Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 8 julho 2013

     # 261

    Colocado por: lfvmagalhaesquando está muito calor, caso do verão, onde o kykuio desenvolve com uma força.... )

    O que obriga a um corte semanal... tenho feito cá uma ginástica...
  1.  # 262

    Boa Tarde
    O meu Kikuio só cresce o que está à sombra das arvores, por a terra conservar melhor a água da rega. O que está ao sol, com este calor, ficou amarelado e há um mês que não o corto.
    Como só tenho água da rede só rego 10 minutos por dia, logo de manhã, e pensava eu que seria suficiente, mas afinal não é.
    Cheguei à conclusão que o ele quer é calor, água e boa terra..... mas como só lhe tenho dado calor com fartura os resultados são desanimadores.
    Almeida
    Concordam com este comentário: valtores
  2.  # 263

    lfvmagalhaes, pode colocar uma foto com o seu kikuyo? Eu também semiei há perto de 1 mês uma mistura de sementes de kikuyo e cinodoon dactilon(penso que é assim que se escreve), a relva começou a germinar agora nestes dias de maior calor. Como misturei as duas sementes não consigo perceber qual delas é que está a a germinar mais rápidamente...
  3.  # 264

    amanha coloco uma foto do kykuio :)
  4.  # 265

    Já vi que o lfvmagalhaes é entendido em relvas, ainda para mais é meu conterrâneo, já sei a quem vou pedir dicas quando começar o jardim dentro de 2/3 meses...
  5.  # 266

    LOL sou entendido em "relvas" looool, essa agora :P...

    Você construiu?
  6.  # 267

    Sim, estou no ninho há 9 meses... ;)

    O jardim é que ainda nem comecei...
  7.  # 268

    Boa tarde
    O meu jardim com sistema de rega (2x dia), foi invadido com ervas daninhas,ao arranca-la com a raiz fica um buraco com terra a erva que estava semeada junto sai também pegada .
    Necessitava da vossa ajuda para identificar a erva daninha anexo fotografia e indicação de um bom herbicida
    agradeço a vossa ajuda
      Fotografia0213.jpg
  8.  # 269

    Boa Tarde
    Uma das ultimas revistas Proteste tem um comparativo de herbicidas. (se não tiver acesso à revista posso enviar o comparativo)
    No entanto os herbicidas testados, genericamente não indicam claramente a que se destinam.
    O problema é identificar um herbicida que ataque essa erva daninha e não ataque a sua relva.

    Cumprimentos, Almeida
  9.  # 270

    obrigado
    Eu tenho esse artigo da deco. Como diz a dificuldade é identificar a planta e herbicida especifico
    obrigado
    • jotace
    • 30 julho 2013 editado

     # 271

    Olá! Numa pesquisa do Google vim parar a este tópico. Depois de o ler, senti-me compelido a me inscrever apenas para vos contar a minha experiencia pessoal com essa praga que se chama kikuio.

    Há 4 anos comprei uma casa usada. tinha um relvado a toda a volta da casa, cerca de 200 m2. Tinha tambem um furo de captação de agua que sustentava a rega, e um sistema de rega automatico enterrado, marca Rainbird. Estava, portanto, bem servido e descansado, no que respeitava ao relvado. Era relva fina, daquela que se vende em tapetes. Pelo meio notei que havia uma outra especie, estilo escalracho, em algumas zonas, mas mal disseminado.

    Iniciei as obras da casa, e mudei o telhado. Durante 3 meses tive todo o relvado soterrado por toneladas de entulho (telhas, madeiras velhas da estrutura antiga, estuque e gesso do revestimento interior, enfim, uma enorme porcaria). Foram 6 contentores do grandes. Alem disso, betoneira, areias, e ... por aí fora. Obviamente todo o relvado morreu.

    Quando finalmente terminaram as obras, e foi limpo o terreno, estava á entrar no Outono, e não iria ficar com a terra nua a toda a volta da casa durante a epoca das chuvas, pelo que investi 2500 euros num novo relvado de tapete, aplicado por uma equipa de profissionais. Foi removida uma camada de terra, para eliminar os restos de entulho fino, foi reposta outra, preparado e alisado o terreno para receber o novo relvado e ficou impecável.

    Dois anos depois, reparei que uma erva esquisita estava a aparecer aqui e ali. Não lhe dei muita importancia. Quando comecei a dar, já não era apenas aqui e ali. Era o filha da P#$$#"$ do kikuio, o tal 'escalracho' que eu havia visto quando comprei a casa. Estão a ver o filme, não estão? As raizes profundas ficaram no chão, mesmo depois de toda a destruição e reconstrução, e aquela m$$%%$ voltou a despontar, dois anos depois, qual assombração dos infernos.

    Perguntei o que fazer, disseram-me que ... nada. Não havia herbicida especifico para aquilo. Era practicamente indestrutivel, e crescia e espalhava-se a uma velocidade impressionante. A manutenção das zonas onde aquilo mais proliferou torneou-se um pesadelo. As guias horizontais sobem e cobrem as pedras rusticas soltas que servem de passadiço no meio do relvado, dando um trabalhão extra e violento ao 'trimmer' (aparador), e gastando metros de fio de nylon do aparador. As folhas crescem a uma velocidade anormal, obrigando a cortes constantes. Gradualmente, passei a gastar mais 50% do tempo que gastava para fazer o corte da relva, fora os cortes adicionais que não precisaria fazer com a relva de tapete. Se deixado sem corte durante umas semanas no Verão (férias, por exemplo) , chega a crescer 3 palmos em altura, obrigando a fazer dois cortes, um primeiro com o trimmer, e o outro com a máquina, e gerando pilhas de sacos de relva cortada dos quais tenho que me desfazer depois.

    O ano passado, desesperado com o que estava a acontecer na zona principal do relvado, que já tinha uma zona de 6 m2 completamente colonizada, resolvi meter mãos á obra e arrancar tudo á mão, em profundidade. Andei dois dias vergado, sentado no chão, ou a cavar, a arrancar aquilo tudo pela raiz. Remexi e vasculhei a terra cuidadosamente, tentando não deixar escapar alguma das guias subterraneas, pois mesmo que fique lá só um bocadinho, aquilo volta a desenvolver-se. Com isto, obviamente arruinei o aspecto do relvado nessa zona, e tive que comprar mais 3 rolos de relva em tapete para recompor aquilo. Este ano... reapareceu, embora em menor quantidade, mas mais espalhado, afectando uma zona mais larga. E lá andei mais um dia de **** pró ar, a voltar a arrancar tudo, ao pormenor, e em profundidade. E tudo isto apenas numa pequena area, naquela em que ainda vale a pena (?) lutar manualmente contra aquela maldição, porque no outro lado da casa, já não há remédio manual. Comecei este ano a aplicar Roundup, aste a aste, folha a folha, num trabalho tão estupido como provavelmente inglorio, e que me vai fazer perder dias e dias da minha vida, e ganhar imensas dores nas costas e no pescoço, e me faz suspirar por um jardim de betão ou ceramica, completamente lajeado, ou em calçada portuguesa. Resumindo, estou farto de relva, coisa que posso agradecer a essa erva dos infernos, chamada de kikuio.

    Quando vos disserem que o Kikuio é uma relva fixe, e de baixa manutenção, pensem duas vezes. Pensem no suplicio dos cortes constantes, no que vão gastar em horas de cortadora e trimmer na mão, e rolos de fio de nylon, pensem no que vai acontecer no dia em que resolverem meter uma palmeira, ou umas roseiras no meio do relvado, ou quando quiserem retirar a relva, ou apenas parte dela para meter flores, ou uma horta. Pensem que nunca mais se vão ver livres daquela praga, a não ser que a sepultem debaixo de uma bela camada de cimento.


    .
    Concordam com este comentário: mmanuelapereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, CMartin, Rui A. B.
  10.  # 272

    O seu pesadelo é o gramão e não o Kykuio ou o escalracho/gramina. Ainda hoje perdi umas boas horas em escavações a tentar encontrar o máximo de guias para o erradicar do meu jardim.
  11.  # 273

    Não, é mesmo kykuio. Eu levei uma aste a um dos mais credenciados jardineiros da minha zona, e foi ele que me disse o que era. Depois, validei através de fotos na Net, e estava correcto.
    Já consegui, literalmente, ter pesadelos com aquilo. Nunca me imaginei no que me estava a meter, quando resolvi manter o relvado com as dimensões que tem. Devia ter lajeado logo quase tudo, e deixar apenas um pedacinho. Mas ... não sou bruxo.
    • eu
    • 30 julho 2013

     # 274

    Colocado por: jotaceNão, é mesmo kykuio.

    Pela descrição, confirmo que é mesmo kykuio.

    De facto, o kykuyo tem um comportamento muito agressivo. As guias metem-se por todo o lado, por cima e por baixo de terra, e invadem tudo o que podem. Neste momento, estou a fazer dois cortes por semana e mesmo assim...

    Num zona pouco acessível, deixei de cortar o kikuyo durante dois meses e o resultado é relva com mais de 60 cm de altura! Capim autêntico!

    A melhor forma de controlar o crescimento do kykuyo é através da regulação da quantidade de água: com pouca água ele não cresce...
  12.  # 275

    Colocado por: euA melhor forma de controlar o crescimento do kykuyo é através da regulação da quantidade de água: com pouca água ele não cresce...


    Visto que tenho um quarto de um hectare contaminado com kikuyo/escalracho, numa zona de pomar, que nunca rego, diria que não é verdade. O quintal da minha avó parece um campo de futebol. O "erro do artista" foi levarmos os restos do corte para um monte no meio do quintal. Começou a crescer dali e contaminou tudo.
    • eu
    • 30 julho 2013

     # 276

    Colocado por: danobregaVisto que tenho um quarto de um hectare contaminado com kikuyo/escalracho, numa zona de pomar, que nunca rego, diria que não é verdade.

    Isso deve ser escalracho e não kikuyu...
    • eu
    • 30 julho 2013

     # 277

    O kikuyu é de tal forma uma praga que na internet se podem ler coisas deste tipo:

    restricted seed item:
    kikuyu is listed on the federal noxious list. It can only be shipped to certain states & counties.
  13.  # 278

    Situação:
    Tenho 300m2 de terreno com terra constantemente a ser queimada, pois num espaço de 2 a 3 semanas cresce daninhas com fartura a uma velocidade incrível! Estamos sempre a arrancar e a queimar...

    Proposta:
    Indicaram que a melhor alternativa era colocar plástico microprefurante para colocar em cima da terra (velha) e colocar em cima deste turfa e substrato de relvado e semear então a relva....

    A minha questão é: quantos centímetros são necessário de turfa e substrato para semear a relva de modo a relva a pegar e não voar nem partir-se quando for a cortá-la...!????

    Obrigada!!!
    MartaG
  14.  # 279

    Tomara eu que o meu kikuio crescesse. Só cresce debaixo do sitio onde tenho estacionado o jeep ou das árvores onde a pouca água que lhe deito não evapora.
    Só o corto mês a mês

    Almeida
    •  
      FD
    • 1 agosto 2013

     # 280

    Colocado por: MartaGA minha questão é: quantos centímetros são necessário de turfa e substrato para semear a relva de modo a relva a pegar e não voar nem partir-se quando for a cortá-la...!????

    Eu diria que a mesma altura de um tapete de relva...
 
0.0825 seg. NEW