Colocado por: maria carolinaNeon
Até tem razão em algumas coisas, mas não em todas. Eu já trabalhei na Segurança Social, tenho familiares que trabalharam lá toda a sua vida. E posso garantir-lhe, que ainda entra muita gente por factor C, assim como lhe garanto que as avaliações são uma farsa. Porque sei, porque vi :).Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo16062021,aquapego
Colocado por: aspirantemas também acredito que cada vez mais os chefes de divisões, departamentos e afins desejem estar rodeados de pessoas competentes mais do que primos de conhecidos.
Colocado por: FDColocado por: aspirantemas também acredito que cada vez mais os chefes de divisões, departamentos e afins desejem estar rodeados de pessoas competentes mais do que primos de conhecidos.
Às vezes não é só a questão do "familiar/amigo" para o desenrascar: são as tramas e os conluios que tais relações permitem.
Há por aí um banco (de que eu tenha conhecimento, pode haver mais) que de tempos a tempos, toca de trocar os funcionários de balcão. Porquê? Porque com o tempo criam-se confianças que podem minar o desempenho recto do colaborador - criam-se facilidades onde elas não existem e isso pode prejudicar o banco.
Colocado por: aspirante e sim, acredito que existam maus funcionários e bons funcionários, também eu já fui mal atendido num balcão publico, assim como já fui bem atendido... e em empresas privadas poderei dizer o mesmo... ou por vezes pior.
Colocado por: aspiranteColocado por: maria carolinaNeon
Até tem razão em algumas coisas, mas não em todas. Eu já trabalhei na Segurança Social, tenho familiares que trabalharam lá toda a sua vida. E posso garantir-lhe, que ainda entra muita gente por factor C, assim como lhe garanto que as avaliações são uma farsa. Porque sei, porque vi :).Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo16062021,aquapego
Como por ventura acontecerá em grandes empresas privadas... generalizar é fácil, e sim acredito que ainda exista factor C, mas também acredito que cada vez mais os chefes de divisões, departamentos e afins desejem estar rodeados de pessoas competentes mais do que primos de conhecidos.
Eu entrei para a função publica por concurso publico, para uma câmara onde não conhecia ninguém (alias nem a cidade conhecia, sabia ser só na zona para onde gostaria de ir viver), prestei provas e fui avaliado tendo pessoas da terra também a concorrer, mas realmente acabei por ser o escolhido (e garanto que não houve factor C), mas acredito que em outros locais, ou outras vezes isso possa acontecer... como nas empresas privadas, mas não julgar o um pelo todo.
Obrigado e tenham um bom dia
Colocado por: maria carolinaColocado por: aspiranteColocado por: maria carolinaNeon
Como por ventura acontecerá em grandes empresas privadas... generalizar é fácil, e sim acredito que ainda exista factor C, mas também acredito que cada vez mais os chefes de divisões, departamentos e afins desejem estar rodeados de pessoas competentes mais do que primos de conhecidos.
Eu entrei para a função publica por concurso publico, para uma câmara onde não conhecia ninguém (alias nem a cidade conhecia, sabia ser só na zona para onde gostaria de ir viver), prestei provas e fui avaliado tendo pessoas da terra também a concorrer, mas realmente acabei por ser o escolhido (e garanto que não houve factor C), mas acredito que em outros locais, ou outras vezes isso possa acontecer... como nas empresas privadas, mas não julgar o um pelo todo.
Obrigado e tenham um bom dia
Aspirante, mas nas empresas privadas, o problema é do patrão, não são os meus impostos que andam à frente. Já nas empresas públicas....
Outra coisa que não referi é a "dança de cadeiras" cada vez que muda o partido político no governo. Sim.. quando muda o partido político, mudam as caras em determinados postos ;) são os célebres "jobs for the boys".
Colocado por: kosttalá está um dos problemas dos quais concordo - as chefias. As coisas correm bem ou correm mal de acordo com o tipo de chefia que se tem. O simples FP cumpre ordens, de alguem superior que é escolhido não por competência, mas sim por cartão politico.
Colocado por: Pedro Azevedo78Uma empresa privada está mal de finanças. Quem "paga" isso? Os funcionários. Uns são despedidos, outros não recebem aumentos, outros passam a receber menos, enfim. Se a empresa não tem dinheiro para gastar, tem de cortar.
Ora com o patrão ESTADO é a mesma coisa, ora que raio! Não há dinheiro para tudo, tem de cortar! Aonde? Em quem trabalha para ele! Parece-me tão óbvio...
Porque haveria de ser diferente? Porque haveriam de ter direitos diferentes?
Estão tão mal? Que se mudem para o sector privado...
E podem começar os "enxovalhos"....
Colocado por: aspiranteComecem os cortes na administração, nos gestores,
É claro, que os serviços terão que ser prestados à mesma...mas não se preocupe, pois serão implementadas empresas privadas que lhe prestarão esses serviços e lhe aliviarão a carteira de forma proporcional.
Quer o filhinho ou o netinho na escola? vá pagar o colégio privado
Está doentinho? só tem 3 hipóteses, ou tem segurozinho, ou tem dinheirinho ou vai fazer tijolinho.
Quer fazer uma casa? vá certificar (pagando) os projectos a empresas privadas
Quer patrulhas no bairro? contrate os serviços de uma empresa de seguranças
Para ai caminhamos a passos largos
Colocado por: luisvvÉ curioso: por um lado, as culpas são dos "gestores" e dos "dirigentes". Os trabalhadores são bons mas estão mal orientados. O factor decisivo é portanto a competência dos gestores.
Por outro lado, quando a competência dos gestores/dirigentes é premiada em organizações que funcionam bem/geram lucros/cumprem objectivos, aqui d'el rei que temos por aí "bónus" e "salários chorudos/escandalosos (escolha a sua opção preferida)".
Cansa um bocadinho.
Colocado por: LuisFigueiredoOs serviços no privado são mais baratos que no público?Novidade para mim.
Sinceramente caro luisvv cansa é ler o que escreve, alguém disse q todos os trabalhadores são bons? Acha justo o gestor receber 500.000 euros de bónus a juntar a25.000 mensais e o colaborador normal receber uma palmadinha nas costas de um qualquer lambe cus seu superior?? Você anda desfasado do termo justiça de certeza.
E já houve greves no privado na minha zona já ouve MUITAS e cada vez mais!Quer que lhe de nomes?? Olhe vá às corticeiras, aos téxtéis,ao calçado também é público ???
Privatizar áreas fundamentais do País deu o que deu,vamos continuar a privatizar.
Colocado por: kosttanão existe e não existia anteriormente. o que existia era uma progressão de 4 em 4 anos (+-) que estava dependente de formação (25 horas anuais) e de um relatorio, onde era necessário oter avaliação positiva.