Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgferrEntão mas o abutre também pode ser o construtor que estaria a pedir demasiado ou não? deve haver os dois casos

Só quem andar a dormir, acredita que um empreiteiro pede 160.000€ por uma coisa que podia vender por 90.000€, todos conhecemos a crise que a construção atravessa e ainda há quem pense que os empreiteiros pedem 160.000€ por um apartamento de 90.000€.

Colocado por: jorgferralém que ninguém o obriga a vender.

Está enganado, muitos precisam de vender para pagar as dívidas aos bancos.
  2.  # 2

Tem razão Sr. Picarateta, muitos construtores estão a "rasca" para pagar ao banco, se calhar o melhor que deveriam fazer é pensar que já não estamos em tempo de vacas gordas e aquela mania de vender pelo dobro ou triplo as construções/imóveis tem tendência a acabar...conheço construtores que hoje em dia vivem muito bem porque souberam poupar em tempo de vacas gordas... Este é o problema do português golutão, num só negócio quer encher o bolso de vez...e quando consegue, julga-se logo o maior e, acaba logo por gastar mais do que aquilo que ganhou, porque mais negócios da "china" virão para "comer" o próximo tuga que vai vivendo como pode...por isso estamos onde estamos...!
    Concordam com este comentário: p9
  3.  # 3

Colocado por: rodrigo_gomes29aquela mania de vender pelo dobro ou triplo as construções/imóveis tem tendência a acabar...

Tem tendência a acabar!!!!....isso já acabou à muito, e não era o dobro ou o triplo, mas sim 20 ou 30%.
  4.  # 4

Colocado por: PicaretaSó quem andar a dormir, acredita que um empreiteiro pede 160.000€ por uma coisa que podia vender por 90.000€, todos conhecemos a crise que a construção atravessa e ainda há quem pense que os empreiteiros pedem 160.000€ por um apartamento de 90.000€.

Não pedem 160.000 por apartamentos de 90.000, mas segundo a avaliação do banco pedem 160.000 por apartamentos de 140.000. Explique-me lá quem é o abutre aqui? Ou por outro lado, diga-me lá quem é o guloso?
  5.  # 5

Colocado por: elmatungamas segundo a avaliação do banco pedem 160.000 por apartamentos de 140.000

Quem é que lhe disse que as avaliações dos bancos estão próximas dos valores de mercado? Está mais que provado que o valor que um banco atribui a uma casa depende da vontade de emprestar dinheiro e não do valor de mercado desse apartamento. Quando os bancos queriam emprestar dinheiro sobrevalorizam muito as casas, agora que não tem dinheiro para emprestar, subvalorizam muito as casas. O valor de mercado não interessa.
  6.  # 6

Colocado por: Picareta
    Quem é que lhe disse que as avaliações dos bancos estão próximas dos valores de mercado? Está mais que provado que o valor que um banco atribui a uma casa depende da vontade de emprestar dinheiro e não do valor de mercado desse apartamento. Quando os bancos queriam emprestar dinheiro sobrevalorizam muito as casas, agora que não tem dinheiro para emprestar, subvalorizam muito as casas. O valor de mercado não interessa.

A mim parece-me ser mais um problema de haver muito boa gente que ainda não percebeu o momento em que vivemos. E verifiquei isso durante os cerca de 2 anos que andei a ver casas em Lisboa. Hoje vejo muitas delas ainda por vender, mas com um preço muito inferior ao da altura. Presumo que quem vende (especialmente a 1ªvez) demore algum tempo até "percepcionar" e sentir o mercado imobiliário.

Pergunto-lhe: o que é o valor de mercado? Não é o valor percepcionado por quem compra um bem, num determinado momento? Ou para si o valor de mercado é o valor estabelecido por quem constrói?
  7.  # 7

Eu acho que o valor de mercado hoje em dia anda muito confuso...tudo isso depende da situação económica de quem vende e de quem compra...Tenho um conhecido que comprou uma excelente moradia por 200mil€ com grandes condições exteriores e interiores apenas com 1 ano e meio de uso, o proprietário comprou ao construtor na época das vacas gordas por 325mil€...agora para vender ele já vendia só por 250mil€, mas esse meu amigo fez finca pé, 200mil€ nem mais um tostão, passados 2 meses fizeram negócio. E isto é tudo verdade, porque o primeiro a querer comprar a casa foi esse meu amigo!! Sabia bem a história, mas 325mil€ ele não dava de jeito nenhum...meteu ao bolso 125mil€ em 1 ano e meio e ainda ficou com a sua casa de sonho...isto sim, foi uma grande sorte...a razão do Sr. ter vendido por esse preço nunca se soube, mas sabia-se que ele não andava propriamente nas ruas da amargura...
    • p9
    • 17 junho 2011

# 8

Colocado por: rodrigo_gomes29Eu acho que o valor de mercado hoje em dia anda muito confuso...tudo isso depende da situação económica de quem vende e de quem compra...Tenho um conhecido que comprou uma excelente moradia por 200mil€ com grandes condições exteriores e interiores apenas com 1 ano e meio de uso, o proprietário comprou ao construtor na época das vacas gordas por 325mil€...agora para vender ele já vendia só por 250mil€, mas esse meu amigo fez finca pé, 200mil€ nem mais um tostão, passados 2 meses fizeram negócio. E isto é tudo verdade, porque o primeiro a querer comprar a casa foi esse meu amigo!! Sabia bem a história, mas 325mil€ ele não dava de jeito nenhum...meteu ao bolso 125mil€ em 1 ano e meio e ainda ficou com a sua casa de sonho...isto sim, foi uma grande sorte...a razão do Sr. ter vendido por esse preço nunca se soube, mas sabia-se que ele não andava propriamente nas ruas da amargura...

Este também é um excelente exemplo!
    Será que nos podia adiantar:
    Em que tipo de zona se enquadrava esta moradia?
    Cidade?
    E quando efectuou o negócio?
    Cumprimentos e obrigado pela partilha.
    • p9
    • 17 junho 2011

# 9

Colocado por: speedsteerVou falar do meu caso em concreto.

Vou já informar que demorou 1 ano a fechar negócio!!! :-)

Valor de venda na imobiliária - 25.000€ com 300 mt quadrados de terreno.

1ª proposta que fiz - 15.000€, mas com a condição de ficar com mais uma parte do terreno, o que somado ficava com 400 mt quadrados de terreno.

Resposta dos vendedores (é muito baixo, não vendemos).

Passados 4 meses fui contactado pela imobiliária, para ver se estava disposto a fazer nova proposta (a pedido dos vendedores).

Depois de ponderar bem, a análisar o que existia na zona, subi para 18.500€, mas mantendo a proposta inicial que teria de aumentar a area afecta ao lote para os 400 mt quadrados em vez dos 300 mt quadrados iniciais.

Passados 2 meses, novo contacto da imobiliária a informar que apesar de não ser o valor pretendido, iriam vender.

Efectuei a escritura passados 4 meses.

O resto do processo, podem ver no tópico que criei...

Espero ter contribuido de alguma forma.

Obrigado pelo seu contibuto.
    Qualquer exemplo é bem-vindo a este tópico.
    Cumprimentos.
    • p9
    • 17 junho 2011

# 10

Colocado por: jorgferr

Então mas o abutre também pode ser o construtor que estaria a pedir demasiado ou não? deve haver os dois casos, além que ninguém o obriga a vender.

Tudo depende da situção em que cada um se encontra para negociar, e aquilo que entender por um bom negocio ou até estão dispostos a ir.
    Existem inclusivé cursos sobre negociação nas mais diversas áreas.
    Mas afinal de contas um negócio é um negócio...
    • p9
    • 17 junho 2011 editado

# 11

Colocado por: elmatunga
    A mim parece-me ser mais um problema de haver muito boa gente que ainda não percebeu o momento em que vivemos. E verifiquei isso durante os cerca de 2 anos que andei a ver casas em Lisboa. Hoje vejo muitas delas ainda por vender, mas com um preço muito inferior ao da altura. Presumo que quem vende (especialmente a 1ªvez) demore algum tempo até "percepcionar" e sentir o mercado imobiliário.

Pergunto-lhe: o que é o valor de mercado? Não é o valor percepcionado por quem compra um bem, num determinado momento? Ou para si o valor de mercado é o valor estabelecido por quem constrói?

Já assisti a situações recentemente, em que o contrutor/ vendedor, não aceitava de forma alguma baixar o preço. Preço este que estava completamente desajustado comparativamente com outrso apartamentos nas redondesas e alguns com com melhores preços, melhores localizações e melhores acabamentos e qualidade de construção.
    Hoje verifica-se que ...os apartamentos estão por vender.!
  8.  # 12

Colocado por: p9
    Este também é um excelente exemplo!
    Será que nos podia adiantar:
    Em que tipo de zona se enquadrava esta moradia?
    Cidade?
    E quando efectuou o negócio?
    Cumprimentos e obrigado pela partilha.
    Zona de coimbra a poucos kms do centro, moradia em zona nobre ainda hoje para mim está nas melhores 10 moradias da zona...foi um negócio no princípio de 2010 julgo eu...mas de uma coisa estou certo, na altura que foi ainda não se falava "tanto" em crise...
    • p9
    • 20 junho 2011

# 13

Zona de coimbra a poucos kms do centro, moradia em zona nobre ainda hoje para mim está nas melhores 10 moradias da zona...foi um negócio no princípio de 2010 julgo eu...mas de uma coisa estou certo, na altura que foi ainda não se falava "tanto" em crise...

Obrigado pela descrição.
    Penso que estes exemplos interessam a todos que pretendem negociar a compra de casa, afim de "palpar" o mercado.
    Cumprimentos!
    • Jota21
    • 20 junho 2011 editado

# 14

Meu exemplo é recente, casa estava a venda por 140000€, comprei por 122.500€ (Avaliada em 140000€) apartamento novo 2011 ;)
  9.  # 15

Colocado por: Jota21Meu exemplo é recente, casa estava a venda por 140000€, comprei por 122.500€ (Avaliada em 140000€) apartamento novo 2011 ;)

Foi comprada directamente ao construtor ou foi através de Imobiliária?
    Pode dizer (PF) qual a região ou zona?
    Obrigado.
    A. Madeira
    • Jota21
    • 20 junho 2011 editado

# 16

Concelho Seixal (margem sul) - O deserto ,lol
    Pela imobiliaria
  10.  # 17

Colocado por: Jota21Concelho Seixal (margem sul) - O deserto ,lol
    Pela imobiliaria

Mesmo aqui que eu procuro, moro em Corroios, foi por aqui? Se me poder ajudar agradeço.
    Obrigado mais uma vez.
    A. Madeira
  11.  # 18

Na zona de Amora. Mas a imobiliária foi uma de corroios, ainda falta vender 5 apartamentos, entre os quais 2 duplex, nao lhe sei dizer agora as tipologias. So perguntanto ao construtor , se lhe interessar claro.
  12.  # 19

Colocado por: Jota21So perguntanto ao construtor , se lhe interessar claro.

Obrigado Jota pela sua informação, mas quero ficar por Corroios ou talvez Laranjeiro. Já são muitos anos aqui, não quero mudar para mais longe.
    De qualquer forma, aqui fica, o meu muito obrigado pela sua colaboração.
    A. Madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota21
  13.  # 20

Comprei casa em Julho de 2007, mas negociei em 2006 ainda a casa era apenas tijolos e cimento.
    Na altura o construtor pedia 85000€ pelo T1 e baixou para 80000€, dei-lhe 2500€ para a mão e como o meu pai é uma melga e muito persuasivo ainda lhe deu a volta. Pois a casa não tinha arrecadação e ele deu-me uma além de que pude escolher o lugar de garagem porque fui o primeiro a comprar casa.
    Foi um excelente negócio para mim, mais dificil será quando quiser vender para comprar uma maior!
    Isto é nos arredores de Lisboa, a 5km do Colombo. A-da-Beja.

0.0285 seg. NEW