Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 9 novembro 2011 editado

# 81

Vivam!

Colocado por: Anonimo16062021
    Incluída nas três multinacionais?

Via Lafarge, melhor estava via Lafarge até há pouco tempo, agora é via Euronit, que já nem sei a que grupo pertence, mas está!
    A marca Pladur surgiu na década de 80 devido à recusa dos Espanhóis em consumirem modernices vindas de França e tiveram de criar uma marca própria. Claro que a produção em Espanha nessa altura, se calhar ainda mais agora, era mais que suficiente para abastecer o mercado Português, e por isso a Lafarge que detia 40% do capital da Yesos Ibérica (era assim) naturalmente que deixou o mercado Português, até porque deixava de fazer sentido vir o material de França se havia aqui mais perto. Nessa altura os distribuidores da Lafarge nos quais nós nos incluímos, ficámos pendurados e não tivemos outro remédio que ser absorvidos pela Pladur. Só mais tarde é que as outras duas marcas europeias que fala é que montaram fábricas em Espanha, a Kanuf, pela compra da primeira fábrica da Pladur e a Placo agora da Saint Gobain.
    Isto é Europa, porque o mercado das placas de gesso é dominado no mundo inteiro pelas USG Americana, a Lafarge Francesa e a Knauf, Alemã. A Knauf, tem fábricas em todo o mundo, incluindo China (de má memória para os americanos). Depois há os outros, a Placo da Saint Gobaim, o maior produtor de vidro, suponho que agora a Pladur por ser do grupo Euronit, o maior grupo de placas cimenticias do mundo, e depois há ainda os outros, marginais no sistema.
    Agora, acredite que o "mercado" é tão dinâmico que já não sei bem de quem é quem.
    Quanto à origem do gesso, só há duas, a natural e a sintetizada o denominado sulfa gesso e,felizmente, apenas alguns, muito poucos, dos tais marginais usam este ultimo.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 9 novembro 2011

# 82

Vivam!
    Na Europa a realidade é que embora os três grupos que fala dominem o mercado, não se pode dizer que uma Pladur, uma Pro-Gyp, ou mesmo uma Placo Ibérica da Saint Gobain que, que penso, só é participada pela PBP sejam pequenas empresas como os Polacos ou os Russos, logo embora concordando, não tenho valores que sustentem essas percentagens.
    "Fassam" parte.

0.0169 seg. NEW