Colocado por: PicaretaTem todos os motivos e mais alguns para reclamar, excepto relativamente às formigas, eu moro no 4º andar, no verão a casa estava cheia de formigas, e não acho que isso seja culpa do construtor, mais, vi um rato em minha casa, várias vezes, e ainda não o apanhei (ai se aminha mulher sabe), acha que devo chamar o construtor?
Colocado por: ribaupataAmigo, tem aí uma obra, mas que obra..
A habitação é nova (a estrear), ou é nova para si? Qualquer das formas nova ou usada tem aí uns pormenores em bocado suspeitos sobretudo a nível de acabamento, ou falta dele,lol.
Qunato ao resto, tudo o que está danificado cabe os promotor/vendedor/aldrabão (o que quiser chamar) substituir e/ou reparar o que for necessário, para isso convém enviar uma carta registada com aviso de recepção no âmbito de lhe dar um prazo para iniciar as "obras" e reportar todas essas patologias e visto que tem fotos, pode anexar e enviar.
Só assim é que prova a sua reclamação, até lá são apenas troca de palavras e ao fim de 5 anos a garantia foi-se e o promotor diz que nunca foi notificado..
Colocado por: Luis K. W.Isso das formigas é capaz de ter uma explicação.
Com o aumento das prestações, essas formigas foram expulsas das suas casas e procuraram refúgio no local mais óbvio, digo, no "formigão" mais próximo - que, por azar, era o da sua casa.
Para quem não sabe, tal como em castelhano (hormigón), «formigão» é a palavra portuguesa para «Betão» (por causa do aspecto de formigueiro que tem).
Mais tarde adoptámos/adaptámos a palavra francesa (béton), enquanto que os nossos irremãosse brasileiros adoptaram o americano (concrete).
Piada à parte, nunca vi um formigueiro assim num prédio novo!
Colocado por: metituse gostaria ainda de saber quais as acções que tomariam
Há duas formas de resolver problemas: a bem e a mal.
A bem, falando com as pessoas e levando-as a fazer o que é correcto. Se para tal for preciso fazer pressão, faz-se - chatear pelo telefone, melgar.
A DECO não faz muito. O que a DECO faz é mediar e nada mais. Assusta os mais "ingénuos" mas quanto a aqueles que não querem saber, a DECO não pode fazer nada a não ser, a tal pressão.
É uma associação independente e não tem poderes para nada.
Se esgotou esta via, avance para a próxima.
Resolver a mal: pressão à má fila e tribunal.
Transcrição do que já sugeri inúmeras vezes:
Resolução: chatear, chatear, chatear, chatear, chatear, chatear, chatear, chatear o construtor até mais não.
Procedimentos
Carta com aviso de recepção a denunciar os defeitos e a exigir a reparação num prazo razoável (30 a 60 dias).
Passado esse prazo, ligar para o responsável todos os dias de números de telefone diferentes.
Se não resultar, dar um salto na hierarquia e fazer o mesmo.
Se não resultar, encontrar formas criativas de fazer pressão.
Repito o que já aqui escrevi em tempos:
Você tem duas saídas:
-> tribunal
-> pressão
Eu aconselho-a a tomar as duas saídas. Enquanto faz pressão, arranca com o tribunal.
Sobre o tribunal pouco há a dizer, inicie uma acção num Julgado de Paz (se existir na sua zona) e aguarde.
Se isso não resultar, contrate um advogado e aguarde.
A pressão é capaz de resultar melhor. O objectivo é:
-> impedir ou frustrar potenciais negócios
-> envergonhar o senhor socialmente
Algumas medidas que já escrevi por aqui:
- descubra onde o dono da empresa mora e vá lá perguntar por ele na vizinhança
- descubra onde ele está a trabalhar e vá lá fazer umas visitas
- fale com os fornecedores, os clientes, os trabalhadores, os familiares, o pároco, a senhora da padaria e com quem mais se lembrar
Se ele(s) ainda vende casas, dedique um ou dois domingos a acompanhar os potenciais clientes das novas casas e faça-lhes uma visita guiada.
Fale-lhes na sua experiência de compra, tenha a certeza de que o vendedor a vê e diga-lhe exactamente o que está ali a fazer. Deverá fazer com que o vendedor se queixe ao patrão e este, para deixar de a ter a prejudicar as vendas, lhe resolva o problema. ;)
Acrescento outra:
-> se ainda há apartamentos à venda no seu prédio, compre um grande cartaz, escreva "Não compre a sua casa aqui, pergunte-me porquê" e pendure na janela mais visível a partir da porta de entrada
Seja criativo/a. :)
Mas não se fie em mais nada... está por sua conta.
Colocado por: FD
Repetindo-me:
O caso aqui era sobre um pato bravo, no seu caso, sendo uma empresa, acho que a solução passa por fazer pressão influenciando potenciais compradores.
Os panfletos e o cartaz são boas alternativas se ainda existem apartamentos à venda nesse edifício. Em todo o caso, avise-os da sua intenção antes de o fazer: dessa forma dá-lhes oportunidade de resolverem o problema antes de criar o mal estar.
Colocado por: goliverObriverca?