Iniciar sessão ou registar-se
    • RSS
    • 15 setembro 2011

     # 1

    Os meus pais estão a pensar construir uma casa num terreno que têm na aldeia onde nasceram.

    É no distrito de Viseu e o terreno, em declive, tem já à beira da estrada uma construção composta por uma casa de habitação e barracões, tudo em pedra tipico da zona, mas a precisar de restauro.

    Entretanto já têm uma proposta de projecto para uma habitação, que se pretende simples, económica e minimamente eficiente em termos funcionalidade e de circulação.

    Vou anexar os desenhos que temos nesta fase, pois a vossa opinião é sempre um mais valia para os novos imputes que já verificámos e vamos transmitir à arquitecta.
    Por isso venham opiniões!
    • RSS
    • 15 setembro 2011

     # 2

    Planta da cave:
    • RSS
    • 15 setembro 2011

     # 3

    Planta da cobertura
    • RSS
    • 15 setembro 2011

     # 4

    Alçado principal:
    • RSS
    • 15 setembro 2011

     # 5

    Entretanto já estive a olhar para o projecto e já tenho umas notas em mente para enviar!
    Mas gostaria de ouvir a vossa experiente opinião.
    ;)
      Planta do Rchão alterações.jpg
    • RSS
    • 16 setembro 2011 editado

     # 6

    Está assim tão perfeito que não vos mereça um reparo/comentário? :D
    Próxima terça feira vamos falar com a arq. e já tenho de levar as alterações que achar por bem discutir com ela!

    Cumps
  1.  # 7

    é dificil estar a referir este ou aquele ponto, visto que não se conhecem muitas premissas ( existente, envolvente, orientação solar, indices camarários, etc...) só de referir que num aspecto geral a funcionalidade e "design" dessa planta está um pouco fraco. tudo muito compartimentado e pouco prático, repare que entra na sala e "leva" logo com uma mesa em cima estrangulando o circuito até á zona de estar. Para tamanha intervenção, quase de raiz, tudo poderia ser muito melhor.
    na cave faça pelo menos um portão maior.
    • P+V
    • 16 setembro 2011

     # 8

    é pena um "chalet" tão mal colado à uma construção, como diz, "em pedra típica da região"...
  2.  # 9

    Na i.s do quarto, mudava a disposição dos sanitários. Talvez a base de duche para onde está o lavatório.
    Não percebo o porque de uma porta a meio do corredor e a meio do quarto. É por ser o quarto do meio?:)
    Se tiver visitas em casa, estas para irem à I.S., terão de passar por uma porta que divide a zona social da privada. Sendo assim, não faz sentido essa porta. Essa mesma i.s. reformulava novamente a disposição das loiças sanitárias. E muito mais, como por exemplo a relação dos vãos não só com o exterior mas com o interior.

    Onde fica o norte?

    Afinal não me parece assim tão perfeito:)

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • RSS
    • 16 setembro 2011

     # 10

    bem de forma a judar nas vossas questões quanto à envolvente / Norte, fui ao google maps e tirei esta imagem!
      casa.jpg
  3.  # 11

    é talvez um daqueles casos em que a arquitecta não está a fazer um minimo de arquitectura, limitando-se a desenhar uma construção segundo os mais corriqueiros padrões, agravado pela fraca funcionalidade.
    Concordam com este comentário: P+V, VMV
    • P+V
    • 16 setembro 2011

     # 12

    mas é que é mesmo: a arquitecta fez "copy-paste" de uma moradia qualquer meio por cima da pré-existência...
    • RSS
    • 16 setembro 2011

     # 13

    marco1, concordo que a funcionalidade não seja a melhor, para além do aspecto da sala, tinha em mente referir à arq. a questão de em dias de chuva a entrada para casa não estar resguardada nem pelo páteo.
    Quanto ao demasiado compartimentado ... não percebo bem ao que se refere, divisões demasiado pequenas?

    P+V, terá sempre de ser um acrescento à construção antiga. A limitação de custos também foi um factor que colocámos como condicionante ao projecto.

    adarq ... que não estava perfeita vi eu logo ao verificar uma coisa simples como a não existência de uma porta de entrada para a casa :D
    Quanto à porta do quarto, perfeitamente de acordo, quanto mais não seja ficaria muito melhor no alinhamento da porta do corredor!
    A questão dos vãos (?!) também não entendi ... vãos é os diferentes pisos?

    Agradeço e valorizo os vossos comentários, já se levantaram algumas questões importantes!
  4.  # 14

    Não consigo perceber porque tendo nós até um premio nobel da arquitectura, certos profissionais não aproveitem as oportunidades destas intervenções para voar um pouco mais., Não era preciso nada do outro mundo mas algo mais.
    Concordam com este comentário: j cardoso, P+V, RSS, VMV
    • RSS
    • 16 setembro 2011 editado

     # 15

    eina ... estes últimos comentários do marco1 e do P+V, não nos deixam muito motivados com a proposta apresentada!
    Será que não tem ponta por onde se pegue?

    A questão da integração na construção antiga, é relativa ... a construção existente apesar de pedra terá de ser toda reconstruida, quase não tem janelas, está em muito mau estado, e teremos de elevar a casa que actualmente está mais de 1m abaixo da estrada.
    A cave, não tem soluções muito engenhosas provavelmente por uma questão de orçamento. A nossa ideia é ser contidos e por isso ficar relativamente ampla para de futuro talvez fazer IS e uma cozinha rústica para umas patuscadas com mais gente.
  5.  # 16

    Vãos, são as janelas.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • P+V
    • 16 setembro 2011

     # 17

    RSS:

    1) não demolir "na-di-nha" da construção existente (o tal factor custo);
    2) tal como diz o Marco: "voar um pouco mais alto" e criar um acrescento que não "choque" com a pré-existência: existem tantos bons exemplos por aí de situações semelhantes que não se admite uma solução tão pobre como aquela que lhe foi apresentada...
    • RSS
    • 16 setembro 2011

     # 18

    Onde é que posso conseguir bons exemplos de integração de construção antiga vs novo?
    Se levar alguns exemplos à arquitecta é considerado normal?

    Anda por aqui um projecto de restauro que esse sim está muito bonito.
    O problema que vejo ali, atenção que eu não sou da área, é que as parede apesar de serem de pedra não são aquela pedra aparelhada e bonitinha ...
    vou ver no fim de semana os meus pais têm lá fotografias da mini casa e dos barracões anexos (construção existente).
  6.  # 19

    "Se levar alguns exemplos à arquitecta é considerado normal"

    é normal, pode e deve. olhe percorra um pouco este topico por exemplo.

    https://forumdacasa.com/discussion/19634/10/arquitectura-portuguesa/
    • P+V
    • 16 setembro 2011 editado

     # 20

    No tópico que sugeriu o Marco, veja por exemplo a obra dos AVA: https://forumdacasa.com/discussion/19634/15/arquitectura-portuguesa/ a partir do post n. 448
 
0.0222 seg. NEW