Iniciar sessão ou registar-se
    • 2Costa
    • 15 abril 2011 editado

# 981

Colocado por: joannitah
    Sou leiga nisto, mas da experiência que tenho, pois também tive alguns dissabores com o banco enquanto o pedido ia avançando (a título de curiosidade dei entrada do pedido em inícios de Janeiro e fizemos a escritura a semana passada) se ainda não recebeu as cartas de aprovação e se não as assinou o que eles dizem de boca não conta para nada. Deste modo, mesmo que eles tenham ligado a avisar que o crédito tinha sido aprovado se não tem qualquer documento da parte deles a dizer isso mesmo, não tem qualquer hipótese de reclamar. A não ser que possua registos de emails trocados entre si e o banco ou qualquer outro tipo de prova. Quanto a se podem fazer isso? Isso é muito subsjectivo. A questão está mais no se devem fazer isso. Na minha opinião não deviam, de qualquer modo nas condições actuais de mercado e com os cortes todos ao crédito acho previsivel e esta situação, pois estao a receber a todo o momento actualizações das condições de agravamento de novos créditos o que está a provocar este caos e o que aconteceu provavelmente foi que como devem ter recebido essas actualizações e as suas cartas ainda nao foram emitidas significa que foram anuladas essas condições...

Boa Sorte e espero que consiga resolver esta situação.

Estas pessoas agradeceram este comentário:2Costa

Muito brigado.
    Realmente n esta fácil!!! sou filho de funcionário dessa mesma instituição bancaria e por norma tinha direito ao spread mínimo aplicado mas nem isso eles me estão a dar! e já ando nisto desde Fevereiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joannitah
    • Jota21
    • 15 abril 2011 editado

# 982

Ok, então tenho de aguardar mais umas semanas, e com estas noticias todos dias da crise, juros e taxas. Já não estou a ver se vão cumprir o acordo inicial. Vamos ver como será o final.
    Fica a duvida do condominio,Obrigado.
  1.  # 983

Colocado por: jhagBoa tarde

O meu problema é o seguinte, o meu rendimento declarado não é o real, é bem abaixo do real (o meu e da minha companheira, ela é trabalhadora por conta própria), e como tal vou ter problemas na obtenção do crédito habitação. O que está declarado é um rendimento conjunto de 7800€ anuais, queremos comprar uma moradia por 120000€, precisamos da totalidade desse valor, e em principio o valor de avaliação será cerca de 160000. O nosso rendimento real é cerca de 14800€/ano. O que eu quero saber é que hipoteses tenho de conseguir o financiamento, se vou ter necessidade de ter fiador, e se há alguma forma de o banco aceitar o valor real nos rendimentos (e não o que está declarado no IRS). Ainda só fiz um contacto com os bancos (pra já só a CGD) e com o rendimento declarado só vi "cara feia" e poucas esperanças (mesmo apresentando fiador disseram que tem q ser um bom fiador), o que eu pergunto é se vou ter hipoteses de conseguir o financiamento, e se conseguir, se me vão "roubar" com spreads aburdos.
    Desde já o meu agradecimento.

Cumprimentos

Com o rendimento que declara, tem 0% de hipoteses de ter financiamento.
    Com o rendimento real, tem aí uns 10% de hipoteses, com um spread brutal.

Repare nas seguintes contas:
    120.000 euros
    40 anos
    Juros a 3.5% (não acredito que consiga melhor, aliás nem acredito que consiga este...)
    Prestação +- 465€

Como o seu rendimento real é de +- 1250€, a taxa de esforço é de 37.2% (o que quer dizer que não consegue pagar...)

Não se esqueçam de prever uma subida do juros de +2%, é que caminha para aí...
    e nesse caso a prestação poderia passar para:
    618.92€ -METADE do seu rendimento mensal...

E já agora, corre o risco das Finanças acharem interessante uma pessoa que declara 7800€/ano, comprar uma casa de 160.000€ (não se esqueça que vai declarar no IRS a compra da casa). Os computadores agora cruzam estes dados todos...
  2.  # 984

Colocado por: jhag... se me vão "roubar" com spreads aburdos.
    Ninguem o vai roubar, se não quiser, não faz o crédito.

... A mim nunca me deram nada e ainda me dificultam os acessos ao mais básico que tenho direito, incluindo o financiamento agora em questão...
    O financiamento que eu saiba não é um direito. Ninguem tem o dever de lhe emprestar dinheiro.

... A mim nunca me deram nada e ainda me dificultam os acessos ao mais básico que tenho direito.
    Nunca lhe deram nada?

Nunca foi ao hospital? Quem acha que pagou?
    Nunca andou na escola? Quem acha que pagou?
    Não anda na estrada? Quem acha que pagou?
    Não tem iluminação pública? Quem acha que pagou?
    Não tem água em casa? Quem acha que pagou?
    Não tem esgotos em casa? Quem acha que pagou?

EU e os outros parvos que pagam impostos.
    Existem mais algumas dezenas de exemplos, mas não vale a pena.

... que servirão para encher os bolsos de gente que pouco precisa mas recebe salários/pensões milionárias.
    Como pode ver, a sua moral para falar é ZERO. É igual ou pior do que aqueles que tenho a certeza que critica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bino_, joannitah
  3.  # 985

Boa tarde a todos

Estou prestes a iniciar a minha casa. Tenho dinheiro para quase toda a casa, no entanto, terei de pedir cerca de 70000 euros para acabar. Deste modo tenho 3/4 do dinheiro necessario. O meu namorado é efectivo, no entanto, a declaração de IRS não reflecte o salario real apesar de este entrar sempre no nas duas contas e haver registos dele todos os meses. Eu sou funcionaria publica a termo e com um IRS bastante elevado. Gostaria de comentarios por quem anda por estas bandas a tratar de emprestimos. Praticamente vou ter a casa paga por mim e o terreno tb é meu. Logo o banco tem muitas garantias...
  4.  # 986

E já agora, corre o risco das Finanças achareminteressanteuma pessoa que declara 7800€/ano, comprar uma casa de 160.000€ (não se esqueça que vai declarar no IRS a compra da casa). Os computadores agora cruzam estes dados todos...

boas.
    pois e depois vão-lhe pedir imposto devido o que é bem feito.
    se não quer pagar impostos pode ir sempre para viver para um off shore.
    è por cause de portugueses como estes que estamos desta forma.
    um abraço.
  5.  # 987

boa tarde a todos,
    De facto não vejo grandes perspectivas para obter um crédito habitação este ano, na situação financeira que se encontra o país.
    Alias tinha um projecto em curso, mas já decidimos que iriamos suspender a ver se melhores dias viriam. Não temos intenções de nos esfolarmos por causa de uma casa.
    Mas tenho visto que a caixa galicia apresenta um spread apelativo para quem dar inicio ao processo de financiamento via internet.
    Alguem tem credito habitação pela C.Galicia ou tem alguma opinião formada acerca deste banco.
    Obg
    • jhag
    • 18 abril 2011

# 988

Colocado por: PBarataNinguem o vai roubar, se não quiser, não faz o crédito.

O financiamento que eu saiba não é um direito. Ninguem tem o dever de lhe emprestar dinheiro.

Nunca lhe deram nada?

Nunca foi ao hospital? Quem acha que pagou?
    Nunca andou na escola? Quem acha que pagou?
    Não anda na estrada? Quem acha que pagou?
    Não tem iluminação pública? Quem acha que pagou?
    Não tem água em casa? Quem acha que pagou?
    Não tem esgotos em casa? Quem acha que pagou?

EU e os outros parvos que pagam impostos.
    Existem mais algumas dezenas de exemplos, mas não vale a pena.

Como pode ver, a sua moral para falar é ZERO. É igual ou pior do que aqueles que tenho a certeza que critica.

Estas pessoas agradeceram este comentário:bino_

Tou a ver que causei alguma discussão extra tópico... Tb estou a ver que há aqui muitos moralistas, ou provavelmente enquadram-se nos que vivem às custas do estado.

1º eu não pago 0€ de impostos, todos os dias pago impostos para o estado, para mim são suficientes.
    2º eu sei que só faço o crédito se quiser, roubar estava entre "".
    3º o direito a habitação é dos mais básicos e essenciais, e acho que o banco do estado devia ser o primeiro a ajudar (e não digo que deve dar nada de graça), e 90% da população portuguesa não consegue comprar sem financiamento.
    4ºO hospital quem paga sou eu, pago as taxas por cada consulta ou exame, e ainda por cima inumeras vezes tenho que recorrer ao privado pq o serviço publico não presta. A escola foi paga pelos meus pais, e por mim (propinas, refeições escolares, todos os livros e materiais escolares que precisei) não me foi nada dado. Na estrada!!! pago todos os dias, desde auto estradas, scuts, pago o IUC, pago o imposto dos combustiveis e ainda me deparo com estradas inadequadas. A iluminação é paga à EDP, ou pensam que o que pagam das facturas de casa não tem já uma ajuda pra pagar a iluminação publica? e estão incluidas aí mais algumas taxas (exemplo da taxa audiovisual que serva pra pagar salarios milionários na televisão publica RTP). A água sou eu que a pago, é essa que eu uso, não tenho que pagar mais nenhuma, e mais uma vez na factura mensal vêm mais algumas taxas, incluindo a taxa de saneamento.
    5º Se acha que eu estou errado, fale dos que ganham o rendimento minimo, fale dos deputados a ganhar por base 4.000€/mês, fale dos gestores publicos a ganhar cerca de 20.000€/mês mais prémios anuais por não fazerem nada, fale nos subsidios a fundo perdido que seriam pra incentivar o investimento privado e nunca se vê nada a crescer, fale dos intitutos publicos que não servem para nada. Estes casos ninguem critica.

Como disse, pago alguns impostos que na minha opinião são suficientes para o que eu preciso, quem paga a mais deveria reclamar, e nesse caso eu ainda ajudo na reclamação. E o valor da minha moral não é concerteza atribuída por si, a sua opinião tem o valor que tem, para outros a minha moral tem um valor bem superior.

Desde já peço desculpa por me ter metido nesta discussão, tentei obter aqui ajuda mas deram mais importancia à informação acessória do que à principal.
    Espero não ter ofendido ninguem.

Cumprimentos
    • jhag
    • 18 abril 2011

# 989

Colocado por: antonio almeida
    boas.
    pois e depois vão-lhe pedir imposto devido o que é bem feito.
    se não quer pagar impostos pode ir sempre para viver para um off shore.
    è por cause de portugueses como estes que estamos desta forma.
    um abraço.

Sinceramente eu acho que estamos nesta situação por causa de politicos incompetentes, e governantes ainda piores. Não é por minha causa concerteza, se todos pagassem os devidos impostos provavelmente esse dinheiro serviria para comprar uma frota automóvel publica de gama superior, o que seria realmente o que o país estaria a precisar... ou então para dar um aumento de 10.000€ pra alguns gestores publicos.

Cada um tem a sua opinião, mas não pense que esse dinheiro a mais caíria no seu bolso.

Não leve a mal este comentário
    Abraços
  6.  # 990

Colocado por: jhag1º eu não pago 0€ de impostos, todos os dias pago impostos para o estado, para mim são suficientes.
    2º eu sei que só faço o crédito se quiser, roubar estava entre "".
    3º o direito a habitação é dos mais básicos e essenciais, e acho que o banco do estado devia ser o primeiro a ajudar (e não digo que deve dar nada de graça), e 90% da população portuguesa não consegue comprar sem financiamento.
    4ºO hospital quem paga sou eu, pago as taxas por cada consulta ou exame, e ainda por cima inumeras vezes tenho que recorrer ao privado pq o serviço publico não presta. A escola foi paga pelos meus pais, e por mim (propinas, refeições escolares, todos os livros e materiais escolares que precisei) não me foi nada dado. Na estrada!!! pago todos os dias, desde auto estradas, scuts, pago o IUC, pago o imposto dos combustiveis e ainda me deparo com estradas inadequadas. A iluminação é paga à EDP, ou pensam que o que pagam das facturas de casa não tem já uma ajuda pra pagar a iluminação publica? e estão incluidas aí mais algumas taxas (exemplo da taxa audiovisual que serva pra pagar salarios milionários na televisão publica RTP). A água sou eu que a pago, é essa que eu uso, não tenho que pagar mais nenhuma, e mais uma vez na factura mensal vêm mais algumas taxas, incluindo a taxa de saneamento.

1º Para mim também são suficientes, até são demais dado que tenho que pagar os meus e ainda cobrir a sua parte, porque voce não paga.
    2º Ainda bem que percebeu.
    3º O banco do estado devia ajudar? é que "ajudar" custa dinheiro, o meu e o de todos, menos o seu, dado que voce não paga.
    4º Acha mesmo que esses valores que paga chegam para custear o serviço que usufrui? Acha que a taxa moderadora paga o médico e as instalações e os exames e o investimento em equipamento e tudo o resto? Acha que as propinas pagam o custo do aluno? Acha que a conta da água paga o custo de fazer a rede de distribuição e a captação e tudo o resto? Veja a diferença para o que paga no privado e fica logo com uma ideia. Já agora, eu também pago isso tudo, e ainda compartecipo a sua parte no restante...

Colocado por: jhag5º Se acha que eu estou errado, fale dos que ganham o rendimento minimo, fale dos deputados a ganhar por base 4.000€/mês, fale dos gestores publicos a ganhar cerca de 20.000€/mês mais prémios anuais por não fazerem nada, fale nos subsidios a fundo perdido que seriam pra incentivar o investimento privado e nunca se vê nada a crescer, fale dos intitutos publicos que não servem para nada. Estes casos ninguem critica.
    Eu critico, mas eu posso, dado que faço a minha parte. Voce também critica, mas não devia (afinal voce é que é o falso moralista), dado que é igual a eles... O povo costuma dizer "Quem faz um cesto, faz um cento!"

Colocado por: jhagTb estou a ver que há aqui muitos moralistas, ou provavelmente enquadram-se nos que vivem às custas do estado.
    Pelo que já lhe expliquei, parece-me que voce também vive à conta do estado. Custa a admitir, mas é a verdade.
  7.  # 991

Bem, fui apanhada no meio de uma discussão da qual pouco percebo. E não estou aqui para criticar ninguem nem ser criticada. Sinceramente gostaria que alguem partilhasse as suas opiniões e expereiências quanto as facilidades/dificuldades no acesso ao credito à habitação e tendo em conta aquilo que partilhei.
    Obrigada
  8.  # 992

Colocado por: ps casaSpread 0,6 Caixa Galicia.... será

Possível, é!
  9.  # 993

Colocado por: mavaleBoa tarde a todos

Estou prestes a iniciar a minha casa. Tenho dinheiro para quase toda a casa, no entanto, terei de pedir cerca de 70000 euros para acabar. Deste modo tenho 3/4 do dinheiro necessario. O meu namorado é efectivo, no entanto, a declaração de IRS não reflecte o salario real apesar de este entrar sempre no nas duas contas e haver registos dele todos os meses. Eu sou funcionaria publica a termo e com um IRS bastante elevado. Gostaria de comentarios por quem anda por estas bandas a tratar de emprestimos. Praticamente vou ter a casa paga por mim e o terreno tb é meu. Logo o banco tem muitas garantias...

Parece me um crédito de aprovação pacifica e com boas condições!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mavale
  10.  # 994

Colocado por: srcmaiaboa tarde a todos,
    De facto não vejo grandes perspectivas para obter um crédito habitação este ano, na situação financeira que se encontra o país.
    Alias tinha um projecto em curso, mas já decidimos que iriamos suspender a ver se melhores dias viriam. Não temos intenções de nos esfolarmos por causa de uma casa.
    Mas tenho visto que a caixa galicia apresenta um spread apelativo para quem dar inicio ao processo de financiamento via internet.
    Alguem tem credito habitação pela C.Galicia ou tem alguma opinião formada acerca deste banco.
    Obg

A minha opinião é que são lentos e complicados mas senão tem pressa pode ser uma boa opção mas procure outras soluções para comparar porque por exemplo os seguros vida são muito caros ainda na semana passada analisar um processo com um cliente meu acabamos por fazer em outro banco com spread mais alto após fazermos as contas aos seguros! Ou tem tb a possibilidade fazer só o seguro fora o que compensa mesmo com a penalização! Se tiver a simualção deles envie me juntamente com as vossas idades que eu analiso!
  11.  # 995

Colocado por: mavaleBem, fui apanhada no meio de uma discussão da qual pouco percebo. E não estou aqui para criticar ninguem nem ser criticada. Sinceramente gostaria que alguem partilhasse as suas opiniões e expereiências quanto as facilidades/dificuldades no acesso ao credito à habitação e tendo em conta aquilo que partilhei.
    Obrigada

Boas
    pois vá pagar os impostos que deve. não gosta pode sempre ir viver para Espanha, mas não diga que tem moral para ser chamado de português.
    um abraço (depois de pagar o que deve claro)
  12.  # 996

Colocado por: MDFerreira

Cfinanceiro, para a escritura de compra são necessários aqueles documentos, estou a fazer copy/past de uma simulação do DB.

2. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À APROVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO
    Fotocópia do B.I. + N.I.F.
    Fotocópia dos dois últimos recibos de vencimento
    Fotocópia da última declaração de I.R.S. + Nota Liquidação
    Declaração de vínculo laboral + Extractos Bancários dos últimos 3 meses
    Planta, com indicação da fracção a adquirir
    Plantas de localização do imóvel
    Documento Matricial do Imóvel

3. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ELABORAÇÃO DE ESCRITURA
    Fotocópia dos dois últimos recibos de vencimento
    Fotocópia da última declaração de I.R.S. + Nota Liquidação
    Declaração de vínculo laboral + Extractos Bancários dos últimos 3 meses
    Planta, com indicação da fracção a adquirir
    Plantas de localização do imóvel
    Documento Matricial do Imóvel

Para escritura no DB foi-me exigido para escritura de uma moradia a construir, um orçamento de uma empresa construtora.
    Foi também necessário fazer os testes médicos para a seguradora.

cumps
  13.  # 997

Se alguém mais quiser partilhar a sua experiência agradeço...Acho que fórum deixa de fazer sentido quando as pessoas se apoderam dele para criticar e colocar aqui opiniões que não interessam nem ajudam e que são pouco construtivas. agradeço a quem aqui está a colocar duvidas e a partilhar saberes
  14.  # 998

Os spreads continuam a subir.

A minha recomendação a quem precisa mesmo de crédito é que tente tratar disso o mais rápido possível antes que as coisas piorem ainda mais, ou então que meta os projectos na gaveta uns 3 anos até as coisas começarem a melhorar.
  15.  # 999

Colocado por: bino_Os spreads continuam a subir.

A minha recomendação a quem precisa mesmo de crédito é que tente tratar disso o mais rápido possível antes que as coisas piorem ainda mais, ou então que meta os projectos na gaveta uns 3 anos até as coisas começarem a melhorar.

Melhorar? lol.. já há previsões para nova ajuda externa depois de 2013!!
  16. Colocado por: joannitahOlá a todos. O meu crédito habitação foi aprovado (CGD) com um spread de 2,5 :(....agora estou com grandes problemas!
    Ontem chamaram-me ao banco para ir buscar uma carta (no caso duas, porque um emprestimo é para obras) para ler e assinar. Nessa carta constam em resumo todas as condições do crédito, desde taxas a produtos que subscrevemos para conseguirmos este spread que nem é nada de especial.
    Ora o problema surge quando vamos a ler e reparamos que lá não estão incluidos 2 produtos que nos forçaram a subscrever anteriormente com a desculpa de que se não o fizessemos tinha de ir para reavaliação (Multicare e Seguro Recheio), pois só tinha aprovação mediante esses produtos extra.
    Agora digam-me, tentei esclarecer isto com a mesma pessoa que me disse que tinhamos que subcrever tais produtos ao qual me respondeu que isso depois vinha na minuta definitiva. Eu estou revoltada e nao sei o que fazer pois são tres os documentos que nos entregaram (carta, FIN e minutas provisórias) não constam tais produtos. Segundo o que sei, eles para os incluirem têm de baixar o spread, certo? Não podem simplesmente darem-nos a carta para assinar sem os produtos e depois de assinar alterar as minutas e apresenta-las apenas no dia da escritura. Ajudem-me! Ela diz que vao alterar a minuta e colocar lá os produtos mas as condições se mantêm. Se a carta vem da entidade máxima eles não podem simplesmente alterar só a minuta, pois não? Ela disse que não tinha que assinar mais nada, só a escritura!
    O que é que eu faço? Posso exigir uma cópia da minuta final antes do dia da escritura.
    E há mais! A minuta vinha errada, pois contratei emprestimo para 40 anos e na carta está correcto, mas na minuta vem 45, diz que vai rectificar isso e acrescentar os dois produtos :(

O que é o FIN?

cumps

0.3201 seg. NEW