dinâmica do sistema quando há menos sol.
  4.  # 265

Penso que para os meus 10 painéis seria excessivo... Se agora nos meses de dias mais longos e solarengos até talvez carregasse ambas, na outra metade do ano iam estar a meia carga. Claro que com estas marcas, deixando para mais tarde, há o risco de não terem a mesma bateria para paralelizar, daí eu dizer que o sweet spot teria sido os 20 kWh. Ainda estive de olho numa da humsienk, por menos de 1900€ entregue, mas quanto mais investigava sobre a marca mais ficava de pé atrás (nenhuma review independente, só patrocinada; parecem ser clones das wattcycle, etc).
  5.  # 266

Aqui em casa acho que os 16kwh estão ok. Tenho falta é de mais painéis para conseguir carregar o VE a uma velocidade maior bem como a bateria em simultâneo.
  6.  # 267

Colocado por: brunoaAqui em casa acho que os 16kwh estão ok. Tenho falta é de mais painéis para conseguir carregar o VE a uma velocidade maior bem como a bateria em simultâneo.

Qual a capacidade?
    Eu tenho 5.2 , sem bateria e este mês levo 95kwh gastos da rede, penso colocar tb bateria de 16
  7.  # 268

Colocado por: caetanaQual a capacidade?

8.2Kw. Quero expandir para 12kw. Com 8.2 tenho que fazer uma gestão mais apertada do carregamento do VE e da bateria e nunca me sobra excedente que posso usar para AQS.
    Mas tem sido excelente. Podendo carregar o VE de dia, o aproveitamento é total!
    Concordam com este comentário: m6rk
      Captura de ecrã 2026-07-15 162002.png
      Captura de ecrã 2026-07-15 161930.png
  8.  # 269

Colocado por: brunoa
    8.2Kw. Quero expandir para 12kw. Com 8.2 tenho que fazer uma gestão mais apertada do carregamento do VE e da bateria e nunca me sobra excedente que posso usar para AQS.

Se calhar um dia mais tarde tb vou ter de expandir, com 5.2 e mesmo colocando bateria de 16, deve ser curto para carregar o EV !?
  9.  # 270

Eu neste momento tenho 3.0kw num inversor 4.0kw.
    Já tenho a estrutura feita para levar 10 painéis de 590W.
    Os 3.0kw vão ficar com o velho Sofar solar de 2.2.2kw e os 10 painéis de 590W no sma sunny boy 4.0.
    No total faz 9.0kw de paineis e 6.2kw em AC.
    Pretendo comprar um Victron MultiPlus-II 8000VA e uma bateria de 16Kwh.
    • dom123
    • 15 julho 2026 editado

# 271

Eu neste momento tenho 3.0kw num inversor 4.0kw.
    Já tenho a estrutura feita para levar 10 painéis de 590W.
    Os 3.0kw vão ficar com o velho Sofar solar de 2.2kw e os 10 painéis de 590W no sma sunny boy 4.0.
    No total faz 9.0kw de paineis e 6.2kw em AC.
    Pretendo comprar um Victron MultiPlus-II 8000VA e uma bateria de 16Kwh.
  10.  # 272

Por aqui, tenho notado o led vermelho do contador aceso constantemente... Indica algum problema? Não noto nada em casa, tudo funciona ok, quer esteja em autoconsumo direto, a consumir da bateria ou da rede... Tenho que verificar a questão dos parâmetros de rede, deixei o default VDE-qualquer coisa mas segundo alguns aqui não é o mais adequado. Para quem tem Deye, qual é a configuração de rede mais adequada?
    • eu
    • 15 julho 2026 editado

# 273

Apagar
  11.  # 274

Apagar?...
    • eu
    • 16 julho 2026 editado

# 275

Escrevi algo que não estava correto, mas não dá para apagar posts.
  12.  # 276

Ah! Pensei que era resposta ao meu post e não percebi...
  13.  # 277

Colocado por: brunoa

De onde vêm, estes gráficos todos catitas? Estou a tentar configurar o Home Assistant, mas como tenho zero experiência com isso, está a custar um bocado… ONtem lá consegui criar o dashboard a mostrar os fluxos de energia...
    • m6rk
    • 16 julho 2026

# 278

Colocado por: pcspinheiroPara quem tem Deye, qual é a configuração de rede mais adequada?

Perguntado e respondido: https://forumdacasa.com/?CommentID=2315283.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  14.  # 279

O meu está com
    PN_EN50549_1

E até ver, sem problema algum.
    Concordam com este comentário: m6rk
      WhatsApp Image 2026-07-16 at 13.49.38.jpeg
  15.  # 280

Problemas não devem dar, desde que sejam definições aproximadas. O que li sobre a VDE-qualquer coisa alemão é que tem critérios muito mais estritos e pode provocar desligamentos frequentes na nossa rede, mais instável por natureza.

0.0535 seg. NEW