Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Colocado por: terraverde"Lagos e Piscinas Naturais / Piscinas Biológicas

    As piscinas naturais ou biológicas são as que não precisam de cloro nem de filtros para funcionar. Elas se mantém graças às plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção. E estão, cada vez mais, fazendo a diferença em excelentes projetos.

    A Ecotelhado desenvolveu um sistema para a conversão da sua piscina convencional – com cloro – para a piscina natural. Assim, pode-se transformar qualquer estrutura, às vezes árida, em um agradável e ecológico lago para banhos.

    Com a piscina natural, existe uma área balnear, o compartimento de natação, e uma área depuradora com plantas. A zona das plantas pode ser considerada um jardim aquático ou filtro biológico, com plantas emersas nas margens e submersas nas zonas mais fundas. Com essas transformações, surgirá um ecossistema completo, cheio de vida e apto para fazer a depuração da água.

    O novo ambiente natural atrairá, por exemplo, libélulas acima da água e andorinhas que virão beber em pleno vôo. Tudo isto traz milhares de possibilidades de observação da natureza, sem sair de casa. Além disso, existe a possibilidade de adicionar peixes, criando um ambiente incrível para mergulhos interativos no seu jardim.

    COMO FUNCIONA?
    As piscinas naturais são ecossistemas artificiais com tratamento biológico. Tendo uma zona destinada a banhos e outras à depuração da água. Nestes ecossistemas existem uma complexa comunidade de espécies aquáticas, capazes de purificar a água através de serviços ecossistêmicos.

    Você poderá tomar banho em uma água naturalizada, límpida e transparente. Uma água que não é prejudicial para a saúde humana nem para o meio ambiente. Não sendo preciso utilizar nenhum aditivo químico, nem sal, nem cloro. Isto traz economia na manutenção e benefícios a quem é alérgico a esses gêneros de produtos.

    As plantas desempenham três funções importantes nas piscinas naturais:

    Oxigenação da água;
    Assimilação de nutrientes;
    Sombreamento da superfície da água.

    QUAIS OS BENEFÍCIOS?
    A água naturalizada em uma piscina natural é inofensiva à saúde humana e ao meio ambiente. Graças ao sistema de tratamento biológico.


    https://ecotelhado.com/sistema/piscinas-naturais/


    Sinceramente, o amigo está como eu uns 5 anos atrás. Falta-lhe ainda assimilar muita informação. Essa empresa usa bombas circulação, ao contrário das bombas piscinas são usadas bombas de grande caudal e baixa pressão, daí conseguirmos grandes caudais e baixos consumos.

    De resto, o sistema exemplificado por essa empresa é dos sistemas mais antigos e dos menos eficientes. É um sistema em que a água é puxada através da "cama" onde estão as plantas, ou seja, o susbtrato onde estão as plantas fazem de filtro mecanico e biológico e não se usa skimmer nem ralo fundo. Todo o lixo que cai vai para esse substrato e passado uns anos 5-7anos é preciso remover todo esse substrato e aspirar porque vai-se formar uma camada enorme de lodo.

    O método mais eficiente que se usa actualmente é ao contrário, a água é chupada pelo skimmer e ralo de fundo, vai até a um filtro mecanico externo (sieve ou filtro tambor) e depois é que vai para o filtro biológico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
    • jo.san
    • 31 janeiro 2019 editado

     # 282

    Colocado por: terraverde

    E já viu algum lago que removesse o lodo naturalmente ? Todos os lagos ou mesmo rios com águas paradas acumulam lodo


    Pois, mas os rios têm um caudal enorme de milhares l/h e água constantemente renovada e os lagos têm volumes de centenas milhares litros e garndes profundidades tendo correntes naturais. Nós aqui estamos a falar de lagos de 10.000L e piscinas biológicas de 100.000L, ou seja, coisas minusculas, daí ser necessário ter correntes artificiais( bombas) e filtros mecânicos que removam a maior parte do lodo e filtro biológico que transforme a amonia em nitratos.

    As plantas é o que menos interessam porque o que elas fazem (oxigenar e remover nutrientes) consegue-se de outras formas, embora eu prefira de longe o uso das plantas a essas soluções.
  2.  # 283

    Colocado por: jo.sanO método mais eficiente que se usa actualmente é ao contrário, a água é chupada pelo skimmer e ralo de fundo, vai até a um filtro mecanico externo (sieve ou filtro tambor) e depois é que vai para o filtro biológico.

    Recomenda alguma empresa que faça isto?
  3.  # 284

    • jo.san
    • 31 janeiro 2019 editado

     # 285

    Colocado por: mhpinto
    Recomenda alguma empresa que faça isto?


    Em Portugal não.
    Se não se quiser chatear muito nem gastar muito, contrate por exemplo a biopiscinas. Peça para ver no Verão piscinas feitas por eles, pode ser que goste.

    Se quiser o sistema que indiquei vai ter enormes dores de cabeça porque não existe nenhuma empresa em Portugal que faça tudo. O mais parecido que existe é a "koi Lagos e jardim" mas não estão habituados a fazer piscinas, apenas lagos para kois, embora o sistema de filtração seja muito parecido.

    Pode ver este catalogo que tem o sistema lá, aliás tem os 2 sistemas.

    https://www.heldervijveren.com/sites/default/files/uploads/DP%20Catalogus%202018_FR%20LR.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  4.  # 286

    Eu não percebo...
    Ou as pessoas querem um lago o mais natural possível ou então mais vale ter uma piscina.

    Eu tenho um lago, já com 15 anos.
    Sabe que ao início até meti um filtro...
    Acabei com isso 4 meses depois. Dava mais trabalho limpar o filtro que limpar o lago anualmente.

    Meta as plantas em tabuleiros, no fundo. Para limpar basta afastar os tabuleiros. Claro que tem de disfarçar os tabuleiros.
  5.  # 287

    Colocado por: jo.sanbiopiscinas

    Já troquei umas quantas missivas com eles. São um bocado careiros demais. Acaba por ficar ao preço de uma piscina convencional...
    • jo.san
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 288

    Colocado por: cabocheEu não percebo...
    Ou as pessoas querem um lago o mais natural possível ou então mais vale ter uma piscina.

    Eu tenho um lago, já com 15 anos.
    Sabe que ao início até meti um filtro...
    Acabei com isso 4 meses depois. Dava mais trabalho limpar o filtro que limpar o lago anualmente.

    Meta as plantas em tabuleiros, no fundo. Para limpar basta afastar os tabuleiros. Claro que tem de disfarçar os tabuleiros.




    Pois, mas eu não estou a falar de filtros de esponjas, filtros de vortex ou pior filtros de pressão. Eu estou a falar de "sieves" e "drum filters".

    Sieve filter: https://www.youtube.com/watch?v=12j2DnrINZA

    Drum filter: https://www.youtube.com/watch?v=7puHWvgWzrE

    Lago mais natural possível não é um lago que acumula lixo no fundo e que precisa de muita manutenção. Quer uma coisa mais natural que isto?
      galeria17img626.jpg
      galeria17img534.jpg
      galeria17img527.jpg
  6.  # 289

    Mais uns:
      galeria17img724.jpg
      galeria17img719.jpg
  7.  # 290

    Todas as piscinas biologicas que conheço, tem sempre mais de 200m2 de area... sendo que a zona "balnear", é cerca de 1/3 da area total. no dispõem de qq filtro. ~Quanto muito poderão ser dotadas de arejadores...Estas piscinas necessitam de alguma profundidade por forma a haver correntes por convecção termica... nada tem a ahaver com as imagens que o jo.san meteu aqui.. isso são lagos ornamentais, que mimetizam a natureza, mas não são de todo pisicnas naturais....
  8.  # 291

    Aconselho a ler desde o inicio desta discussão 17 paginas atrás...
    • jo.san
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 292

    Colocado por: Pedro BarradasTodas as piscinas biologicas que conheço, tem sempre mais de 200m2 de area... sendo que a zona "balnear", é cerca de 1/3 da area total. no dispõem de qq filtro. ~Quanto muito poderão ser dotadas de arejadores...Estas piscinas necessitam de alguma profundidade por forma a haver correntes por convecção termica... nada tem a ahaver com as imagens que o jo.san meteu aqui.. isso são lagos ornamentais, que mimetizam a natureza, mas não são de todo pisicnas naturais....


    Estas imagens são em respostas ao comentário do caboche que lagos de baixissima manutenção (skimmers, ralo fundo, bomba circulaçao, filtro mecanico e filtro biologico) não parecem lago naturais.

    Eu conheço essa piscinas, da biopiscinas certo? No Verão ficam verdes e o mais importante que eles não referem, a manutenção. Até têm uma equipa de mergulhadores para irem aspirar o fundo.

    No geral de beleza acho que nada têm, mais parecem charcos com águas paradas excepção 2 delas (as que ganharam prémios) mas essas têm bombas circulação e são bombas de piscinas da BADU.

    O material que cai na piscina se não for removido, vai ao fundo e por lá irá ficar.

    Umas das grandes vantagens de se ter uma piscina biológica é ter um sistema quase sem qualquer pressão, podendo assim ter caudais de água enormes com um consumo muito baixo. É possível movimentar por exemplo 12.000l/h por apenas 60w, 50.000l/h por apenas 250w fazendo cascatas com grande caudal e água movimentada.

    Mas para isso acontecer é preciso usar um sistema por gravidade e não por pressão, logo é preciso usar tubos PVC de colar de 110m ou de 125mm e não tubo flexivel de 60mm.

    Para mim piscinas biológicas bonitas são estas por exemplo:
      NSP3.jpg
      NSP.jpg
      NSP 2.jpg
    • jo.san
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 293

    Já este tipo de piscina biológica não me atrai muito e falo só da parte estética porque em termos de manutenção as de cima nada tem a ver com as de baixo.
      Hero.jpg
      pool-600x450.jpg
    • jo.san
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 294

    Nas de cima a área à volta da area natação é um espaço bonito e limpo, nas de baixo todo esse espaço à volta em poucos anos fica todo cheio de lodo.

    Porra, não podem gastar sequer 100w/h para fazer circular 20.000l/h ? Isso por dia é uma ninharia, nem 50 cêntimos são por dia. Nem chega a 14€ por mês isto com tarifa simples.
  9.  # 295

    Isso para por lá umas carpas e achigãs deve ser um mimo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 296

  11.  # 297

    Colocado por: WardrunaIsso para por lá umas carpas e achigãs deve ser um mimo.


    E para fazer uns lançamentos :)
    Concordam com este comentário: BM_18
    • jo.san
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 298

    Colocado por: antonylemosveja aqui como construir isso

    https://elhorticultor.org/como-hacer-una-piscina-natural-o-bio-piscina-que-sustituye-cloro-por-plantas/



    Conheço muito bem o sistema do David Butler, comprei-lhe o PDF.

    Acho engraçado essa página. Portanto usam o conceito do David Butler, mostram umas quantas piscinas deles e depois no final acabam com fotos de piscinas biológicas todas bonitas que nada tem a ver com essas piscinas biológicas do David Butler.

    As 2 últimas são do David Butler, a primeira não tem nada a ver, nem sequer usa impermeabilização EPDM.

    Só quero alertar para o falso marketing. Com o sistema do David Butler esperem o que aparece nas duas últimas fotos e não o que aparece na primeira. O mesmo se aplica com as piscinas da biopiscinas, não esperem o que aparece na foto de apresentação (piscina de um resort campo golfe Algarve).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
      32.jpg
      22.jpg
      12.jpg
  12.  # 299

    O sistem ada bipiscinas, é equivalente á 2 foto..Todas as instalções que visite, feitas por eles, ou não, são assim. Aqui no Baixo alentejo interior, e na zona do litoral alentejano e costa vicentina ... quem pretende estas piscinas, não quer de todo ter equipamentos de filtragem, sem nada disso.
    Concordam com este comentário: caboche
  13.  # 300

    Jo.san,
    Eu não disse que um lago com filtros e etc não parece um lago natural. Claro que parece, até porque normalmente esses materiais estão sempre escondidos.

    Eu referi-me a lagos, não a piscinas biológicas.
    Uma piscina biológica serve para se tomar banho, um lago natural não é propriamente para tomar banho... mas adiante...

    Eu, na minha opinião, e pela minha experiência, tem-se muito mais trabalho num lago com filtros do que num lago sem filtros, ou então gasta uma pipa de massa.

    Quando faz um lago, tem de ter atenção a vários factores, como esse que está a dizer, do lixo... se vai construir um lago debaixo de uma árvore que largue muitas folhas, como é óbvio vai ter muito mais trabalho.

    Até hoje, os lagos construídos que conheço, todos acabaram por tirar os filtros. Tem ou tinha um bom artigo do Miguel Figueiredo lá no fórum da aquariofilia.

    Mas estou a falar de lagos, não de piscinas.

    De qualquer maneira, esta é a minha opinião.
 
0.0636 seg. NEW