Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: Princesa_Não é por isso preciso ter profissão nenhuma em especial para ver que isto não está a funcionar como se pretendeu, ou é?

Não, não é. Mas opto por não me preocupar. Se andar a descontar uma vida inteira para pagar a reforma de outros e quando/se chegar a minha altura não houver reforma vai haver fogo de artificio. :)
  2.  # 122

Colocado por: danobrega

Quando isso acontecer arrumo as malas e mudo de país. É me completamente impensável que uma sociedade que se diga avançada não tenha um SNS.

Os EUA não são uma sociedade avançada!???
  3.  # 123

:) Então prepare os foguetes! :D
  4.  # 124

Colocado por: Princesa_Os EUA não são uma sociedade avançada!???

Em termos de Saúde? Até nós estamos à frente deles... e eles gastam mais por cidadão que nós. Coitados... A saúde não pode ser um negócio.

http://en.wikipedia.org/wiki/WHO%27s_ranking_of_health_care_systems

edit: http://www.irdes.fr/EcoSante/DownLoad/OECDHealthData_FrequentlyRequestedData.xls

Eu não entendo como é que a população dos EUA que precisa de ter acesso ao sistema de saúde e não consegue, mesmo tendo seguro, não se revolta. Se eu fosse ao hospital e me dissessem que não me operavam porque o seguro não cobria, ou porque cobria mas a % que eu tinha de pagar era superior ao que conseguia pagar passava-me completamente. À minha frente estavam pessoas a dizer que eu não tinha o direito à vida.
  5.  # 125

Números aproximados, de cabeça (mais mil milhões, menos mil milhões... )

1- Qual o PIB portugues em 2009? - Aproximadamente 160 mil milhões de euros
    2- Qual o OE para 2009 ou 2010 em valor total? - Em 2010, cerca de 48% do PIB
    3- Qual a % do OE para o "Rendimento Mínimo"? - Custo total anual: 485 milhões de euros
    4- Qual a % do OE em investimento (obras públicas)? -
    5 - Qual a % do OE para "pensões" e para ordenados? - 75% do OE destinados a vencimentos, pensões e prestações sociais.
    6- Qual o ordenado médio iliquido e líquido em PT? - Ordenado médio ronda os 750 Euros.
    • pcr
    • 28 setembro 2010

# 126

1) Investimento para atrair dinheiro.

- Turismo - criar ou incentivar a criação de projectos de turismo, não no Algarve que esta superlotado mas em áreas desertificadas como no Alentejo. Portugal tem todas as condicoes naturais para atrair turismo externo para outras áreas do pais.

- Marca(s) automóvel nacional que permita reduzir a importação de automóveis e por outro lado criar uma linha de exportação.

- Investimento serio em energias renováveis. Uma vez mais Portugal tem condicoes ideais para se posicionar de forma exportar energia (sol na maioria dos dias do ano, longa costa).

2) Incentivar a mão de obra de qualidade a permanecer no pais e/ou a investir.

3) Continuar a optimizar a maquina do estado de forma a reduzir despesas e aumentar produtividade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 127

PCR

Concordo com o seu 1º ponto, aliás ainda estou a tentar perceber a justificação para 2 projectos apresentados ( parques temáticos, tipo Isla Mágica) e chumbados por serem 2!! é que nem ponderaram qual o melhor, foi logo chumbo!!
    As empresas possuiam o terreno apresentaram o projecto como PIN( projecto de interesse nacional)e deu em nada!
    Um parque desses em Portugal de certeza teria sucesso ( a ver pela quantidade de portugueses que visitam a Isla ), como iria desenvolver a zona envolvente ( minha convicção)
    Alice
  7.  # 128

Eu tenho óptimas ideias: para começar, em vez de decidir o que fazer com o dinheiro dos outros, decida o que fazer com o seu. Deitar abaixo é o que você faz, quando sugere redução de ordenados em empresas privadas, p.ex.

Ora aqui está uma grande verdade.
    Vejo demasiadas opiniões a quererem mexer nos bolsos alheios.
    Uns pretendem acabar com o SNS, porque não descontam para o SNS (mas têm direito porque descontaram antes)..portanto a lógica aqui seria: Não desconto, logo não me faz falta..mas felizmente usufruo neste momento porque descontei antigamente, e os pais descontaram. Estaremos a falar da ADSE?
    Outros querem acabar com os outros sistemas (Hospitais da Marinha, etc.) e haver um único SNS, acabaremos por exemplo com o ADSE, e aqueles que dele usufruem e que para ele descontaram, olhem paciência.
    Os públicos querem baixar os ordenados dos privados.
    Os privados acabam com "o bem bom" dos públicos.

Enfim, continuamos a encher a boca com medidas que afectam os outros!

Dou mais uma ideia : Por mim podem acabar com o SNS, tenho seguro de saúde..e que os velhotes todos, quando estiverem doentes e precisarem, olhem, paciência..!

Realmente.
    Com o mal dos outros podemos nós bem.

(luisvv, nesta estou consigo.)
  8.  # 129

CMartim,

Não percebeu a minha ideia. Eu, que até usufruo do SNS se me apetecer (mas não o faço regra geral), acho que deveria ter um seguro para suportar essa despesa. Se isto não é mexer no meu bolso é mexer no de quem?

O que digo é que é impraticável continuar assim muito tempo e vamos pagar todos uma factura muito alta por causa disto... E não digo que os velhotes que não têm dinheiro devessem pagar. O que digo é que quem pode pagar, devia pagar, através de seguro por ser mais económico na maior parte dos casos (como se faz nos EUA mas de modo distinto porque ainda somos um estado social).

Agora o que defendo é: não se iludam com meias medidas... Isto não vai lá com pequenos cortes na despesa. A situação é muito grave e se analisarem os números chegam à conclusão de que não podemos manter tudo: Escola tendencialmente gratuita e SNS e isto é simples...

Contra mim falo, pois teria que passar a pagar, eu e todos os que aqui estão. Mas em contrapartida talvez pagassemos menos impostos e isso cativasse o investimento e a todos, nunca nos faltasse emprego (e com mais emprego, mais impostos para o Estado e mais contribuições para a SS e consequentemente mais estado social para os que não pudessem pagar a sua fatia na "saúde").

Reparem, eu sei que não é confortável perder o SNS. Eu sei que é simpatico não ter que pagar... Eu sei isso tudo, mas também não precisamos de um economista para ver que não se consegue manter tudo como está e que o corte a fazer terá que ser grande...
  9.  # 130

E digo-vos mais, sabem o que me arrepia?? É ver velhotes a ganhar de reforma quantias que não é necessário fazer grande conta para ver que não chega para matar a fome... Isso para mim é muito mais grave do que simplesmente acabar com o subsidio de desemprego como ele existe.

Sabem como é nos EUA o subsidio de desemprego? Quem trabalhou mais tempo recebe mais tempo, quem trabalhou menos tempo naquele trabalho, recebe menos tempo o subsidio. Não vos parece mais justo?
    •  
      FD
    • 28 setembro 2010 editado

# 131

Colocado por: PBarataAlguem já sabe?

1- PIB 2009: 160.000.000.000.000€ http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=83253048&DESTAQUESmodo=2
    2- Despesas OE 2009: 48.768.800.000€ e Receitas OE 2009: 34.687.500.000€ (não é orçamento, é o real) http://www.dgo.pt/Boletim/1209-bol.pdf
    3- 507.000.000€, que representam 5,3% da despesa da SS http://www.dgo.pt/Boletim/1209-bol.pdf
    4- 3.747.600.000€ (investimento total) http://www.dgo.pt/Boletim/1209-bol.pdf
    5- 11.485.400.000€ ordenados e 13.464.700.000€ pensões http://www.dgo.pt/Boletim/1209-bol.pdf
    6- Outubro 2009 1.100€ http://www.gep.mtss.gov.pt/estatistica/remuneracoes/ganhossinteseout09.pdf
  10.  # 132

Princesa,
    Tem visto o estado do sistema de saúde nos EUA? Sabe que era uma promessa do Obama, criar um SNS? O que lhe diz isso sobre a saúde nos EUA? Eu digo-lhe, não é má, é simplesmente péssima: pessoas que ficam sem tratamento porque não têm meios para pagar seguros de saúde.
    Um seguro de saúde fica mais barato? Depende das coberturas, da idade, e dos antecedentes médicos, para ter uma cobertura decente, paga o equivalente ao que paga no SNS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alice Gonçalves
    • LuB
    • 28 setembro 2010 editado

# 133

Para a fuga fiscal existe uma solução chamada de inspecção, o que me tem a dizer do aumento das taxas de irs para 45% e iva futuramente para 23% vai aumentar a evasão fiscal?

Claro que fogem! E, não sou eu que os critico.

Sei de uma pessoa, decente, que trabalha para uma firma estrangeira e, por isso, vai muitas vezes prestar serviços lá fora. Como está a achar que a comezaina de 45% é excessiva, vai mudar a papelada toda que tem na firma. Até aqui tinha a seu vencimento a ser processado em Portugal com descontos de IRS em Portugal. Agora optou por domiciliar o emprego num dos países, onde a empresa tem sucursal, que está fora da CEE, e onde o IRS é uma ninharia.

Como este haverá outros a fazerem as contas, e a tentarem sair do sistema. Não sei que outras formas imaginosas haverá de escapar, sem infringir a lei...
  11.  # 134

Colocado por: Princesa_O que digo é que quem pode pagar, devia pagar, através de seguro por ser mais económico na maior parte dos casos

Princesa_, sistemas de saúde baseados em seguros não funcionam. Tenho montes de histórias horrendas que lhe gostaria de contar, de pessoas que vêm de hospitais privados em Portugal por terem chegado ao limite da cobertura do seguro ou simplesmente porque o seguro não cobre certo procedimento. Quando chegam ao público é tarde demais. :(

Eu tenho seguro de saúde e praticamente não o uso. Tento ir sempre sempre ao SNS. A realidade é que os seguros de saúde e consultórios/hospitais privados servem para quem é saudável! Servem para ir tratar duma gripe ou de uma constipação. Se estiver realmente doente está ****$%#, ou é muito rica e está disposta a perder tudo ou só lhe resta o SNS.

O SNS, tal e qual como está definido, está bem. Tem é que se entender que não há recursos ilimitados e é preciso cortar, não dar todos os tratamentos possíveis e imaginários, não fazer exames por tudo e por nada, não receitar medicamentos por tudo e por nada. Adicionalmente talvez fosse boa ideia quem pudesse (classe média :P) passar a pagar os procedimentos pequenos, isto se eles representarem uma fatia representativa dos gastos. Outra coisa, os pacientes deviam levar para casa uma factura com o valor total do custo que representou para o SNS, com uma linha a dizer, X€ - pago pelo SNS. Há gente que não faz ideia.
  12.  # 135

Quando vou as clínicas privadas elas estão sempre cheias, e a maioria vai lá com seguro de saúde. Aderi ao seguro multicare no dia em que fui a minha médica de família e ela se recusou a passar umas análises de que eu precisava por motivos de ser fiscalizada quando passa mais de x exames por dia. Desde aí nunca mais lá fui.

Ora fiquei muito irritado!! então eu que desconto desde jovem raramente lá vou e na primeira vez que preciso não me podem passar? por essa mesma razão concordo com o Dr Passou coelho. Os velhotes vão estar sempre salvaguardados e ao deixar de ser totalmente gratuita os seguros de saúde irão ficar mais diversificados porque vai haver muita procura e mais acessiveis, mas aqui uma boa regulação será fundamental!!!

Alguém aqui costuma ler sofre as mutações da sociedade? ou até mesmo documentários sobre as novas tendências etc??? Quando a tecnologia de ponta estiver a todo o gás ao serviço da saúde (e vêm por aí muitas novidades) ela só será alcançável a pessoas com seguro de saúde.
  13.  # 136

Eu não defendo o sistema dos EUA. Mas não podemos manter o nosso. Teria que ser um intermédio porque assim não se consegue aguentar...

E claro que estou a mexer nos bolsos de todos, e no meu também! Não falod e medidas que só afectam os outros... Acho é que não há justificação para se oferecer a saude a todos a custo zero quando pelo menos alguma parte, poderia pagar qualquer coisa...

Sou defensora do estado social atenção, mas com os limites que os números dão. E nunca em detrimento dos velhotes e dos doentes! Eu acho que se avaliaria bem o quão evoluído é um país pela forma como trata os seus velhotes (como já alguém referiu no que toca aos animais)... E o nosso está muito mal nesse campo. Acho lamentável, porque um velhote nada poderá fazer para se defender...

Prefiro que se castiguem os novos como eu e que ainda podem trabalhar! :)
  14.  # 137

Os velhotes, acima dos 65 anos, não têm direito a seguro de saúde. As seguradoras não aceitam.

(Falam em mudar esta situação, com base em idade, apenas teriam que pagar um valor extremamente elevado para terem seguro de saúde.)
  15.  # 138

Colocado por: PortugalQuando vou as clínicas privadas elas estão sempre cheias, e a maioria vai lá com seguro de saúde. Aderi ao seguro multicare no dia em que fui a minha médica de família e ela se recusou a passar umas análises de que eu precisava por motivos de ser fiscalizada quando passa mais de x exames por dia. Desde aí nunca mais lá fui.

Ora fiquei muito irritado!! então eu que desconto desde jovem raramente lá vou e na primeira vez que preciso não me podem passar? por essa mesma razão concordo com o Dr Passou coelho. Os velhotes vão estar sempre salvaguardados e ao deixar de ser totalmente gratuita os seguros de saúde irão ficar mais diversificados porque vai haver muita procura e mais acessiveis, mas aqui uma boa regulação será fundamental!!!

Alguém aqui costuma ler sofre as mutações da sociedade? ou até mesmo documentários sobre as novas tendências etc??? Quando a tecnologia de ponta estiver a todo o gás ao serviço da saúde (e vêm por aí muitas novidades) ela só será alcançável a pessoas com seguro de saúde.

Concordo que a saude hoje em dia é apenas semi-gratuita.Hoje em dia quase todos nos se precisamos de alguma consulta de especialidade vamos a medicos no privado. Ou isso ou esperar 2 anos para as consultas externas num hospital....
  16.  # 139

Colocado por: PortugalAderi ao seguro multicare no dia em que fui a minha médica de família e ela se recusou a passar umas análises de que eu precisava por motivos de ser fiscalizada quando passa mais de x exames por dia. Desde aí nunca mais lá fui.

Registou a sua indignação no livro de reclamações? E já agora, como é que sabe que precisava de exames?
  17.  # 140

E claro que estou a mexer nos bolsos de todos, e no meu também! Não falod e medidas que só afectam os outros... Acho é que não há justificação para se oferecer a saude a todos a custo zero quando pelo menos alguma parte, poderia pagar qualquer coisa...

Mas nós não pagamos para usufruir do SNS? Não estou a perceber.

0.0422 seg. NEW