Colocado por: SchopferGottO danobrega tem razão.
Quando se fala em 100% esta-se a falar de 100% sobre valor de avaliação atribuido ao conjunto a edificar, e isso você nunca vai precisar porque o banco irá avaliar a sua futura casa num valor superior aquele que você vai necessitar para construir, se fizer bom negócio com o empreiteiro claro.
Imagine que o banco lhe avalia a sua moradia, depois de construida em 300.000 €.
Para a construir, a titulo exemplificativo, você vai precisar de 220.000 € o que equivale a 73%.
Julgo que abaixo dos 80% de financiamento ainda conseguirá quem lhe financie, mas vai ter de enfrentar a guerra dos spreads ...
Colocado por: rjlouroA Euribor irá certamente subir
Colocado por: rjlouroAh, então estou à vontade. A localização do terreno é muito boa, pelo valor das casas que foram vendidas no mesmo local preciso de pedir menos de 50% do valor da casa depois de construída.
Voltamos então ao problema inicial (e ao tópico), será que compensa pedir um empréstimo com um spread de 3%? A Euribor irá certamente subir, e uma subida de 1 ou 2% na taxa de juro vai dar um custo mental total muito elevado. Por outro lado, que indicadores temos que isto daqui a 2 anos está melhor?
Colocado por: rjlouroVoltamos então ao problema inicial (e ao tópico), será que compensa pedir um empréstimo com um spread de 3%?
Colocado por: SchopferGott
Atenção, não confunda o valor pelo qual as casas na sua zona foram vendidas com o valor pelo qual o banco vai avaliar a sua, ainda para mais nesta atura ... Eles andam a avaliar as coisas por baixo precisamente para não facilitar a atribuição dos créditos assim á tôa ... Quando pedir avaliação da sua para o crédito tente obter a melhor avaliação possivel (ou seja, com o valor mais alto possivel, para lhe melhorar rácio de financiamento) e para isso utilize como base, por exemplo, o orçamento mais caro que conseguir ...
Colocado por: rjlouro
Imaginando que consigo fazer a casa por 150k, e imaginando que a avaliação é 250k (por baixo) tinha uma % de financiamento de 60%. Agora, um crédito de 150k hoje em dia dá uma mensalidade de 663€ no Banif, segundo o simulador da Deco. Esta mensalidade é cerca de 51% do rendimento líquido, e isto com a euribor em baixa.
Que eu conheça nenhum banco empresa com uma taxa de endividamento de 50%, e fazem muito bem, eu próprio não me estou a ver a viver com uma porrada de 663€ só para a casa, mais água, luz, etc.
Por outro lado também penso, só vou pagar a totalidade da mensalidade quando libertar todo o dinheiro, ou seja muito próximo da construção concluída, o que nunca vai acontecer em menos de 18-24 meses. E como estará a situação daqui a 2 anos (minha e dos bancos)?
Colocado por: SchopferGottÉ que eu simulei para um credito de 150k e valor de avaliação de 250k, com um rendimento anual de 40.000 €, e obtive um spread de 4,95 %, uma prestação de 840 € ..
Colocado por: oxelferBoas,
Falta uma variável: prazo!
O seu é 30 anos, não?
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: SchopferGott
Com que spread final ficou a sua simulação no Banif ?
É que eu simulei para um credito de 150k e valor de avaliação de 250k, com um rendimento anual de 40.000 €, e obtive um spread de 4,95 %, uma prestação de 840 €, a 40 anos ...
Colocado por: SchopferGottQuando se fala em 100% esta-se a falar de 100% sobre valor de avaliação atribuido ao conjunto a edificar, e isso você nunca vai precisar porque o banco irá avaliar a sua futura casa num valor superior aquele que você vai necessitar para construir, se fizer bom negócio com o empreiteiro claro.
Colocado por: rjlouroDe notar que isto é apenas indicador, a simulação personalizada é sempre diferente.
Colocado por: pjaulExistem bancos que só emprestam uma percentagem de crédito
Montante máximo: até 75% do valor da aquisição ou da avaliação o menor dos dois valores.
O que dizem disto? aquisição é o mesmo que construção... o que diz, é o menor valor.
Colocado por: Rui A. B.Atenção que o simulador da Deco é manhoso. Há precisamente um ano fiz a escritura do meu crédito e em nada tinha a ver com as simulações apresentadas no site da deco. Eu, do banco que me apresentou a melhor proposta, não tenho rigorosamente nada a apontar! Excelente spread, avaliação acima do expectável e libertação do total do crédito em apenas 3 tranches.
Colocado por: rjlouro
Mas o simulador da Deco apresentava propostas melhores ou piores que as que depois obteve no banco directamente?
Já agora, qual foi o critério para libertação das tranches? Apresentação de factura do construtor ou outra?
Colocado por: Rui A. B.As propostas penso que eram piores que o conseguido, de qualquer forma, o que mais me incomodou foi que os bancos que eram apresentados como mais competitivos acabaram por não o ser, isto no simulador da Deco.