Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Quero fazer um jardim onde já tenho uma oliveira com plantas aromáticas. Porém, nada percebo destas plantas. São plantadas ou semeadas? Quais são as mais usadas em jardins? Na minha zona formam-se grandes geadas de Inverno por isso têm de ser resistentes. Precisam de muita manutenção/rega? Alguém tem jardins com estas plantas?
  2.  # 322

    Colocado por: SabrinaQuero fazer um jardim onde já tenho uma oliveira com plantas aromáticas. Porém, nada percebo destas plantas. São plantadas ou semeadas? Quais são as mais usadas em jardins? Na minha zona formam-se grandes geadas de Inverno por isso têm de ser resistentes. Precisam de muita manutenção/rega? Alguém tem jardins com estas plantas?

    Olá, boa noite!
    Não sou uma "expert" no assunto, por isso aconselho-lhe uma pesquisa no Google em, por exemplo, omeujardim.com ou aromaticasvivas.com onde vai encontrar alguns conselhos úteis para fazer um canteiro de aromáticas.
    Adoro ervas de cheiro, especialmente as silvestres. Cultivo as mais comuns como a salsa e a hortelã. Esta última é óptima para chá (verde ou seca),
    e um bom auxiliar da digestão. O ideal seria plantar/semear em local protegido/abrigado das geadas. A oliveira até pode dar alguma protecção, dependendo
    da resistência das plantas/ervas, ao frio. Todavia pode optar por cultivar das que se dão melhor entre a primavera e o outono. (Pareço o "monsieur de la Palisse", a dizer o óbvio).

    Boas culturas e o melhor 2014
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  3.  # 323

    boas, peço desculpa por colocar aqui a foto, mas se alguém souber o nome desta planta/árvore agradecia, disseram-me que era medronheiro, mas os que conheço não são assim.
  4.  # 324

    Colocado por: carlosfbmanuelboas, peço desculpa por colocar aqui a foto, mas se alguém souber o nome desta planta/árvore agradecia, disseram-me que era medronheiro, mas os que conheço não são assim.


    Bom dia,
    Se puder destacar a planta será mais fácil de identificar(?), ou não, se bem que o medronheiro que conheço (só em estado selvagem), não tem nada a ver com o(s) da fotografia. Conhece o fruto? Ou será uma planta ornamental...? Alguém há de conhecer, vamos esperar...
  5.  # 325

    O outro conheço e bem...desde a árvore até ao que se faz do fruto :)
    então deixo aqui as fotos que retirei mais em destaque :



    • alin
    • 29 dezembro 2013

     # 326

    Não é medronheiro.
    Trata-se de uma espécie de solanum, se não estou em erro "solanum laciniatum".
    Não sei o nome vulgar, mas é muito comum encontrar esta planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosfbmanuel
  6.  # 327

    carlosfbmanuel

    Não é medronheiro. Veja no Google em imagens de medronheiro e verá como é. Um arbusto muito interessante: no seu estado selvagem (é como o conheço), dá uns frutos muito coloridos e, se comidos em excesso, embebedam um(a) fulano(a) rapidamente. A lenha é duríssima, custa a cortar, faz muito cinza e não dá grande calor.
    Nasce em zona de pinhal bravo (acho, sem certezas, que não se desenvolve em eucaliptal), leva um certo tempo a crescer, mas reproduz-se facilmente através da polinização, creio eu!
    • eu
    • 29 dezembro 2013

     # 328

    Colocado por: maria rodriguesdá uns frutos muito coloridos e, se comidos em excesso, embebedam um(a) fulano(a) rapidamente.

    Já ouvi muitas vezes essa estória, mas penso que é um mito...
  7.  # 329

    Alguém sabe quais são as plantas aromáticas resistentes a geadas e tempo frio mas pouco chuvoso??
  8.  # 330

    Sim eu conheço bem o medronheiro, mas poderia existir uma espécie de medronheiro manso...como conheço o bravo e chamam a esta espécie medronheiro daí a minha pergunta...em relação ao fruto, não é mito embebeda sim senhora quando está maduro..agora imaginem os pássaros que os comem..ehehehhheheh..mas vou pesquisar por solanum laciniatum
  9.  # 331

    solanum laciniatum, não é esta...
  10.  # 332

    Colocado por: eu
    Já ouvi muitas vezes essa estória, mas penso que é um mito...


    Pois eu garanto-lhe que, para mim, não é um mito. Pode haver pessoas mais resistentes à embriaguez do que outras, agora que embebeda, quando maduro e comido sem moderação, embebeda mesmo!
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  11.  # 333

    com isto tudo ainda não descobri qual o nome desta árvore/planta
    • eu
    • 30 dezembro 2013

     # 334

    Colocado por: maria rodriguesPois eu garanto-lhe que, para mim, não é um mito. Pode haver pessoas mais resistentes à embriaguez do que outras, agora que embebeda, quando maduro e comido sem moderação, embebeda mesmo!

    Já lhe aconteceu a si?
  12.  # 335

    Tb ainda n sei se meto relva em frente a casa artificial ou algo deste tipo, como é uma área muio pequena n sei se compensa o investimento em material da poda :)

    Agora precisava de ajuda noutro aspeto, q árvore é que ficaria bem, em frente a uma casa de linhas direitas, branca cinza e vermelha... Acho q algo tipo oliveira ficava giro mas queria algo que não sujasse e se possível com folha permanente para criar alguma privacidade em frente a porta de entrada... E algo q não cresça muito, palmeiras e assim ta fora de questão... :/ alguma sugestão?
    • alin
    • 30 dezembro 2013

     # 336

    Colocado por: carlosfbmanuelsolanum laciniatum, não é esta...


    Pois existe uma variedade muito grande de solanuns...
    Experimente pesquisar por "Solanum rantonnetii"
    É que pela foto é difícil mas como conhece a planta é mais fácil para si.
    • alin
    • 30 dezembro 2013

     # 337

    Colocado por: SabrinaAlguém sabe quais são as plantas aromáticas resistentes a geadas e tempo frio mas pouco chuvoso??


    Tomilho, alecrim, rosmaninho, salvia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
    • alin
    • 30 dezembro 2013

     # 338

    Colocado por: GT_racingTb ainda n sei se meto relva em frente a casa artificial ou algo deste tipo, como é uma área muio pequena n sei se compensa o investimento em material da poda :)

    Agora precisava de ajuda noutro aspeto, q árvore é que ficaria bem, em frente a uma casa de linhas direitas, branca cinza e vermelha... Acho q algo tipo oliveira ficava giro mas queria algo que não sujasse e se possível com folha permanente para criar alguma privacidade em frente a porta de entrada... E algo q não cresça muito, palmeiras e assim ta fora de questão... :/ alguma sugestão?


    Que não cresca muito e não suje pode ser uma Yucca...
    Àrvores sujam sempre mas compensam sempre o trabalho que dão. Os acer são lindissimos e existem de diversas cores (verdes, matizados, laranjas, vermelhos, ocres...)
  13.  # 339

    Tem alguma pinta essa yucca... mas acho que tenho uma queda por arvores com um aspeto mais português e de poucos contrastes... Para esses Acer já é muito excêntrico. tenho alergia demasiadamente crónica para me meter em coisas com folhas abundantes, dá cor, mas a própria casa já tem cor... o que acho que ficava mesmo giro era uma oliveira, sobreiro, azinheira, ... não sei se é possível controlar o tamanho delas sempre com as podas curtinhas para não alargar muito... não queria ficar com um tronco enorme daqui a 20 anos para tirar do jardim, nem que ela fosse minar os canos da casa à procura de água, porque vai mesmo ficar muito em cima da casa... tenho de escolher mesmo muito se calhar... lol
  14.  # 340

    eu
    Já lhe aconteceu a si?

    O que é que lhe parece? Pode acontecer ao mais incauto, se não o avisarem! Fui aconselhada a tempo de evitar a "borracheira", mas estava comigo, quem não teve a mesma sorte.
    Não quero ser espírito de contradição, mas se quiser, leia e comente o que lhe aprouver.

    Os seus frutos têm um forte poder anti-bacteriano mas não deve exagerar no seu consumo. Saiba porquê

    Medronheiro
    Já era conhecido e comido na Grécia Antiga, mas foi ignorado pelos Romanos e o seu valor alimentar e medicinal só mais tarde foi reconhecido.
    O nome, unedo, quer dizer que só se deve comer um.
    Composição: contém vitamina C, 10-20% de açúcares
    Usos: Os frutos são comestíveis mas um pouco indigestos, pois contêm muitos taninos. Se estão muito maduros podem dar origem a ligeiras intoxicações alcoólicas. São utilizados para a aguardente, licores, vinagres, bolachas e compotas.
    Medicinal: Tem um forte poder anti-bacteriano e é utilizado na arteriosclerose, diarreia, doenças do fígado, rins e aparelho urinário. O mel tem propriedades balsâmicas.

    Fonte: Saúde- Beleza e Bem-Estar- Sapo Mulher
 
0.0801 seg. NEW