Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: luisvvOs mercados como entidade com vontade própria não existem

Existem sim!

Colocado por: luisvvos mercados são o resultado da acção de uma diversidade de agentes.

Claro que sim!Esta história já vem de há muito tempo!
    http://videos.sapo.pt/4eJn3H5Mtl98PvJP93rB

Colocado por: luisvvSupor que"a política" pode impedir os agentes de se comportarem da forma que mais se adequa aos seus interesses é pura ilusão.

Não é não!

Colocado por: luisvvDá vontade de rir quando se contrapõe a suposta legitimidade democrática de um governo à sua falta (implícita) nos mercados -é como supor que a legitimidade democrática dota os governos da capacidade de alterar as leis da física.

Existe uma grande confusão entre física e ganância!

Colocado por: luisvv(by the way: os mercados são o resultado de inúmeros actos voluntários dos seus agentes, e nesse sentido muito mais democráticos que qualquer governo...)

Concordo com o contrário...os resultados estão bem patentes!

Colocado por: luisvvPara ser mais claro:os mercados não derrubam governos.

Derrubam sim!

Colocado por: luisvvOs governos que não compreendem (ou calculam mal) os efeitos da sua governação derrubam-se a si mesmos.

Calcular mal e estar de bem com os mercados e a sua forma actual!

Colocado por: luisvvGovernos que gastam demais necessitam de pedir crédito. Crédito obriga a abdicar de rendimento futuro.

Quem diz isto não gosta de investir ou progredir!

Colocado por: luisvvOra,se os governos caem, isso resulta apenas disto: em determinado momento deixam de conseguir encontrar financiamento a custo aceitável. Nada de grave, se se limitarem a gastar o que recebem.

Discordo em pleno!Deixam de conseguir financiamentos porque os sorvedouros do sistema financeiro que não está nas malhas do estado está a ganhar terreno e a dar cabo da economia...um pequeno exemplo de empréstimos à economia...(isto é criminal)
    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=32973

Colocado por: luisvvClaro que nada disto interessa para os nossos opinadores. "Austeridade ? Ai que horror, assim não vamos crescer".
    Ainda ontem quase chorei a ouvir o AJS: "o Estado tem que injectar dinheiro na economia". Afinal, com tanta gente à volta dele não há ninguém que lhe explique que para o injectar, primeiro tem que oroubarà economia.

Realmente ainda há gente que confunde e muito economia com roubalheira!
    Concordam com este comentário: José Pedro Nunes
  2.  # 222

Não é demais fazer rever outravez este grande democrata e sua grande contribuição para a opinião pública internacional!
    http://www.youtube.com/watch?v=Vomxdz1ggNI
  3.  # 223

Existem sim!
    Não é não!

Existe uma grande confusão entre física e ganância!

Concordo com o contrário...os resultados estão bem patentes!

Derrubam sim!

blockquot
    Caro Jorge, apesar da profundidade dos seus argumentos, nao convence.
  4.  # 224

Colocado por: luisvvCaro Jorge, apesar da profundidade dos seus argumentos, nao convence.

É recíproco o meu entendimento Luís.
  5.  # 225

Boas,

Colocado por: luisvvOs mercados como entidade com vontade própria não existem - os mercados são o resultado da acção de uma diversidade de agentes.

Não me parece que com o "conhecimento" que demonstra ter sobre estes assuntos que acredite no que escreveu, mas se acreditar mesmo só posso deduzir que ou é mesmo muito crente ou mesmo muito inocente.

Colocado por: luisvvSupor que"a política" pode impedir os agentes de se comportarem da forma que mais se adequa aos seus interesses é pura ilusão.

Porquê?
    Estão acima da lei?
    São alguma entidade suprema?
    Aqui a questão não é poder ou não poder, é haver ou não interesse, que é uma coisa completamente diferente.
    O grande problema é que a politica anda de braço dado com o poder económico há demasiado tempo e já não se sabe onde começa um e acaba outro.

Colocado por: luisvvPara ser mais claro:os mercados não derrubam governos. Os governos que não compreendem (ou calculam mal) os efeitos da sua governação derrubam-se a si mesmos.
    Governos que gastam demais necessitam de pedir crédito. Crédito obriga a abdicar de rendimento futuro. Viver de forma sistemática a crédito só pode ter um fim, e não é preciso ser economista para saber qual é.

Da mesma forma que não é necessário ser muito inteligente para perceber que os governos compreendem.
    Da mesma forma que não é necessário ser muito inteligente para perceber quem têm lucrado nos últimos tempos.
    Da mesma forma que não é necessário ser muito inteligente para perceber quem lucrou com os "erros" dos governos.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  6.  # 226

Boas,

Afinal sempre parece que há uma solução:

Alemanha e França discutem ideia de criar uma Zona Euro mais pequena
    A Alemanha e a França estão a discutir uma alteração radical na União Europeia. A ideia é criar uma Zona Euro mais pequena, mas mais integrada e com maior potencial. Nestes planos podem estar incluídas saídas de países actualmente no euro.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=518171

Divirtam-se,
  7.  # 227

Colocado por: luisvvSó para voltar a apanhar isto, que tinha ficado esquecido:

É pena quem escreve ter esquecido que se trata de empréstimos com prazos, característiscas e níveis de risco totalmente diferentes.
    Os bancos financiam-se no BCE prestando garantias, o Estado não.
    Os bancos financiam-se a curto (ou curtíssimo) prazo. O Estado financia-se a 1, 5 ou 10 anos.
    Os bancos já liquidaram os seus créditos de há 3 meses, por exemplo, bem como os respectivos juros. O Estado pagará (se pagar), daqui a uns anos.

Bom dia,

Confesso que fiquei confuso com essa sua afirmação das garantias..

Será que o meu caro não queria dizer: Os bancos financiam-se no BCE prestando garantias, do estado. lollll

Só falta dizer que os bancos deverão ser totalmente independentes e não regulados. Acho que já vimos onde esta falta de regulação nos levou..
  8.  # 228

Boas,

Colocado por: Rui A. B.Confesso que fiquei confuso com essa sua afirmação das garantias..
    Será que o meu caro não queria dizer: Os bancos financiam-se no BCE prestando garantias, do estado. lollll

Eu não o entendi como essas garantias, entendi sim como:
    Os bancos compram divida publica portuguesa e utilizam-na como garantia junto do BCE.

As garantias do estado são utilizadas de forma distinta.

Divirtam-se,
  9.  # 229

Boas,

Colocado por: luisvv(by the way: os mercados são o resultado de inúmeros actos voluntários dos seus agentes, e nesse sentido muito mais democráticos que qualquer governo...)

Sim, como podemos chamar democrático a um tirano que toma as suas decisões reunindo os seus generais e votando entre eles o que vão fazer.

Divirtam-se,
  10.  # 230

Gostaria de saber qual é a sua definição de democracia, porque não consigo compreender a sua afirmação.
  11.  # 231

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesGostaria de saber qual é a sua definição de democracia, porque não consigo compreender a sua afirmação.

"Nascido da implosão do sistema partidário corrupto de Itália, Silvio Berlusconi parecia ser o político de uma nova era. Eu próprio julguei que assim fosse. Uma era em que os homens do dinheiro metessem a mão na massa e tomassem, eles próprios, as rédeas do poder. O primeiro-ministro italiano criou um partido à imagem e semelhança das suas empresas. Sem qualquer democracia interna, os candidatos, fossem eles gestores intermédios ou bombásticas apresentadoras de televisão, eram escolhidos com a mesma lógica que um departamento de recursos humanos escolhe os seus quadros e os promove. Sempre garantido a obediência ao chefe."
    " Afinal, Berlusconi representa o fim de uma era. E a sua queda é o virar de página. Foram os mercados que o fizeram cair. Que fazem cair, um a um, os governantes da Europa. Para os substituir por tecnocratas que "façam o que ter de ser feito". Não precisam de carisma, porque não precisam da simpatia povo."
    "O tempo em que Citizen Ken tinha o mundo a seus pés acabou. A manipulação da democracia já não é necessária. Porque a democracia está suspensa. O populismo já não tem qualquer utilidade. Porque o povo não tem voto na matéria. Os mercados ditam a lei. Isso chega."
    http://aeiou.expresso.pt/acabou-o-tempo-de-citizen-kane=f686690

Divirtam-se,
    •  
      FD
    • 10 novembro 2011

# 232

Esta crise existiria se houvesse como obrigação défice zero todos os anos ou num devido curto prazo (quatro/cinco anos, por exemplo, o prazo de uma legislatura)?
  12.  # 233

Boas,

Ferraz da Costa defende fim do subsídio de desemprego
    http://www.ionline.pt/dinheiro/ferraz-da-costa-defende-fim-subsidio-desemprego

Governo quer alargar período experimental
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=518305&pn=1

Divirtam-se,
  13.  # 234

Boas,

Colocado por: FDEsta crise existiria se houvesse como obrigação défice zero todos os anos ou num devido curto prazo (quatro/cinco anos, por exemplo, o prazo de uma legislatura)?

Sim.
    Percebo onde quer chegar, mas mais que uma alteração de regras (que já vimos que não levam a lado nenhum, porque há sempre formas de as contornar) é preciso uma mudança de mentalidades.

Divirtam-se,
  14.  # 235

Colocado por: oxelferBoas,

Sim.
    Percebo onde quer chegar, mas mais que uma alteração de regras (que já vimos que não levam a lado nenhum, porque há sempre formas de as contornar) é preciso uma mudança de mentalidades.

Divirtam-se,

Verdade, é preciso uma mudança de mentalidades. As mentalidades moldam a sociedade, mas a sociedade também molda as mentalidades. Temos de começar por algum lado.
  15.  # 236

Boas,

Foi desta maneira que a Europa criou em Portugal os seus profetas, os seus sacerdotes, os seus acólitos e uma multidão de intérpretes dos seus insondáveis meandros. Criou mesmo uma espécie de elite colonial, circulando num ‘jet set' entre Lisboa, Bruxelas, Estrasburgo e o Luxemburgo, e procedendo à intermediação entre os indígenas e o centro civilizador. Criou até os seus dependentes, entre beneficiários de "cursos de formação" e receptadores de subsídios a título de "fundos estruturais". No meio disto, Portugal deixou de existir enquanto país concreto com uma determinada história para passar a ser um simples objecto de reforma e transformção. Não se desmonta este arraial com facilidade.
    http://economico.sapo.pt/noticias/ressaca-europeia_130976.html

Divirtam-se,
  16.  # 237

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesVerdade, é preciso uma mudança de mentalidades. As mentalidades moldam a sociedade, mas a sociedade também molda as mentalidades. Temos de começar por algum lado.

Muito sinceramente não vejo muita gente interessada ...

Divirtam-se,
  17.  # 238

Muito sinceramente não vejo muita gente interessada ...

Divirtam-se,

Parece-me quem está a discutir estes temas no forumdacasa têm algum interesse. Já somos uns quantos.
    Concordam com este comentário: Rui A. B.
  18.  # 239

Boas,

Colocado por: José Pedro NunesParece-me quem está a discutir estes temas noforumdacasatêm algum interesse. Já somos uns quantos.

Sem fazer qualquer tipo de juízo de valores seja sobre quem for:
    Não sei, tenho dúvidas.
    Será mesmo isso ou será simplesmente porque lhe tiraram algo?
    Será real ou será egoísmo?

Divirtam-se,
  19.  # 240

Sem fazer qualquer tipo de juízo de valores seja sobre quem for:
    Não sei, tenho dúvidas.
    Será mesmo isso ou será simplesmente porque lhe tiraram algo?
    Será real ou será egoísmo?

Divirtam-se,

Percebo-o, mas para mim não é relevante. Há motivos para estarmos indignados, alguns desses motivos podem ser transversais, outros podem ser mais particulares. Mas mais importante do que a origem da indignação é o "despertar", uma transformação de mentalidade, que parece estar a acontecer em muitas pessoas.

0.0703 seg. NEW