Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: CelesteBatistatenho a hipótese de escolher entre colocar uma lage inclinada ou deixar a telha e as vigas á vista para prosteriormente colocar tecto falso. Qual é a melhor solução visto que posso escolher?


    se pode escolher é escolher a laje inclinada,

    a outra hipótese vai aumentar e muito as fugas termicas e nunca daria para colocar directamente tecto falso ás vigotas, além de precisar sempre de isolamento térmico, ainda que este deva estar já incluído em ambas as hipóteses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista
  2.  # 222

    Colocado por: SAMBINOCaro CIMENTO,

    Estou a pensar em copia-lo(uma vez mais) e isolar eu o meu sotão uma vez que está nas mesmas condições que o seu estava inicialmente, como já fiz o isolamento para o tecto da minha garagem(baseado no seu tópico, com a mesma solução, esferovite, roofmate e PVC) penso que conseguirei fazer também o isolamento do sotão. Contudo tenho uma dúvida;
    Aquela espuma branca com que segurou/colou as placas de esferovite entre as vigotas é exactamente o quê, massa, cola? Quando fiz o tal isolamento do tecto da minha garagem cortei as placas de esferovite com cerca de 0.5 cm mais do que o espaçamento entre as vigotas e assim com um pouco de pressão meti-as entre as vigotas e elas seguraram-se bem, é claro que como era para a garagem não me preocupei com a possibilidade existirem pequenas perdas de calor/entradas de frio/humidade uma vez que a garagem só serve mesmo para guardar o carro e as ferramentas, de todo o modo a diferença de temperatura é tão grande após ter feito esse isolamento que até daria para lá dormir;). Assim sendo resolvi aventurar-me e planeio iniciar o isolamento do meu sotão.
    Já agora, qual o nr as buchas que utilizou para aparafusar as ripas ás vigotas?
    Antecipadamente grato.


    O esferovite foi rematado com espuma de poliuretano.

    As buchas que utilizei foram as nº 6 (foi um pouco à recta).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SAMBINO
  3.  # 223

    Só para actualizar, estou praticamente a acabar duas divisões (quarto e respectivo closet).

    Perde-se imenso tempo nos pormenores dos pequenos cortes.
      Image22.jpg
      Image3.jpg
      Image4.jpg
  4.  # 224

    Está a ficar muito bom, parabéns :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  5.  # 225

    Boas Tardes Cimento

    Antes de mais transferi, a reparação que estou a efectuar para um novo tópico, porque assim a organização da informação fica mais organizada e aqui tratamos da tua obra :), não havendo necessidade de se misturar "obras" embora muitas das coisas sejam comuns.

    Transferi o tópico para https://forumdacasa.com/discussion/15935/remodelar-tecto-com-vigas-e-telhado-de-telhas-isotermicassandwish-/#Comment_216480

    Em relação à tua obra está a ficar um espectaculo. Pois é os remates finais, cortes e essas pequenas coisas são o que mais tempo leva e são essas pequenas coisas, que determinam um bom final.

    Já vi que estás a colocar o pavimento cruzado, estou a pensar fazer o mesmo com lambrim no tecto, não sei se o fazem
    Qual é o material que colocaste por baixo do piso? Tb estou a pensar assim que terminar, ainda não comecei :) esta fase de mais uma obra, colocar nos quartos pavimento flutuante.

    Estás a ficar cá um profissional, é engraçado, pelo menos para mim dá-me gozo fazer estas coisas e à medida que se vai fazendo, com a prática, como é óbvio tudo flui e cada vez se faz melhor.

    Quer dizer que está quase a terminar a obra :)

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  6.  # 226

    Estou em vias de acabar o outro quarto e respectivo closet, pelo que deixo mais umas fotos só para actualizar.
      Image1.jpg
      Image2.jpg
      Image3.jpg
  7.  # 227

    ó CIMENTO, tendo eu uma casa com um sótão com inclinação semelhante, pergunto-lhe como vai iluminar o espaço á noite?

    ao que me lembro tem alguns pontos de luz na parede, é isso?

    Estou na dúvida entre colocar focos embutidos no tecto falso, ou eventualmente na linha de junção das 2 águas fazer uma linha de iluminação a direito com lâmpadas fluorescentes do tipo T5, a tentar que fique como que uma "risca" de luz duma ponta á outra da divisão, acompanhando o tecto.

    O que acham da ideia?

    PS - não sei se me expliquei bem...
  8.  # 228

    Colocado por: treladocaoó CIMENTO, tendo eu uma casa com um sótão com inclinação semelhante, pergunto-lhe como vai iluminar o espaço á noite?

    ao que me lembro tem alguns pontos de luz na parede, é isso?

    Estou na dúvida entre colocar focos embutidos no tecto falso, ou eventualmente na linha de junção das 2 águas fazer uma linha de iluminação a direito com lâmpadas fluorescentes do tipo T5, a tentar que fique como que uma "risca" de luz duma ponta á outra da divisão, acompanhando o tecto.

    O que acham da ideia?

    PS - não sei se me expliquei bem...


    Tenho pontos de luz no tecto e nas paredes, mas não estou a pensar usar focos.
    • CIMENTO
    • 14 fevereiro 2011 editado

     # 229

    Olá pessoal

    Acabei o outro quarto e closet, pode não parecer muito, mas para mim é uma lufada de ar fresco quando acabo uma divisão, significa que estou mais próximo do final;)

    Estive a adiar mexer nas janelas mas chegou a altura em que tenho mesmo de o fazer, vou parar este fim de semana que vem e retomo no outro a seguir para arranjar as janelas.

    Assim sequencialmente estimo a seguinte ordem de trabalhos:

    1 - Arranjar Janelas
    2 - Terminar o isolamento na zona das janelas
    3 - Colocar o lambrim em falta nas áreas das janelas e zona circundantes
    4 - Retocar (lixar melhor as juntas) a parede grande de pladur e pintar outra demão
    5 - Lixar/Pintar zona de acesso (incluindo área do rc)
    6 - Colocar chão nas duas áreas grandes (opens)
    7 - Ir colocando o rodapé no chão e tecto
    8 - Encomendar escada de acesso
      Image12.jpg
      Image22.jpg
      Image32.jpg
      Image4.jpg
      Image5.jpg
    • CIMENTO
    • 28 fevereiro 2011 editado

     # 230

    Conforme sequência atrás, iniciei o arranjo (tentei) das janelas e não correu nada bem :(

    Já tinha a tela asfáltica e o maçarico, então retirei as telhas laterais ao rufo e comecei a estudar a situação, pensei em fazer um sub rufo mas achei não valer a pena desmontar tudo, então optei por fazer um rufo por cima do outro, o problema é que a tela não é suficiente maleável para acompanhar as curvas das telhas e não ficaria nada de jeito.

    Posta de parte a opção do rufo completo, optei por cortar pequenos bocados de tela (mais fácil de trabalhar) e colocar por cima das zonas criticas (pontas) do rufo, até aqui tudo bem, o problema foi quando comecei a trabalhar com o maçarico, ia pegando fogo àquilo tudo lol, a espuma do rufo derreteu logo e abri um buraco no próprio rufo, ainda colei um bocado de tela,mas ficou uma boa porcaria.

    Rapidamente desisti deste arranjo com tela, até porque se estava a tornar algo perigoso...Passei à solução de recurso, que se baseava na aplicação daquela tela (muito mais maleável) e autocolante da onduline que tinha em tempos comprado para reparar os remates das telhas que deixavam entrar água (acabei por reparar com massa).

    Em suma, já me estou a passar com estas janelas:(Tenho tudo parado por causa desta porcaria, vou comprar outro rufo (+ 50€) e ver se têm alguém capaz de montá-lo convenientemente, ainda estou a pensar se farei eu o trabalho (espero que bem) ou se contrato alguém.

    Paralelamente estou a montar os suportes para aparafusar as restantes placas de isolamento nas zonas das janelas (não quero furar as vigotas naquela zona).
      Image13.jpg
      Image23.jpg
      Image33.jpg
      Image42.jpg
      Image52.jpg
  9.  # 231

    Boas
    Caro CIMENTO, o isolamento que colocou no telhado - roofmate/esferovite- resultou para impedir as alterações de temperatura? Plo que vejo, apenas colocou o roofmate entre as vigotas e depois foi o lambrim. Está a funcionar bem? E agora com as chuvas, não deixou entrar água, frio ou ruídos do vento?
    Cumprimentos e boa sorte a acabar este "grandioso" projecto
  10.  # 232

    Colocado por: fastioBoas
    Caro CIMENTO, o isolamento que colocou no telhado - roofmate/esferovite- resultou para impedir as alterações de temperatura? Plo que vejo, apenas colocou o roofmate entre as vigotas e depois foi o lambrim. Está a funcionar bem? E agora com as chuvas, não deixou entrar água, frio ou ruídos do vento?
    Cumprimentos e boa sorte a acabar este "grandioso" projecto


    Olá fastio

    Sim o isolamento resultou, mas sinceramente só poderei confirmar totalmente no final, ainda que em dias de mais calor/frio, estou certo que vou precisar do apoio do AC.

    O vento faz algum barulho, mas só naqueles dias em que há "muito" vento, quanto à chuva não entra a não ser pelo rufo da janela (que tem sido a minha pedra no sapato no meio disto tudo).

    Enfim, também será resolvido. Este fim de semana estive outra vez parado (doente da garganta), pelo que para a semana espero retomar.

    Ps: O isolamento foi colocado entre as vigotas (esferovite) e por baixo das mesmas (Wallmate).
  11.  # 233

    Boas

    Eu ando a ver se encontro uma maneira económica e fiável para isolar o telhado, de maneira a não existir diferenças de temperatura do sótão para o resto da casa. Já me disseram que o esferovite que se coloca entre as telhas e o wallmate desaparece com o passar do tempo.. será verdade??
    Falei com um empreiteiro que disse que colocar roofmate entre as ripas da telha e o lambrim resulta num bom isolamento tanto térmico como acústico. O roofmate é de 35mm de espessura

    Cumprimentos
  12.  # 234

    Colocado por: fastioBoas

    Eu ando a ver se encontro uma maneira económica e fiável para isolar o telhado, de maneira a não existir diferenças de temperatura do sótão para o resto da casa. Já me disseram que o esferovite que se coloca entre as telhas e o wallmate desaparece com o passar do tempo.. será verdade??
    Falei com um empreiteiro que disse que colocar roofmate entre as ripas da telha e o lambrim resulta num bom isolamento tanto térmico como acústico. O roofmate é de 35mm de espessura

    Cumprimentos


    Essa do esferovite desaparecer, não sei se é verdade ou se mito;)

    Quanto ao isolamento entre as ripas, não chega, vai gastar dinheiro/tempo e o resultado não será muito satisfatório. O lambrim até pode isolar um pouco mas não é suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fastio
  13.  # 235

    Boas

    Continuo à procura da melhor maneira de isolar o telhado e o sótão e, após pesquisar encontrei esta alternativa: por baixo das telhas (telhado em bruto, como estava o do CIMENTO), placa OSB de 13 ou 18mm, lã de vidro, roofmate de 35mm e lambrim.
    No chão também colocaria lã de vidro entre a betonilha e o flutuante, para reforçar o isolamento e diminuir as diferenças térmicas entre o sótão e o resto da casa.
    Será isolamento em excesso? Será uma ideia descabida? Como não percebo nada de construção civil, peço a algum entendido que me corrija.
    Cumprimentos

    PS: Ao user CIMENTO, peço desculpa por estar a invadir o seu tópico, mas você está a realizar a obra que pretendo realizar e penso que poderão existir ideias que também o ajudem. Abraços
  14.  # 236

    Bons dias

    Resolvi fechar a zona da outra janela (esta nunca meteu água) e avançar com o lambrim naquela área. Já tenho o novo rufo para instalar, mas agora vou acabar esta área (lambrim), retirar a tralha toda que lá está (e pôr não sei onde !) e iniciar a colocação do chão.

    Vou deixar a janela problemática para o fim.

    Ficam umas fotos para verem.

    Mais uma coisa, vou ter que comprar mais lambrim porque tenho imenso desperdício...
      Image1.jpg
      Image2.jpg
  15.  # 237

    Olá

    Cá estou eu para o relatóro semanal :)

    Este fim de semana rendeu mais, já acabei de colocar o lambirm do open pequeno, limpei a área toda (deu cá uma trabalheira e fez uma poeirada, mesmo molhando o chão) levei montes de telhas (as que sobraram aquando da colocação das janelas de sótão e as de ventilação que comprei, e que serão colocadas em tempo oportuno) para baixo para poder trabalhar mais à vontade.

    Iniciei e preparei a divisão para começar a colocar o chão.

    já não falta tudo ehehe...
      Image12.jpg
      Image22.jpg
      Image3.jpg
      Image4.jpg
      Image5.jpg
      Image6.jpg
  16.  # 238

    Gostei dos livros a fazer de suporte... isso é que é literatura aplicada..lol..
    Continuação de bom trabalho ;)
    Concordam com este comentário: tisabel
  17.  # 239

    Colocado por: fastioGostei dos livros a fazer de suporte... isso é que é literatura aplicada..lol..
    Continuação de bom trabalho ;)


    Pois é .... lol

    Era o que tinha à mão menos "agressivo" eheeheh
  18.  # 240

    Está espectacular.Muitos parabéns...Continue com essa força de vontade fantástica...É um exemplo para a maioria dos portugueses que não querem fazer nenhum...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
 
0.0718 seg. NEW