Iniciar sessão ou registar-se
    • PgUp
    • 16 junho 2011

# 121

caro adan:

1 - Não passo lá só as férias, vamos lá pelo menos um fim-de-semana por mês...

2- A maior parte dos vizinhos estão ao corrente da situação... Tenho até um velhote na zona que adquiriu um terreno por usucapião, com o qual já falei várias vezes sobre esta situação... Ele até inclusive insistia para eu registar a posse, para incurtar o prazo.

3- Remorsos? Se eu achasse que estava a fazer mal a alguém tinha remorsos... eles não se interessam pelo imóvel... esqueceram-se dele provavelmente por desleixo. Eu tenho direito a defender a posse do imóvel, e para o ano defender a aquisição por usucapião.

4- Se a casa fosse minha, quando deixassem de pagar as rendas eu interessava-me, tomava diligências, como é óbvio.

5- Não tenho qualquer obrigação de levar a empresa a tomar diligências para com o seu património... Se são incompetentes sofrem as consequências.
    • PgUp
    • 16 junho 2011

# 122

Mas lá está estamos a extrapolar o plano jurídico, técnico, que é o que verdadeiramente interessa para o desfecho deste caso.
  1.  # 123

Colocado por: PgUpUsucapião é com U, e permite usucapir não "usocapar".

é só nisto que você tem razão!

Mas... Encurtar é com E, e permite encurtar e não incurtar.
  2.  # 124

E que tal se deixarmos todos de cumprir a lei, abdicarmos de todos os direitos e deveres, confundirmos o direito a vida/bem vida com um semáforo verde, esquecer o principio da legalidade , constituição e afins, e passarmos a andar todos a estalada, a agredir quem nos atravessa a frente enfim , toda a asneirada da pesada.

Porque afinal,a lei não é para cumprir e ou proteger as nossas legitimas expectativas, mas sim para medir a nossa "sanidade" moral. ( se a lei permite que eu melhore a minha situação/ qualidade de vida, és um imoral se a cumprires, QUERES ESTAR BEM NA VIDA, MALANDRO, VAI TRABALHAR DURO É O QUE MERECES, TRABALHO DURO E ESMIFRAR PARA TERES UM CHINELO É O QUE TE FARÁ BEM !!!! Se a lei permite enriquecer, licitamente sublinho, GANANCIOSO, EGOÍSTA SÓ QUERES TUDO PARA TI, ENQUANTO OS OUTROS ESTÃO NA POBREZA, TU AVARENTO APROVEITA-TE DA LEI PARA VIVER BEM!!!!

Épa assim não dá, assim não vamos mesmo a lado nenhum, essa é a mentalidade da grande maioria dos portugueses, infelizmente, por isso o pais está como está, em plena capital casas velhas a cair de podre, fraco crescimento, e níveis de desenvolvimento inexistente.

Há , ok, bastava a moral? seriamos muito felizes com a moral a viver numa sociedade global, e multicultural, logo multi moralista. Onde ao lado da minha casa tenho um tipo que por ser sei lá de onde, põe-se a uma da manhã a fazer rezas arábes, Não deixando ninguém dormir, porque é imoral pertubar as rezas? ou por ser irmoral estar a dormir quando devia rezar.

Por acaso tenho um tipo desses como vizinho, até já pedi a GNR, para ir visitar o tipo.

Qualquer dia arranjo maneira de usucapir a vivenda do homem, ;)

Já agora,Neste caso qual é a moral que se aplicava, a nossa ou a do tipo??? E já agora como faço valer a minha pretensão moral??? Há alguma corte moral que determina ou compila a "Carta Magna da Moral"

Enfim, de falsos moralistas está a sociedade cheia. As sociedades civilizadas regem-se pelo primado da lei, meus caros. Por essa razão vivemos num estado de direito, não num estado moralista. Acho que há muita malta que precisar de acordar para a vida, para por esse país a funcionar.

Aqui mesmo, tipos que nem acerca do principio da proporcionalidade percebem, isso é regra básica em todas as ciências meus amigos, e tb, de certa forma, encontra-se fixado como principio de direito.

Então comparar/colocar na mesma balança o código de estrada com o DIREITO A VIDA? Homem!!! Aconselho-o seriamente, a não abrir mais a boca,LOL. ;P Que belo exemplo.

Não é por ignorância, mas por convicção, não acho que nesta aldeia Global a moral sirva para regular sociedade alguma.

A lei esta para a Sociedade, tal como o capitalismo para os mercados. Nenhum deles é perfeito, mas é o melhor que se tem para regular realidades em permanente mutação.
  3.  # 125

deixe lá a exaltação

dentro em breve estarei na assembleia da republica e vou já de caminho mudar umas tantas leis o mais rápido possivel para possa ser um eximio cumpridor das mesmas. ups, queria dizer das minhas.

e assim fico a pensar, afinal como é que nascem as leis?? ou melhor quem nasceu primeiro, o pensamento ( a moral vigente) ou a lei?'
  4.  # 126

deixe lá a exaltação

Não é exaltação, mas sim argumentação.

Chame as coisas pelo nome, se não sabe não invente, não faça parte da teia do obscurantismo :)
    • Gex
    • 17 junho 2011

# 127

Todo este tópico me parece um assunto criado por um estudante de direito que está a fazer um trabalho para a faculdade com base numa situação fictícia...
    Concordam com este comentário: UnknownMan, NMSantos, Riscador, noves fora, maria rodrigues
  5.  # 128

ouvi no radio duas noticias que chocam um bocado, e demonstram quanto atrasados estamos,

1ª a mulher do senhor ministro da justiça que por acaso é magistrada e recebeu um subsidio atribuído pelo marido alegadamente de forma ilícita,

2ª alguns dos futuros magistrados que copiaram descaradamente num teste no centro de estudos judiciarios, e pasme-se começou por ser atribuida nota POSITIVA DE 10 VALORES nem se colocou a hipótese de anular o teste e fazer outro novamente, ainda que eu considere que deviam ser expulsos.

com formação deste calibre e com relatos do nivel desta discussão, o que podemos nós trolhas, picheleiros e outros incultos e analfabetos similares esperar da "justiça",

Começo a ficar muito mas mesmo muito preocupado com o futura das novas gerações,

Depois vemos que o estado social se converteu num estado financeiro e comercial e a tão apregoada Europa com os valores humanistas inerentes à sua constituição não é mais do que um instrumento de empréstimos bancarios entre estados, à custa de quem só sabe trabalhar,

e infelizmente não temos ninguém com nível nacional e mesmo no plano internacional para trazer de volta os valores esquecidos, sim esquecidos porque actualmente premeia-se a incompetência e irresponsabilidade,

Vivemos uma enorme crise,

mas é uma crise de valores e não financeira como nos apregoam,

valores como o trabalho, o esforço, a dedicação e o conhecimento não são valores actuais,
    Concordam com este comentário: marco1, Toinalmeida
  6.  # 129

no meu ponto de vista só existe transmissão de propriedade pelas seguintes formas: compra, doação, herança ou roubo,

por exclusão de partes está tudo dito, por mais voltas que se dê ao texto.
  7.  # 130

Colocado por: Quid IurisE que tal se deixarmos todos de cumprir a lei, .

E que tal se todos passarmos a cumprir escrupulosamente a lei, sobretudo no que diz respeito aos nossos DEVERES e direitos DOS OUTROS ??

(Por exemplo: pedem-nos para transportar uma pessoa em perigo de vida.
    Por lei, devemos prestar auxílio, e anuimos.
    Por lei, não devemos passar dos 50km por hora, devemos abrandar em todos os cruzamentos, devemos parar nos sinais vermelhos, etc. etc... e um percurso que devia levar 10minutos por se tratar de uma emergência, pode levar mais do dobro.
    I.e.; cumprir escrupulosamente a lei, pode ser (moralmente?) criminoso.)
  8.  # 131

Colocado por: GexTodo este tópico me parece um assunto criado por um estudante de direito que está a fazer um trabalho para a faculdade com base numa situação fictícia...
    Concordam com este comentário:JCM | ARQ,noves fora

já imagino o título... 'percepção pública da figura de usocapião - o caso dos fóruns de construção'
  9.  # 132

quid luris

eu não inbento chamo pelo nome.
    obscurantismo é analisar a coisa humana apenas á face de um intrincado jogo de leis reduzindo a vida em sociedade a uma mera execução de um manual de instruções dadas por essas leis.
    repare que neste caso quem sabe se, a abordagem tivesse sido outra ou seja que se tivesse contado uma história maquiavélica e cobras e lagartos dessa tal empresa, não estariamos aqui todos á procura de buracos na lei a tentar apoiar o pgup, qual david contra golias??
    Concordam com este comentário: king25
    • mog
    • 17 junho 2011

# 133

Colocado por: Quid Iuris

Já agora,Neste caso qual é a moral que se aplicava, a nossa ou a do tipo??? E já agora como faço valer a minha pretensão moral??? Há alguma corte moral que determina ou compila a "Carta Magna da Moral".

Há quem veja essa "Carta Magna" em trabalhos de Kant... e já lá vão uns anitos.
    • PgUp
    • 17 junho 2011

# 134

# UnknownMan, tem toda a razão mea culpa... Erro lamentável.

# Gex, não é mesmo uma situação real, não é uma hipótese académica.

De acordo com a lei, aquando da escritura de justificação, precisarei de três testemunhas, não familiares. No seguimento da escritura no registo, será publicado em edital num jornal da terra, e se não for deduzida oposição a escritura, dá-se a transferência de propriedade.

Meus amigos podem dizer que a lei é injusta, fazer todo o tipo de considerações, mas "dura lex sed lex". Lei é para cumprir.

Luis K. W. - Péssimo exemplo mais uma vez... basta ligar os quatro piscas assinalando marcha de emergência, está no Código da Estrada.
    • PgUp
    • 17 junho 2011

# 135

* esqueci-me da virgula a seguir ao não: "Gex, não, é mesmo uma situação real." Peço desculpa pelo erro.

Uma virgula faz a diferença, tal como no art. 1267 nº2.
  10.  # 136

E que tal se deixarmos todos de cumprir a lei, abdicarmos de todos os direitos e deveres, confundirmos o direito a vida/bem vida com um semáforo verde, esquecer o principio da legalidade , constituição e afins, e passarmos a andar todos a estalada, a agredir quem nos atravessa a frente enfim , toda a asneirada da pesada.

Por mim acho óptimo: a casa não é minha mas confesso que não me importava nada de saber que o PgUp tinha levado uma surra do verdadeiro dono.

Há , ok, bastava a moral? seriamos muito felizes com a moral a viver numa sociedade global, e multicultural, logo multi moralista. Onde ao lado da minha casa tenho um tipo que por ser sei lá de onde, põe-se a uma da manhã a fazer rezas arábes, Não deixando ninguém dormir, porque é imoral pertubar as rezas? ou por ser irmoral estar a dormir quando devia rezar.

Está desculpado, afinal o seu problema é não fazer a mínima ideia do que é a moral, como este exemplo que dá prova à saciedade. O meu Pai, que nunca leu Kant nem sabe o que é a Magna Carta, tem noção da moral e de tal forma que, pese embora a idade, era capaz de dar uns tabefes ao PgUp e de lhe puxar as orelhas a si e a quem permite que mentalidades como a sua façam parte do aparelho judicial.

Aqui mesmo, tipos que nem acerca do principio da proporcionalidade percebem, isso é regra básica em todas as ciências meus amigos, e tb, de certa forma, encontra-se fixado como principio de direito.

O Quid Iuris deve pensar que este é o fórum de futebol onde costuma pavonear os seus supostos conhecimentos sobre certos processos judiciais e respectiva matéria por norma só acessível aos intervenientes nesses processos, gabando-se de ter lido, visto e ouvido todo o tipo de provas (se por acaso falho no meu raciocínio e o Quid Iuris até é mesmo interveniente então o caso é pior: devia manter reserva sobre o assunto). Azar o seu, isto não é um fórum de futebol e tem muitos por aqui que gostam de pensar pela própria cabeça e a quem não impressionam nem o latim nem a conversa da “banha da cobra”.
    • PgUp
    • 17 junho 2011

# 137

j cardoso, com todo respeito, conversa de banha da cobra??? O Código Civil e o instituto MILENAR da usucapião são banha da obra? Então espere lá porque eu agora tenho umas contas a ajustar com um vizinho meu, acho que ele merece levar uns tiros na tromba! O Código Penal não interessa para nada, é banha da cobra, o que interessa é o que é justo, ou melhor o que eu acho que é justo... A lei é o resultado do que a maioria pensa que é justo, pelo menos no nosso caso, que temos um regime democrático. E numa democracia, é condição sine qua non respeitar a lei! Uma coisa é concordar ou não, outra é respeitar!
    O senhor até pode não concordar com o meu caso o que compreendo perfeitamente, outra coisa é atacar a lei, e o instituto da usucapião, referindo-se a eles como "banha da cobra". Isto sim, é moralismo de pacotilha.
  11.  # 138

conversa de banha da cobra?

A frase dirigia-se às afirmações de Qui Iuris sobre moral e justiça.

E numa democracia, é condição sine qua non respeitar a lei! Uma coisa é concordar ou não, outra é respeitar!

Precisamente por aceitar mesmo discordando é que nunca afirmei que o PgUp está a cometer um crime. Para que conste concordo inclusivamente com esse método em certas circunstâncias. Sabe porque acho a sua posição imoral? Porque não comunicaram ao senhorio a morte do seu avô. Ou seja o senhorio não teve, como devia ter tido, conhecimento de um facto que poderia ter alterado a sua atitude para com a casa. O que o seu pai e você fizeram cheira a premeditação com vista a apropriarem-se de um bem alheio. Para mim isso é uma garotice.
  12.  # 139

só por crer usucapir um possa de agua..

Suponho que o castigaram por ser burro, então em terra de bom vinho vai apoderar-se ... de uma poça de água? Esse tipo dava mau nome à terra, LOL
  13.  # 140

Não sabia, para mim para tomar banho serve a água da companhia. Se dependesse de mim qualquer um que fosse até aí à procura de água era chicoteado e ia embora a pé.

0.0339 seg. NEW