Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

O danobrega tem razão.
    Quando se fala em 100% esta-se a falar de 100% sobre valor de avaliação atribuido ao conjunto a edificar, e isso você nunca vai precisar porque o banco irá avaliar a sua futura casa num valor superior aquele que você vai necessitar para construir, se fizer bom negócio com o empreiteiro claro.

Imagine que o banco lhe avalia a sua moradia, depois de construida em 300.000 €.

Para a construir, a titulo exemplificativo, você vai precisar de 220.000 € o que equivale a 73%.
    Julgo que abaixo dos 80% de financiamento ainda conseguirá quem lhe financie, mas vai ter de enfrentar a guerra dos spreads ...
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 82

Colocado por: SchopferGottO danobrega tem razão.
    Quando se fala em 100% esta-se a falar de 100% sobre valor de avaliação atribuido ao conjunto a edificar, e isso você nunca vai precisar porque o banco irá avaliar a sua futura casa num valor superior aquele que você vai necessitar para construir, se fizer bom negócio com o empreiteiro claro.

Imagine que o banco lhe avalia a sua moradia, depois de construida em 300.000 €.

Para a construir, a titulo exemplificativo, você vai precisar de 220.000 € o que equivale a 73%.
    Julgo que abaixo dos 80% de financiamento ainda conseguirá quem lhe financie, mas vai ter de enfrentar a guerra dos spreads ...

Ah, então estou à vontade. A localização do terreno é muito boa, pelo valor das casas que foram vendidas no mesmo local preciso de pedir menos de 50% do valor da casa depois de construída.

Voltamos então ao problema inicial (e ao tópico), será que compensa pedir um empréstimo com um spread de 3%? A Euribor irá certamente subir, e uma subida de 1 ou 2% na taxa de juro vai dar um custo mental total muito elevado. Por outro lado, que indicadores temos que isto daqui a 2 anos está melhor?
  3.  # 83

Boas,

Colocado por: rjlouroA Euribor irá certamente subir

As últimas previsões (que valem o que valem) dizem que não até meio de 2013.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  4.  # 84

Colocado por: rjlouroAh, então estou à vontade. A localização do terreno é muito boa, pelo valor das casas que foram vendidas no mesmo local preciso de pedir menos de 50% do valor da casa depois de construída.

Voltamos então ao problema inicial (e ao tópico), será que compensa pedir um empréstimo com um spread de 3%? A Euribor irá certamente subir, e uma subida de 1 ou 2% na taxa de juro vai dar um custo mental total muito elevado. Por outro lado, que indicadores temos que isto daqui a 2 anos está melhor?

Atenção, não confunda o valor pelo qual as casas na sua zona foram vendidas com o valor pelo qual o banco vai avaliar a sua, ainda para mais nesta atura ... Eles andam a avaliar as coisas por baixo precisamente para não facilitar a atribuição dos créditos assim á tôa ... Quando pedir avaliação da sua para o crédito tente obter a melhor avaliação possivel (ou seja, com o valor mais alto possivel, para lhe melhorar rácio de financiamento) e para isso utilize como base, por exemplo, o orçamento mais caro que conseguir ...
  5.  # 85

Colocado por: rjlouroVoltamos então ao problema inicial (e ao tópico), será que compensa pedir um empréstimo com um spread de 3%?

Eu diria que não havendo outra hipótese, conseguindo suportar a taxa, e tendo em mente que só se vive uma vez, a resposta será sim. No entanto depende muito da diferença da qualidade de vida entre a sua situação actual e a que potencialmente passará a ter. Quanto maior for, mais compensa.

Se esperar por amanhã, o amanhã nunca chega. Mas o povo sabe:

- Quem tudo quer, tudo perde.
    - Quem não arrisca, não petisca.

Escolha o ditado que quiser. :) hehehe
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, rjlouro
  6.  # 86

Colocado por: SchopferGott
    Atenção, não confunda o valor pelo qual as casas na sua zona foram vendidas com o valor pelo qual o banco vai avaliar a sua, ainda para mais nesta atura ... Eles andam a avaliar as coisas por baixo precisamente para não facilitar a atribuição dos créditos assim á tôa ... Quando pedir avaliação da sua para o crédito tente obter a melhor avaliação possivel (ou seja, com o valor mais alto possivel, para lhe melhorar rácio de financiamento) e para isso utilize como base, por exemplo, o orçamento mais caro que conseguir ...

Compreendo, mas mesmo assim o problema no meu caso vai ser sempre a taxa de endividamento:

Imaginando que consigo fazer a casa por 150k, e imaginando que a avaliação é 250k (por baixo) tinha uma % de financiamento de 60%. Agora, um crédito de 150k hoje em dia dá uma mensalidade de 663€ no Banif, segundo o simulador da Deco. Esta mensalidade é cerca de 51% do rendimento líquido, e isto com a euribor em baixa.

Que eu conheça nenhum banco empresa com uma taxa de endividamento de 50%, e fazem muito bem, eu próprio não me estou a ver a viver com uma porrada de 663€ só para a casa, mais água, luz, etc.

Por outro lado também penso, só vou pagar a totalidade da mensalidade quando libertar todo o dinheiro, ou seja muito próximo da construção concluída, o que nunca vai acontecer em menos de 18-24 meses. E como estará a situação daqui a 2 anos (minha e dos bancos)?
  7.  # 87

Terreno...
    Projecto Aprovado...
    Spreads altissimos!

Com 10/11 meses para levantar a licença... ou talvez não!
  8.  # 88

Colocado por: rjlouro
    Imaginando que consigo fazer a casa por 150k, e imaginando que a avaliação é 250k (por baixo) tinha uma % de financiamento de 60%. Agora, um crédito de 150k hoje em dia dá uma mensalidade de 663€ no Banif, segundo o simulador da Deco. Esta mensalidade é cerca de 51% do rendimento líquido, e isto com a euribor em baixa.

Que eu conheça nenhum banco empresa com uma taxa de endividamento de 50%, e fazem muito bem, eu próprio não me estou a ver a viver com uma porrada de 663€ só para a casa, mais água, luz, etc.

Por outro lado também penso, só vou pagar a totalidade da mensalidade quando libertar todo o dinheiro, ou seja muito próximo da construção concluída, o que nunca vai acontecer em menos de 18-24 meses. E como estará a situação daqui a 2 anos (minha e dos bancos)?

Com que spread final ficou a sua simulação no Banif ?

É que eu simulei para um credito de 150k e valor de avaliação de 250k, com um rendimento anual de 40.000 €, e obtive um spread de 4,95 %, uma prestação de 840 €, a 40 anos ...
  9.  # 89

Boas,

Colocado por: SchopferGottÉ que eu simulei para um credito de 150k e valor de avaliação de 250k, com um rendimento anual de 40.000 €, e obtive um spread de 4,95 %, uma prestação de 840 € ..

Falta uma variável: prazo!
    O seu é 30 anos, não?

Divirtam-se,
  10.  # 90

Colocado por: oxelferBoas,

Falta uma variável: prazo!
    O seu é 30 anos, não?

Divirtam-se,

Editei acima quando me apercebi que me tinha esquecido de escrever o prazo da simulação ... 40 anos.

Eu simulei directamente no site do Banif, e reparo agora que o rjlouro utilizou o simulador da Deco ... Qual deles é que está certo ... Provavelmente nenhum....
    Isto só fica bem depois do devido enquadramento comercial do cliente, e tanto pode dar melhor, como pior ...
  11.  # 91

12.  # 92

Colocado por: SchopferGott
    Com que spread final ficou a sua simulação no Banif ?

É que eu simulei para um credito de 150k e valor de avaliação de 250k, com um rendimento anual de 40.000 €, e obtive um spread de 4,95 %, uma prestação de 840 €, a 40 anos ...

Fiz a simulação no site da Deco, a 40 anos, euribor a 3 meses. O resultado para o Banif foi:

TAN 4,38 %
    Spread 2,95 %
    TAE 4,50 %
    Despesas 403,00 €
    Prestação 663,53 €

De notar que isto é apenas indicador, a simulação personalizada é sempre diferente.
  13.  # 93

Colocado por: SchopferGottQuando se fala em 100% esta-se a falar de 100% sobre valor de avaliação atribuido ao conjunto a edificar, e isso você nunca vai precisar porque o banco irá avaliar a sua futura casa num valor superior aquele que você vai necessitar para construir, se fizer bom negócio com o empreiteiro claro.

Existem bancos que só emprestam uma percentagem de crédito

Montante máximo: até 75% do valor da aquisição ou da avaliação o menor dos dois valores.

O que dizem disto? aquisição é o mesmo que construção... o que diz, é o menor valor.
  14.  # 94

Colocado por: rjlouroDe notar que isto é apenas indicador, a simulação personalizada é sempre diferente.

é verdade, aquele simulador não tem nada a ver com a realidade
  15.  # 95

Colocado por: pjaulExistem bancos que só emprestam uma percentagem de crédito

Montante máximo: até 75% do valor da aquisição ou da avaliação o menor dos dois valores.

O que dizem disto? aquisição é o mesmo que construção... o que diz, é o menor valor.

Para construção terá de valer o valor de avaliação.
    Não tem como estimar o valor de aquisição, porque até ali quanto muito adquiriu um lote, e vai construir com base num orçamento, e só vai
    saber o valor total do custo da obra no fim (em que normalmente descobre que lhe saiu mais cara do que estava a espera ...).
    Julgo eu de que, mas corrijam-me se estiver errado ...
  16.  # 96

Exacto, como é construção deve ser a avaliação que conta....
  17.  # 97

Atenção que o simulador da Deco é manhoso. Há precisamente um ano fiz a escritura do meu crédito e em nada tinha a ver com as simulações apresentadas no site da deco. Eu, do banco que me apresentou a melhor proposta, não tenho rigorosamente nada a apontar! Excelente spread, avaliação acima do expectável e libertação do total do crédito em apenas 3 tranches.
  18.  # 98

Colocado por: Rui A. B.Atenção que o simulador da Deco é manhoso. Há precisamente um ano fiz a escritura do meu crédito e em nada tinha a ver com as simulações apresentadas no site da deco. Eu, do banco que me apresentou a melhor proposta, não tenho rigorosamente nada a apontar! Excelente spread, avaliação acima do expectável e libertação do total do crédito em apenas 3 tranches.

Mas o simulador da Deco apresentava propostas melhores ou piores que as que depois obteve no banco directamente?

Já agora, qual foi o critério para libertação das tranches? Apresentação de factura do construtor ou outra?
  19.  # 99

Colocado por: rjlouro

Mas o simulador da Deco apresentava propostas melhores ou piores que as que depois obteve no banco directamente?

Já agora, qual foi o critério para libertação das tranches? Apresentação de factura do construtor ou outra?

Boas

As propostas penso que eram piores que o conseguido, de qualquer forma, o que mais me incomodou foi que os bancos que eram apresentados como mais competitivos acabaram por não o ser, isto no simulador da Deco.

Relativamente à segunda questão, a primeira tranche é libertada aquando da celebração da escritura, as intermédias são disponibilizadas mediante pedido do cliente e vistoria da empresa que faz as avaliações e a última aquando de vistoria final e licença de habitabilidade. As tranches intermédias têm a ver com o relatório do engenheiro que faz a vistoria à obra, no meu caso a intermédia foi libertada de uma só vez devido ao bom andamento da obra.
  20.  # 100

Colocado por: Rui A. B.As propostas penso que eram piores que o conseguido, de qualquer forma, o que mais me incomodou foi que os bancos que eram apresentados como mais competitivos acabaram por não o ser, isto no simulador da Deco.

Segundo o que está na página o simulador da deco é alimentado pela informação que cada banco fornece à deco. As simulações depois podem variar por uma série de factores, e podem variar inclusive entre balcões do mesmo banco.

Devia ser óbvio que, quando se trata de uma operação cujo resultado pode representar uma diferença de valor tão grande, independentemente de qualquer fonte deve-se ir fazer simulações a todos os bancos e mais alguns.

0.0328 seg. NEW