Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Não tem nada a ver caro civismo, quantos mais amperes tiver disponíveis mais depressa vai carregar a bateria, pior vai ser para a vida da mesma, a fonte de alimentação da bancada não força a bateria apenas lhe vai dar corrente á disposição, ao passo que a tig vai dar uma descarga de corrente.

Imagine o que acontece quando no hospital é feira a reanimação com um desfibrilador, o que acontece ao paciente é que leva uma descarga de poucos voltes e muitos amperes, é como carregar um condensador e a seguir apalpar-lhe os terminais.

O taser tb funciona da mesma maneira.
  2.  # 142

lol, temos que fazer uma competição, duas baterias mortas , eu com a minha fontezinha de bancada e tu com uma mig :P

Agora a sério, nao percebo o conceito de descarga de corrente..

Se eu ligar uma lampada que gaste 1A / 12V a uma bateria de 120A, ela não vai gastar mais do que 1A só porque estão 120A disponiveis.

O mesmo se passa com a bateria das ferramentas electricas. Se tiver uma corrente de carga de X Amperes quando ligado a X VOlts, não é por disponibilizares mais amperes que ela vai gastar mais.

AInda por cima se dizer que a tensão é muito baixa, entao se calhar nem tem consumo de todo (sobretudo se for mais baixa do que a propria tensão da bateria da ferramenta electrica) .
    Era importante usar um amperimetro em serie aquando dessa experiencia.

Claro que para soldar , esse conceito de baixa tensão muita corrente é fixe , pois estamos a falar de resistencias proximas do Zero Ohm, mas aqui é diferente
  3.  # 143

Vamos ver se conseguimos retirar daqui algum sumo.

1-Uma lâmpada consome quase sempre o mesmo, digo quase porque no inicio ela vai consumir mais que quando está quente.

2- Não podes comparar uma lâmpada a uma bateria, a lâmpada gasta corrente e bateria armazena corrente.

3- A lâmpada quase não tem efeito memoria, digo quase porque com o passar do tempo ela vai perdendo eficiência.

Voltei.

(Comic mode on)

4- Com a TIG não estamos a colocar á disposição da bateria x amperes, o que estamos a fazer é que x amperes entrem pela bateria á dentro "estreloucados", dão um carga de porrada nos iões da mesma e eles ficam outra vês como novos.

5- Os iões perdem rubustês, acontece como as pessoas idosas, quanto menos fazem mais presas estão, mas se as colocarem á frente de um touro enraivecido vão ver que grande parte desse reumatismo lhe passa.

já percebeu caro civismo?
    • Mac
    • 20 setembro 2012

# 144

Estou a tentar escolher um multimetro
    Este será uma boa escolha para bricolar?
    http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=59380&utm_source=kuantokusta
  4.  # 145

Para a bricolage dá perfeitamente. até é bom demais.

Tem lá um a 16€ que lhe chega perfeitamente.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  5.  # 146

Colocado por: ultrahipermegajá percebeu caro civismo?

Continuo a defender que os amperes so entram se a tensão da mig for superior à da bateria que esta a ser recuperada

Mas tens bom remedio, pega num multimetro e coloca aqui quantos amperes de consumo imediato aquilo atinge
  6.  # 147

Colocado por: ultrahipermegaPara a bricolage dá perfeitamente. até é bom demais.

Tem lá um a 16€ que lhe chega perfeitamente.

Tenho um digital, mas para mim nao ha como um bom multimetro analogico
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  7.  # 148

Colocado por: MacEste será uma boa escolha para bricolar?

não, a menos que precise de ver diodos e transistores, se for para bricolagem caseira e não tem grandes conhecimentos recomendava antes este
    http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_484_485&products_id=56377
    que tem protecção "for electric dummys"
  8.  # 149

Colocado por: jorgealvesque tem protecção "for electric dummys"

Isso e importante
    Ja perdi as contas as vezes que ja mudei resistencias queimadas no meu analogico
  9.  # 150

Eu não tenho nenhuma tig nem nenhuma mig para fazer experiências.

Se quiser carregar uma bateria rapidamente arranja uma fonte que lhe dê tantos amperes como os que a bateria tem, com uma tensão mais elevada que a da bateria e esta fica carregada mais depressa que o normal, mas o que faz com a bateria aqueça e que por sua vês vá perdendo propriedades.

se queremos carregar uma bateria e poupar-lhe a vida útil vamos administrar uma amperagem reduzida com uma voltagem constante e igual a da bateria.
    Concordam com este comentário: civismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 151

concordo com tudo o que disseste

o meu unico diferendo contigo é o se se uma maquina de soldar sera o equipamento mais adequado para efectuar o tal rejuvenescimento nas baterias das ferramentas electricas, uma vez que é demasiado a olhometro
  11.  # 152

Ficando a pensar o porque disto acontecer, lá fui eu ler umas coisas por essa Internet fora.

Porque é que as baterias ficam boas?
    O problema de algumas baterias (e por isso é que o alv não consegui recuperar uma delas) é que com o uso elas podem ficar a fazer só passagem de corrente sem armazenamento porque algum do material que a pilha contem fica a fazer um contacto directo entre os pólos.

Quando lhe pegamos com a tig ou com outro instrumento que mais voltes e mais amperes do que a bateria vai fazer com esse pedaço de material que está a fazer passagem queime e a corrente seja novamente forçada a percorrer a bateria internamente, ficam assim carregada.
    • Mac
    • 20 setembro 2012

# 153

12.  # 154

Uma maquina de soldar TIG costuma trabalhar no máximo com 50V e no mínimo com cerca de 15V, se leste o artigo até ao final o artista diz para regular a carga da TIG, para que não seja muito mais alta que a da bateria.

Se a TIG será o melhor equipamento?

Não é certamente o mais aconselhado, porque até pode estragar mais a bateria do que o que ela já está, mas se a bateria já não aceita carga não está ali a fazer nada, ou vai ou racha.
  13.  # 155

Colocado por: MacOk
    Assim sendo irei ficar com ohttp://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_484_485&products_id=56377
    Obrigado

Chega perfeitamente, tem ali uns analógicos tb porreiros, mas isso é gostos, eu tenho um de cada para não haver duvidas.
  14.  # 156

Colocado por: ultrahipermegase queremos carregar uma bateria e poupar-lhe a vida útil vamos administrar uma amperagem reduzida com uma voltagem constante e igual a da bateria.

não é assim, uma carga saudável começa por uma tensão mais alta que a da bateria em cerca de 110% e vai aumentado até 120%, há medida que a corrente vai diminuindo até chegar a 0A, estes são os carregadores ditos normais, e demora em média 10 a 20 horas dependendo da capacidade da bateria e do carregador,

nas maquinas ferramenta, como o que se pretende é cargas rápidas, começa por uma tensão de 110% e vai subir até 140% e assim consegue-se dar 80% da carga de uma bateria em 30 minutos,

PS: existem baterias de gel de 12V 90A com 900Ah que demoram 10 a 12 dias a carregar completamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  15.  # 157

ainda não á muito tempo que andei a saber dessa informação por causa das baterias de um carro de radio-modelismo, pois tenho as pilhas do comando + as pilhas do carro + a bateria do start + a pilha do aquecedor da vela e mais as de reserva delas todas...

Ou seja, tinha de andar com um montão de carregadores e nunca sabia quando as pilhas/baterias estavam carregadas.

Foi então que comprei um automático e acabei com essas preocupação.
    • Mac
    • 21 setembro 2012 editado

# 158

Colocado por: jorgealvesrecomendava antes este
    http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_484_485&products_id=56377
    que tem protecção "for electric dummys"

Refere-se à protecção que o autor aqui menciona ?
      xcvc.jpg
  16.  # 159

sim, eu tb me referi a esse, mas está esgotado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  17.  # 160

Falando em multimetros , ando a galar este ja ha algum tempo, pois dava-me jeito as vezes ter um segundo multimetro analogico aqui na bancada.

http://www.sew.com.tw/cgi-bin/products-search.cgi?template=product-details&dbname=product&key2=113&action=searchdbdisplay

Custa uns 25€ na niposom
      screenshot.32277.jpeg

0.0403 seg. NEW