Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Regulamento de estruturas de betão armado e pré-esforçado

...
    Artigo 90.º – armadura longitudinal mínima e máxima
    90.1 – ...
    90.2 – a área da armadura longitudinal de tracção ou de compressão não deve exceder 4% da área total da secção da viga.
    ...

As efectivo = 19 f 16 = 38,2 cm2 (4,8%)
    As máx. = 4% x 20 x 40 = 32 cm2

Tem mais aço que o permitido para essa dimensão
  2.  # 742

Colocado por: mandumeTem mais aço que o permitido para essa dimensão

está assinado e aprovado e alguém vai pagar (caro)
  3.  # 743

Colocado por: Pedro Barradas19f16... em 40cm... ?!? loucura total... ;)

Também tenho uns cromos desses para troca...mas ainda consigo achar mais piada às "lajes com vigas deitadas" com estribos de 10mm afastados 4 cm...ui ui
  4.  # 744

Depois de ler tudo o que foi escrito neste tema do Forum percebo melhor porque na actividade de Consultadoria que exerço, nos aparecem, hoje em dia, cada vez mais e mais:
    a) Projectos que são refeitos (integralmente), com enormes economias para os DO´s, com obras adjudicadas
    b) Clientes que poupam 380.000 € em Obras de 1.000.000 €, o inverso também é verdadeiro
    c) Porque Eng.os como o Eng. João Appleton tanto critica a qualidade (omissões e falhas) dos nossos colegas "Projectistas" pelos resultados que se vão vendo (ou as deficiências demonstradas, até nas soluções apresentadas, não pensadas = "Chapa 5")
    d) Compreendo porque somos nomeados e fazemos cada vez mais Peritagens para os Tribunais
    e) Porque está a aumentar enormemente a conflitualidade (DO / Projectistas / Empreiteiros) no País
    Mas continuo sem compreender a lógica dos preços tão baixos, sem ser para amigos só para compensar custos ou viverei noutro País ? (PSS=100 €????, "Vistorias a obras"=25 €/mês - 2 visitas=12,50€, não paga o gasóleo).
    Ou os DO´s com um pouco de "Bom senso" também não conseguem, com meia dúzia de perguntas, fazer a análise de dedução lógica da Prestação de Serviços que lhes estão a Propor.
    Mais um dado para reflectirem:
    Empresas deste País vão à posteriori (quando surgem os problemas nas casas) fazer vistorias (2 técnicos 1 dia, com 3 aparelhos, 1 relatório e algumas fotos) verificar a origem dos problemas, após construção, e os DO´s pagam 1.000 € a 1.200 € (Checkhouse), a que acrescem os custos de Advogados e Tribunais para requererem (após 4 anos, conseguem em 50% dos casos), indemnizações magras do que foi ou mal executado pelo Empreiteiro ou mal concebido/projectado pelos "Projectistas". Já pararam para pensar nestes custos associados à construção?
    Não vale mais a pena terem Projectos como deve ser, (apostando nessa fase, já que pensar antes da obra - no papel - sai sempre mais barato que remediar à posteriori - na obra ou após a construção)?
    Como responsabilizam mais tarde um "Projectista", quando há por vezes responsabilidades repartidas?
    Que fundamentos técnicos tem um DO para rebater os que dizem (às vezes contraditóriamente) os técnicos envolvidos que não se entendem?
    Como fazem depois valer os seus Direitos (DO)?
    Não se esqueçam os DO´s que os Projectistas e o Construtor passam, vão-se embora e quem lá fica são os Proprietários...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, AugstHill
    • fjv
    • 7 maio 2011

# 745

Boas,

O orçamento enviado pelo Arqº que escolhi foi este,

180€ Levantamento Topográfico georreferenciado
    3.200€ Projecto de licenciamento de arquitectura
    1.700€ Projectos de licenciamento de especialidades
    - Projecto de Estabilidade
    - Projectos das Redes de águas e esgotos
    - Projecto da Rede de gás
    - Projecto de Telefones e telecomunicações
    - Ficha electrotécnica
    - Estudo do Comportamento térmico
    - Projecto Acústico
    inc. Assistência Técnica no Licenciamento
    inc. Coordenação de Projecto

4.200€ Projecto de Execução de Arquitectura
    inc. Assistência Técnica à Construção

Acabei por não adjudicar os projectos de especialidades, mas não foi por uma questão de preço.

Não tive orçamentos de projectos de arquitectura por 2000€, mas sei que os fazem, geralmente são realizados por alguns arquitectos em inicio de carreira.
    Por esse dinheiro não é provável que seja gasto o devido tempo na sua execução, mas tudo é possível, o projecto até pode ser razoável.
    Mas como não quis arriscar, nem procurei esse tipo de orçamentos.
  5.  # 746

Boa tarde a todos,
    Andava a navegar por estas bandas e acabei por ler os vossos comentários.
    Também pretendo construir e nesta fase estou prestes a enviar o projecto para a câmara. Devo dizer que são 2 casas geminadas, com + ou- 220m2/cada (r/c +1º andar), mas a única coisa que tem em comum é o exterior, visto que por dentro, são totalmente diferentes.
    Confesso que escolher alguém que nos faça uma das coisas mais importantes da nosso vida, a nossa casa, é muito difícil, por isso sou a favor que se procure bem.
    No meu caso pedi 10 orçamentos de arquitectura e engenharias, pois eu sou a favor que "quem procura encontra".
    Achei por bem entregar a arquitectura e as especialidades ao mesmo gabinete e também preferi acompanhamento de obra por parte do arquitecto.
    Encontrei de tudo... O orçamento mais caro que me deram foi de 24 mil euro e já com desconto, até o guardei para ficar de recordação. O mais baixo foi 9800. Os valores que falo são s/ IVA.
    Fiz a média de todos os orçamentos que tive e o valor que dava era de 12500.
    O gabinete com quem eu escolhi trabalhar cobra 11.300 para as 2 habitações, sendo arquitectura 8500 e engenharia 2800.
    Até à data não me arrependo de 1 cêntimo.
    O arq. fez as casas exactamente como queremos, prontificou-se a fazer todas as alterações que lhe foram solicitadas (e foram muitas, visto sermos 2 casais, com gostos muito diferentes), deslocou-se para todas as reuniões, pois temos crianças pequenas e preferimos as reuniões em casa, dá a sua opinião, mas sem se impor, e desta forma podemos contar com a sua experiência, levou-nos a ver casas desenhadas por ele, algumas já construídas, outras em fase de construção, cedeu-nos o seu currículo, etc.
    Como é óbvio o preço é importante, mas penso que o mais importante é encontrarmos alguém que nos agrade e que nos dê confiança para podermos trabalhar.
    Afinal já pensaram qual é a percentagem que é gasta com o projecto de arquitectura? Se pensarmos numa casa cujo valor ronde os 150 mil euros, se pagarmos cerca de 8%, ou talvez menos, pelo projecto, não me parece muito.
    Como referi anteriormente, na minha opinião, é preferível pagarmos mais algum e ter quase a certeza que as coisas vão correr ao nosso gosto, do que pela diferença de "alguns trocos", ficarmos mal. Afinal não nos podemos esquecer que é o investimento de uma vida!

Boa sorte a todos!!!
    Concordam com este comentário: JoaoCar
  6.  # 747

Mr. Fangueiro, não sou complexado mas as especialidades (que presumo serem todas) terem de honorários 24,7% do valor total do projecto é claramente indicativo de que algo (na minha opinião) não está bem.

Para os casos que refere, mesmo considerando que a nível de especialidades os projectos de ambas sejam iguais, acho o valor muito mas muito baixo.
  7.  # 748

Mr. Fangueiro, não sou complexado mas as especialidades (que presumo serem todas) terem de honorários 24,7% do valor total do projecto é claramente indicativo de que algo (na minha opinião) não está bem.

Depende do ponto de vista, desta forma quando o gabinete tiver o projecto de arquitectura pronto ou aprovado recebe 75,3% do valor da proposta - uma boa táctica para antecipar pagamentos.
    Concordam com este comentário: JoaoCar
  8.  # 749

Concordo Jcardoso, aliás quem tem no mesmo escritório Arqs. e Engs. geralmente faz isso mesmo...mas fica a dúvida, terá este atelier engenheiros a trabalhar na sua empresa ou será, como "mais" habitual, um empresa contratada para o efeito?
  9.  # 750

quem tem no mesmo escritório Arqs. e Engs. geralmente faz isso mesmo.

Será? Eu não faço isso e conheço vários outros casos que não fazem - mas também conheço muitos casos em que isso é prática corrente.

terá este atelier engenheiros a trabalhar na sua empresa ou será, como "mais" habitual, um empresa contratada para o efeito?

Por mim não vejo vantagem ou desvantagem em qualquer dos métodos desde que as pessoa sejam sérias e competentes. Se não o forem a questão não vai ter importância e o cliente é que vai pagar "as favas".
  10.  # 751

no caso do MrFangueiro

realmente noto neste caso uma disparidade grande entre a arquitectura e as especialidades.
    Se calhar existe uma explicação mas aparentemente não augura umas especialidades ao nivel do suposto nivel da arquitectura.
  11.  # 752

Boa tarde,

Meus caros em muitas das especialidades, trata-se de desenhar redes em cima de desenhos que já foram elaborados na arquitectura e preencher campos em formuláriosjá feitos mesmo para a obtenção de calculos. Agora pergunto, em fase de arquitectura dá para trabalhar assim?
    Atenção que aqui no gabinete também fazemos especialidades, por isso falo sem nenhum sentido depreciativo.

cumprimentos
  12.  # 753

- Então em que posso ajudá-lo?
    - Sr. Eng.º, estou aqui porque pretendo construir uma casa e necessito dos projectos de especialidade.
    - E de que tipo de moradia se trata? Rés-do-chão?
    - Sim Sr. Eng.º
    - Anabela, traga-me daí uns impressos modelo 66/E.
    - Sr. Eng.º., a casa também tem cave e 1º andar.
    - Porque não disse logo? Anabela afinal é o modelo 66/C.
    - Aqui estão, Sr. Engº.
    - Aponte aí os dados do Sr. ... que eu vou tratando de preencher os impressos; avise o Engº. B. que tem de preencher os impressos do projecto de acústica e o Engº. L. que tem de tratar do ITED. Sr. ... pode ir descansado, venha cá por volta das 3 da tarde que os impressos devem estar prontos.

Santa paciência
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  13.  # 754

doisarquitectos

é um pouco contraproducente ver assim a questão, repare que efectivamente existem projectos de especialidade chapa 4 ou qq outra, e isso encontra-se até em saldo, no entanto estes projectos com o minimo de dignidade e rigor, exigem sempre uma reflexão e reunião com os demais e sua compatibilização.
    Em todo o caso repare bem no que eu disse, ou seja em face dos honorários da arquitectura pressupõe-se um projecto de arquitectura cuidado e como tal as ditas especialidades assim o deveriam acompanhar nesse cuidado e o valor para as mesmas não o indicia muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
    • fjv
    • 3 junho 2011

# 755

MrFangueiro,

Os 8.500€ é o preço do projecto de Licenciamento ou também está incluído o de Execução?
  14.  # 756

Bom dia,

Se é barato ou caro, não tenho ideia, o que posso garantir é que não foi por falta de orçamentos, pois como expliquei anteriormente, pedi 10 orçamentos para o projecto e quase todos os projectos de especialidade que pedi rondavam os 3000€.
    Inicialmente, estava previsto as casas serem quase iguais, mas como temos gostos diferentes, acabou por se mudar todo o seu interior, o que leva a que o projecto de especialidades seja bastante diferente, aliás o eng referiu isso, mas visto já se ter acertado o preço inicialmente, achou que não valeria a pena fazer-se alteração no valor do orçamento.
    Neste valor não está incluido o acompanhamento da obra por parte do eng, só de arquitectura. O orçamento para o acompanhamento da obra é de 150€/mês, desde que é montado o estaleiro, até á finalização das moradias, excluindo os meses em que a obra está parada. Os valores que refiro são sempre para as 2 moradias e s/ IVA.
    Também fiz trabalho de casa e perguntei, porta a porta, informações sobre este gabinete e embora nem todas as respostas tenham sido totalmente positivas, entendo que nem Deus agradou a todos... O balanço foi positivo, por isso lhes entreguei o projecto.
    Penso que fiz tudo para minimizar os riscos de ter problemas, mas garantias não as tenho.

Se vou ter problemas ou não, não sei, mas se fosse adivinha, ganhava o Euromilhões e acabavam-se as minhas preocupações.

Cumprimentos.
  15.  # 757

Também está incluido o de execução.
  16.  # 758

MrFrangueiro
    Esse valor de 150€/mês para o acompanhamento da obra diz respeito ao técnico que vai assumir a responsabilidade pela Direcção de fiscalização certo?
    Qual o nº de visitas que estão previstas por mês? Nesse valor está incluida a responesbilidade pela Coordenação de segurança?
  17.  # 759

Colocado por: zedasilvaMrFrangueiro
    Esse valor de 150€/mês para o acompanhamento da obra diz respeito ao técnico que vai assumir a responsabilidade pela Direcção de fiscalização certo? Sim
    Qual o nº de visitas que estão previstas por mês? Nesse valor está incluida a responesbilidade pela Coordenação de segurança?
    Todas as que forem consideradas necessárias, consoante o desenvolvimento da obra, uns meses mais que outros, mas não tem nº especifico. Também está incluido o termo de responsabilidade.
  18.  # 760

Essa questão de todas as que forem consideradas necessárias é muito relativo. Enquanto Dono de obra posso considerar que o necessário é que o Director de fiscalização esteja na obra todos os dias. Enquanto director de fiscalização e por 150€/mês já não me parece que essa seja uma necessidade a considerar.
    O termo de responsabilidade pela Direcção de fiscalização tinha obriigatoriamente que estar incluido. O que perguntava era se nesse valor tb estava incluida a responsabilidade pela coordenação de segurança em obra.

0.1895 seg. NEW