Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Colocado por: Pedro BarradasO sistem ada bipiscinas, é equivalente á 2 foto..Todas as instalções que visite, feitas por eles, ou não, são assim. Aqui no Baixo alentejo interior, e na zona do litoral alentejano e costa vicentina ... quem pretende estas piscinas, não quer de todo ter equipamentos de filtragem, sem nada disso.
    Concordam com este comentário:caboche


    Só uma correção, as piscinas da biopiscinas não são bem como a da 2ª foto porque eles não usam plantas marginais (ou usam muito pouco), apenas plantas submersas para fazer a oxigenação. Pelo menos foi o que me disseram .

    caboche, se forem filtros de esponjas ou de pressão claro que vão dar um trabalho enorme, todas as semanas vão estar entupidos.
    Eu também já tive a minha experiência e já gastei € suficientes a refazer 2 lagos para saber que é melhor gastar mais ao inicio mas depois não ter quase nenhuma manutenção.

    Conheço muito bem o Miguel Figueiredo aliás, foi por lá que me inspirei para fazer o meu 1º lago sem bomba, nem filtros, apenas com plantas. Comprei-lhe plantas e vários peixes, aliás, ele tinha peixes de lago espectaculares sem ser as habituais carpas koi que não acho piada nenhuma.

    Como já disse antes, é um sistema em que a água fica limpa a maior parte do ano mas que acumula muito lodo no fundo e é preciso muita manutenção. Como o meu lago já tinha uma certa dimensão com o passar dos anos tornou-se um sacrificio andar a limpá-lo.

    Neste momento prefiro algo que tenha quase manutenção 0. E volto a repetir, estou a falar de filtros sieve que certamente não foi o que usou. Se for para usar filtros de esponja ou filtros de pressão o melhor mesmo é não meter nada porque vai andar a limpar os filtros semanalmente e o lago à mesma.
  2.  # 302

    Pois... depende de vários factores.
    Eu no meu lago que tem uns 10m por 10m, não tenho lodo.
    Tenho no final do verão, quando começa o frio uma camada pequena das algas que se vão formando no verão, chego lá num dia que esteja a chover (se possível) e com uma mangueira com a boca no nível mais baixo, aspiro o fundo. Levo 1 ou 2 horas. Se falhar um ano, não me preocupo. No ano seguinte faço.

    Que no verão, no pico do verão a água não é transparente? Claro que não. Fica sempre com algas claro. Mas da para ver bem os peixes.

    Ps: também não gosto dessas carpas. Faço criação e só tenho lá meridionalis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  3.  # 303

    Agora que fala nisso e pelo nome, acho que estou a conhecer o seu lago. Não era um enorme que lá andava no fórum que até tinha uma ponte no meio?
  4.  # 304

    Não era o meu porque não cheguei a colocar lá fotos dele.

    Andava à procura de criadores de Gymnogeophagus meridionalis para colocar no lago quando este estiver acabado. Parece que o Miguel Figueiredo ficou sem os dele.

    Costumas ter para venda casais? Só tens mesmo meridionalis ou também tens outros tipo aphanius mento, jordanellas,etc ?
  5.  # 305

    Só tenho meridionalis. Mais nada. Normalmente vendo juvenis. Mas nunca prometo serem casais. Tenho vendido aos 5. Mas só lá para maio, junho ou julho. Depende muito do ano.
    Fala comigo nessa altura se quiseres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  6.  # 306

    Colocado por: jo.sanNão era o meu porque não cheguei a colocar lá fotos dele.

    Andava à procura de criadores de Gymnogeophagus meridionalis para colocar no lago quando este estiver acabado. Parece que o Miguel Figueiredo ficou sem os dele.

    Costumas ter para venda casais? Só tens mesmo meridionalis ou também tens outros tipo aphanius mento, jordanellas,etc ?


    Sim, ficou sem os dele.
    Agora acho que foi para os Açores.

    Aqui em Portugal, que eu saiba, mais ninguém tem.
    Mas se descobrires alguém que tenha, dá-me o contacto para eu trocar uns quantos.

    Lembro-me que o Gil também tinha. Não sei se os mantêm.
  7.  # 307

    Os do Gil acho que também eram descendentes dos meridionalis do Miguel ou não?
  8.  # 308

    Sim, penso que sim.
  9.  # 309

    Meridionalis não, mas aphanius arranjam-se e notropsis também e eventualmente uns myxociprinus para quem preferir peixes de maiores dimensões
  10.  # 310

    Depois de ver as fotos e explicações, já tenho ideia do que se trata estas piscinas biológicas, que por acaso até gosto bastante (não todas claro). No Alentejo, é a chamada chabóca de água!
  11.  # 311

    jo.san,

    Então do que diz não há empresas em Portugal que façam piscinas biológicas de jeito, é isso?
    Conhece esta?
    http://piscinasbiologicas.pai.pt/ms/ms/bioiberica-lda-piscinas-biologicas-construcao-4470-220-maia/ms-90063727-p-3/
  12.  # 312

    Colocado por: mhpintochabóca de água


    Foi a empresa que gostei mais da explicação mas ficavam longe e eu queria mesmo um sistema onde o substrato das plantas não fosse o filtro mecanico e biologico.

    As piscinas deles pelas fotos são muito bonitas. Eu acho que devem der muito bons Entre em contacto com eles que eles de X em X abrem umas vagas para fazer uma visita a psicinas biologicas feitas por eles.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  13.  # 313

    Colocado por: LMGuerreiroMeridionalis não, mas aphanius arranjam-se e notropsis também e eventualmente uns myxociprinus para quem preferir peixes de maiores dimensões


    O notropis é o notropis chrosomus ? É loja ou particular?
    O aphanius é o aphanius mento?

    Obrigado
  14.  # 314

    cuidado com ter peixes exóticos em condições onde podem eventualmente escapar para os rios ou ribeiros. em primeiro lugar é ilegal e em segundo é uma das principais causas da redução nas populações de peixe autóctone.
    • jo.san
    • 4 fevereiro 2019 editado

     # 315

    Colocado por: antonylemoscuidado com ter peixes exóticos em condições onde podem eventualmente escapar para os rios ou ribeiros. em primeiro lugar é ilegal e em segundo é uma das principais causas da redução nas populações de peixe autóctone.


    No meu caso não existe qualquer problema, mas sim, nunca soltem animais exóticos. A perca-sol é um exemplo do que pode acontecer.

    Só uma ressalva, só é ilegal certas espécies. Não tenho conhecimento dos aphanius-mento serem de venda ilegal. O notropis chrosomus esse de certeza que não é ilegal, as lojas de aquariofilia mais conhecidas todas têm essa espécie à venda.

    O gymnogeophagus meridionalis também de certeza que não é.

    A que espécies se refere?

    No caso de tartarugas é ilegal a venda de algumas espécies de tartarugas mais exóticas mas também é ilegal ter em cativeiro espécies autoctones.
  15.  # 316

    Colocado por: jo.sanNão tenho conhecimento dos aphanius-mento serem de venda ilegal
    falava apenas de ser ilegal terem os peixes exoticos em condições onde possam fugir ou soltar.. a legalidade de ter,vender,criar não faço a mais pequena ideia.

    ter peixes autoctones é ilegal? tipo trutas por exemplo?
  16.  # 317

    Colocado por: antonylemosfalava apenas de ser ilegal terem os peixes exoticos em condições onde possam fugir ou soltar.. a legalidade de ter,vender,criar não faço a mais pequena ideia.

    ter peixes autoctones é ilegal? tipo trutas por exemplo?


    Só sei em relação às tartarugas, peixes não faço ideia.
  17.  # 318

    No meu lago não existe esse problema.
    Mas é verdade, é preciso ter cuidado
    • tnjp
    • 4 fevereiro 2019

     # 319

    E fotos desses lagos? Gostava muito de ver. Há por aí, no arquivo, um tópico sobre a construção de um pequeno lago.
    Concordam com este comentário: nunos7
  18.  # 320

    Colocado por: jo.sanFoi a empresa que gostei mais da explicação mas ficavam longe e eu queria mesmo um sistema onde o substrato das plantas não fosse o filtro mecanico e biologico.

    As piscinas deles pelas fotos são muito bonitas. Eu acho que devem der muito bons Entre em contacto com eles que eles de X em X abrem umas vagas para fazer uma visita a psicinas biologicas feitas por eles.


    Quando andei a estudar isto mais a sério (talvez já há um par de anos) entrei em contacto com eles e deram-me essa informação. Foram muito prestáveis e pareceram-me sérios.

    PS: Voltou a atribuir-me uma citação que não é minha! :))
 
0.0557 seg. NEW