Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Coloco esta questão na perspectiva de que possam elucidar o que realmente pode encarecer uma casa, isto é, se um pormenor arquitetónico (como por exemplo em vez de uma casa de forma "quadrada" houverem outros volumes ou pormenores como um dos cantos da casa ser "cortado" ficando a casa com linhas triangulares), ou se uma cave encarece muito essa obra ou não, se a colocação de telhado normal em vez de plano, construção parede dupla ou capoto, colocação de caleiras interiores no telhado, ou se os custos são só respeitantes à área e volume total da obra...
    Vamo-nos situar numa casa com área útil de aproximadamente 240m2 com possível cave de 100m2.

    (não estou a falar quanto às IS ou equipamentos para a casa, cozinhas e azulejos...).

    Desde já agradeço os comentários, afirmando também desde já que esta minha questão não pretende saber orçamentos ou pedi-los desta forma.
  2.  # 2

    Na minha opinião, antes disso tudo, o que encarece o custo de construção de uma casa são projectos de fraca qualidade, onde a optimização de soluções e materiais não é tida em conta, ou então, projectos (em cada especialidade) de qualidade aceitável mas mal compatibilizados.
  3.  # 3

    Colocado por: RRufinoNa minha opinião, antes disso tudo, o que encarece o custo de construção de uma casa são projectos de fraca qualidade, onde a optimização de soluções e materiais não é tida em conta, ou então, projectos (em cada especialidade) de qualidade aceitável mas mal compatibilizados.


    Ok, tem razão, mas e tirando esse facto de que fala, mas que se pode reformular nessa fase optimizando soluções e materiais ? É isso que este tópico pretende...
  4.  # 4

    Mão de obra!
    Quanto mais e mais especializada a mão de obra necessária para a construção mais disparam os custos.
    Sem ter em conta o custo dos materiais é muito mais barato uma parede rebocada e pintada que uma parede revestida a pedra ou a outro material qualquer que necessita de uma mão de obra especializada.
    Mas o segredo está como o RRifino muito bem disse na gestão. Começa pela gestão de definir o tecto máximo do valor que se pretende gastar. Em função desse tecto devem ser optimizados projectos, técnicas construtivas, materiais e mão de obra.
    Hoje 99% das pessoas recorrem a crédito, pelo que o tempo que demora a construir é muito importante pois tem custos associados que quase nunca ninguém se lembra de contabilizar.
    A gestão permite-me antecipar as necessidades. se eu souber que no dia x vou necessitar do material y ou do profissional z posso atempadamente precaver-me.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho, JT
  5.  # 5

    A meu ver, o que normalmente faz encarecer verdadeiramente o custo da casa.. é mesmo o dono de obra ;)
    Eu bem que aviso... mas não fazem caso.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Maria Coreia, costa3333, aveirinho
  6.  # 6

    A possível cave tambem encarece logo muito uma obra.
    Depois há pormenores que não se vêem logo, por exemplo, se puser parede dupla em vez do capoto pode ficar um bocado mais económico, mas depois ou gasta o mesmo dinheiro ou mais a retificar as pontes térmicas ou vai gastar muito mais dinheiro na climatização. Não é assim tão simples na minha opinião.
    E boa sorte com a sua moradia.
    Cumprimentos
    Ribeiro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Maria Coreia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasA meu ver, o que normalmente faz encarecer verdadeiramente o custo da casa.. é mesmo o dono de obra ;)
    Eu bem que aviso... mas não fazem caso.
    Concordam com este comentário:zedasilva,costa3333,aveirinho


    Por isso as minhas perguntas... ;)
    ou o que faz diminuir os custos com a obra?
  8.  # 8

    A cave encarece a olhos vistos
    Quantos mais cantos e recantos mais mão de obra,logo mais caro
    Quantos mais m2, mais caro, nao esquecer que cada m2 custa uns 750 euros/m2
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
  9.  # 9

    Colocado por: aveirinhoou o que faz diminuir os custos com a obra?


    Uma boa equipe Projectista.
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
  10.  # 10

    Colocado por: aveirinho

    Por isso as minhas perguntas... ;)
    ou o que faz diminuir os custos com a obra?


    Um bom arquiteto, uns bons engenheiros, alguem que acompanhe a obra que seja muito competente e o ajude a tomar os caminhos certos. A mesma casa aparente pode ser uma obra mais cara ou mais barata, dependendo desses senhores. O dono da obra deve ser sempre consultado mas deve ter alguem a acompanhar a obra (fiscalização) que o ajude a dizer se é melhor ou mais batato frito ou cozido. No meu caso até agradeço fiscalização que as obras correm sempre melhor.
    Dou um exemplo: basta um arquiteto ou um engenheiro mais fraco, que carrega nos pilares só porque o programa dá, e a obra fica logo muito mais cara. Uma vez veio-me parar um projeto para uma moradia de pilares de 30 por 50. Nme o arquiteto quis saber nem o engenheiro quis retificar. O projeto foi todo refeito por outro engenheiro e a obra ficou muito mais barata. As contas foram estas: o engenheiro que fez aquilo ás pressas levou 1000 euros pelas especialidades todas e a obra só de estrutura ficava em quase 100.000 euros. O engenheiro que refez o projeto levou 3000 euros para refazer só a estrutura e esta passou a custar 70.000. O que quer dizer que o cliente gastou mais 3000 mas poupou 27.000
    Concordam com este comentário: JJesus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  11.  # 11

    ... rsa.construcoes.. em PRINCIPIO.. o arquitecto não "carrega" nos pilares... ;)
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas... rsa.construcoes.. em PRINCIPIO.. o arquitecto não "carrega" nos pilares... ;)


    Arqu. Pedro Barradas,

    Quem carregou foi o engenheiro.... para mim a culpa do arquiteto foi não querer saber disso, nem retificou os desenhos, e foi tudo assim para a camara, e ele como cordenador dos projetos devia ter chamado a atenção para corrigir isso. Mais uma do barato sai caro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    "se puser parede dupla em vez do capoto pode ficar um bocado mais económico, mas depois ou gasta o mesmo dinheiro ou mais a retificar as pontes térmicas ..."
    Anonimo110722.. leia lá tudo... ;)
  14.  # 14

    Há aqui uma confusão de funções. O arquitecto ou o coordenador do projecto não vai refazer os cálculos do eng.º civil. Deve opinar ou até recomendar localizações preferenciais de pilares, por exemplo. Conheço vários arquitectos que, quando passam a primeira versão da arquitectura ao eng.º civil, deixam um layer com indicação da estrutura. O dimensionamento e cálculo é da responsabilidade do engenheiro.

    Há construtores que dizem que para moradias não fazem pilares superiores a 30*25 porque dizem que "chega bem" e que "nenhuma obra minha caiu", além de dar um certo jeito para os encaixar nas paredes - isto tudo sem ver o projecto!. A minha casa vai ter um pilar bem maior que 30*50. Asseguro-lhe que está bem calculado.

    Há bons engenheiros e maus engenheiros, como em todas as profissões. Mas em questões de estruturas, há que ter cuidado.

    70.000€ só de estrutura não é uma moradia qualquer.

    Poupar na estrutura de uma casa é como comprar um carro muito bom e colocar-lhe os pneus mais baratos que conseguir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  15.  # 15

    Penso que todos assumem, que a parede dupla TEM o isolamento dentro. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  16.  # 16

    Respondendo ao tópico, penso que colocar grandes vãos envidraçados numa casa encarece bastante a obra devido à componente térmica, às caixilharias e à segurança inerente.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasPenso que todos assumem, que a parede dupla TEM o isolamento dentro. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aveirinho


    Agradecendo e citando o Arq. Pedro Barradas, não vamos falar aqui das vantagens e desvantagens entre capoto e outros, p.f., senão lá se vai o tópico...




    Colocado por: LiMatosRespondendo ao tópico, penso que colocar grandes vãos envidraçados numa casa encarece bastante a obra devido à componente térmica, às caixilharias e à segurança inerente.



    Mas agora está um pouco na moda aproveitar ao máximo a exposição solar e fazer janelas e vãos "rasgados" o mais que se puder, não é? Qual é uma boa medida de janela e de vão que aproveite o sol para a casa mas que não encareça a mesma?
  18.  # 18

    Relativamente à própria estrutura da casa e configuração, se se tratar de uma arquitetura mais "quadrada" o custo será menor do que em relação a vários recantos e volumes?
  19.  # 19

    Depende da casa, da localização da mesma, da orientação do vão . Resumindo, depende de muita coisa que o arquitecto deve ter em conta.
  20.  # 20

    Colocado por: aveirinhoRelativamente à própria estrutura da casa e configuração, se se tratar de uma arquitetura mais "quadrada" o custo será menor do que em relação a vários recantos e volumes?


    Depende de muita coisa. Indo a um extremo: se a estrutura for optimizada, poupa. Imagine que consegue fazer uma casa quadrada (mesmo com 4 lados iguais) e vigas iguais e equidistantes. Assim, poupa.

    Cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
 
0.0263 seg. NEW