Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Olá aos membros deste forúm,
    Estou a preparar um trabalho académico, sobre quem quer fazer a sua própria moradia, para o qual preciso de ter 500 respostas para ser considerado representativo, se poderem colaborar agradecia.
    O link para o inquérito é o seguinte:
    Inquérito
  2.  # 882

Caro castor o seu inquérito apenas contempla opções referentes à especialidade de arquitectara isso é intencional?
    Na parte referente à fase de construção tem opções totalmente ilegais pelo que nem deveriam constar do inquérito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O Castor
  3.  # 883

Foi um inquérito feito em cima do joelho não foi?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O Castor
  4.  # 884

Colocado por: two-rokFoi um inquérito feito em cima do joelho não foi?

Não!
    È um inquérito para uma cadeira de um curso de arquitectara que dependendo do ano poderá ser indicador do grau de preparação que é dado aos futuros licenciados.
  5.  # 885

Obrigado pelas respostas,
    Se for possível a indicação das situações que consideram ilegais agradecia.
    Se tiverem conhecimentos adicionais sobre o tema e quizerem ajudar partilhando alguma sugestão, será muito bem vinda.
    Obrigado pela participação
  6.  # 886

Colocado por: O CastorSe for possível a indicação das situações que consideram ilegais agradecia.

Abra um tópico novo, para não poluir este que tem "proprietário".
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 887

de acordo, desculpe foi por desconhecimento e obrigado pela sugestão.
  8.  # 888

como prometido o quadro.
      28_08_2012_16_54_30.jpg
  9.  # 889

.
      28_08_2012_17_01_38.jpg
  10.  # 890

tomadas.
      28_08_2012_17_03_52.jpg
  11.  # 891

tv.
      28_08_2012_17_05_15.jpg
  12.  # 892

Tal como eu teria visto, acho que aquele dijuntor diferencial não vai fazer ali nada e ainda por cima lhe vai prejudicar a instalação, já reparou que quando alguma coisa correr mal e o diferencial disparar vai ficar sem luz na casa toda? Isso na execução do quadro não é muito importante mas depois no dia a dia é muito pratico.

Esse diferencial trifasico tem obrigatoriamente de ser de 30ma, quando na realidade não vai precisar de um valor tão baixo de sensibilidade (apenas precisas para as casas de banho e tomades exteriores) já para não faar do preço do diferencial que dava para comprar 3 dos normais.

No sei caso colocaria um corte geral trifasico e depois diferenciais monofasicos, poderia tb colocar um diferencial trifasico para ficar preparado futuramente venha a existir um aparelho trifasico.

Mas isto é a minha opinião e vale o que vale.
  13.  # 893

Outra questão:

Não vai ter porteiro (com ou sem video) e fechadura eletrica para abrir o portão comodamente de dentro de casa?

Pergunte ao sei eletricista onde está a pensar colocar o transformador de corrente, acho que nesse quadro já não cabe...
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 894

Colocado por: zé carlostv.
      28_08_2012_17_05_15.jpg

Porque é que a aparelhagem não é da mesma marca?
  15.  # 895

o zé carlos vai me bater....

Conte as tomadas todas de casa e coloque aqui quantas são.
  16.  # 896

vai ter outro quadro na cave, e tem outras cx perto do quadro deve ser os transformadores. porteiro,
    agradeço as criticas!
  17.  # 897

Colocado por: ultrahipermega

Porque é que a aparelhagem não é da mesma marca?

penso que tem 8 por cada diferencial.
    exceto aqueles que seguem direto ao quadro como do forno e outros,
  18.  # 898

Colocado por: zé carlospenso que tem 8 por cada diferencial.

quer dizer 8 por casa disjuntor... acho muito repare que está a colocar o máximo que é permitido em cada disjuntor, logo se mais tarde quiser adicionar uma tomada já fica a correr o risco.

Lembres-se que depois de uma tomada vem uma extensão com mais uma carrada de tomadas e isso não é nada bom... nada mesmo.

Na minha moradia, tenho:
    cada quarto (3 quartos) tem 2 disjuntores, 1 para ilunimação, 1 para tomadas (4 tomadas)
    casas de banho 2
    tomada exterior 1
    portões 1
    porteiro 1
    mlr 1
    mll 1
    frigo 1
    microondas 1
    forno 1
    placa 1
    estores 2
    escritorio 2
    garagem 2
    iluminação exterior 1
    bomba de água 1
    caldeira pellets 1
    paineis solares 1
    arca frigorifica 1
    zap 1
    ati 1
    sala/cozinha 1 ilunimação
    corredor e despensa 1

acho que é tudo 32 disjuntores!!! acho que são mais, deve estar a escapar-me algum. e ainda falta os do aquecimento que é um quadro á parte.
  19.  # 899

Colocado por: ultrahipermegaTal como eu teria visto, acho que aquele dijuntor diferencial não vai fazer ali nada e ainda por cima lhe vai prejudicar a instalação, já reparou que quando alguma coisa correr mal e o diferencial disparar vai ficar sem luz na casa toda? Isso na execução do quadro não é muito importante mas depois no dia a dia é muito pratico.....

Apesar de concordar com o que está a Bold, lembro que numa instalação bem executada é suposto não haver falhas, pelo que o diferencial por certo não irá disparar com frequência...

Colocado por: ultrahipermegaEsse diferencial trifasico tem obrigatoriamente de ser de 30ma, quando na realidade não vai precisar de um valor tão baixo de sensibilidade (apenas precisas para as casas de banho e tomades exteriores) já para não faar do preço do diferencial que dava para comprar 3 dos normais.
    ...

Depende... na minha habitação também é tudo com sensibilidade de 30mA, a última coisa que quero é que a minha família, ou alguém que esteja lá por casa, tenha algum problema devido a alguma fuga de electricidade!
    Para mim, numa casa, quanto mais rápido disparar o diferencial devido a algum problema na instalação, melhor!

Colocado por: ultrahipermega
    quer dizer 8 por casa disjuntor... acho muito repare que está a colocar o máximo que é permitido em cada disjuntor, logo se mais tarde quiser adicionar uma tomada já fica a correr o risco.
    ...

Novamente... depende! Concordo que se dê folga à instalação, e como é óbvio, circuitos principais e máquinas serão independentes, mas, no caso das tomadas....
    Imaginemos que tem um circuito num quarto com 8 tomadas. Que consumos terá aí? O candeeiro de cabeceira? O carregador de telemóvel? Rádio? TV? Liga-se o aspirador uma vez por semana? E será que se liga tudo ao mesmo tempo?

Ou seja, tudo coisas com consumos "banais" (menos o aspirador), que na sua totalidade não se irão apresentar perto dos 16A, pelo que não vejo mal nenhum em ter o nº máximo de tomadas (8) por circuito, em determinados circuitos ,onde se sabe o que se pretende ligar!

@ultrahipermega
    Atenção, não estou "contra" si, até apoio tudo o que escreveu, mas por vezes á tendência a "exagerar" um bocado nalgumas questões, quando eu defendo que as mesmas, se bem pensadas de início, não há problema em ficarem de determinado modo (caso das 8 tomadas em alguns circuitos)
  20.  # 900

Caro treladocao eu tb concordo com algumas das suas opinioes, mas ali atraz andou a contradizer-se senão repare:

Colocado por: treladocaoApesar de concordar com o que está a Bold, lembro que numa instalação bem executada é suposto não haver falhas, pelo que o diferencial por certo não irá disparar com frequência...

Aqui em cima não existem falhas...

Mas aqui já existem e quanto mais rápido disparar melhor.

Colocado por: treladocaoDepende... na minha habitação também é tudo com sensibilidade de 30mA, a última coisa que quero é que a minha família, ou alguém que esteja lá por casa, tenha algum problema devido a alguma fuga de electricidade!
    Para mim, numa casa, quanto mais rápido disparar o diferencial devido a algum problema na instalação, melhor!

O problema do diferencial disparar não está na instalação em si mas sim no que se vai ligar a essa instalação.

O diferencial não está lá por causa da instalação mas sim por causa da utilização.

Quanto á situação dos quartos, , aquecedores (repare que ele só está a pensar colocar pré instalação de AC) seria uma coisa comum que ele liga-se.

Mas o problema dos disjuntores (para mim) não está no consumo que vamos ter mas sim no limitação de danos que podemos ter, se algo correr mal naquele quarto porque raio é que o do outro quarto tem de ficar sem electricidade... se me acontecesse a mim levava logo dois "cascudos".

0.2768 seg. NEW