Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Jorge Santos - FaroDepende da carteira da cada um. Eu diria tb que colocar caixilharia com corte termico numa casa onde a energia se perde pela laje, pelas vigas e pilares de nada serve e aí sim é como ir a Roma e não ver o Papa :-)

Bem mas eu não discordei da sua opinião... Acho até muito mais importante o vidro do que o corte termico que de pouco serve.

Isso aí estamos todos de acordo, mas como não sou empreiteiro pouco posso ajudar nesse campo,

em relação à segunda frase, eu sempre disse que vidro duplo normal é para alumínio normal, e vidro baixo emissivo é para alumínio de corte termico, se não for assim, estamos sempre a colocar uma caixilharia desadequada. investir em alumínio melhor e deixar os mesmos vidros não é bom trabalho, e o contrário também não.

vá lá, um controle solar ainda compreendo, se a ideia for apenas cortar a luz solar para nao aquecer tanto a casa.
    agora colocar um baixo emissivo num alumínio sem corte termico, não perde pelo vidro, mas perde pelo alumínio.
  2.  # 2

Colocado por: two-rokagora colocar um baixo emissivo num alumínio sem corte termico, não perde pelo vidro, mas perde pelo alumínio.

Pois perde, mas perde muito menos pois as a área da caixilharia é pouca comparada com os vidros.

Mas atenção... Eu tb prefiro uma boa caixilharia com corte térmico, se puder pagar a diferença.

Mas vejo muita casa gelada onde pensava que em vez de isolar a casa bastava colocar uma boa caixilharia e um bom vidro e tava o problema resolvido.

E tb conheça casas muito bem isoladas com bom PVC e bons vidros mas geladas na mesma por culpa das grandes áreas de vidros sem estores para os protejer durante a noite. O caso de que agora me estou a lembrar Tb não tinha palas, pois eram feias, agora teva que colocar uns toldos bem mais feios para a casa deixar de ser um forno.

Bem mas voçê sabe tudo isso melhor que eu e pelo que tenho lido, tenta minimizar os estragos dos projectos mal feitos usando uns bons vidros.

Pelo menos não é com o outro sr. de Sintra que acha que o que é mau foi instalado por trolhas :-)
  3.  # 3

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas atenção... Eu tb prefiro uma boa caixilharia com corte térmico, se puder pagar a diferença.

É uma questão de saber definir prioridades, muitas pessoas poupam na caixilharia e vidros para poderem comprar móveis todos xpto, ou para instalar sistemas de climatização mais caros, ou seja, investem em coisas supérfluas, mas por mim é igual, simplesmente me compete aconselhar as pessoas.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas atenção... Eu tb prefiro uma boa caixilharia com corte térmico, se puder pagar a diferença.

Não estamos a falar de luxos, apenas de mínimos aconselhados, os topos de gama nem foram para aqui chamados, mas como quer uma casa com classificação A se para si existe a opção de colocar vidros duplos normais e alumínio normal? Assim sim, teremos um D ou pior.
    Claro que não basta investir em caixilharia, o restante isolamento também é muito importante, e as palas e o sombreamento (estores, portadas, brisa solar, pára-sol, whatever...)

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas vejo muita casa gelada onde pensava que em vez de isolar a casa bastava colocar uma boa caixilharia e um bom vidro e tava o problema resolvido.

Se alguém lhe disse que bastava, esse alguém enganou-o.

Colocado por: Jorge Santos - FaroE tb conheça casas muito bem isoladas com bom PVC e bons vidros mas geladas na mesma por culpa das grandes áreas de vidros sem estores para os protejer durante a noite. O caso de que agora me estou a lembrar Tb não tinha palas, pois eram feias, agora teva que colocar uns toldos bem mais feios para a casa deixar de ser um forno.

Eu costumo dizer que as pessoas gostam de ser enganadas, adjudicam as obras a quem lhes diz o que elas querem ouvir, e quando adjudicam a alguém de quem têm boas referências, mesmo assim gostam de tomar decisões com o coração, e depois quando a massa cinzenta começar a funcionar, já é tarde demais.

Colocado por: Jorge Santos - FaroBem mas voçê sabe tudo isso melhor que eu e pelo que tenho lido, tenta minimizar os estragos dos projectos mal feitos usando uns bons vidros.

Quando me deixam, lol. Quando querem ser enganados, que sejam, mesmo pelo menos são enganados por eles mesmos, não por mim. Depois eu sou aquele que diz "Hate to say i told you so" :)

Colocado por: Jorge Santos - FaroPelo menos não é com o outro sr. de Sintra que acha que o que é mau foi instalado por trolhas :-)

Continuo a dizer que vocês os dois deviam fumar o cachimbo da paz :P
  4.  # 4

Colocado por: two-rok

Se alguém lhe disse que bastava, esse alguém enganou-o.

A mim não... Eu vejo-o muitas vezes é apenas isso.

Colocado por: two-rokEu costumo dizer que as pessoas gostam de ser enganadas, adjudicam as obras a quem lhes diz o que elas querem ouvir, e quando adjudicam a alguém de quem têm boas referências, mesmo assim gostam de tomar decisões com o coração, e depois quando a massa cinzenta começar a funcionar, já é tarde demais.

Hora aqui está uma grande verdade com a qual estou 100 % de acordo.

Colocado por: two-rok

Continuo a dizer que vocês os dois deviam fumar o cachimbo da paz :P

Eu não estou em guerras pessoais com quem quer que seja, aliás muitas vezes descubro que estou a discutir com quem antes estava de acordo, é para isso que servem os fóruns.

Posso sempre discordar de umas coisas e concordar com outras, mas confesso que dá mais gozo picar as que têm alfinetes :-)

Agora há pessoas mais perspicazes que outras...

E há tb aquelas que pensam que no Algarve somos só "pacovios"

À parte de tudo isso, fumar o cachimbo da paz no verão numas das "boas" casas tipo forno com vidros topo de gama expostos ao sol, tinha a sua piada ehehe

Temos tempo...
  5.  # 5

Colocado por: Jorge Santos - FaroPosso sempre discordar de umas coisas e concordar com outras, mas confesso que dá mais gozo picar as que têm alfinetes :-)

lol

Colocado por: Jorge Santos - FaroÀ parte de tudo isso, fumar o cachimbo da paz no verão numas das "boas" casas tipo forno com vidros topo de gama expostos ao sol, tinha a sua piada ehehe

mais lol, você e os fornos.

olhe que eu tive uma cliente que nem depois de instalar vidros laminados akustex 44.1 + cx16 + 6 ela conseguia dormir...
    o marido e os filhos dormiam que nem anjos depois de instalar estes vidros (e antes também acho que sim), a senhora continuava a não dormir, resultado, possivelmente 1000 e tal euros mal gastos, que podiam ter sido gastos nalgum tratamento para a senhora dormir melhor, lol.
  6.  # 6

Vidros SGG Planistar e SGG Cool-Lite, sabem explicar-me a diferença? Ainda procurei as especificações no site da SGG mas acabo por não perceber, apenas me pareceu que o Cool-Lite permite fazer mais "habilidades" com o vidro, mas ambos são de controlo solar, correcto?

Para além disto duas casas disseram-me que a série Domal Ecothermic Slide + apenas permite enchimentos até 24/25mm, logo, não dá para caixas muito grandes. Assumindo que "trocar" de série implica ir para o topo de gama com consequente aumento do orçamento em 30% (o que não entra nas minhas contas...), as propostas que tenho são:
    SGG Planistar 6 / Caixa 14 / Liso incolor 4mm
    SGG Cool-lite 6 / Caixa 12 / Planilux incolor 5mm

A minha dúvida é se é preferível ter uma espessura de vidro maior ou uma caixa maior? Pelo que li convém ter uma caixa de pelo menos 16, estando a espessura mais relacionada com o isolamento acústico, estou certo?

"Obrigados" :)
  7.  # 7

Colocado por: serginh0mas ambos são de controlo solar, correcto?

Correcto...a diferença que existe é a variadíssima gama de capacidade de factor solar que o skn pode ter...para além se se poder temperar,ao contrário do planistar com muito menos variação de capacidades de factor solar,e não se poder temperar.

Colocado por: serginh0disseram-me que a série Domal Ecothermic Slide + apenas permite enchimentos até 24/25mm,

Na realidade permite até 25mm.

Colocado por: serginh0Assumindo que "trocar" de série implica ir para o topo de gama com consequente aumento do orçamento em 30%

A série CT Benelux da Anicolor permite mais 1mm.(26mm.)e é mais económica.

Colocado por: serginh0SGG Planistar 6 / Caixa 14 / Liso incolor 4mm

Use caixa de 16mm e não de 14(é um erro)e use então a série CT Benelux como lhe falei.

Colocado por: serginh0SGG Cool-lite 6 / Caixa 12 / Planilux incolor 5mm

Esta caixa mais o vidro de 5 servem mesmo para dar cabo da capacidade que este vidro pode ter...use a mesma formulação com este vidro(6-16-4)com a série que lhe falei.

Colocado por: serginh0A minha dúvida é se é preferível ter uma espessura de vidro maior ou uma caixa maior? Pelo que li convém ter uma caixa de pelo menos 16, estando a espessura mais relacionada com o isolamento acústico, estou certo?

"Obrigados" :)

A caixa deve ser de 16mm.para o melhor aproveitamento da capacidade do vidro em termos térmicos...em realção às espessuras dos vidros,quanto maiores melhor atenuação acústica...pesa embora saber-se que o diferencial entre espessuras de vidro no mesmo vidro duplo é muito determinante,aí penso que o vidro de 5mm.é mesmo má ideia porque duvido e muito que tenha maior atenuação acústica que um vidro de 6/16/4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serginh0
  8.  # 8

Alguém me elucida sobre o que é um sistema de fecho de 3 pontos com cremone?

Edit: Já agora, é habitual usar disto em sistemas de correr? E fica onde, ao centro ou na lateral?
  9.  # 9

Googlando já percebi que os 3 pontos são 3 trancas ao longo da altura da janela. O/a cremone é um puxador que roda para trancar. É colocado ao centro certo? Então quando a porta de correr abre, não bate na parede?
  10.  # 10

Colocado por: serginh0Alguém me elucida sobre o que é um sistema de fecho de 3 pontos com cremone?

Edit:Já agora, é habitual usar disto em sistemas de correr? E fica onde, ao centro ou na lateral?

Quer dizer que tem fecho que fecha em 3 pontos,e é acionado com um puxador parecido com os puxadores dos oscilobatentes.
  11.  # 11

Colocado por: serginh0é habitual usar disto em sistemas de correr?

É habitual com quem se preocupa com a estanquidade,e acima de tudo na segurança contra o alheio.
  12.  # 12

Colocado por: serginh0E fica onde, ao centro ou na lateral?

fica em cada folha sendo estas de 2 folhas lateralmente.
  13.  # 13

Colocado por: serginh0Então quando a porta de correr abre, não bate na parede?

Não.
  14.  # 14

Colocado por: Jorge Rocha
    fica em cada folha sendo estas de 2 folhas lateralmente.

Ainda não percebi, tem alguma foto? Pelo que li percebi que teria 2 manipulos, um em cada uma das folhas (um à esquerda, outro à direita), o que seria esteticamente horrível. Alguma outra solução mais apresentavel? Pensei nos de embutir/concha mas disseram-me que em geral são muito frágeis
  15.  # 15

Colocado por: serginh0mas disseram-me que em geral são muito frágeis

Isto está correcto.
  16.  # 16

Colocado por: serginh0disseram-me que em geral são muito frágeis

Pesa embora que há outros fechos de outras marcas muito mais robustos,é uma questão de se adaptar em vez de se usar os fechos que as marcas proporcionam.
  17.  # 17

Não convém inventar muito, os multipontos são mesmo o melhor que se pode e deve aplicar em sistemas de correr, a Master por exemplo tem uns multipontos com fecho rebaixado, nunca usei, mas dizem que são uma porcaria, porque se partem todos. Não tou a querer dizer mal, apenas os rebaixados não prestam, os multipontos em si são bons.

Para um bom trabalho é colocar multipontos com manetes (iguais ou parecidas às que são colocadas no pvc).
    Fica inestético um fecho de cada lado? se for um ao meio já fica bonito?
    Para ficar bom é assim mesmo que se costuma fazer.
  18.  # 18

Uma questão um pouco off topic (como muitas outras aqui já postadas... :) :

Vale a pena pagar a diferença de custo entre as séries N14200 e N14300 da Navarra?
    O que é que se paga exactamente com a diferença de preço?
    Na documentação da Navarra – a propósito da série N14300 - escrevem: “...cumpre os padrões da nova legislação energética”. Então a série N14200 não cumpria?
    Alguém tem imagens destas séries que aqui possa postar?

Obrigado a todos.
  19.  # 19

Colocado por: dutilleulAlguém tem imagens destas séries que aqui possa postar?

Tenho todas...que pretende exactamente?Tanto uma como outra;cumprem os padrões da nova legislação energética...o maior diferencial que existe entre uma e outra é o facto da N14300 ter de coeficiente térmico 2,7Uf...e a N14200 3,2Uf(um pouco inferior)no campo de coeficiente térmico.
  20.  # 20

Colocado por: dutilleulO que é que se paga exactamente com a diferença de preço?

Só tem é que mostrar que tipo de vãos e dimensões tem para alguém lhe dizer alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul

0.0896 seg. NEW