Colocado por: de jesus mendesLuis K.W.
QUANDO EU FALO de especulaçao barbaria..refiro-me a seguinte relaçao ..ordenados et poder de consumo de uma populaçao....muito bem a relaçao salario com o poder de investir é a regra principal de um Pais ..o que é que me importa se un apartamento valia 30.000euros a 10anos e agora vale 10vezes mais se eu nao o posso vender!
Esse mercado esta completamente em desfaso com a realidade da populaçao...tem um comparador muito importante sao os salarios minimos...nao sei bem quanto é a media da populaçao que atinge bem esse parametro em Portugal ..uma coisa é certo houve uma impressinante mania de construir a vara larga..sem se preocupar de ume certa parte da populaçao do Pais com salarios baixos...e como a maior parte da populaçao queria ter a sua casa ao apartamento .. deu o que
deu! quando eu vejo que nesse Pais a maior parte dos emprestimos habitacionais sao feitos por um periodo de 40anos! praticamente toda uma vida a pagar .emprestimo bancario...
Colocado por: JacintaEntão os caloteiros ou os seus fiadores não são obrigados pelos tribunais ou por quem decida, a pagarem as rendas logo que estes considerem que já estão aptos a fazê-lo, mesmo que seja um ano depois de saírem?
Colocado por: ParamonteJacinta, eu não diria melhor!! Na mouche
Colocado por: Princesa_
Confesso que não percebi se está a brincar ou a falar a sério?
Um caloteiro pagar???? O tribunal é só para que devolva o imóvel. Os caloteiros de que se falam aqui são os que não pagam ABSOLUTAMENTE nada a ninguem e muito menos ao senhorio... E ninguém os obriga a pagar quando não têm nada! Mesmo que recebam um salário e quando este é baixo... O Tribunal é só para sairem! E mais: Não há uma lista de quem vive disto, mas, acreditem, há IMENSA gente a viver assim.
À custa de quem? Dos senhorios. E depois estes terão que cobrar mais ao próximo... E é uma roda...
Colocado por: Luis K. W.
Caro de Jesus Mendes.
O comparador devia ser o salário MÉDIO (que deve rondar os 900euros), e não o mínimo.
Agora imagine a situação «normal», em que ambos os membros do casal trabalham, e ambos (ou em conjunto) recebem o ordenado médio. Já são 1800euros/mês (isto é, talvez, 1500euros líquidos).
Já dá para sonhar...
Para que você não tenha uma ideia tão desfasada da realidade (pensando que a crise "paralisou" completamente o País) permita-me que lhe diga que, ultimamente - nos últimos 3 anos - mais de metade da actividade da minha empresa(construção/remodelação) se deve a haver MUITA gente que continua a adquirir casas. No ano passado, a minha empresa facturou mais 40% do que no anterior.
Só que, inteligentemente, os casais novos não estão a adquirir casas novas.
Estão a comprar casas com 25 a 40 anos (muitas vezes a preço de saldo), e a renová-las/remodelá-las completamente.
Fica MUITO mais barato, e dá muito menos chatice.
No outro extremo, a minha irmã - que é mediadora imobiliária - vendeu nos últimos meses duas "casinhas", também usadas, por 1.950mil e 2.200mil euros. A pronto (nada de empréstimos bancários)! E os compradores eram portugueses...
Colocado por: carlosj39Não haverá maneira de um senhorio em Portugal ter acesso ao histórico das acções de despejo dos Tribunais portugueses nos ultimos 10 ou 15 anos de modo a pesquizar se a pessoa A ou a pessoa B já passou por isso?
Colocado por: FD
Há a base de dados das penhoras frustradas mas, para isso é necessário que os senhorios coloquem acções nesse sentido... muitas das vezes o que acontece é exactamente como nos pequenos assaltos, ninguém reporta, não há números, não há validação e sustentação para acções preventivas.
Ou seja, mesmo que custe algum dinheiro, os senhorios deveriam iniciar o processo para cobrar as dívidas em tribunal.
Se não se conseguir pagar essa dívida porque não há nada para penhorar, o nome da pessoa vai para essa base de dados. Da próxima vez que quiser arrendar o imóvel a alguém, pesquisa na base de dados e vê se o nome dessa pessoa aparece.
Se todos fizerem isso, quase de certeza absoluta que o espaço para os caloteiros diminui MUITO. Mas é preciso quetodosfaçam isso... o que não estou a ver acontecer.
Para quem interessar:http://www.citius.mj.pt/Portal/execucoes/ListaPublicaExecucoes.aspx
Neste momento já vai com 8509 calotes.
Colocado por: Princesa_que gaste mais aprox. 500 euros no mínimo
Colocado por: Princesa_Parece-lhe justo?
Colocado por: altarOntem ( dia 13-05 ) deu na TVI um despejo de uma família que já não pagava renda há 18 anos
18 anos sem pagar um tostão
Colocado por: altarOntem ( dia 13-05 ) deu na TVI um despejo de uma família que já não pagava renda há 18 anos