Iniciar sessão ou registar-se
    • bryno
    • 9 novembro 2011 editado

# 1

Boas, eu vivo nuns anexos com cerca de 100m2 num terreno com 600m2 , a casa em si , nao é má , uma casa acolhedora, foi toda pintada por dentro e por fora tem 25 anos, a intencao era sempre construir uma casa a frente desses anexos , mas como os meus avos eram sozinhos e tendo 3 quartos nao acharam necessidade de construir mais nada , e ate acho que para anexos esta muito bem feito. O problema esta que na altura da construçao dos anexos , isto era anexos e nao casa, o que aconteceu é que usaram material do mais barato, por isso em algumas partes da casa tem paredes com salitre, tudo derivado ao material que usarm , tratamos , picamos e pintamos e nada, esta la na mesma , e cada vez pior, sempre no mesmo sitio, como a sala tambem nao é muito grande e como o problema esta na esquina da sala , pensei em colocar só 2 placas de pladur para tapar, aplicadas diretamente , sei que nao ira durar uma vida, mas ao menos nao tenho que ficar doente todas as vezes que olho. A aplicaçao sera feita por mim , visto nao haver necessidade de estar a gastar dinherio para so aplicar 2 placas . o que acham da ideia ? a minha preocupaçao é depois de colocado , ficar esquesito de lado , visto que uma vai ficar mais saida. obrigada a todos .
  1.  # 2

acho que é uma boa ideia mas use o pladur hidrofugo cor verde!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bryno
    •  
      alv
    • 9 novembro 2011

# 3

Vivam!
    Não bryno, é péssima ideia.
    Quero dizer, aplicar a ou as placas directamente com pastas de agarre é disparate porque daqui a uns dias está na mesma.
    O que deve fazer é aplicar uma placa, que até poderá se hidrofugada, mas sobre uma estrutura em maestras.
    Se aplicar apenas uma placa de 13mm (deveria ser de 15mm) aplique as mestras em forma de ómega na vertical de 40 em 40cm.
    Claro que também poderá vir a ter problemas, mas a minha experiência é que se conseguir fazer com que toda a superfície em que vai aplicar a placa ficar sem ventilação, o que vai acabar por acontecer é que vai acabar por deixar de ter salitre porque com tempo os poros acabarão por ficar obturados por saturação do calcário e o fenómeno acaba por desaparecer.
    Quanto ao "degrau", o melhor é fazer o pano inteiro, porque talvez não seja assim tanto.
    Boa obra e "fassa" parte.
  2.  # 4

use o kerdi-board de 5mm, em toda a parede.
    Concordam com este comentário: Pedro Fialho
  3.  # 5

quem me recomendou aplicar pasta na vez da calha trabalha nisso a 40 anos na frança e não foi so ele! (estamos a procura da solução mais barata e correcta)so pelo facto de por montantes vai ser um pouco mais arriscado devido ao facto de a calha apodrecer e passar humidade atravez dela pelo facto de estar em contacto com a humidade so se fizer um isolamento entre os montantes de metal e a parede la estou de acordo! se não fizer assim aplique uma massa hidrofuga de secagem rapida que eu garanto que nunca mais tera esses problemas não se esqueça que a massa devera ser so aplicada em alguns pontos e não por tudo assim cria uma caixa de ar!agora cada um tem as suas ideias mas em paises de pladur é assim que se usa!
    Colocado por: alvVivam!
    Não bryno, é péssima ideia.
    Quero dizer, aplicar a ou as placas directamente com pastas de agarre é disparate porque daqui a uns dias está na mesma.
    O que deve fazer é aplicar uma placa, que até poderá se hidrofugada, mas sobre uma estrutura em maestras.
    Se aplicar apenas uma placa de 13mm (deveria ser de 15mm) aplique as mestras em forma de ómega na vertical de 40 em 40cm.
    Claro que também poderá vir a ter problemas, mas a minha experiência é que se conseguir fazer com que toda a superfície em que vai aplicar a placa ficar sem ventilação, o que vai acabar por acontecer é que vai acabar por deixar de ter salitre porque com tempo os poros acabarão por ficar obturados por saturação do calcário e o fenómeno acaba por desaparecer.
    Quanto ao "degrau", o melhor é fazer o pano inteiro, porque talvez não seja assim tanto.
    Boa obra e "fassa" parte.
    Discordam deste comentário:ramos1999
  4.  # 6

Colocado por: ramos1999desculpe la mas a quanto tempo trabalha em pladur? quem me recomendou aplicar pasta na vez da calha trabalha nisso a 40 anos na frança e não foi so ele! (estamos a procura da solução mais barata e correcta)

Caro ramos1999, como diz o Anonimo16062021, o senhor nem as pensa!
    Então pelo facto de alguém trabalhar de forma errada à 40 anos, serve de justificação para o senhor afirmar que a melhor opção para aplicar gesso cartonado numa parede com problemas de humidade por capilaridade é usar o método de colagem por "mametes"?

Colocado por: ramos1999mas em paises de pladur é assim que se usa!

O que são países de "pladur"?

Cumprimentos.
  5.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021
    ramos1999,desculpe lá que lhe diga,mas você ao dizer-las nem as pensa..
    lol voce sabe tão bem como eu que se for para aplicar da melhor maneira possivel tera que gastar uma pequena fortuna que sera isolar a parede com xps com caixa de ar depois montagem de armadura e depois placa hidrfugada nunca montante em contacto com a parede nem com caixa de ar devido ao ferro ser um bom condutor termico
  6.  # 8

em relaçao a paises de pladur posso disser que á países que so trabalham com pladur não me vai disser que em portugal trabalha-se da mesma maneira que na alemanha ou frança?ja sei o que vai disser quem em portugal trabalha-se melhor no pladur!
  7.  # 9

a solução de raiz para o problema é dar-lhe ar e tempo de secagem somente isso , tem de verificar por onde vem , arejar de forma mais correcta e depois esperar ou colocar produtos blocantes nada mais o resto é tão dispendioso e tão falso , são soluções oftalmologistas ... já agora isso dá nas casas com mau e muito bom material de construção , é um problema de falta de inteligencia do projectista ...nada mais
  8.  # 10

Colocado por: ramos1999em relaçao a paises de pladur posso disser que á países que so trabalham com pladur

Realmente o senhor nem as pensa. Mas quais são os países que só trabalham com "Pladur"? O senhor tem noção do que está a dizer?

Cumprimentos.
  9.  # 11

Obrigada por todos os comentarios , quem quiser dar a sua opiniao agradeco .
  10.  # 12

Colocado por: brynoalgumas partes da casa tem paredes com salitre, tudo derivado ao material que usarm , tratamos , picamos e pintamos e nada, esta la na mesma , e cada vez pior, sempre no mesmo sitio

Caro bryno, se não existem infiltrações de humidade devido a fissuras na parede exterior, então o problema será humidade por capilaridade. Poderá colocar um dreno no perímetro exterior da habitação para atenuar o problema na origem. No entanto, se não houve cuidados de impermeabilização na altura da execução da laje de piso, a humidade manifestar-se-á sempre.
    Esconder a patologia é uma solução e a opinião do user "alv" será a que melhor se adequa a essa situação. Esqueça a colagem de placas de gesso cartonado por pontos de cola. Também sou da opinião que deveria revestir paredes inteiras e não parte.

Cumprimentos.
  11.  # 13

Vi recentemente, numa remodelação de uma obra, aplicarem placas de gesso cartonado em todas as divisões por colagem por pontos, inclusivé nos apainelados das janelas. Uma coisa que reparei é que com a massa de agarre as placas tanto podem ficar praticamente encostadas à parede existente com podem ficar desviadas até 5 mm, dependendo da quantidade de massa que se aplica.
    Se ficarem afastadas cerca de 5 mm e caso haja problemas de humidade por capilaridade, essa caixa de ar de 5 mm não será suficiente para que os problemas não passem para o gesso cartonado?
  12.  # 14

Colocado por: LucilioSe ficarem afastadas cerca de 5 mm e caso haja problemas de humidade por capilaridade, essa caixa de ar de 5 mm não será suficiente para que os problemas não passem para o gesso cartonado?

Caro Lucilio, se reflectir sobre a sua questão, concordará que os pontos de cola funcionam como ponte de ligação entre a alvenaria e a placa de gesso cartonado. Portanto, existindo pontes de ligação, a humidade manifestar-se-á na placa. Voltamos ao problema inicial.

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lucilio
  13.  # 15

Colocado por: rui moreira

Caro Lucilio, se reflectir sobre a sua questão, concordará que os pontos de cola funcionam como ponte de ligação entre a alvenaria e a placa de gesso cartonado. Portanto, existindo pontes de ligação, a humidade manifestar-se-á na placa. Voltamos ao problema inicial.

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lucilio

Já percebi. Outra questão...e se forem aplicadas ripas de MDF hidrófugo de 8 mm, envernizado, na parede, e aparafusar as placas de gesso ás ripas? Não sei se é uma ideia disparatada, se for desculpem...lol
    •  
      alv
    • 10 novembro 2011 editado

# 16

Vivam!

E estava eu a pensar que isto estava a ficar monótono.
    Comecemos pelo menos óbvio e que induz em erro muita gente: as placas WA, ou hidrofugas, sejam de que marca for, não são impermeáveis. São apenas mais resistentes a ambientes húmidos porque têm a face de cartão e a alma de gesso impregnadas com óleos siliconados o que lhes confere uma resistência a ambientes húmidos, mas não lhes confere nenhuma impermeabilidade, logo coladas, seja com que produto for, mais tarde ou mais cedo a coisa dá-se.
    Se não me esquecer amanhã posto umas fotos desta patologia, por azar o meu dum sitio onde costumo passar férias e ainda com mais azar com placas vendidas por mim e que eu nem desconfiava para o que eram, imaginem.

desculpe la mas a quanto tempo trabalha em pladur?

Realmente não tenho a experiência do 40 anos do seu amigo, tenho apenas 25, e acredite não tenho apenas experiência como técnico, mas de por a mão na massa. Quando à 25 anos percebi o que era uma placa de gesso, percebi que não seria difícil de montar, mas também percebi que haveria, certamente muita coisa que só na origem aprenderia. Foi na lafarge que percebi as potencialidades do gesso, os truques e uma coisa fundamental que era o facto de se acabasse qualquer obra minha como as vi acabadas em 87 em Paris, só faria uma obra, pois ninguém quereria outra. Percebi também, sempre com a mão na massa, e até porque tenho alguma destreza de mãos, que querendo se conseguiam níveis de acabamentos muito semelhantes aos estuques que eram abundantes na nossa zona de acção.
    Regressei e montei a primeira acção de formação para 8 instaladores e 4 acabadores(que ainda se mantém na nossa equipe e que são a espinha dorsal da qualidade dos acabamentos de que somos referência).
    Portanto, em conclusão, caro amigo ramos, pela experiência como vê ainda fico a perder 15 anos para o seu amigo, agora pelos conhecimentos teóricos que me orgulho de possuir, aí acredito que devo estar em larga vantagem. Opinião minha.

Mas há uma coisa em que lhe dou razão: a estrutura fixa directamente à parede com problema de salitragem devido à capilaridade não é de todo saudável. Temos de ter esperança que a parede sature e seque antes da oxidação dos perfis.
    Temos tido casos em que por descargo de consciência aplicamos as maestras contra um filme plástico preto para evitar o contacto directo dos perfis com a parede, e resultou como as outras em que o não aplicámos, pelo que ficamos sem saber se foi do mal se da cura, mas temos soluções dessas com mais de 20 anos e atá à data nada. Tudo na mesma.

Só mais um reparo: Quanto à qualidade dos trabalhos em PGL em Portugal, acredite(em), e até parece mentira, mas em termos de montagem cumprimos mais e melhor as especificações dos fabricantes, coisa que nos países Europeus não faz com tanta frequência, mas em termos de acabamento, espante(em)-se estamos muito à frente, isto é o nível de qualidade dos acabamentos que fazemos geralmente em Portugal, é muito superior ao que se pratica comunemente no resto da Europa.
    É natural porque temos uma boa tradição da qualidade dos estuques habituais em Portugal, pelo que os acabamentos em PGL terão de ser, no mínimo iguais, ou melhores para que os Portugueses possam aceitar uma coisa "nova".
    Como em tudo há excepções, há excepcionais trabalhadores, montagens e acabamentos em todo o lado, mas falo na generalidade.

Por fim, Licilio, mal por mal, opte pelas maestas em forma de omega com apenas 17mm de espessura que são bem mais baratas que as tiras em MDF que apesar de envernizadas sempre hão-de durar incomparávelmente menos que os perfis.

Boas obras e "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lucilio
  14.  # 17

Aplicação das placas com 5mm, fixas mecanicamente.
      IMG00007-20110819-1439.jpg
      IMG00004-20110819-1438.jpg
  15.  # 18

A fixar directamente à parede terá de ser um material impermeável....mas depois existe sempre o problema das condensações e da água que vai ficar armazena entre a placa e a parede, podendo começar a sair pela base ou a progredir ao longo do pavimento....
    Esconder o problema é apenas esconde-lo e não para-lo....logo haverá sempre problemas novos....no entanto a solução que me parece mais ajustada será a do alv.
  16.  # 19

Colocado por: kugu_eluA fixar directamente à parede terá de ser um material impermeável....mas depois existe sempre o problema das condensações e da água que vai ficar armazena entre a placa e a parede, podendo começar a sair pela base ou a progredir ao longo do pavimento....
    Esconder o problema é apenas esconde-lo e não para-lo....logo haverá sempre problemas novos....no entanto a solução que me parece mais ajustada será a do alv.

A diferença desta placa para a de gesso é mesmo essa é impermeável. Depois eu nunca disse que era para tapar água, sim humidade por capilariedade.
  17.  # 20

olhe com tantos peritos agarre deite a casa abaixo e faça uma nova assim ja talvez não tera problemas!

0.0224 seg. NEW