Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 1

Vivam

DGomes, desculpe estar a intrometer-me, mas o Pedro já lhe disse o que é mais correcto e eu corroboro:
    Aplique uma ou duas mantas de lã de vidro com papel kraft. Se usar duas será óptimo, pois no mínimo, pode ficar com cerca de 12cm de isolamento pelo preço de 6 em XPS. Se usar duas mantas, cruzadas, deve ficar com o papel da de baixo virada para o lado da casa e a de cima para o exterior.
    Tenha o cuidado de virar as bordas sobre as paredes e obstáculos em cerca de dez a quinze centímetros, se lhe incomoda o facto d ter alguma corrente de ar, então refeche as juntas com fita adesiva tipo tesa pack e fica com um trabalho cinco ou seis estrelas pelo preço da uva mijona. Se você for um "bricolista" ou tiver um amigo que o seja, isso é um trabalho rápido e fácil, e a troco das "minis" fazem isso; É só estender as mantas e como tem memória elástica, pode esporádicamente aceder ao sótão e se for uma manutenção mais demorada, só tem que levantar as mantas para trabalhar e depois de efectuado o trabalho repô-las, como de uma alcatifa se tratasse. Simples, fácil, eficiente e barato!
    A titulo indicativo a MLV 60mm pode custar na ordem dos 2.50€/m².

"Fassam" parte
  1.  # 2

Será a tela isotérmica uma boa opção?
    E preços, alguém sabe?
  2.  # 3

O isolamento no sotão nota-se!
    Acabei por aplicar o xps mas estou arrependida porque me deu uma trabalheira. Acho que a lã de vidro seria mais facil de aplicar...
    O conforto aumentou imenso e espero que conta da EDP diminua! No próximo inverno já aqui publicarei o impacto que teve a troca das janelas e o isolamento no sotão...
  3.  # 4

O problema é que o tecto do WC está assim, por exemplo:

wc

Ficou assim em 1 ano, e pelo aspecto, parece-me humidade acumulada pela parte de cima. Ora, com a aplicação de lãs de qualquer tipo, estou a ver aquilo feito "papa" ao fim de uns anos.
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 5

Vivam!

mafgod,
    Essa tela é uma óptima opção se colocar as mesmas espessuras que coloca com outros materiais, isto é, tem de colocar os mesmos 3, 4, 6 10 ou mesmo 12cm como com os outros materiais para que possa ser o mesmo!
    Ora como essa tela só tem 4mm, tem de colocar, no mínimo 8 a dez telas, que ao preço a que custa cada metro, mais vale forrar o sótão a ouro.
    O que já nos fartámos de por aqui dizer é que esse tipo de material tem um valor de condutibilidade térmica semelhante a todos os outros, sejam mantas, painéis ou poliestirenos. Portanto o que realmente interessa é a espessura aplicada, por isso trate de encontrar alguma coisa barata e grossa que lhe possa servir.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 6

Vivam!

DGomes:

A imagem que mostra parece ser uma cobertura inclinada. A ser assim, só pode isolar sob as telhas, porque não tem espaço de ar entre estas e a laje. A Patologia que as fotos mostram é exactamente por falta de isolamento térmico e não tem nada a ver com infiltrações.
    Trate de isolar térmicamente essa laje, podendo fazê-lo por cima com placas de XPS, ou, mais simples, por baixo com um simples tecto falso devidamente isolado. É certo e garantido.

"Fassam" parte
  4.  # 7

Colocado por: alvVivam!

DGomes:

A imagem que mostra parece ser uma cobertura inclinada. A ser assim, só pode isolar sob as telhas, porque não tem espaço de ar entre estas e a laje. A Patologia que as fotos mostram é exactamente por falta de isolamento térmico e não tem nada a ver com infiltrações.
    Trate de isolar térmicamente essa laje, podendo fazê-lo por cima com placas de XPS, ou, mais simples, por baixo com um simples tecto falso devidamente isolado. É certo e garantido.

"Fassam" parte

Ou há aqui um mal entendido, ou eu é que estou a perceber mal.

A foto é do tecto do WC, e esse tecto é totalmente horizontal. Eu é que tirei a foto na diagonal. Depois a casa tem o telhado como neste gif:
    casa
  5.  # 8

Boa tarde Dgomes,

O WC está por baixo do sotão? Não nota qualquer humidade no sotão? Será que esse problema não são as condensações dos banhos?
    Pelo seu comentário anterior suponho que o WC não tem janela e tem extração de ar para o sotão... se não entra agua pelo telhado devem ser condensações e falta de arejamento do WC.
    Não vai ter problemas com o isolamento mas tem de melhorar a extração de ar da casa de banho.
    Um desumidificador também ajuda....
  6.  # 9

Colocado por: paulalBoa tarde Dgomes,

O WC está por baixo do sotão? Não nota qualquer humidade no sotão? Será que esse problema não são as condensações dos banhos?
    Pelo seu comentário anterior suponho que o WC não tem janela e tem extração de ar para o sotão... se não entra agua pelo telhado devem ser condensações e falta de arejamento do WC.
    Não vai ter problemas com o isolamento mas tem de melhorar a extração de ar da casa de banho.
    Um desumidificador também ajuda....

Todas as divisões estão por baixo do sótão. É uma moradia RC. O sotão não é habitado, e está em bruto.
    Antes o WC não tinha extracção de ar, e a humidade ficava lá toda, e no ultimo verão fizemos uma abertura na porta de entrada para o sotão (que fica precisamente no WC) para o vapor sair para lá.

Mas o que eu já pensei é que isto é devido ao vapor, que vai sempre a subir até encontrar as telhas frias, condensando, e escorrendo até chegar à parede do sotão. A foto que tirei é precisamente da junção do tecto, com a parede para onde as telhas estão inclinadas.
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 10

Vivam!

DGomes.

Retiro o que disse no post 26, e reitero o que disse no post 21.
    Essa imagem parecia de uma cobertura inclinada. A ser assim como diz leia bem o post 21, mas ainda assim, embora cobrindo o pavimento do sótão seja a melhor solução, também é garantido, que se o seu problema é apenas o WC, um tecto falso com isolamento vai resolver essas patologias.
    No resto em nada se altera o diagnóstico: falta de isolamento térmico devido a uma ponte térmica plana na zona das vigotas pré-esforçadas.
    "Fassam" parte
  7.  # 11

No resto da casa também acontece isto, só que demora bem mais e não é tão intenso.

E a passagem de ar no WC para o sotão?
    Ela foi aberta e aconteceu isto em 1 ano. Se voltar a fechar o vapor não sai.

Não posso tirar o ar por nenhuma das paredes, e não tem janela obviamente.
    O que faço?
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 12

Vivam!

Mantenha a passagem de ar, de prferencia, com um registo.

"Fassam" parte
    • DGomes
    • 3 março 2011 editado

# 13

registo?

PS: Está aqui uma foto de um quarto: http://img23.imageshack.us/img23/2247/03032011002.jpg
    Dá para ver que também acontece, só que não é tão intenso, e é ao longo de alguns anos.

Aquilo no WC não será mesmo da condensação do vapor dos banhos nas telhas, que depois faz pingar para a laje?
  8.  # 14

Os vapores resultantes do WC, resolve se colocar um extractor eléctrico. Eléctrico quer dizer movido a SOL. É só fazer as contas de abrir roços, fechar, pintar para a baixada eléctrica + o preço do extractor + o do tubo ficou-me em +- 70 €, e ainda andei a inventar para o tubo ficar ao pé de uma telha. Se fosse hoje utilizava a solução da WWW.Chatron.PT, o Kit Ventilador Solar. Fica por 100 €, e vem completo.
    Em relação ao revestimento da laje com manta de lã de rocha, vai notar a diferença tanto no Inverno como no verão.

Ases
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 15

Vivam!

É mais do mesmo. Vejo disso quase todos os dias.
    Vá pelo que lhe dizemos: Isole, quanto mais espessura melhor e quanto mais barato, melhor ainda.

Agora que o tempo vai aquecer, isso desaparece e deixamos de ter estas dúvidas aqui pelo forum. vão começar as dos calores, e lá para Novembro, Dezembro, voltamos à carga. É a vida, é sempre assim, é cíclico.

Quanto ao registo, é um sistema que muitas grelhas dispõem e que permite fechar a grelha quando não é preciso, seja porque está a sair ar quente de inverno com a casa aquecida ou porque está a entrar ar quente de verão com a casa fresca.

"Fassam" parte.
    • DGomes
    • 3 março 2011 editado

# 16

Colocado por: alvVivam!

É mais do mesmo. Vejo disso quase todos os dias.
    Vá pelo que lhe dizemos: Isole, quanto mais espessura melhor e quanto mais barato, melhor ainda.

Agora que o tempo vai aquecer, isso desaparece e deixamos de ter estas dúvidas aqui pelo forum. vão começar as dos calores, e lá para Novembro, Dezembro, voltamos à carga. É a vida, é sempre assim, é cíclico.

Quanto ao registo, é um sistema que muitas grelhas dispõem e que permite fechar a grelha quando não é preciso, seja porque está a sair ar quente de inverno com a casa aquecida ou porque está a entrar ar quente de verão com a casa fresca.

"Fassam" parte.

Acredito que sim. Mas a culpa foi das construções desenfreadas e sem regularização que aconteceu nos últimos 30 anos. Ainda à 1 ano vi uma casa a ser construida a 10 metros da minha, e nunca vi qualquer tipo de material para isolamento. Isto é que acho incrível! A casa foi quase construida por um homem sozinho. Mas pronto, deixemos estas tristes situações de parte.

Quanto à ventilação de novo.
    O facto do vapor ir para o sótão não vai continuar a provocar a condensação nas telhas como aconteceu neste ultimo inverno, depois de ter sido feito o buraco para a saída dos vapores do WC? É que os vapores vão para o sotão, e este é fechado, não tem saída para o exterior da casa?

Na altura parecia uma boa solução, mas agora parece-me que foi um bocado burrice fazer isso. A saida do ar não deve ser directamente para o exterior com um tubo, como o AJCLeitao falou?

Desculpem estar a ser chato, mas se for para gastar, que seja para pôr como deve de ser. :)
    •  
      alv
    • 3 março 2011

# 17

Vivam!
    Claro que a ventilação é para o exterior. Só poderia ser para o sótão se este fosse ventilado, em telha vâ.

"Fassam" parte
  9.  # 18

Alguma solução que me queira aconselhar? É que de momento o vapor do WC está a sair para o sotão sem sair para o exterior da casa. Tenho que usar aquelas ventilações rotativas em inox que se vêem muito por ai, ligado com um tubo para o tecto do WC?

Se desse para colocar no alçapão do sotão era o melhor, porque não me estou a ver a fazer um buraco no tecto em betão/tijolo.
  10.  # 19

Em minha casa utilizo um desumidificador, principalmente nos dias frios e humidos de inverno em que não apetece abrir a janela por muito tempo. Tiro litros e litros de agua da casa.

Comprei por cerca de 120 € no jumbo uma marca checa, shaub lorenz salvo erro, que é bastante leve e facil de mover de compartimento para compartimento. Tem capacidade para tirar 24l em 24h nas condições de temperatura e humidade xyz. A sensação de frio é completamente diferente num ambiente humido que num ambiente seco. Além disso serve também para secar a roupa.

Estou muito contente e deixei de ter condensação de agua nos tectos, claro que o isolamento termico também ajudou.
  11.  # 20

Colocado por: alvVivam

DGomes, desculpe estar a intrometer-me, mas o Pedro já lhe disse o que é mais correcto e eu corroboro:
    Aplique uma ou duas mantas de lã de vidro com papel kraft. Se usar duas será óptimo, pois no mínimo, pode ficar com cerca de 12cm de isolamento pelo preço de 6 em XPS. Se usar duas mantas, cruzadas, deve ficar com o papel da de baixo virada para o lado da casa e a de cima para o exterior.
    Tenha o cuidado de virar as bordas sobre as paredes e obstáculos em cerca de dez a quinze centímetros, se lhe incomoda o facto d ter alguma corrente de ar, então refeche as juntas com fita adesiva tipo tesa pack e fica com um trabalho cinco ou seis estrelas pelo preço da uva mijona. Se você for um "bricolista" ou tiver um amigo que o seja, isso é um trabalho rápido e fácil, e a troco das "minis" fazem isso; É só estender as mantas e como tem memória elástica, pode esporádicamente aceder ao sótão e se for uma manutenção mais demorada, só tem que levantar as mantas para trabalhar e depois de efectuado o trabalho repô-las, como de uma alcatifa se tratasse. Simples, fácil, eficiente e barato!
    A titulo indicativo a MLV 60mm pode custar na ordem dos 2.50€/m².

"Fassam" parte

Onde é que se arranja essas mantas de lã de vidro de 6cm? Não encontro nada aqui no Porto. Nem no site das "grandes superfícies" aparece...

0.0256 seg. NEW