Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: Gustavo MendesK de alumínio simples = 5.8
    K de alumínio com rotura térmica = 2.8
    K de PVC com reforço em aço = 1.4
    K da madeira = 1.2

Eu estava a referir-me a isto...
    É que generalizou demasiado, pois tal como lhe deixei no post anterior, há aluminio com RPT com K muito melhores do que os que deixou neste post.
  2.  # 262

Repare que o perfil de alumínio que deixou no post anterior é mais PVC que alumínio, mas ainda assim porquê algodão quando se pode ter seda ?
  3.  # 263

Colocado por: Gustavo Mendesporquê algodão quando se pode ter seda ?

Já lhe respondi em cima... Se os aplicadores de PVC não sabem o que fazem (nem o que o seu material é capaz), têm de aprender, para depois explicar correctamente ao consumidor...
    • jma
    • 27 fevereiro 2009

# 264

... voltando a questão dos preços.. qual a relação de preços entre um perfil desse tipo da cortizo (do link acima) e pvc? acaba por ser quase sempre o factor decisivo..

outro aspecto.. o site da cortizo, (com bastante informação técnica), apresenta, apenas na versão em espanhol, soluções também em pvc (3 opções)... e o K também varia.. ou seja, não é por ser PVC que tem sempre um K de 1.3 /1.4 ... mas para o mesmo tipo de vidro, a protecção acústica é sempre superior no pvc..
  4.  # 265

Colocado por: jmavoltando a questão dos preços.. qual a relação de preços entre um perfil desse tipo da cortizo (do link acima) e pvc? acaba por ser quase sempre o factor decisivo..

outro aspecto.. o site da cortizo, (com bastante informação técnica), apresenta, apenas na versão em espanhol, soluções também em pvc (3 opções)... e o K também varia.. ou seja, não é por ser PVC que tem sempre um K de 1.3 /1.4 ... mas para o mesmo tipo de vidro, a protecção acústica é sempre superior no pvc..

Que o PVC apresenta valores superiores ao aluminio e nível térmico e de ruído, acho que niguém contesta. Aqui sempre foi a questão do que se pode ou não fazer com o PVC. (a nível de certos vãos)
    Pelos vistos pode-se tudo. Só que não é isso que os instaladores "da praça" dizem! E mesmo aqui pelo fórum, já tivemos outros intervenientes, supostamente também no ramo, que diziam o mesmo...
  5.  # 266

Alguem conhecer um estudo que compare em laboratório a temperatura ambiente dentro de "casa" com caixilharia em PVC com um determinado vidro face a uma determinada temperatura exterior VERSUS com caixilharia em aluminio de ruptura termica com exactamente os mesmos vidros e com as mesmas condições termicas exteriores! Ou seja, este estudo comparativo permitiria, de uma vez por todas, esclarecer em termos praticos, afinal que diferença de temperatura média estamos a falar!!! Isso ainda ninguem conseguiu explicar neste forum.

A partir dai cada um que tome a sua decisão em consciência!

É que esta história dos K's já parece conversa de engenheiro... :) (sem ofensa)

Eu como cliente quero é saber qual a hipotetica variação de temperatura dentro de casa com um material e outro nas mesmas condições!!! O resto é conversa para boi dormir (sem ofensa)
  6.  # 267

A melhor resposta à sua questão vai encontrá-la junto de todos aqueles ( e que são cada vez mais ) os que subsituiram as janelas de alumínio da sua moradia por janelas de PVC, esses sim sabem dizer o quanto poupam ao fim do mês na conta do aquecimento (Inverno) e ar condicionado (Verão), estes são os únicos a ter termo de comparação.
    Para não falar no conforto acústico, segurança e falta de condensação no perfil da caixilharia.
    Informe-se com alguem que substituiu, e tomando uma posição neutra, relate aqui o que ouvir.
    Cumps.
    A ver se ao menos assim o boi não dorme,e se decide... he he (sem ofensa)
  7.  # 268

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Pelos vistos pode-se tudo. Só que não é isso que os instaladores "da praça" dizem! E mesmo aqui pelo fórum, já tivemos outros intervenientes, supostamente também no ramo, que diziam o mesmo...

Se tiverem conhecimento de algum vão que não se possa fazer em PVC, e fazer em alumínio, por favor coloquem aqui as medidas.
    Terei todo prazer de responder com elementos técnicos a acompanhar.
    Cumps.
  8.  # 269

Colocado por: Gustavo MendesSe tiverem conhecimento de algum vão que não se possa fazer em PVC, e fazer em alumínio, por favor coloquem aqui as medidas.

Gustavo, já lhe disse que não duvido disso.
    Mas você tem dúvidas que me tenham (e a muitos mais aqui do fórum) isso?
  9.  # 270

Se tiverem conhecimento de algum vão que não se possa fazer em PVC, e fazer em alumínio, por favor coloquem aqui as medidas.

2,5m Altura X 4m Largura
    Em 2 Panos (de 2 metros). Oscilo-basculante

Gustavo, não duvido que não consiga fazer. Certamente que dá. Mas nos contactos que fiz, ninguém se chegou à frente...

Coisas da Casa
  10.  # 271

E em aluninio, alguem se chegou á frente?
  11.  # 272

Sim. Em dois casos, em ambos tinham perfis de aluminio especificos (mais espessos) para este vão e ferragens todas xptos para segurar aquilo...

Coisas da Casa
  12.  # 273

Por quanto tempo ( estou a brincar)
  13.  # 274

Colocado por: AdrianoPSim. Em dois casos, em ambos tinham perfis de aluminio especificos (mais espessos) para este vão e ferragens todas xptos para segurar aquilo...

Coisas da Casa

Já lhe fizeram a montagem.
  14.  # 275

Eu não avancei com esses vãos. Faziam parte do projecto V1! :)

Como pode ver por aqui: Coisas da Casa ainda falta um pouco para as janelas :)

Coisas da Casa
  15.  # 276

Colocado por: Gustavo MendesA melhor resposta à sua questão vai encontrá-la junto de todos aqueles ( e que são cada vez mais ) os que subsituiram as janelas de alumínio da sua moradia por janelas de PVC, esses sim sabem dizer o quanto poupam ao fim do mês na conta do aquecimento (Inverno) e ar condicionado (Verão), estes são os únicos a ter termo de comparação.
    Para não falar no conforto acústico, segurança e falta de condensação no perfil da caixilharia.
    Informe-se com alguem que substituiu, e tomando uma posição neutra, relate aqui o que ouvir.
    Cumps.
    A ver se ao menos assim o boi não dorme,e se decide... he he (sem ofensa)

Efectivamento o que me está a dizer, eu fiz e cheguei rapidamente a duas conclusões:
    1.º quem o fez notou um conforto termico considerável
    2.º também rapidamente percebi que esta comparação está viciada à partida. logo não comparável! Ou seja, é quase a mesma coisa que perguntar a pessoas que tinham (como antigamente se fazia) caixilhos em madeira com apenas um vidro e que alteraram para aluminio normal de 45mm com vidro duplo. Se falar com estas pessoas, também estão muito satisfeitas.
    Por outras palavras, das pessoas que perguntei que trocaram aluminio por PVC, rapidamente apercebi-me de duas coisas:
    - Os caixilhos em aluminio, na melhor das hipoteses eram de apenas 45mm sem ruptura termica, e sem vidro duplo. Além de que a questão da estanquicidade (correntes de ar), segundo os proprietários também deixava a desejar por má aplicação!! Já agora quem o fez e trocou por PVC, forma aplicações com pelo menos 20 anos de existência. Na altura o aluminio era a novidade

O que eu gostaria de ver, efectivamente, era se alguem conhece algum estudo que compare aluminio de ruptura termica com PVC, mas apenas em termos laboratoriais, ou seja, com temperatura, iluminação e humidades controladas. Acredito eu que nesta situação é que iria ter uma ideia da real performance de um e de outro.
    O que imagino neste estudo seria o seguinte: dois espaços ligados por uma abertura comum. Seria colocada uma "janela" com caixilho em PVC (seria uma janela tipo 80% vidro e 20% caixilho) e um determinado vidro. Essa janela era o que separaria o ambiente de um lado para o outro. Seguidamente, num dos lados seria aumentado e diminuido a temperatura e iria verificar-se seguidamente qual o impacto desta alteração de temperatura no lado contrario (num determinado espaço de tempo). Em seguida repetia-se o mesmo com caixilho em aluminio exactamente com as mesmas condições e parametros.

A que conclusões chegariamos??? que a diferença é irrelevante? que a diferença é relevante? que afinal o que importa é o vidro? o caixilho é o mais importante? Daqui para a frente é tudo especulação...

Acho que todos temos consciência que o PVC tem melhor isolamento termico que o aluminio, mas o aluminio tem maior resistência mecânica (claro que o pvc leva aço por dentro, o que o torna mais pesado e por consequencia necessita de ferragens mais fortes, logo mais caras) e poderiamos ir por aqui a fora a compara um e outro, mas não passaria de conversa entre dois "vendedores" um de cada produto, e eu como cliente não chegaria a conclusão nenhuma!

Se existisse esse tal estudo em laboratório, acho que até este tópico acabaria rapidamente... :)
  16.  # 277

Isso é que era trabalho, aparecer esse estudo...
    cumps.
  17.  # 278

Colocado por: nbastos
    Colocado por: 2970713Sabe qual é o equivalente da Climalit?

Boas
    Suponho ser o planitherm
    Cump.

Cumprimentos a todos

Desculpem mas fiquei com dúvidas em relação àquela equivalência. Quando foi pedir o meu 1º orçamento elamente falaram-me do Planitherm. Mas estive a ver a ficha técnica do CLIMPLUS N e este vidro duplo incorpora o Planitherm... Vejam por favor:
    http://pt.saint-gobain-glass.com/b2c/default.asp?nav1=pr&nav2=double%20pane&id=1905
  18.  # 279

Colocado por: nunogilberto

O que eu gostaria de ver, efectivamente, era se alguem conhece algum estudo que compare aluminio de ruptura termica com PVC, mas apenas em termos laboratoriais, ou seja, com temperatura, iluminação e humidades controladas.
    Acho que todos temos consciência que o PVC tem melhor isolamento termico que o aluminio, mas o aluminio tem maior resistência mecânica (claro que o pvc leva aço por dentro, o que o torna mais pesado e por consequencia necessita de ferragens mais fortes, logo mais caras)

Se existisse esse tal estudo em laboratório, acho que até este tópico acabaria rapidamente... :)

Esse estudo pode-se efectuar, mas depois vai-se levantar a questão das marcas intervenientes, e volta tudo à estaca zero.
    Em relação á resistência mecânica do alumínio ser superior à do PVC, depende do tipo de PVC que estamos a falar, e neste caso em concreto quando falamos em PVC de caixilharia não podemos dissociar o aço que compõe o perfil.
    Claro está que este conjunto oferece uma resistência mecânica muito superior à do alumínio ( principalmente se este for de corte térmico, pois fica fragilizado pela poliamida). Para comprovar é só tentar dobrar duas barras com as mesmas dimensões uma em alumínio e outra em aço e tirar conclusões.
    Cumps.
  19.  # 280

Colocado por: AdrianoP
    2,5m Altura X 4m Largura
    Em 2 Panos (de 2 metros). Oscilo-basculante

Oscilo-basculante??
    Basculante dá...., mas não entendo bem o conjunto " Oscilo-basculante" quererá dizer oscilo-batente ?, nesse caso não dá com 2 folhas de 2 m (Mas em alumínio dá ? ), em ferro dá , só uma folha com 2.80 m de largo por 2.20 de altura, vi e fotografei...
      Foto1056.JPG

0.0197 seg. NEW