Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

antes de mais quero felicitar a todos o bom trabalho que por aqui se faz ;)

a situação que me leva a escrever aqui no forum é a seguinte:

comprei um imóvel novo à cerca de dois meses e como este era o meu segundo apartamento, e depois de já ter tido algumas más experiências com o outro imóvel (alta de lisboa), decidi optar por uma empresa da qual muito se falava. Acima de tudo dizia-se que o produto desta empresa era de optima qualidade.

O processo ate à compra do imóvel foi moroso, muito por causa dos defeitos que detectei, a titulo de informação só à terceira vez e que o auto de recepção foi assinado, e isto em véspera da assinatura da escritura. Muito me arrependo de ter assinado o auto, de não ter desistido de todo desta compra.

Bem, mesmo depois de todos os problemas encontrados, bastou que me mudasse para o apartamento, para que "novos" defeitos aparecessem. Eles aparecem de todos os quadrantes e de todos os feitios, em resumo uma pequena lista que fui trocando com o suporte pós venda:

- estores da cozinha não funcionam
    - autoclismos não funcionam correctamente
    - torneira do lavatório da casa de banho não deita água quente
    - azulejos danificados (casas de banho)
    - interruptores desnivelados
    - puxador da porta da cozinha riscado
    - puxador da porta exterior da sala riscado
    - ventilador da cozinha partido
    - porta da cozinha com lasca
    - a banheira de hidromassagem não esvazia e alem disso, esta a verter agua para fora, tem também alguns defeitos na montagem
    - o corrimão de uma das varandas esta danificado/riscado
    - a porta da casa de banho esta também danificada
    - os bidés estão riscados
    ...

Muitos dos problemas foram reportados através de fotos.

Mal sabia eu que o pior ainda estava para vir. E normal aparecerem formigas em casa, menos normal é aparecerem em um 3º andar, mas enfim dei o beneficio da duvida, pois poderia ter deixado alguma porta/janela aberta. Em pouco tempo as poucas formigas passaram a centenas e atrevo me a dizer que são hoje aos milhares, andam em casa como se de um jardim se tratasse. Reportei de imediato a situação ao serviço pós venda, onde cordialmente me informaram que nada podiam fazer, visto que a garantia não cobria esse tipo de situação. Expliquei que as formigas, apareciam por debaixo de um rodapé, e que tinha estado a ver nas varandas e que não era por ali que estavam a vir. Nada disso interessou. Face a estes argumentos, tentei eu próprio procurar uma explicação para o problema;retirei o rodapé de uma das paredes do quarto, e não podia ficar mais surpreso com o que encontrei. As paredes apresentavam claros defeitos de construção, é possível ver os tijolos, isto porque a parede por detrás do rodapé não foi rebocada. As formigas vêm por entre as juntas dos tijolos. Não retirei como é óbvio o rodapé em toda a casa, mas acredito que a situação seja a mesma. As fotos em anexo são bem elucidativas. Aproveitando uma visita da responsável pelo serviço pós venda, que fora previamente agendada devido aos muitos defeitos, confrontei-a com a situação. Disse-me que ia contactar um eng. Civil e que depois se pronunciaria acerca da situação.

Já contactei com um advogado que me apresentou uma série de artigos do código civil, em relação a esta situação.., mas não queria ter de seguir esse caminho, porque não será obviamente bom para nenhuma das partes. Gostaria de pedir a vossa opinião em relação a toda esta situação e gostaria ainda de saber quais as acções que tomariam.

Cumprimentos,

marco

PS:

Fotos dos defeitos

http://picasaweb.google.com/metitus/Defeitos#
  2.  # 2

3.  # 3

_
  4.  # 4

Se entregam uma obra assim aos proprietários, imagino o que você não consegue ver.....
    Eu não arriscava a ficar com uma casa assim... Até podia ser o negócio da minha vida, mas imagino os problemas que essa casa vai ter daqui por 5 a 6 anos...
  5.  # 5

Obriverca?
  6.  # 6

Eu só não consigo perceber como é que nos dias que correm ainda acontecem coisas destas. Uma empresa que vende um imóvel nestas condições devia ser proibida de construir,para além, está claro de reparar todos os defeitos.
    Não é nada comigo mas fico revoltado só de ver a miséria que fizeram.
  7.  # 7

Tem todos os motivos e mais alguns para reclamar, excepto relativamente às formigas, eu moro no 4º andar, no verão a casa estava cheia de formigas, e não acho que isso seja culpa do construtor, mais, vi um rato em minha casa, várias vezes, e ainda não o apanhei (ai se aminha mulher sabe), acha que devo chamar o construtor?
  8.  # 8

Amigo, tem aí uma obra, mas que obra..

A habitação é nova (a estrear), ou é nova para si? Qualquer das formas nova ou usada tem aí uns pormenores em bocado suspeitos sobretudo a nível de acabamento, ou falta dele,lol.

Qunato ao resto, tudo o que está danificado cabe os promotor/vendedor/aldrabão (o que quiser chamar) substituir e/ou reparar o que for necessário, para isso convém enviar uma carta registada com aviso de recepção no âmbito de lhe dar um prazo para iniciar as "obras" e reportar todas essas patologias e visto que tem fotos, pode anexar e enviar.

Só assim é que prova a sua reclamação, até lá são apenas troca de palavras e ao fim de 5 anos a garantia foi-se e o promotor diz que nunca foi notificado..
  9.  # 9

Isso das formigas é capaz de ter uma explicação.
    Com o aumento das prestações, essas formigas foram expulsas das suas casas e procuraram refúgio no local mais óbvio, digo, no "formigão" mais próximo - que, por azar, era o da sua casa.
    Para quem não sabe, tal como em castelhano (hormigón), «formigão» é a palavra portuguesa para «Betão» (por causa do aspecto de formigueiro que tem).
    Mais tarde adoptámos/adaptámos a palavra francesa (béton), enquanto que os nossos irremãosse brasileiros adoptaram o americano (concrete).

Piada à parte, nunca vi um formigueiro assim num prédio novo!
  10.  # 10

Obrigado a todos pelos comentários.

O problema é bem pior porque não foi uma construtora qualquer, é uma das maiores construtoras nacionais ao nível da construção de condomínios fechados tem inclusive vários imóveis em Lisboa.

É realmente uma vergonha, já nem lá posso viver, tenho a sorte dos meus pais terem outra casa, que está de momento vazia. Eu ate podia entender todos os outros problemas, mas defeitos de construção desta envergadura já é demais. Já tive aconselhamento jurídico e posso seguir por essa via, mas para bem de todas as partes e ate porque sei como funcionam os tribunais em Portugal queria que as coisas seguissem outro rumo. Mas será que mudar de imóvel seria uma solução?? visto que estes mesmo problemas poderiam ocorrer também em outros imóveis??

Estou à espera ainda que me digam como vão tratar da solução, foi me dito que hoje darão uma solução para o problema e imagino que será retirar todo o chão de toda a casa e estucar correctamente as paredes... bem eu sinceramente já nem sei que diga ou que pense. É esperar para ver.

Cumprimentos,

Marco
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaTem todos os motivos e mais alguns para reclamar, excepto relativamente às formigas, eu moro no 4º andar, no verão a casa estava cheia de formigas, e não acho que isso seja culpa do construtor, mais, vi um rato em minha casa, várias vezes, e ainda não o apanhei (ai se aminha mulher sabe), acha que devo chamar o construtor?

Quanto às formigas, não seria um problema do construtor se eles não viessem por entre os tijolos que ate por acaso deveriam estar estucados...

Cumprimentos
  12.  # 12

Colocado por: ribaupataAmigo, tem aí uma obra, mas que obra..

A habitação é nova (a estrear), ou é nova para si? Qualquer das formas nova ou usada tem aí uns pormenores em bocado suspeitos sobretudo a nível de acabamento, ou falta dele,lol.

Qunato ao resto, tudo o que está danificado cabe os promotor/vendedor/aldrabão (o que quiser chamar) substituir e/ou reparar o que for necessário, para isso convém enviar uma carta registada com aviso de recepção no âmbito de lhe dar um prazo para iniciar as "obras" e reportar todas essas patologias e visto que tem fotos, pode anexar e enviar.

Só assim é que prova a sua reclamação, até lá são apenas troca de palavras e ao fim de 5 anos a garantia foi-se e o promotor diz que nunca foi notificado..

É nova a estrear...

O construtor tem vindo a reparar algumas coisas, ou melhor a desenrascar... a titulo de exemplo. Mudaram um bidé, porque estava riscado, puseram lá um que estava também riscado, trocaram o porta da casa de banho, riscaram a nova nas dobradiças, quando a estavam a meter, trocaram a porta de entrada da casa e ao fazê-lo danificaram-na em um dos cantos e danificaram também o chão (carvalho)... LOL

Por isso já nem sei se vale a pena chama-los para repararem mais alguma coisa, visto que ao repararem algo, a outras tantas coisas que são danificadas...

Ainda tenho mais umas boas fotos, que não enviei, porque os problemas não acabaram ainda...

Cumprimentos,

Marco
  13.  # 13

Colocado por: Luis K. W.Isso das formigas é capaz de ter uma explicação.
    Com o aumento das prestações, essas formigas foram expulsas das suas casas e procuraram refúgio no local mais óbvio, digo, no "formigão" mais próximo - que, por azar, era o da sua casa.
    Para quem não sabe, tal como em castelhano (hormigón), «formigão» é a palavra portuguesa para «Betão» (por causa do aspecto de formigueiro que tem).
    Mais tarde adoptámos/adaptámos a palavra francesa (béton), enquanto que os nossos irremãosse brasileiros adoptaram o americano (concrete).

Piada à parte, nunca vi um formigueiro assim num prédio novo!

Obrigado amigo pelo momento de humor, que para dizer a verdade até caiu bem...

Pois a tentencia deve então ser para aumentar, visto que o desemprego esta a subir em flecha... vão haver muitas formigas a quererem habitar no meu espaço. Hoje de manha quando lá fui já tinha 3 carreiros do famoso exercito... acho que elas se devem sentir bem vindas ;)
    •  
      FD
    • 23 novembro 2010 editado

# 14

Colocado por: metituse gostaria ainda de saber quais as acções que tomariam

Repetindo-me:

Há duas formas de resolver problemas: a bem e a mal.

A bem, falando com as pessoas e levando-as a fazer o que é correcto. Se para tal for preciso fazer pressão, faz-se - chatear pelo telefone, melgar.

A DECO não faz muito. O que a DECO faz é mediar e nada mais. Assusta os mais "ingénuos" mas quanto a aqueles que não querem saber, a DECO não pode fazer nada a não ser, a tal pressão.
    É uma associação independente e não tem poderes para nada.

Se esgotou esta via, avance para a próxima.

Resolver a mal: pressão à má fila e tribunal.

Transcrição do que já sugeri inúmeras vezes:

Resolução: chatear, chatear, chatear, chatear, chatear, chatear, chatear, chatear o construtor até mais não.
    Procedimentos
    Carta com aviso de recepção a denunciar os defeitos e a exigir a reparação num prazo razoável (30 a 60 dias).
    Passado esse prazo, ligar para o responsável todos os dias de números de telefone diferentes.
    Se não resultar, dar um salto na hierarquia e fazer o mesmo.
    Se não resultar, encontrar formas criativas de fazer pressão.

Repito o que já aqui escrevi em tempos:

Você tem duas saídas:
    -> tribunal
    -> pressão

Eu aconselho-a a tomar as duas saídas. Enquanto faz pressão, arranca com o tribunal.
    Sobre o tribunal pouco há a dizer, inicie uma acção num Julgado de Paz (se existir na sua zona) e aguarde.
    Se isso não resultar, contrate um advogado e aguarde.

A pressão é capaz de resultar melhor. O objectivo é:
    -> impedir ou frustrar potenciais negócios
    -> envergonhar o senhor socialmente

Algumas medidas que já escrevi por aqui:

- descubra onde o dono da empresa mora e vá lá perguntar por ele na vizinhança
    - descubra onde ele está a trabalhar e vá lá fazer umas visitas
    - fale com os fornecedores, os clientes, os trabalhadores, os familiares, o pároco, a senhora da padaria e com quem mais se lembrar
    Se ele(s) ainda vende casas, dedique um ou dois domingos a acompanhar os potenciais clientes das novas casas e faça-lhes uma visita guiada.
    Fale-lhes na sua experiência de compra, tenha a certeza de que o vendedor a vê e diga-lhe exactamente o que está ali a fazer. Deverá fazer com que o vendedor se queixe ao patrão e este, para deixar de a ter a prejudicar as vendas, lhe resolva o problema. ;)
    Acrescento outra:
    -> se ainda há apartamentos à venda no seu prédio, compre um grande cartaz, escreva "Não compre a sua casa aqui, pergunte-me porquê" e pendure na janela mais visível a partir da porta de entrada

Seja criativo/a. :)
    Mas não se fie em mais nada... está por sua conta.

O caso aqui era sobre um pato bravo, no seu caso, sendo uma empresa, acho que a solução passa por fazer pressão influenciando potenciais compradores.
    Os panfletos e o cartaz são boas alternativas se ainda existem apartamentos à venda nesse edifício. Em todo o caso, avise-os da sua intenção antes de o fazer: dessa forma dá-lhes oportunidade de resolverem o problema antes de criar o mal estar.
  14.  # 15

Colocado por: FD
    Repetindo-me:

O caso aqui era sobre um pato bravo, no seu caso, sendo uma empresa, acho que a solução passa por fazer pressão influenciando potenciais compradores.
    Os panfletos e o cartaz são boas alternativas se ainda existem apartamentos à venda nesse edifício. Em todo o caso, avise-os da sua intenção antes de o fazer: dessa forma dá-lhes oportunidade de resolverem o problema antes de criar o mal estar.

Tendo em conta que a construtora tem imensos apartamentos para venda não só neste condomínio, como em muitos outros que esta a construir em Lisboa, penso que qualquer acção não vai ser boa para as suas vendas. Quanto ao presidente, ou dono da construtora, ele vive neste condomínio ;) Devem é ter tomado outro tipo de medidas quando construíram o imóvel em que esta.

Muito obrigado pelos seus concelhos, vou com certeza seguir alguns deles ;)

"e ainda há apartamentos à venda no seu prédio, compre um grande cartaz, escreva "Não compre a sua casa aqui, pergunte-me porquê" Gostei especialmente desta...LOL

Mas penso que o melhor por agora é esperar pela solução deles. A verdade é que o serviço pós venda sempre se prontificou a reparar todos os problemas, ate que lhes falei das formigas e ai disseram que nada tinham a ver, ate que lhes pedi para irem ao apartamento e ai perceberam que o problema das formigas tinha outra razão de ser.

Muito obrigado pelos seus concelhos ;)

Cumprimentos,

Marco
  15.  # 16

Colocado por: goliverObriverca?

Amigo,

Peço desculpa mas de momento não vou revelar o nome da empresa, ate porque não quero de momento causar mais nenhum atrito. Eu quero acreditar que esta caso foi um caso pontual, e que este tipo de defeitos não se encontra em outros imóveis, ate porque a empresa já esta há muito tempo no mercado, e antes de comprar o imovel fiz uma pesquisa na net e poucas reclamações encontrei, o que me leva a crer que houve alguma coisa que escapou neste caso.

Há empresas que perante situações destas nada fazem, ha outras que reconhecem o problema, e se consegue chegar a uma solução, veremos em qual destes casos se enquadrará a empresa em questão.

Cumprimentos
  16.  # 17

metitus,

É que se for Obriverca, não é um caso pontual, mas sim normal. Daí a pergunta.

Talvez seja até mais fácil encontrar exemplos de compradores que se queixam da Obriverca, como forma de saber como se defender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PortNon
  17.  # 18

_
  18.  # 19

Esperava uma resposta ate hoje de manha que não aconteceu. Quer me parecer que tenho de começar a pensar no Decreto-Lei n.º 84/2008...

Tem conhecimento de alguem que já tenha conseguido revogar uma compra, com recurso a esta lei?

Cumprimentos,

Marco
  19.  # 20

Hoje quando cheguei a casa já as marotas das formigas tinham chegado aos armários. Estive a falar com outros colegas que me explicaram que o problema pode ate ser mais fácil de resolver. Disseram-me que devo ir ao banco reportar o problema, isto porque estes defeitos ao nível da construção representam uma brecha em relação a avaliação feita por parte deste ao imóvel, o que lhes da automaticamente direito a revogação da compra.

Qualquer acção tomada pelo banco será sempre mais rápida e eficaz do que uma acção iniciada por mim.

O que acham?

Comprimentos,

Marco

PS: Novas fotos anexadas

0.0257 seg. NEW