Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Faça lá as suas contas.

No mesmo prédio há uma pessoa que compra um andar por 100000 Euros.
    Um senhorio compra um apartamento do mesmo preço para alugar.

Quanto é que fica a renda de dono e a renda do inquilino.
    • adias
    • 21 agosto 2013 editado

# 262

Colocado por: pedromdfQuanto é que fica a renda de dono e a renda do inquilino.

Eu digo: renda é 5% ao ano do valor da casa. Há muitas acima, há muitas abaixo. Depende da capacidade financeira do inquilino, do aperto que está perante o banco, se vive perto ou está longe, se há uma imobiliária, de quanto "pensa" que a casa vale se o seucéu está azul, se choveu na areia.
  2.  # 263

Contas
  3.  # 264

Você não se baseia num mercado saudável, baseia-se no oportunismo.
    Agora é bom alugar para aproveitar as oportunidades dos bancos a alugar e das pessoas que estão aflitas para pagar ao banco.

Portanto o que diz agora em relação aos compradores que aproveitaram enquanto era bom e agora estão a sofrer, vai dizer o mesmo de quem agora se aproveita do aluguer "barato".

Daqui a 10 anos vai dizer ah pois não pensaram nas consequências e alugaram barato e agora estão a pagar o aluguer ao preço real.
  4.  # 265

Colocado por: adiasEu digo: renda é 5% ao ano do valor da casa. Há muitas acima, há muitas abaixo.

Portanto você faria um investimento de 100000€ e cobrava uma renda de 416,16€ por mês ao seu inquilino?
    • adias
    • 21 agosto 2013 editado

# 266

Colocado por: pedromdfContas

Vai ter que as fazer
    http://www.globalpropertyguide.com/Europe/price-rent-ratio

Certamente reparará que a média, a olhometro, é 22 anos e que Portugal tem das rendas mais caras da Europa.
  5.  # 267

Colocado por: pedromdfVocê não se baseia num mercado saudável, baseia-se no oportunismo.

Baseio-me nos "vizinhos", nos paises que se diz terem qualidade de vida, baixa corrupção, que a lei de urbanização é decente...... aquelas coisas que "ninguém gosta"........
  6.  # 268

Não me diga que encontrou um país desses com rendas mais baratas que cá. Diga lá aonde.
  7.  # 269

Aplicando o olhómetro tudo é possível e viável.
  8.  # 270

Colocado por: pedromdfNão me diga que encontrou um país desses com rendas mais baratas que cá. Diga lá aonde.

Ficou sem argumentos foi?

Escolha um, que não seja Roménia, Moldava, Hungria, Macedónia e Ucrania. Todos os outros de Lisboa a Riga tem rendas mais baratas. Escolha um e acerta.
  9.  # 271

Colocado por: pedromdfAplicando o olhómetro tudo é possível e viável.

Quer o número exacto? 24.4571429
    A renda paga uma casa, em média ao fim de 24,5 anos, na Europa.
    Dou de barato que se façam as contas a 20 anos.

Em Portugal o país especial com 45% de excesso de casas, as rendas pagam em média em 17 anos. Algo me diz que isto vai mudar e muito rapidamente.
  10.  # 272

Tenho um irmão a trabalhar na Holanda em Roterdão. Relativamente às rendas de casa a opinião dele é muito diferente.
    Agora se isso é indexado aos ordenados há aí é outra maneira de analisar, mas aí não há termo de comparação, veja que nas notas eles dizem que a obtenção de dados concretos de Portugal é difícil.
  11.  # 273

Lá anda você com o seu olhómetro numa lástima.
  12.  # 274

Colocado por: pedromdfAgora se isso é indexado aos ordenados

Não invente! Preço a dividir por renda. Ponto final paragrafo.

Depois, o seu irmão é uma "andorinha", que não faz a primavera das estatisticas. Mesmo com dados "fracos" para Portugal, garanto-lhe que como senhorio/inquilino decidia com base neste gráfico nem que o seu irmão jurasse a pés juntos.
  13.  # 275

A melhor forma de demonstrar as suas teses é comparando o comparável.
    Dois apartamentos de 100000€, um comprado outro alugado.
    Empréstimo para ambos nas mesmas condições.
    Quanto paga o que comprou e quanto paga o que aluga.
  14.  # 276

Colocado por: adias

Não invente! Preço a dividir por renda. Ponto final paragrafo.

Depois, o seu irmão é uma "andorinha", que não faz a primavera das estatisticas. Mesmo com dados "fracos" para Portugal, garanto-lhe que como senhorio/inquilino decidia com base neste gráfico nem que o seu irmão jurasse a pés juntos.

Não me diga que é por o meu irmão ser estrangeiro.
    Aluga casa como qualquer outra pessoa no mercado de casas para alugar em Roterdão.
  15.  # 277

Colocado por: pedromdfA melhor forma de demonstrar as suas teses é comparando o comparável.
    Dois apartamentos de 100000€, um comprado outro alugado.
    Empréstimo para ambos nas mesmas condições.
    Quanto paga o que comprou e quanto paga o que aluga.

Olhar para gráficos com milhões de casos permite-me uma coisa: estimar daqui a 20 anos, quanto vou pagar.
    É que a renda que pago hoje, não é amanha. O valor da casa que compro hoje, não é segunda-feira. Eu quando assino uma hipoteca é para 30 anos. Um arrendamento para um ano....... Segunda feira é muito perto. A minha vida não se decide na opinião do Manel que jura estar a ganhar dinheiro, nem na Silvia que de Oslo diz que chove na areia.
  16.  # 278

Se quiser podemos inverter as condições para o seguinte exemplo.

Tenho 500 € para dispor para habitação. Tenho uma hipótese de comprar e ficar com essa mensalidade e outra com a mesma mensalidade para aluguer.

Qual é a opção acertada e justifique sem ser a olhómetro.
  17.  # 279

Colocado por: adias

Olhar para gráficos com milhões de casos permite-me uma coisa: estimar daqui a 20 anos, quanto vou pagar.
    É que a renda que pago hoje, não é amanha. O valor da casa que compro hoje, não é segunda-feira. Eu quando assino uma hipoteca é para 30 anos. Um arrendamento para um ano....... Segunda feira é muito perto. A minha vida não se decide na opinião do Manel que jura estar a ganhar dinheiro, nem na Silvia que de Oslo diz que chove na areia.

Quando não tiver dinheiro para pagar vai para a rua em ambos os casos.
  18.  # 280

colocado por adias:
    Está em Inglês, mas diz essencialmente "o bom senso diz que deve contar com 1% do valor por ano para manutenção". 30 anos, 30%.
    The 1 Percent Rule

Mais uma generalização: quem lhe diz que a relação custo da (custos de manutenção)/(custos da casa ) é a mesma em Portugal? Será que é a mesma em toda a parte? Já agora, acha que essa relação é a mesma numa moradia isolada e num apartamento? Acha que uma casa em madeira, outra no sistema tradicional e ainda outra em LSF têm os mesmos custos?
    Por outro lado devia ter em atenção o seu próprio argumento segundo a qual o preço das casas está inflacionado devido aos motivos que não se cansa de apresentar. Sendo assim uma casa de 300 000 Euros tem um valor real substancialmente inferior, pelo que essa regra do 1% não é exacta, teria de ser inferior.
    Compreenda pois que continua a não me convencer - muito menos a citar artigos avulsos da net.

0.0553 seg. NEW