Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sabe, eu percebo muito bem o que leio, felizmente. O meu doutoramento (na área da língua, literatura e cultura portuguesa) para alguma coisa há-de servir. Quando não percebo, pergunto. E não sou virgem ofendida, mas ofendo-me quando é preciso. Faz parte da dignidade humana.
    O seu discurso superficial e oco, baseado em números que não prova e em argumentos que não aprofunda, podem ser bons para impressionar uns quantos, mas tal como o senhor faz questão de dizer que ninguém sabe quem é nem o que faz, também nós, deste lado, temos formações e conhecimentos que o senhor nem imagina.
    E desta vez é mesmo a última... embora me esteja a divertir...o seu liberalismo (?) extremista é, para usar as suas palavras (que reli!), patético e apalhaçado.
  2.  # 2

Colocado por: marco1luisvv

o que talvez lhe queiram fazer ver é que o maldito estado para si, afinal não é mais que o executante das derivas desse grande privado e isso, o facto de ele não ser independente, isento e leve, é que está mal. Exemplo disto puro é que certos politicos vão para as empresas privadas em sectores que antes tinham o poder de decisão desses dossiers. Ora isso precisa de alguma outra regulamentação, não acha? aliás eu ainda não percebo porque é que o estado é tambem um investidor em termos de mercado e não apenas um cobrador e "utilizador" de impostos.

Caro marco1: Estado independente e isento não existe, a não ser quando o seu poder é limitado por uma sociedade forte. Num regime social-democrata como o nosso, o Estado é capturado pelos mais diversos interesses particulares - vide professores, médicos, etc. - e submete o conjunto da sociedade a esses interesses. Continuar a pensar o Estado como algo inerentemente bom, mas sempre gerido pelas pessoas erradas é razoável? Obviamente que não.
    •  
      MRui
    • 4 maio 2010

# 3

luisvv, amigo, o Capital está contigo!

Abaixo o Estado e quem o apoiar!

O Capital, unido, jamais será vencido!

25 de Novembro, Sempre!

FMI, não somos ninguém sem ti!

Capital e Especuladores, unidos venceremos!

Obama, nós vamos fazer-te a cama!

K. K. K. (secção portuguesa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas, Neon, maria carolina
  3.  # 4

é razoável sim, já reparou por exemplo que o estado suiço também é capturado numa grande maioria pelo bem estar do seu povo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neon
  4.  # 5

Colocado por: luisvvpor um lado, a emigração pressupõe uma predisposição superior para trabalhar, ultrapassar dificuldades e fazer sacrifícios.

Com a devida vénia aos emigrantes (pessoas que eu respeito muito)...deixe-me dizer-lhe que o Sr. ainda tira o lugar ao José Pedro Gomes e ao António Feio.
    Já trabalhei no privado, por turnos, pressionado e a passar grandes apertos...como recompensa tinha o que considero um bom salário na altura...e não precisei de sair do pais. Tenho a certeza que achará muita gente disposta a fazer sacrifícios, por salários dignos.
    A CIP deu-nos um bom exemplo à pouco tempo... Heee governantes regulem lá o subsidio de desemprego, porquê com os salários que nós temos para pagar, a malta do desemprego ainda perde dinheiro para vir trabalhar :)

Colocado por: luisvvMas claro, podemos perguntar aos gregos se distribuir riqueza que ainda não foi produzida deu bom resultado.

Não seja maldoso Sr. Luis, não subverta :)
    Assim como também podemos perguntar aos chineses de que serve produzir se a riqueza não é distribuída
    Como em tudo, no meio é que esta a virtude, nem tanto ao mar nem tanto à terra...consegue perceber isso?

Colocado por: luisvvPatético.

Será mesmo?

Colocado por: luisvvNão, não sabe.Quem se queixa do custo da água num país onde nenhuma entidade cobra o real custo ao consumidor,não faz a mínima ideia do que fala.

Defendo a preservação dos recursos e o uso com parcimónia. Não me viu escrever que actualmente pagamos a água a um preço inferior ao do custo (ai estamos de acordo.) Mas eu sei, e o sr também sabe que a médio longo prazo outro galo cantará...até porque como o sr diz empresa que não dá lucro, fecha a portinha.

Veja alguns exemplos

Adivinhe quanto custou um ramal de 3 m de comprimento para casa dos meus sogros? Estão a pagar o ramal e um pedacinho da rede, de depósitos, de etas, etars, pessoal, higiene e segurança no trabalho, sinalização, medicina no trabalho, juros do investimento, etc etc diga la um valor!

Uma vez que a taxa de aluguer de contador foi considerada ilegal e consequentemente suprimida, o que é a taxa de disponibilidade? È para pagar manutenção? tratamentos? Despesas de Pessoal?

As perdas de água por questões técnicas e por roubos (decorrentes de insuficiente fiscalização) são pagas por quem? (chamo a atenção que se trata de rede explorada por gestão privada, em que o administrador leu a sua sebenta ...logo dê por onde der esse prejuízo não pode ser assumido pela empresa) :)
    Não faz muito tempo que o administrador das aguas da figueira justificou no telejornal o preço exorbitante do custo da agua naquele concelho, com o facto de existirem roubos e por haver um consumo predominantemente sazonal, logo o investimento nas infra-estruturas tinha que ser rentabilizado de alguma forma.
    Desculpe, mas eu não concordo com isto.

Mas eu vou passar a alertar os consumidores para ficarem descansados pois muito em breve a factura da agua irá baixar. É que de acordo com os seus padrões, como a gestão foi entregue a empresas privadas, que irão optimizar a gestão eliminar os desperdícios, e aumentar a produtividade, and so on and so on o custo do m3 baixará significativamente relativamente aos valores anteriormente cobrados, e isto mesmo contabilizando o tal do "lucro".

Colocado por: luisvvParte do princípio errado de que o Estado é gerido por pessoas de bem e que se organiza para um suposto bem comum. Nada mais falso.

Nunca disse isso.
    Os gestores das sebentas são gestores de sebentas seja publico ou privado.

Abraços
  5.  # 6

O luis vence-nos pelo cansaço hehehehe

Vá, abracinho e te manhin

Xiça, 2 da manha ....jasus
    •  
      MRui
    • 4 maio 2010

# 7

O custo de vida aumenta, a Banca não aguenta!
  6.  # 8

Colocado por: marco1é razoável sim, já reparou por exemplo que o estado suiço também é capturado numa grande maioria pelo bem estar do seu povo.

Tem a certeza que quer dar esse exemplo ? É que está a falar de uma confederação de cantões (Estados) com grande autonomia e independência, num sistema de governo bastante descentralizado, e com uma forte componente de democracia directa. Alguma semelhança com o seu Estado ?
  7.  # 9

Estava eu agora à procura do ranking dos países segundo o Gini Index e encontrei este abstract:

Correlation between the Gini index and the observed prosperity
    Mazin, Igor
    American Physical Society, APS March Meeting, March 13-17, 2006, abstract #A33.007
    It has been well established by computer simulations that a free, unregulated market economy (in the simplest model of a yard sale economy) is unstable and collapses to a singular wealth distribution. It is now a common procedure in computer simulations to stabilize a model by favoring the poorer partner in each transaction, or by redistributing the wealth in the society in favor of the poorer part of the population. Such measures stabilize the economy and create a stationary state with a Gini index G<1. This suggests that there is some optimal range of the Gini index which is indicative of a healthy and dynamic economy. To verify this assumption, I plotted the PPP (parity purchasing power) for all countries in the world against their Gini indices, and found that they all (with only 2 outliers) fall into one of two groups: ``wealthy'' countries with PPP>10,000/year, and the rest. The former are characterized by G=0.29±0.07, and the latter by a uniform distribution of all possible Gs. This means that an enforced wealth redistribution is not a moral act of social consciousness, but a necessary precondition for a sustainable economy. The existence of an optimal G is illustrated through a simple model of a yard sale economy with taxation.
    • macal
    • 4 maio 2010 editado

# 10

.
  8.  # 11

Colocado por: macal
    Colocado por: Neonalias se não tivessem abolido a vergonha da escravatura a produtividade era de excelência.

Sem dúvida!
    Mas o problema é que os escravos não eram consumidores, não eram remunerados.

Pronto.. resolvemos esse problema. Críamos uma classe de escravos do consumo :D
  9.  # 12

Colocado por: Neon Não seja maldoso Sr. Luis, não subverta :) Assim como também podemos perguntar aos chineses de que serve produzir se a riqueza não é distribuída Como em tudo, no meio é que esta a virtude, nem tanto ao mar nem tanto à terra...consegue perceber isso?

Não subverti absolutamente nada. A situação grega é o corolário do seu raciocínio: é preciso gastar, e é preciso que seja o Estado a gastar.
    E a China talvez não seja um bom exemplo para o seu argumento.

Defendo a preservação dos recursos e o uso com parcimónia. Não me viu escrever que actualmente pagamos a água a um preço inferior ao do custo (ai estamos de acordo.) Mas eu sei, e o sr também sabe que a médio longo prazo outro galo cantará...até porque como o sr diz empresa que não dá lucro, fecha a portinha.

Claro, porque se for uma empresa estatal não fecha - continua a dar prejuízo, não é ? Mas como o raio dos prejuízos é pago por nós, vamos voltar ao mesmo: não paga directamente na conta da água, paga através dos impostos. E o problema é que paga mais.

Como qualquer estudante do 1º ano da faculdade sabe, o que não tem preço não é valorizado. Pode apregoar a necessidade de utilizar racionalmente os recursos como a àgua, mas isso de nada vale enquanto não a pagar ao seu real custo. E é muito mais racional subsidiar os verdadeiramente pobres que não possam suportar o seu custo, do que oferecê-la abaixo do preço de custo a todos.

Veja alguns exemplos Adivinhe quanto custou um ramal de 3 m de comprimento para casa dos meus sogros? Estão a pagar o ramal e um pedacinho da rede, de depósitos, de etas, etars, pessoal, higiene e segurança no trabalho, sinalização, medicina no trabalho, juros do investimento, etc etc diga la um valor!

Uma vez que a taxa de aluguer de contador foi considerada ilegal e consequentemente suprimida, o que é a taxa de disponibilidade? È para pagar manutenção? tratamentos? Despesas de Pessoal?

Excelente exemplo do que é a incompreensão do funcionamento de uma empresa. As empresas têm despesas e receitas. Retirar-lhes uma receita gera um défice, o que induz a procura de nova fonte de receita. A alternativa é agravar o prejuízo.

As perdas de água por questões técnicas e por roubos (decorrentes de insuficiente fiscalização) são pagas por quem? (chamo a atenção que se trata de rede explorada por gestão privada, em que o administrador leu a sua sebenta ...logo dê por onde der esse prejuízo não pode ser assumido pela empresa) :)

Que engraçado. Qualquer custo de uma empresa é assumido por ela e passado aos clientes. Se não o faz, acumula um prejuízo. Por estranho que lhe pareça, se a empresa for estatal, você também o paga. E esta, ahn ?

Não faz muito tempo que o administrador das aguas da figueira justificou no telejornal o preço exorbitante do custo da agua naquele concelho, com o facto de existirem roubos e por haver um consumo predominantemente sazonal, logo o investimento nas infra-estruturas tinha que ser rentabilizado de alguma forma.Desculpe, mas eu não concordo com isto.

Não percebi com o que é que não concorda. Com pagar a água ao custo dela? Pagar o investimento na rede de distribuição?

Mas eu vou passar a alertar os consumidores para ficarem descansados pois muito em breve a factura da agua irá baixar. É que de acordo com os seus padrões, como a gestão foi entregue a empresas privadas, que irão optimizar a gestão eliminar os desperdícios, e aumentar a produtividade, and so on and so on o custo do m3 baixará significativamente relativamente aos valores anteriormente cobrados, e isto mesmo contabilizando o tal do "lucro".

Até você compreende que o seu argumento é desonesto. Se neste momento paga uma pequena fracção do real custo da água, dizer que a factura da água vai baixar é intelectualmente desonesto.
  10.  # 13

Ó luisvv....vá a uma assembleia geral de qualquer uma das trÊs e veja o poder do estado,lol....estranho não ter comentado o final da minha intervenção, figuras tristes caro luisvv, faz quem não está por dentro,por fora e no meio, destas empresas.
    O jogo no privado é muito pior caro luisvv...muito pior, não falemos de tachos e tachinhos de C e Czinhos, ^favores e favorzinhos porque nesse jogo perde é você.
    O poder da EDP no estado meu amigo é 25.7, caso não saiba, a golden share da PT no estado é igual ao litro caro amigo, o 25 não servem de nada, os resto anda em sintonia sabe o que isso quer dizer? 8% é muito ou pouco??mas está a gozar ou é so mm pra irritar?
    Olhe no BCP manda o privado , não tente deturpar valores, em vez de ver na net, eu trago-lhe as 3000 e tal páginas de reunioes dessas tre^s empresas e depois fala.

Não insulte a inteligência dos outros fica mal.
    Burguesia nunca foi no estado
  11.  # 14

"Como qualquer estudante do 1º ano da faculdade sabe, o que não tem preço não é valorizado."

Tenho dois sobrinhos a acabar Gestão e estou a começar a ficar preocupada. A minha ideia de tirar um curso superior é um bocadinho diferente de ir à catequese, mas agora já não sei :-(
  12.  # 15

luisvv

acha que se fosse tudo mas mesmo tudo privatizado, o estado tinha mão nisto?? (pergunta apenas).
    Como já disse a meu ver um dos problemas para mim é a promiscuidade entre publico e privado e a participação do estado em empresas privadas, ou seja empresas semi privadas.
  13.  # 16

Mas ainda ninguém percebeu que o problema não é exclusivo do privado ou do público. Que o cerne da questão são as PESSOAS. É uma questão de mentalidade, de cultura. Enquanto houver pessoas que querem tirar partido dos seus postos para enriquecer ilicitamente, enquanto houver ganância e falta de carácter, será sempre assim. Quantas pessoas não tentam fugir à sua responsabilidade, a começar pelo pagamento dos impostos. Se TODOS pagassem devidamente os impostos que devem, se todos cumprissem com as suas obrigações...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aspirante
  14.  # 17

Colocado por: LuisFigueiredoÓ luisvv....vá a uma assembleia geral de qualquer uma das trÊs e veja o poder do estado,lol....estranho não ter comentado o final da minha intervenção, figuras tristes caro luisvv, faz quem não está por dentro,por fora e no meio, destas empresas.
    O jogo no privado é muito pior caro luisvv...muito pior, não falemos de tachos e tachinhos de C e Czinhos, ^favores e favorzinhos porque nesse jogo perde é você.
    O poder da EDP no estado meu amigo é 25.7, caso não saiba, a golden share da PT no estado é igual ao litro caro amigo, o 25 não servem de nada, os resto anda em sintonia sabe o que isso quer dizer? 8% é muito ou pouco??mas está a gozar ou é so mm pra irritar?
    Olhe no BCP manda o privado , não tente deturpar valores, em vez de ver na net, eu trago-lhe as 3000 e tal páginas de reunioes dessas três empresas e depois fala.

É engraçado, mas a realidade desmente-o. No BCP manda tanto o privado que a administração veio direitinha da CGD, com o ámen do Governo. Na PT, então, brada aos céus. Na EDP ? Nã.... Na GALP? Só nomeia o presidente do conselho de administração..

Agradeço a sua oferta, mas tenho toda a informação de que necessito sobre as empresas que quero, obrigado.

Quanto à história das barragens, muito haverá para dizer. Mas o Luis vai elucidar-nos. De memória, o programa nacional de barragens foi anunciado como investimento dos concessionários, sem comparticipação do Estado, e implicou o pagamento antecipado de umas centenas de milhões de euros a título de adiantamento pela concessão. Mas o Luis vai dar-nos dados contrários e fundamentados, claro.
  15.  # 18

Para concluir, porque realmente cansa elucidar quem não quer ser, portanto para o iluminar um bocado no buraco onde se encontra, o Baixo Sabor é pago 60% pelo estado faça as contas.
    Olhe você tem o condão de irritar a spessoas com a sua arrogância desenfreada, se ao menos tivesse razão no que diz, ainda estou como o outro, agora atirando coisas ao ar e chamando os outros de ignorantes, por favor, ainda está para vir o dia em que o senhor me ensine algo destas três empresas, de como são feitas as nomeações enfim.
    Fui anunciado sem comparticipação do estado, ai está sua ignorância , mas algums consórcio se ia chegar à frente para depois não ter retroactivos da produção da barragem por si financiada???Mas você quer passar as pessoas por parvos.
    Baixo Sabor 60% estado, 40% EDP , BCP
    Ribeiradio 50% , 50%
    O estado tem uma cota de 25.7%.
    Não é contrariar os seus dados amigo, isso não são dados são opiniões suas, fundamente a sério, já reparamos quando algo o incomoda do ponto de vista do seu conhecimento o senhor não responde.

Olhe a mim ensinaram a falar só do que sei, e essa educação tem me trazidos muitas felicidades na minha profissão porque não invento, percebe, conselho: Faça o mesmo.
    Não insulte as pessoas, tenha nível.

E é a última vez que escrevo relativo a comentários seus, porque isso é dar-lhe importância e numa conversa com um ignorante , ele ganha...tem mais experiência.
    Ah a administração veio da CGD exactamente, quem aprovou essas nomeações??Vá lá dar-lhe importância
    •  
      FD
    • 4 maio 2010

# 19

Colocado por: marco1acha que se fosse tudo mas mesmo tudo privatizado, o estado tinha mão nisto?? (pergunta apenas).

O Chávez nacionalizou umas quantas porque não lhe davam o que queria. Esse é o trunfo do estado. :)

Colocado por: maria carolinaEnquanto houver pessoas que querem tirar partido dos seus postos para enriquecer ilicitamente, enquanto houver ganância e falta de carácter, será sempre assim.

Por isso, a mudar alguma coisa começamos por nós e pelos que estão por perto, sem isso, é inútil.
    Todos devemos "moralizar" pelo exemplo, que é, em parte, o que tento fazer aqui no fórum com a ajuda que tento dar a completos desconhecidos. :)

Mas, não concordando muito com a forma como o luisvv diz as coisas, estou, em mais coisas, de acordo com ele.
    O Estado deve ser unicamente regulador e não um instrumento qual Golias à mercê de alguns, que se esconde no bem público para "dar empregos" como tantas vezes se vê os portugueses a pedirem nos noticiários.
    Há que dar "empregos"... e perpetua-se um sentimento de que o estado é que tem que. Isso tem um nome: desresponsabilização. A culpa é dos políticos, disto e daquilo.
    Os políticos (perfeitos ou monstros) são, de certeza absoluta, o bode expiatório por excelência.

No princípio, acho o serviço público louvável e uma ideia de mérito. Mas, na prática, a teoria fica lá longe. O serviço público é, muitas vezes, deficiente, gastador e necrófago.
    Por isso, há duas soluções: ou se privatiza ou se torna eficiente. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens e nem sempre a teoria do "eles comem tudo" se aplica.
    Se for para privatizar e constituir monopólios ou cartéis, se calhar mais vale desperdiçar...
    Pelo que tenho percebido, estamos a seguir a opção da eficiência, daí tanta contestação de tantos sectores (professores, transportes, médicos, enfermeiros, farmácias, etc.).

O ideal seria que tudo fosse passível de concorrência. O ideal seria encontrar modelos que o permitissem mas, há coisas em que tal é virtualmente impossível. E é nesses casos, infelizmente, onde se dão os problemas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria carolina
  16.  # 20

World_Map_Index_of_perception_of_corruption_2009.svg‎

0.0535 seg. NEW