Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

Alguém sabe quais os documentos necessários para escritura no DB?

Obrigado
  2.  # 942

Por acaso sei porque tenho mesmo aqui à mão uma simulação deles.

3. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ELABORAÇÃO DE ESCRITURA
    Fotocópia dos dois últimos recibos de vencimento
    Fotocópia da última declaração de I.R.S. + Nota Liquidação
    Declaração de vínculo laboral + Extractos Bancários dos últimos 3 meses
    Planta, com indicação da fracção a adquirir
    Plantas de localização do imóvel
    Documento Matricial do Imóvel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  3.  # 943

Colocado por: MDFerreiraPor acaso sei porque tenho mesmo aqui à mão uma simulação deles.

Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

mas parece que essa documentação é para situações de compra (ex.: indicação de fracção a adquirir). E que documentos são em caso de contrução de habitação?

cumps
  4.  # 944

Pois, isso já não lhe sei dizer...

Cumpts!
  5.  # 945

Colocado por: MDFerreiraPor acaso sei porque tenho mesmo aqui à mão uma simulação deles.

Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Essa é a documentação para analise do crédito.
    Para escritura de construção, são os BIs, NIFs, modelo 1 do IMI e a licença de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  6.  # 946

Colocado por: Cfinanceiro

É normal que pague as despesas!
    A questão dos 90% é normal a banca agora dificilmente faz financiamentos a 90%. Em situações dessas normalmente quando o cliente tem taxa de esforço baixamos o financiamento para 85% e pedimos o restante em pessoal, ou então visto que avaliação foi baixa é preciso pressionar quem vende, ou ainda se acham que avaliação foi baixa em função dos valores praticados nessa zona pedir uma segunda avaliação.

Estas pessoas agradeceram este comentário:2Costa

CFinanceiro desde já agradeço a sua disponibilidade e resposta dada, mas mesmo sem eu ter assinado qualquer tipo de documento eles me podem cobrar as despesas de processo e avaliação?
    E quando foi ao banco inicialmente disse que so queria seguir com o processo se fosse financiado os 90% sobre o valor do imóvel e foi me dito que não havia problema que me davam os 90% em caso de aprovação!!!
    Mais uma vez mt obrigado
  7.  # 947

Colocado por: HgracaExmos.
    À coisa de uma ano e meio que tenho acompanhado este fórum, não só esta "discussão" em particular, e tenho utilizado algumas boas dicas, que desde já agradeço.
    Vou expor a minha situação mais como desabafo do que na expectativa de auxilio, mas se alguém tiver alguma coisa a comentar é claro que agradeço.
    Então aqui vai:
    Em Novembro de 2009 assinei um contrato promessa compra e venda de um apartamento ainda em construção. Valor de compra 232.500,00€
    O compromisso por parte do construtor (verbal) foi que seria possível realizar escrituras lá para Setembro de 2010, dado que estaria a prever que nessa data fossem emitidas as licenças de habitação.
    O processo arrastou-se até hoje (segundo informações da Câmara Municipal o processo já segui para despacho)
    Até ao final do ano passado fui acompanhando o desenvolvimento dos mercados, e por precaução não dei entrada de processo de crédito em nenhum banco pois a validade do mesmo poderia ser insuficiente até à referida emissão das licenças de habitação.
    De qualquer das formas tenho conhecimento que alguns "vizinhos" meus deram entrada de processos de CH ainda o ano passado.
    Utilizei os valores de referência das avaliações tidas por eles para (278.000,00€ pelo Deutch Bank) no início deste ano consultar a banca por intermédio de simulações.
    Acabei por decidir dar entrada do processo no Santander e aqui começa a minha "telenovela".
    A primeira avaliação foi de 231.950,00€, fiquei estupefacto. Falei com o Gerente do balcão e por curiosidade ele tinha mais processos a decorrer para o mesmo condomínio do qual tinha avaliações de 270.000,00€ e 260.000,00€.
    Pedi nova avaliação. Resultado da mesma 250.000,00€, ou seja, melhor mas mais baixa que as anteriores. Pedi o relatório da avaliação para poder "averiguar" qual o motivo.
    No referido relatório é utilizado o método comparativo e comparam duas fracções no mesmo condomínio, com igual tipologia e acabamentos, uma com 145 m2 por 270.000,00€ e outra de 140 m2 por 260,000,00€. A "minha tem 146m2, voltei a reclamar qual o motivo e não obtive qualquer tipo de resposta satisfatória.
    Como estou a pedir a totalidade do valor da escritura e o Santander não faz empréstimos com LTV superior a 80%-85%, fui à procura de outro banco.
    Tive conhecimento que a CGD tinha financiado o construtor e que por causa disso não seria necessário pagar qualquer tipo de comissões de análise de processo ou avaliação.
    Dei entrada do processo na CGD e o resultado foi novamente uma desgraça - Avaliação de 233.000,00€
    Recebi um e-mail do gestor de conta da CGD a informar que poderiam fazer uma LTV (pela condição especial de já terem emprestado o dinheiro ao construtor) de perto de 100% e que iriam submeter o processo para decisão superior.
    De qualquer das formas e tendo em conta esta experiência a pergunta que faço é (provavelmente será uma pergunta retórica):
    Quem é que regula as empresas de avaliação imobiliária em Portugal? Se elas se dizem idóneas e independentes dos interesses dos bancos, o porquê dos avaliadores perguntarem sempre a quem vai mostrar o fracção se "o seu cliente vai pedir o dinheiro todo? tem alguns €'s para dar de entrada?
    Já pedi o relatório da avaliação à CGD, não sei se me vão dar cópia uma vez que o não paguei.
    Estando o processo em análise superior deverei reclamar o valor da avaliação, ou ficar quietinho até ter resposta da aprovação do crédito.
    As condições que a CGD me "ofereceram" não foram as melhores mas... tendo em consideração as condições de mercado, estou desconfiado que se não for na CGD não vou conseguir em mais lado nenhum (No Santander as coisas estão pendurados pela possibilidade de eu "arranjar" mais uns euros para dar de entrada, de preferência sem recorrer a crédito pessoal. Estou desconfiado que a avaliação do Santander foi inferior ao esperado para forças essa situação, por isso fiquei mal impressionado)
    Desde já peço desculpa pelo testamento mas... não cosegui resumir mais.
    Cumprimentos

O problema não está só nas empresas de avaliação, muitas vezes são os próprios bancos que cortam nos valores que as empresas lhes fornecem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hgraca
  8.  # 948

Colocado por: CfinanceiroEssa é a documentação para analise do crédito.
    Para escritura de construção, são os BIs, NIFs, modelo 1 do IMI e a licença de construção.

Cfinanceiro, para a escritura de compra são necessários aqueles documentos, estou a fazer copy/past de uma simulação do DB.

2. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À APROVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO
    Fotocópia do B.I. + N.I.F.

9.  # 949

Todos esses documentos tem de ser entregues antes da escritura para aprovação do crédito e avaliação do imóvel.
  10.  # 950

Sim, claro. Mas por exemplo, entre a aprovação do crédito e a escritura pode passar 2 ou 3 meses... E antes da escritura eles querem os documentos actualizados.
    Pelo menos foi isto que eu percebi.

Por exemplo quem teve o crédito aprovado no mês passado ainda utilizou o IRS de 2009. Mas se a escritura for lá para Junho, nessa altura já tem disponivel o IRS de 2010.
    Desculpem se estou a dizer alguma asneira, mas acho que não.
    Caso contrário não fazia sentido eles informarem que os documentos são necessários em ambas as ocasiões, para aprovação e para a escritura.

Cumpts
  11.  # 951

Caso seja necessário actualizar algum desses documentos tem de ser feito antes da escritura.
    • JPAP
    • 9 abril 2011 editado

# 952

Parece-me que finalmente encontrei a casa dos meus sonhos... mas tenho algumas dúvidas e precisava de ajuda.
    Tendo em conta o actual cenário do aperto da banca aos créditos, queria saber que hipoteses tenho do seguinte credito ser aprovado sem fiadores.

Moradia Geminada no mercado por 165000€ avaliacao rondará os 180.000€ julgo eu...
    Valor negociado para aquisição: 155000€
    Valor de financiamento pedido ao banco: 135000€ (dou entrada de 20.000€)

28 anos, trabalhador por conta própria, IRS 2010 de 35.500€, liquido (segundo as belissimos calculos das finanças) 21.000€

Tenho hipoteses de conseguir o credito sem fiadores?

Agradeço toda a ajuda e conselhos que possam prestar de forma a obter o crédito, uma vez que sou empresário individual, e quase me dá a sensação que isso para os bancos é pior que ser desempregado, dai as minhas dúvidas, se consigo ou não obter financiamento.

Obrigado.
    • jhag
    • 11 abril 2011

# 953

Boa tarde

O meu problema é o seguinte, o meu rendimento declarado não é o real, é bem abaixo do real (o meu e da minha companheira, ela é trabalhadora por conta própria), e como tal vou ter problemas na obtenção do crédito habitação. O que está declarado é um rendimento conjunto de 7800€ anuais, queremos comprar uma moradia por 120000€, precisamos da totalidade desse valor, e em principio o valor de avaliação será cerca de 160000. O nosso rendimento real é cerca de 14800€/ano. O que eu quero saber é que hipoteses tenho de conseguir o financiamento, se vou ter necessidade de ter fiador, e se há alguma forma de o banco aceitar o valor real nos rendimentos (e não o que está declarado no IRS). Ainda só fiz um contacto com os bancos (pra já só a CGD) e com o rendimento declarado só vi "cara feia" e poucas esperanças (mesmo apresentando fiador disseram que tem q ser um bom fiador), o que eu pergunto é se vou ter hipoteses de conseguir o financiamento, e se conseguir, se me vão "roubar" com spreads aburdos.
    Desde já o meu agradecimento.

Cumprimentos
  12.  # 954

j cardoso, chamado à recepção, há alguém por aqui a fugir da lei, não declarando o real rendimento, ou seja, fuga ao fisco!
    Pede-se comentário e respectivo advertimento.
  13.  # 955

Colocado por: jhagBoa tarde

O meu problema é o seguinte, o meu rendimento declarado não é o real, é bem abaixo do real (o meu e da minha companheira, ela é trabalhadora por conta própria), e como tal vou ter problemas na obtenção do crédito habitação. O que está declarado é um rendimento conjunto de 7800€ anuais, queremos comprar uma moradia por 120000€, precisamos da totalidade desse valor, e em principio o valor de avaliação será cerca de 160000. O nosso rendimento real é cerca de 14800€/ano. O que eu quero saber é que hipoteses tenho de conseguir o financiamento, se vou ter necessidade de ter fiador, e se há alguma forma de o banco aceitar o valor real nos rendimentos (e não o que está declarado no IRS). Ainda só fiz um contacto com os bancos (pra já só a CGD) e com o rendimento declarado só vi "cara feia" e poucas esperanças (mesmo apresentando fiador disseram que tem q ser um bom fiador), o que eu pergunto é se vou ter hipoteses de conseguir o financiamento, e se conseguir, se me vão "roubar" com spreads aburdos.
    Desde já o meu agradecimento.

Cumprimentos

Eu não sou nenhum perito, mas se estivesse do outro lado, só me guiava pelo que declara. Será este rendimento o que servirá de base de cálculo.

Eu pelo menos nunca assumi que o banco contasse com o extra que ganho em ajudas de custo...

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhag
  14.  # 956

Colocado por: ExCiSej cardoso, chamado à recepção, há alguém por aqui a fugir da lei, não declarando o real rendimento, ou seja, fuga ao fisco!
    Pede-se comentário e respectivo advertimento.

Boas

Meu caro, não acha que está a ser deselegante e inconveniente?
  15.  # 957

Colocado por: Rui A. B.

Boas

Meu caro, não acha que está a ser deselegante e inconveniente?

Estou só a brincar com j cardoso, rui! Mas não me diga que acha correcto a fuga ao fisco?
  16.  # 958

Colocado por: ExCiSe

Estou só a brincar com j cardoso, rui! Mas não me diga que acha correcto a fuga ao fisco?

Se está só a brincar peço desculpa.

Claro que não está correcto, mas, ao contrário de outros membros, este não aconselha os outros a praticar actos ilegais, percebe? Cada um é responsável pelos seus actos, só não me agrada é ver aconselhamentos que podem ser envenenados e colocar as pessoas em muitos maus lençois.
  17.  # 959

O problema não está só nas empresas de avaliação, muitas vezes são os próprios bancos que cortam nos valores que as empresas lhes fornecem...

Pois CFinanceiro, o Gestor de um balcão já mo disse. As palavras dele foram "não posso confirmar mas tenho a sensação que as avaliações são corrigidas a belo prazer pelo banco".
    Na minha opinião isso deveria ser controlado por algum organismo, Banco de Portugal, CMVM, Instituto da Construção e do Imobiliário, I. P., outro organismo qualquer.
    Essa situação está a desvirtuar a realidade do mercado.
    A ideia numa avaliação e o banco ter uma informação do valor de mercado de uma habitação da qual vai obter uma hipoteca, para no caso de necessitar de reaver o seu dinheiro colocar a casa à venda. Por sua vez essa avaliação vai influenciar o Crédito Habitação. Devido à envolvência deste dois factores é que eu sou da opinião que o valor das avaliações deveria ser algo idóneo, e não mais uma forma dos bancos ganharem dinheiro.
    Ao influenciarem uma avaliação negativamente vai aumentar o LTV e por sua vez aumentar as taxas de spread.
    São utilizados diversos meios de avaliação, sendo o mais utilizado o método comparativo. No meu caso não consigo compreender qual o motivo para uma casa igual à minha, no mesmo condomínio, avaliada com a diferença de 2 meses ter um valor de avaliação de 270.000,00€ e a minha só ter avaliação de 250.000,00€.
    O Banco de Portugal obriga que os relatórios das avaliações sejam dados aos clientes, uma vez que foram pagos por eles, mas depois não dá qualquer liberdade para reclamar.
    Por isso quando vejo o pessoal aqui no blog a dizer que tem expectativa de avaliação de X ou de Y, fico logo com pena deles. Pois NINGUEM pode dizer esperar nada sobre as avaliações, mesmo tendo conhecimento que a casa do vizinho, ou do prédio ao lado teve uma boa avaliação.
    Ou seja... estamos totalmente nas mãos dos BANCOS, e eles vão brincando com as nossas vidas.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cfinanceiro
  18.  # 960

Colocado por: 2Costa

CFinanceiro desde já agradeço a sua disponibilidade e resposta dada, mas mesmo sem eu ter assinado qualquer tipo de documento eles me podem cobrar as despesas de processo e avaliação?
    E quando foi ao banco inicialmente disse que so queria seguir com o processo se fosse financiado os 90% sobre o valor do imóvel e foi me dito que não havia problema que me davam os 90% em caso de aprovação!!!
    Mais uma vez mt obrigado

Já tinha conta nesse banco?

0.3299 seg. NEW