Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Já eu acho que faz parte de um dos critérios principais para qualquer decisão sobre a casa. Trata-se de funcionalidade e estilo de vida.

    Acho lindamente que a CMartin tenha sempre a sua cozinha super limpa e arrumada, mas há pessoas para quem (ou mesmo situações em que) tal não é possível. Quando recebe alguém para jantar, por exemplo, não é prático perder hora e meia de convívio para estar na cozinha a limpar e arrumar, como também não é simpático fazer com que os seus convivas levem com a visão/olfacto/mau feng shui de uma cozinha desarrumada ali à mão de semear.

    Mas, sublinho novamente, tudo depende do estilo de vida de cada um. Recebe-se muito? Que tipo de convívio se costuma organizar em casa? Cozinha-se muito? Fazem-se na cozinha outras coisas para além de almoço e jantar (demolhar bacalhau, fazer pasta fresca, pão, conservas e doces)? Tem-se empregada? Há crianças pequenas/terríveis que têm de estar sempre debaixo de olho? Tudo isto deve ser considerado para escolher o modelo de cozinha e a sua relação com a sala. Como, no meu caso, as respostas "dão para os dois lados", na minha casa terei uma solução híbrida.
    • Jonh
    • 4 outubro 2011

     # 22

    Caro amigo, tambem tinha essa duvida quando construí a minha casa...

    Optei por fazer cozinha independente mas com a sala imediatamente ao lado com acesso directo por um vão de 1.20m com duas meias portas de 0.60m.............esse vão de 1.20m foi a chave do "problema"!

    Foi a melhor solução pois usamos bastante a cozinha. Fazemos muitos bolos, petiscos até mesmo pão etc...e sinceramente se fosse tudo na mesma divisão hoje estaria arrependido de certeza.

    Quando quero juntar tudo...abrem-se as duas portas e fica o tal open space na mesma.
    Cada caso é um caso e esta é a minha experiencia.

    Abraço!
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  2.  # 23

    Embora enumere os critérios dos livros (eu sei porque também os li) para a escolha de uma cozinha e aliás para toda uma casa (filhos, desarrumação, convivas, empregada, quanto tempo temos para tratar da casa, quantos moram na casa, etc)...
    Existe no mercado uma série de soluções que permitem uma cozinha limpa e arrumada, sem cheiros, e nas quais não necessitamos de passar horas em limpezas e arrumações, como antes seríamos quase obrigados.

    Não sabemos já até que a cozinha é a nova sala? Ou seja, a preocupação que temos com ela terá o mesmo destaque que a sala, tem que ser funcional, limpa, e agradável à vista. Para tudo isso, e se quisermos um cozinha aberta à sala, ou até integrada na sala, que eu gosto muito embora não tenha, há solução eficaz. É tudo uma questão de opção, que há solução.
  3.  # 24

    Quanto menos paredes melhor, no meu projecto tenho open space. E teria Quartos e WC também sem divisória, caso fosse só eu a mandar :).

    Cheiros? Então para que são os exaustores? Um exaustor bem dimensionado à volumetria não tem cheiros.
    Mas caso tenham dúvidas, uma solução versátil, que possibilite as duas situações é o melhor.
    • Jonh
    • 4 outubro 2011

     # 25

    Colocado por: DOGMA
    talvez sim talvez não...nunca irá saber!


    Posso dizer lhe que sim, pois ao abrir a porta de ligação sala/cozinha enquanto se fazem comidas etc, fica-se com a ideia de open space...e não gostamos...

    A disposição e tamanho da casa para mim interferem nesta questão...numa casa tipo T1 ou mesmo T2, para mim já seria uma hipotese a considerar certamente.
  4.  # 26

    Colocado por: DOGMA
    talvez sim talvez não...nunca irá saber!


    Colocado por: Jonh
    Posso dizer lhe que sim, pois ao abrir a porta de ligação sala/cozinha enquanto se fazem comidas etc, fica-se com a ideia de open space...e não gostamos...


    Ora nem mais...
  5.  # 27

    A questão da cozinha foi bastante debatida na fase de projecto da minha futura casa. Eu não gosto especialmente de uma zona de refeições formal, mas sei que vou querer ter essa zona daqui a uns anos. Eu prefiro que as refeições se façam na cozinha ou muito próximo. O que eu não quis foi a cozinha aberta com a sala de estar. Assim, a solução foi uma cozinha grande, que comunica com uma futura zona de jantar "mais formal" através de um vão (com 2 portas), e esta zona comunica, com um vão igual, com a sala de estar. Quando eu tiver filhos, a zona "formal" será a zona de brincadeiras dos miúdos e posso estar de olho neles. Se eu precisar de estar sozinha de volta dos meus tachos, fecham-se as portas e alguém há de olhar pelos miúdos ;) Daqui a uns anos, logo se vê se essa zona passa mesmo a formal ou não.
  6.  # 28

    ui...

    cheiros.. feng-shui..! .

    lololololololol

    para resolver os problemas da sua cozinha - campanha de promoção adopte um tibetano..! coma arroz.. e oferecemos gel de banho..!

    lololoololololol
  7.  # 29

    Colocado por: DOGMA
    portas??....não é a mesma coisa...a percepção é muito diferente.


    isto,porque entro e entrei em muitas casas.


    Se forem portas até ao tecto e se forem razoavelmente bem pensadas - de correr para dentro das paredes - penso que pode ser uma boa solução, embora concorde que não é a mesma coisa.
  8.  # 30

    Colocado por: AnaPrincessA minha casa também será assim, espero bem não me arrepender.
    Quanto à desarrumação na cozinha, normal... eu não pretendo ser escrava da minha casa, pretendo sim usufruir dela. Se ficar a loiça em cima do balcão, olhe... é sinal que mora lá alguem :) Mas numa cozinha normal, de uma divisão só também não parece bem a cozinha desarrumada, ou estarei errada?
    Concordam com este comentário:DOGMA


    Olhos que não vêem, coração que não sente LOL
  9.  # 31

    Colocado por: Italiano Numa cozinha "normal", de uma só divisão, você fecha a porta da cozinha e a desarrumação desaparece do seu campo de visão/olfactivo. Numa cozinha aberta, se não lhe apetecer meter os pratos na máquina e passar um esfregão na bancada depois do almoço de domingo, vai levar com o cheiro a cozido à portuguesa durante a tarde inteira.


    Ok é a sua opinião. Respeito. Mas olhe, por enquanto somos 2 pessoas, por isso a desarrumação também não deve ser muita. Depois, se tiver convidados é uma questão de organização. Para isso existe máquinas de lavar loiça, etc. Ok tem razão, poderia fechar a porta da cozinha mas vamos que um convidado quer ir á cozinha beber um copo de água? está tudo desarrumado ne? Não existe a solução perfeita como disseram. Hoje em dia também já existe bons equipamentos. Um bom exaustor ajudará. Depois tenho uma janela oscilobatente ampla em frente ao lava loiça no correr da placa do fogão, uma porta em frente. Não vejo problema. Mas isso sou eu... A minha casa foi projectada assim e sinceramente acho que de outra forma (com divisões) iria ficar muito mais limitada em termos de espaço. Estou a falar de uma moradia com 179m2 (tive de me limitar ao terreno).

    São gostos e gostos não se discutem... :)
  10.  # 32

    Colocado por: CMartinExiste no mercado uma série de soluções que permitem uma cozinha limpa e arrumada, sem cheiros, e nas quais não necessitamos de passar horas em limpezas e arrumações, como antes seríamos quase obrigados.


    Bom, eu não me importo muito com o problema da desarrumação, até porque quem faz a comida sou eu e gosto de ir arrumando enquanto a faço. No fim ficam umas peças que facilmente se põem na máquina ou se empilham no lava loiça e se dá uma passagem por água. Mas de que soluções é que fala? Sou ignorante.

    Sinceramente a experiência que eu tenho de ter visitas em casa ou de ir visitar pessoas é, como alguém está a fazer o comer, acabamos por ir todos para a cozinha falar e beber um copo. Suponho que quando assim é mais vale ter a sala e a cozinha como uma só divisão.

    Quando a formalidades, ficam lá fora! Eu sou pessoa de ter serras da estrela dentro de casa, não é compatível.

    Portanto para mim penso vai ser uma mistura entre o que o FD disse (convívio > "cheiros" ou outros problemas) e o que o P+V disse (projecta-se as coisas com os potenciais problemas em mente).

    De qualquer maneira é muito interessante ver os pontos de vista diferentes e reparar em potenciais problemas que nem me tinha lembrado.

    dn.
  11.  # 33

    Colocado por: becas

    Olhos que não vêem, coração que não sente LOL

    É a minha opinião.. se estiver errada não tenho problema em admitir.
  12.  # 34

    Colocado por: danobrega

    Bom, eu não me importo muito com o problema da desarrumação, até porque quem faz a comida sou eu e gosto de ir arrumando enquanto a faço. No fim ficam umas peças que facilmente se põem na máquina ou se empilham no lava loiça e se dá uma passagem por água. Mas de que soluções é que fala? Sou ignorante.

    Sinceramente a experiência que eu tenho de ter visitas em casa ou de ir visitar pessoas é, como alguém está a fazer o comer, acabamos por ir todos para a cozinha falar e beber um copo. Suponho que quando assim é mais vale ter a sala e a cozinha como uma só divisão.

    Quando a formalidades, ficam lá fora! Eu sou pessoa de ter serras da estrela dentro de casa, não é compatível.

    Portanto para mim penso vai ser uma mistura entre o que o FD disse (convívio > "cheiros" ou outros problemas) e o que o P+V disse (projecta-se as coisas com os potenciais problemas em mente).

    De qualquer maneira é muito interessante ver os pontos de vista diferentes e reparar em potenciais problemas que nem me tinha lembrado.

    dn.


    eu não diria melhor!!!
  13.  # 35

    para mim, embora concorde com muita coisa que foi dita, o P+V e o gabinete OP disseram tudo.
    De resto tem muito a ver com o numero de pessoas a viver numa casa e modo de vida, mas a cozinha deve estar sempre muito perto da zona de comer e estar e não acabar por ser ela em si a "única" zona de comer e estar.
  14.  # 36

    Colocado por: AnaPrincess
    É a minha opinião.. se estiver errada não tenho problema em admitir.


    São opiniões, todas elas, e todas estão certas...o ideal é que cada um possa escolher a opção com a qual mais se identifica!
    De uma coisa tenho experiência: a cozinha pré-filhos e pós-filhos /(sobretudo no plural, filhos) é algo completamente distinto...nas funções que desepempenha, no tempo que lá se passa, na disponibilidade para ter sempre tudo limpo e arrumado, nas preocupações com a segurança, ...
    Lembrei-me agora, por ex., que as minhas filhas se apressam a vir fechar a porta que divide a sala e a cozinha quando estou a fazer algo mais barulhento...perturba-lhes as sacrossantas séries do Disney Channel!
  15.  # 37

    Sim becas... são opiniões... mas como lhe disse, é tudo também uma questão de organização. Se me arrepender, aquilo fica com espaço para construir ali uma parede a dividir. Se é chato? É... mas olhe é como tudo na vida, nada é perfeito. Né? e nisto de casas, quando se termina é quando se deveria começar. Acredite que houvi milhentas opiniões antes de tomar esta decisão.. È complicado porque vem um e até dá um argumento para ser assim, vem outro e jé pensa o contrário, etc etc.. Percebe? Na minha casa também não havia muita hipotese.. a ver vamos.. como lhe disse posso vir a mudar de ideias, por enquanto vai ser assim (aliás, já é).

    Cumprimentos


    PS: isso da disney chanel, podia muito bem colocar uma tv no quarto e resolvia o assunto :)
    •  
      CMartin
    • 4 outubro 2011 editado

     # 38

    Colocado por: danobrega (...)Bom, eu não me importo muito com o problema da desarrumação, até porque quem faz a comida sou eu e gosto de ir arrumando enquanto a faço. No fim ficam umas peças que facilmente se põem na máquina ou se empilham no lava loiça e se dá uma passagem por água. Mas de que soluções é que fala? Sou ignorante.

    Sinceramente a experiência que eu tenho de ter visitas em casa ou de ir visitar pessoas é, como alguém está a fazer o comer, acabamos por ir todos para a cozinha falar e beber um copo. Suponho que quando assim é mais vale ter a sala e a cozinha como uma só divisão.
    (...)
    dn.


    Danobrega,
    estou consigo, acho muito simpático partilhar o mesmo espaço cozinha e sala com os convidados, ou até os de casa, enquanto uns petiscam, outros bebiricam e todos conversam, da sala para a cozinha e vice versa. Tipo coisa à Jamie Oliver. Muito mais simpático do que o que me acontece agora, que para estarem perto de mim, e da comida que preparo.., enfiam-se todos na cozinha, não é prático, na cozinha atropelamo-nos e a sala fica vazia. Eu não consigo estar na cozinha e sala ao mesmo tempo. Esta é a minha experiência.

    De resto soluções.., deixo-lhe umas imagens.
      a-modern-eclectic-photo-1-house-tour-beautiful-contemporary-loft-space.jpg
  16.  # 39

    Colocado por: AnaPrincess

    PS: isso da disney chanel, podia muito bem colocar uma tv no quarto e resolvia o assunto :)


    Não podia não...enquanto der para resistir (até à adolescência, pelo menos...) não há tvs nem computadores no quarto!
    Concordam com este comentário: FD, nnogueira
  17.  # 40

    E more.
      a-modern-eclectic-photo-2-house-tour-beautiful-modern-white-coran-kitchen-cabinets.jpg
 
0.0310 seg. NEW