Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 10 julho 2026

# 221

As baterias a 10% começam a degradar, eu teria cuidado com isso. Mais vale consumir um pouco da rede do que degradar a bateria.

Elas têm que durar 20 anos ! ;)
  1.  # 222

Eu vou talvez colocar 15-20%...
    • Celso1
    • 10 julho 2026 editado

# 223

Eu por norma, coloco a 20%, por 2 motivos:

Primeiro é porque caso falte a electricidade se ela estiver a 20% sempre consigo aguentar mais um pouco durante a noite do que se estivesse a 10 ou 5%. E aí, pode baixar para 10 ou 5% numa vez ou outra, numa urgência, que não tem mal ( conhecendo obviamente os limites absolutamente mínimos de cada bateria) .

A segunda, é mesmo a degradação, como o EU referiu.

Então de inverno, se por acaso souber que há muito mau tempo de noite e tiver a bateria quase vazia, mando carregar um bocado pela rede, para o caso de faltar por causa de algum poste que possa cair.
    Isto depois vamos aprendendo a gerir a coisa.
  2.  # 224

Sempre era a questão do time of use! 🤟 Está a bombar, mas como dizem, é preciso fazer a gestão. Vou ver se me dedico ao home assistant, que parece ser muito melhor para isso.

Acabei por decidir pelos 15% mas vou ver como se comporta em termos de descarga numa noite típica.

A vendedora disse-me (e enviou o ficheiro com os dados) que a bateria testou 331 Ah, o que corresponde a quase 17 kWh, mas na BMS programaram 326.2, pelo que a ser verdade aumenta um pouco a margem.
  3.  # 225

Mesmo nublado, está a produzir
      IMG_20260711_094415.jpg
    • m6rk
    • 11 julho 2026 editado

# 226

Colocado por: pcspinheiroEstá configurada no inversor para desligar aos 15% e acabei por baixar o low battery para 20% e o restart para 25%. Isto não é nada bem explicado, mas penso que este último será o SOC ao qual volta a descarregar. Estava inicialmente para 50% mas baixei bastante para ver se forçava a descarregar.

Por agora não precisa do "time of use" para nada.

Aqui vai, SEM ACHISMOS, a configuração para o seu inversor, partindo do princípio de que o inversor está como veio de fábrica e de que não fez experiências com as configurações ou com os DIP switches do inversor.

Configure, grave, volte atrás no menu e volte a entrar na opção para confirmar que as alterações foram gravadas.

Deye 5.6 Battery Setup Menu
    * Battery setting 1
    * Batt Capacity: 314Ah
    * Max A Charge: 80A (constant current 80A until 57.6V, then float at 57.6V until current drops to 5A)
    * Max A Discharge: 80A
    * Activate Battery: set
    * Disable Float Charge: set
    * Battery setting 2
    * Start = 30%
    * A = 40A
    * Gen Charge: set [apenas se ligou a saída dos 230V AC do segundo inversor/microinversores à porta GEN do Deye]
    * Gen Signal: unset
    * Start =30%
    * A = 40A
    * Grid Charge: unset
    * Grid Signal: unset
    * Battery setting 3
    * Lithium mode: 00 PYLON
    * Shutdown: 15%
    * Low Batt 20%
    * Restart 35%

Deye 5.7 System Work mode
    * Zero Export To CT: set
    * Solar Sell: unset
    * Max Sell Power = [não interessa]
    * Zero-export Power = 040 [Em Portugal, exatamente como indicado]
    * Energy Pattern:  BattFirst
    * Grid Peak-shaving: unset.

Deye 5.10 Generator Port Use Setup Menu
    * Generator input rated power: 4000W [aqui deve por a produção REAL atual do seu sistema, se era de 5000W em novo e tiver agora 4 anos é melhor começar por 4000W e ir aumentando, do que ser muito amibicioso e andar a baralhar a CPU do Deye]
    * Select "Micro Inv Input"
    * Set "Gen ON SOC": 90% [ ao fim de 2 meses e depois de ter a certeza do valor real do "input rated power" -> 95%]
    * Set "Gen OFF SOC": 95% or 98% [idem -> 100%]
    * Enable "AC Couple Fre High": 52Hz [em geral é este o valor que vem configurado por defeito]
    * Se o seu firmware já tem a opção "Set "Micro Inv Power" então ponha aqui o valor indicado no "Generator input rated power"
    • eu
    • 11 julho 2026

# 227

Colocado por: m6rkActivate Battery: set

Tem a certeza?
    • eu
    • 11 julho 2026

# 228

Colocado por: m6rkEnergy Pattern:  BattFirst

Tem a certeza?
  4.  # 229

Eu também tentei configurar com base em apoio de IA e nunca funcionou. O que funcionou foi ativar o time of use... Load first, claro
  5.  # 230

Colocado por: pcspinheiroEu também tentei configurar com base em apoio de IA e nunca funcionou. O que funcionou foi ativar o time of use... Load first, claro

A configuração (de verão) que indiquei acima não tem nada que ver com IA's, são sistemas reais Deye 6kW + Baterias 16kWh + painéis entre 6000 e 7000W (-nascente e +sul) no litoral sul.

Estes sistemas estão configurados para gastarem da rede apenas os 40W do Zero-export Power. Constatou-se que, com apenas 20 W, e com os microinversores ligados à porta GEN do inversor não era possível controlar o zero export tão bem quanto o desejado.

As baterias atingem os 100% de carga antes das 12h (muitas vezes antes das 11h). O inversor, com a configuração indicada, utiliza a carga das baterias quando não há luz solar e ao amanhecer a carga das baterias ainda se encontra entre os 30% e os 50%.

O "Activate Battery: set" é usado nas primeiras semanas em baterias que acabaram de ser retiradas da caixa ou quando as baterias são forçadas a descarregar pontualmente até aos 10%. Se a bateria estiver nessas circunstâncias, agradece a gentileza do inversor. Se não estiver ignora o inversor e daí não resultam nenhums problemas nem para o inversor, nem para a bateria.

O "Energy Pattern: BattFirst" é definido para evitar ir buscar energia à rede.

Se as células das baterias forem daquelas marcas e modelos Tier 1(*), vão muito provavelmente ser capazes de fazerem pelo menos 6000 ciclos. O que daria, se fossem violentamente descarregadas todos os dias, 6000/365= 16,4316 anos. A eletrónica do inversor e o BMS da bateria vão certamente morrer muito antes.

(*) CATL LF314, EVE MB31, Sunwoda 314, CALB 314 (L173F314), Gotion GT-314AH, REPT BATTERO 314Ah.
  6.  # 231

Colocado por: m6rkO "Energy Pattern: BattFirst" é definido para evitar ir buscar energia à rede.

Acho que não... Se definir assim vai carregar preferencialmente a bateria e ir buscar energia à rede para alimentar as cargas de casa.
  7.  # 232

Colocado por: pcspinheiro
    Acho que não... Se definir assim vai carregar preferencialmente a bateria e ir buscar energia à rede para alimentar as cargas de casa.

Ah, a doença nacional: o "achismo".
    Não é necessário achar nada, basta uma abordagem empírica: configure o sistema de uma forma e observe-o durante alguns dias, depois configure-o de outra forma e observe-o durante alguns dias.

Os objetivos que estabelecemos para os nossos sistemas:
    1. Minimizar o consumo de energia da rede, idealmente consumindo apenas os 40W necessários ao Zero-export Power.
    2. Carregar as baterias através de energia fotovoltaica até, pelo menos, 80%, o mais depressa possível.
    3. As baterias devem ser usadas nos períodos em que não há produção fotovoltaica e/ou em caso de apagão.

Está claramente descrito no manual: "Batt First: PV power is firstly used to charge the battery and then used to power the load. If PV power is insufficient, grid will make supplement for battery and load simultaneously".

A configuração que indiquei acima https://forumdacasa.com/?CommentID=2316707 tem garantido de forma folgada aqueles 3 objetivos.
  8.  # 233

Certo... Quase parece que tem um inversor deye em casa configurado e a funcionar...
    • eu
    • há 7 dias editado

# 234

Colocado por: m6rkEstá claramente descrito no manual: "Batt First: PV power is firstly used to charge the battery and then used to power the load. If PV power is insufficient, grid will make supplement for battery and load simultaneously".

A - Com "Batt First", vai enviar a energia fotovoltaica primeiro para carregar a bateria, e se for insuficiente, ainda vai usar energia da rede elétrica, tanto para a bateria como para a casa.

B - Com "Load First", vai enviar primeiro para a casa, e só vai carregar a bateria quando existirem excedentes.

É óbvio que a solução B vai importar menos energia da rede elétrica e é a mais eficiente.
    Concordam com este comentário: brunoa
  9.  # 235

Colocado por: pcspinheiroCerto... Quase parece que tem um inversor deye em casa configurado e a funcionar...

De facto não é "em casa" e não é "um inversor deye". São vários inversores deye.
    E, sim, configurados e a funcionar tal como acima descrito.
    • m6rk
    • há 6 dias editado

# 236

Colocado por: euÉ óbvio que a solução B vai importar menos energia da rede elétrica e é a mais eficiente.

Nem é óbvio, nem precisa de "achar" nada, basta uma abordagem empírica: configure o sistema de uma forma e observe-o durante alguns dias, depois configure-o de outra forma e observe-o durante alguns dias.

E recordo, porque talvez lhe tenha escapado:
    Os objetivos que estabelecemos para os nossos sistemas:
    1. Minimizar o consumo de energia da rede, idealmente consumindo apenas os 40W necessários ao Zero-export Power.
    2. Carregar as baterias através de energia fotovoltaica até, pelo menos, 80%, o mais depressa possível.
    3. As baterias devem ser usadas nos períodos em que não há produção fotovoltaica e/ou em caso de apagão.
    Concordam com este comentário: dom123
    • eu
    • há 6 dias editado

# 237

É tão óbvio que nem precisa de experimentação.

Se na solução A vai dar prioridade à bateria, isso significa que vai gastar energia da rede para carregar a bateria.

Na solução B, o sistema vai esperar até haver excedentes fotovoltaicos, e só vai carregar a bateria com esses excedentes.

Se isto não é óbvio, não sei como explicar melhor.

Tenho o meu sistema a funcionar com load first e time of use, e nos últimos 30 dias gastei da rede... 0,6 kwh

E isto porque a deye recomenda gastar sempre uns watts, pois seria possível gastar zero!

Mostre lá como é que a solução batt first poderia ser melhor que isto !!!
    Concordam com este comentário: dom123
  10.  # 238

11.  # 239

Bom, hoje, não sei por que razão, a bateria não passa dos 97%... Nunca carregou nem descarregou particularmente rápido que justificasse aquecimento, mas chega aos 97% e fica ali a carregar a 93W ... Durante esta noite descarregou até ~50% e ao início da tarde já estava nos 97% mas não passa disso. Valores reportados pelo Deye e pela própria bateria. As células têm uma diferença de apenas 4-5 mV entre elas, o que me parece excelente. Alguma explicação por parte de quem tem Deye com bateria?
    • eu
    • há 6 dias

# 240

No meu caso vai até 99% quase todos os dias, e esporadicamente vai a 100%.

Provavelmente é o bms a proteger as células. É deixá-lo fazer o trabalho dele. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro

0.0434 seg. NEW