Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

No meu caso, a e-redes já está habituada a ver injeção porque tenho um sistema grid-tie registado sem possibilidade de limitar a injeção. O que também está habituada a ver são consumos a rondar os 600-900 kWh/mês, que vão desaparecer em grande medida...
  2.  # 302

Nem precisam de medir basta olhar e vêm os painéis, basta consultar um google maps, etc.

Os valores como são residuais, não conseguem desencadear processo algum, excepto mensagens a dizer que vão inspeccionar contador para chatear.
  3.  # 303

Colocado por: Ruikode
    Claro, eu compreendo isso, é algo sem qualquer expressão.
    Mas o que eu queria dizer é que o fato de existir essa mínima injeção (a tal residual) na rede, já vai "denunciar" que existe naquele CPE algum equipamento que está a produzir alguma quantidade de energia, possivelmente uma instalação fotovoltaica, e irá desencadear um procedimento de inspeção, caso não exista indicação clara desse registo.
    O que será algo normal, sendo apenas uma observação dirigida a quem já tem uma instalação a funcionar e ainda não a registou na DGEG.
    Ou seja, na prática quem segue a lógica de "como eu não pretendo injetar nada na rede, faço a instalação que me apetecer e não passo cartão a ninguém, ninguém tem nada a ver com isso", não sei se não está a arriscar um bocado, pois dificilmente escapa ao "radar".

Com o Decreto-Lei n.º 30-A/2022, e conforme o Guia Legislativo da DGEG, as instalações com potência inferiores a 700 W encontram-se isentas de licenciamento e, para potências superiores a 700 W ou menores ou iguais a 30 kW, o processo foi também simplificado para que apenas seja necessária uma comunicação prévia à DGEG, permitindo que os sistemas comecem a trabalhar mais rapidamente. É ainda importante mencionar que a isenção de controlo prévio para potência inferior a 700 W apenas é aplicável caso não esteja prevista a injeção de excedente na rede RESP
  4.  # 304

Colocado por: pcspinheiroO que também está habituada a ver são consumos a rondar os 600-900 kWh/mês, que vão desaparecer em grande medida...

Ou inverter a tendencia :) Eu com o aumento da pergola solar, não só deixei de ter consumo 80% do ano, como passei a injectar regularmente 20-30KWh/dia nos meses de verão, mesmo a manter os carros carregados e ACs ligados.

Foi claramente dos melhores investimentos feitos na casa. Melhor ainda que o estimado. Hoje tinha metido 30kWh, até porque hoje fazia-o ao preço a que fiz os 15 há dois anos.

Por exemplo em Junho tive um consumo total de 1200kWh, dos quais apenas uns 100 foram da rede.
    E desses, uns 80, foram fora do normal - Carregar o carro totalmente até aos 100% durante a noite para fazer uma viagem grande, depois de ter chegado de uma outra.
      Screenshot 2026-07-17 at 18.12.19.png
  5.  # 305

O meu inversor híbrido está configurado para injeção zero, por isso só continuarão a ver mesmo a injeção do grid-tie de 1 kw, que raramente passa dos 500-600W, dependendo do consumo da casa.
  6.  # 306

Colocado por: pcspinheiropor isso só continuarão a ver mesmo a injeção do grid-tie de 1 kw,

Sim, a injecção que (neste momento) não consigo evitar, também é precisamente a do inversor grid-tie.

No meu caso está a jusante do Victron, mas a unica forma de lhe reduzir a potencia é por frequency-shifting, quando fico sem rede. Havendo rede vai sempre entornar para lá o que o Victron ou a casa não consumir.
  7.  # 307

O victron não aceita esse string em AC coupling ou algo assim? Eu vou comprar 20 de cabo e ligar o grid tie à porta GEN, para aproveitar tudinho 😁. Sobretudo no inverno, a melhor orientação desses 2 painéis deve render bastante.
  8.  # 308

Colocado por: pcspinheiroO victron não aceita esse string em AC coupling ou algo assim?

É precisamente assim que está. Em AC coupling numa saída do Victron. Mas é um Huawei e o Victron não o consegue controlar directamente (se fosse um Fronius ou um SMA já dava)
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  9.  # 309

Pelas simulações que fiz no tiagofelicia.pt a tarifa regulada parece ser a melhor opção para poucos consumos pois ainda mantém o preço da potência baixo. (25cents para 4.60kVa£
  10.  # 310

Colocado por: pcspinheiroO victron não aceita esse string em AC coupling ou algo assim? Eu vou comprar 20 de cabo e ligar o grid tie à porta GEN, para aproveitar tudinho 😁. Sobretudo no inverno, a melhor orientação desses 2 painéis deve render bastante.
    Tenho o meu inversor grid tie ligado á grid do deye, este faz AC coupling:)
  11.  # 311

Colocado por: callinas
    Não tem a instalação registada, certo?

Se desligar a casa da rede, recebera carta com anomalias no contador. Não fará nada.

Se tiver injeção zero, terá sempre algo nem que momentaneamente a passar para a rede.
    A eredes vai detectar isso na instalação.

Se terá problemas ou fiscalização, provavelmente não.

Mande-me mensagem ou email, arranjo que lhe faça o registo, pagando obviamente

Já lhe enviei email, fico a aguardar notícias ;-)

0.0542 seg. NEW