Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Gex acrescento apenas que à sua altura, ou da pessoa mais alta ai de casa, deve somar cerca de 10cm que é o que o corpo sobe quando desce a escada!

Cumprimentos,
    rui rodrigues arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • Gex
    • 28 novembro 2011

# 22

Quanto aos restantes comentários, os responsáveis pela obra identificaram o problema antecipadamente. Antes de qualquer solução ser aplicada em obra. Neste momento a obra decorre normalmente, mas a escada está em stand-by. Sinceramente não me parece que se possa apontar o dedo à fiscalização e o director de obra. Eles identificaram o erro muito antecipadamente (se o tivessem feito antes do início da obra isso significaria ainda mais atrasos, para além daqueles que o arquitecto já causara). Aqui vejo um culpado principal que é o arquitecto e outro, por desatenção que é o autor do proj estabilidade (que devia ter identificado isto). De resto, garanto-vos que o Director de Obra existe e o Eng Responsável pela Fiscalização tem feito um excelente trabalho com muito cuidado e atenção aos pormenores da obra (incluíndo ir falar com o dito arq. para encontrar uma solução para esta trapalhada).
  2.  # 23

Se quer o DF quer o DT já tinham identificado o problema antes do inicio dos trabalhos e perante a indecisão do arq não deveriam ter deixado construir a lage.
    Neste momento como já alguns referiaram não vai lá com uma escada em estrutura metálica. vai ter que partir um bocado da lage para refazer a escada.
  3.  # 24

Já agora... e quem é esse "topo de gama" da arquitectura ??? Parece-me uma info demasiado pertinente para passar em branco. Existem por aqui muitos foristas que ainda vão construir e nunca se sabe se não poderão vir a contemplar trabalhar com esse "topo de gama"...
    • Gex
    • 28 novembro 2011

# 25

Colocado por: zedasilvaSe quer o DF quer o DT já tinham identificado o problema antes do inicio dos trabalhos e perante a indecisão do arq não deveriam ter deixado construir a lage.
    Neste momento como já alguns referiaram não vai lá com uma escada em estrutura metálica. vai ter que partir um bocado da lage para refazer a escada.

Calma, eu não disse que eles identificaram o problema antes do início dos trabalhos. Eu disse que identificaram com alguma antecipação - antes de ser aplicada alguma solução para as escadas. Uma parte da solução passa mesmo pelo corte de cerca de 20cms da laje. Isso constitui algum problema?
    • Gex
    • 28 novembro 2011

# 26

Colocado por: flash_arquitectosEsqueça a escada que mostra na imagem, são extremamente elegantes, mas têm o mesmo de instáveis...

Caro Rui, conhece este tipo de escada? São de facto assim tão precárias? Que alternativa poderia eu aplicar?
  4.  # 27

Qualquer solução que lhe seja apresentada tem que ser devidamente justificada e uma dessa justificações é o calculo estrutural da mesma.
    Tudo é possivel!
    •  
      alv
    • 28 novembro 2011

# 28

Vivam!
    Gex. Não vale a pena andar atrás dos culpados. Quem nunca erra em projecto que atire a primeira pedra. Olhe que eu não atiro.
    A julgar pelos desenhos, abrindo a caixa no andar de cima, à chegada, avançando a escada, isto é começando-a um pouco mais à frente , 3 ou 4 degraus, ainda que seja necessário colocar mais degraus, a escada cabe, mas vai acabar muito mais à frente.
    Tem apenas de conciliar com o espaço que vai ocupar no espaço do tecto do R/C.
    Do resto, pode continuar com as escadas em Betão, em ferro, no que quiser, qualquer coisa bonita eficiente e bem feita funciona.
    Boa obra, e "fassa" parte
  5.  # 29

Alv reparou que por de baixo do patamar de descanso tem uma porta? Não me parece que se possa avançar a escada, porque isso obrigaria a baixar a cota do patamar de descanso o que iria interferir com a porta.
    Gex, defini numa obra esse tipo de escada, onde foi prevista a sua fixação nos topos e lateral junto da parede, no final chegou-se à conclusão que o ideal seria agarrar o corrimão (que estava previsto ser fixo a ela) à laje de piso do piso superior porque oscilava bastante na lateral que não estava fixada, só assim a conseguimos tornar totalmente estável.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: alv
    • Gex
    • 28 novembro 2011

# 30

Colocado por: flash_arquitectosAlv reparou que por de baixo do patamar de descanso tem uma porta? Não me parece que se poda avançar a escada, porque isso obrigaria a baixar a cota do patamar de descanso o que iria interferir com a porta.
    Gex, defini numa obra esse tipo de escada, onde foi prevista a sua fixação nos topos e lateral junto da parede, no final chegou-se à conclusão que o ideal seria agarrar o corrimão (que esta fixo a ela) à laje de piso do piso superior porque oscilava bastante na lateral que não estava fixada, só assim a conseguimos tornar totalmente estável.

Cumprimentos

Nesse caso então presumo que a instabilidade será do corrimão, e não da escada. É que a escada terá o apoio/fixação lateral da parede, não será como a da foto que está "no ar"
    • Gex
    • 28 novembro 2011

# 31

Colocado por: alvVivam!
    Gex. Não vale a pena andar atrás dos culpados. Quem nunca erra em projecto que atire a primeira pedra. Olhe que eu não atiro.

Alv, um ou outro erro é perfeitamente desculpável (e humano). Uma torrente deles, vindos principalmente de uma pessoa que puxava incessantemente os galões às obras de milhões que já tinha feito, que cobra um balúrdio e que diz logo ao início que tinha uma equipa que não era dada a erros, é imperdoavel!!!
    • Gex
    • 28 novembro 2011

# 32

Penso que esta discusão se tem desviado um pouco do meu intuito inicial...
    Assim, o que queria perguntar era se:
    -A escada alternativa apresentada pode ser uma solução para resolver o problema, abrindo o buraco da lage em cerca de 20cms.
    -Se o preço desta escada não será demasiado elevado comparado com a escolha inicial de betão, forrada com o mesmo piso da casa.
    -Se é necessário tomar alguma providência relativamente à câmara, ou se basta descrever no livro de obra.

Li muita gente a falar numa lei 163/2006. Em que é que ela influi neste caso?
    Obrigado a todos.
  6.  # 33

Não Gex, desculpe se não me fiz entender. A escada que defini previa a fixação nos dois topos e na lateral junto da parede, estando a outra em aberto para a sala, no fim de colocada no local verificou-se que ao percorrer a escada a vibração da estrutura era exagerada. Assim, e por forma a solucionar o "problema" optou-se por definir um elemento que agarra o corrimão à laje de pavimento do piso superior. Bastou para retirar em parte a instabilidade que até ai se verificava, agora a vibração mal se percebe, o que garante uma transição mais cómoda aos utilizadores.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
  7.  # 34

Colocado por: DOGMA
    essa já é velha,é a ladainha utilizada pela dita religião....e os ateus dizem o quê??...a filosofia do refugio.....tretas!!!!

ou técnicos superiores ou não são!! ai só gostam de ser os protagonistas no bonito....tá certo.

Uma coisa é certa, se fosse erro do trolha ou de outro qualquer seria o fim do mundo.. Quando é do arquitecto/eng. a culpa (despesa), por norma, morre solteira..
    Concordam com este comentário: DOGMA
    •  
      alv
    • 28 novembro 2011 editado

# 35

Vivam!
    tem razão, não reparei no vão por baixo do patamar. A ser assim, essa cota é a condicionante.

Colocado por: flash_arquitectosAlv reparou que por de baixo do patamar de descanso tem uma porta? Não me parece que se possa avançar a escada, porque isso obrigaria a baixar a cota do patamar de descanso o que iria interferir com a porta.
    Cumprimentos

A ser assim, supondo que ainda pode ganhar um degrau, avançando a escada, só tem como solução o corte na laje sobre o arranque na maior dimensão possível. O resto terá de manter.
    Como se vê pelo exemplo, muitos olhos vêm mais que um par.
    Boa obra e "fassam" parte.
    • eu
    • 28 novembro 2011

# 36

Lá se vai a teoria que quando se paga caro o serviço é bem efectuado.
  8.  # 37

Uma escadinha assim fica porreira.. :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex
      DSC02561.jpg
  9.  # 38

Colocado por: Gex

Como é que EU deixei chegar o projecto a este ponto?!? Então a culpa é minha, o cliente que não é arquitecto nem percebe nada de arquitectura e que confiou num arquitecto que lhe mostrou um vasto curriculo com prémios e mega projectos?!? Nem lhe passa pela cabeça o número de erros que eu detectei e corrigi. Por favor, um pouco de razão nas afirmações. Eu, como cliente pagador a tempo e horas (e de quantias muito inflaccionadas que o próprio reconheceu serem, mas justificando-as por ser um "topo de gama" da arquitecutra...) fiz muito mais daquilo que devia. Identifiquei vários erros (mais que uma vez) e pedi a sua correcção, mas este eu nunca podia ter identificado, a menos que andasse com uma régua a medir tudo.
    Sinceramente não percebo essas suas afirmações e até as considero extremamente ofensivas.
    Concordam com este comentário:eu

Não me interprete mal.
    Apenas queria que me respondesse como respondeu, até porque o gex não tem culpa de nada , apenas queria saber a razão.
    • eu
    • 28 novembro 2011

# 39

Colocado por: Rui A. B.Uma escadinha assim fica porreira.. :P

Confesso que me mete impressão ver uma escada no meio da divisão...
  10.  # 40

Colocado por: eu
    Confesso que me mete impressão ver uma escada no meio da divisão...

Lolll

A mim também.. mas o que interessa é que o dono gosta.. ;)
    Concordam com este comentário: naar

0.0221 seg. NEW