Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Por amor deus é só ressabiados com a malta que tem canudo :-)

Típico de um país mesquinho, tacanho, enfim.... Portugal no seu explendor!!!

Deve ser por Portugal ter maus licenciados que países como a Alemanha, UK, etc... vêm cá recrutar engenheiros, enfermeiros, psicologos.

Temos é o azar de viver no país em que vivemos.
    Concordam com este comentário: raulschone
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SAMBINO
  2.  # 42

Isso era se eu disse que os trolhas são todos uns gajos que têm a mania que são espertos, mas no final de contas não têm canudo :-)
  3.  # 43

@Trolha: O meu pai não tem canudo. E a minha mãe não teve hipótese de conseguir acabar o curso. E nem por isso são pessoas menos válidas. É verdade! Aí estou completamente de acordo consigo.

Uma pessoa nunca deve (na minha opinião) ter a mania que é superior apenas porque tem um canudo. Com ou sem canudo continua a ser a mesma pessoa. Eu pessoalmente prefiro nunca meter os canudos ao barulho. E, se possivel, prefiro nem sequer dizer que tenho canudo...

@eu: não sei. O que é que diz?
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 44

Na minha opinião, a tacanhice e mesquinhês é de quem trata com deferência diferente uma pessoa pelo facto de ter ou não canudo. E também de quem espera um tratamento diferente por ter canudo.

Numa sociedade dita "normal" (que não é o caso da nossa, infelizmente), ninguém trata ninguém pelo grau académico. Tratam-se respeitosamente pelo nome próprio. A mim uma vez chamaram-me ao telefone "Sr. Engenheiro" ao que eu perguntei "Desculpe...existem mesmo pessoas com nome próprio Sr. Engenheiro?". Mas isso sou eu...
    • eu
    • 26 janeiro 2012

# 45

Colocado por: Ferraz Oliveira@eu: não sei. O que é que diz?

Esta é velha: o mainframe diz para o smartphone: "Tão pequeno e já computas ?"
  5.  # 46

Licenciatura em Engenharia Civil, opção de Estruturas, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com muito orgulho! :-)
    Orgulho em tirado o curso naquela escola, porque de resto há muito boa gente que nem sabe que sou engº :-)
  6.  # 47

Colocado por: eu
    E era licenciada em quê? Por que universidade?

Gestão de empresas...... universidade Lusiada!
  7.  # 48

Isso das hierarquias está mais vincado nas pessoas mais velhas:-)
    Na minha geração não creio que haja essa vassalagem pelo doutor e o engenheiro, nem acho que tenha que haver.
    Concordam com este comentário: two-rok, Ferraz Oliveira
  8.  # 49

Colocado por: eu
    Esta é velha: o mainframe diz para o smartphone: "Tão pequeno e já computas ?"

Ainda pensei nessa, mas era tão óbvia que pensei que fosse outra...
  9.  # 50

Colocado por: Capela86Isso das hierarquias está mais vincado nas pessoas mais velhas:-)
    Na minha geração não creio que haja essa vassalagem pelo doutor e o engenheiro, nem acho que tenha que haver.

É menos comum Capela86, mas ainda existe. Mas sim, em tempos idos era bastante mais vincado até porque não havia tantas pessoas com graus académicos superiores como há hoje.

Mas sabe, acima de tudo, o que é que a faculdade me ensinou?
  10.  # 51

Dou-lhe como exemplo eu próprio.

Fiz, já lá vão muito anos um curso técnico profissional nível IV, onde aprendi de tudo, curso esse que nos “obrigava” a fazer estágio em empresas da de preferência na área.

Tive a sorte de fazer o meu estágio numa empresa de informática, naquele tempo em que se montava os pc’s e ganhava-se um fortuna com a venda.

Quando acabei o curso fique a trabalhar na empresa que me acolher durante 3 anos.

No inicio tudo muito bem, so que para receber ao fim do mês antes do mesmo era um correr para os clientes que nem imagina.

E, o patrão sempre com amigos a sair por esse Portugal, sempre a gastar e a pagar tudo a todos, chegava a gastar 5 a 6 mil euros por mês, e nós empregados sempre a “tenir”.

Cansei-me, vim embora, e ainda bem porque tive a sorte de ingressar na função pública, foi contratado para ir trabalhar para uma câmara.

Como fui habituado a trabalhar, a minha filosofia sempre fui essa (e continua a ser apesar de levar no pelo) cheguei a trabalhar 16 horas, sem receber horas.

Com o passar dos anos, sempre que tinha anos para o fazer fui subindo, posso lhes dizer que reparava tudo, telefones, computadores, impressoras, fax, monitores, etc etc.

Claro que como o meu saber e trabalho ganhei um determinado estatuto, só que à uns anos atrás cai-me aqui vindo do céu um dito Engº formado sei la onde que se acha rei e Sr, nem imagina a inveja que ele, e outros como ele, com canudo têm de eu ganhar mais que eles.

Tenho conhecimentos que muitos Dr. e Engº cá do sitio se recusam a executar tarefas administrativas, só por terem canudo.

JMaia
  11.  # 52

Basicamente (e aqui acho que quase todos estamos de acordo) é o seguinte:
    Canudo não é sinal de superioridade ou inferioridade. E nunca um canudo deve ser usado como arma de arremesso.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  12.  # 53

Colocado por: Ferraz OliveiraPedia aqui uma coisa (a quem quiser responder obviamente)...

Quem é que tem canudo? E em que área de conhecimento é que é?

Com a pergunta não pretendo atiçar ninguém a ninguém nem causar mais entropia que aquela que já existe.
    Pretendo apenas ter uma meia de dúzia de respostas (ou as que forem) para depois poder explicar uma coisa.

Começo por mim
    - Curso: Engenharia de sistemas e computação.

Cumps

12º concluido num curso tecnico profissional, ministrado pelo I.F.B - Instituto de Formação Bancária
    licenciatura em Gestão, na UAL. (ja trabalhava quando iniciei)
  13.  # 54

@Ferraz

É menos comum Capela86, mas ainda existe. Mas sim, em tempos idos era bastante mais vincado até porque não havia tantas pessoas com graus académicos superiores como há hoje.
    Mas sabe, acima de tudo, o que é que a faculdade me ensinou?

E vai tender a desaparecer completamente. Assim o pensamento que todos os licenciados são uns sacanas. :-)
  14.  # 55

Eu não faço questão de ser tratado por engenheiro, e na minha empresa quase todos me tratam pelo nome próprio, e acho que é a forma correta de tratar as pessoas. Mas expliquem-me qual é o mal de um engenheiro ser tratado por "Sr. Engenheiro...", é engenheiro...chamam-lhe engenheiro, qual o problema. Coisa diferente é chamar "Doutor" a um licenciado. Agora não venham com tretas, porque a sociedade portuguesa não muda de um dia para o outro, e eu não estou a imaginar um debate na TV em que se tratam todos tu cá tu lá.

O grande problema aqui é a dor de cotovelo, de muitos profissionais que sendo bons profissionais ganham menos do que alguns incompetentes com canudo. Também não concordo, mas é assim a vida, e a vida é feita de injustiças, porque eu já desisti de viver num mundo perfeito.
    Concordam com este comentário: two-rok, Gex
  15.  # 56

Colocado por: TROLHA...como me sinto desenquadrado neste tema (tópico) e repito sempre o mesmo não sei quantas vezes,o disco é sempre o mesmo,e também para não melindrar os mais sensíveis,fica por aqui a minha participação e opinião.

Por favor homem...expresse a sua opinião. A mim, com o pouco que você escreveu neste tópico, conseguiu explicar o porquê da sua opinião. Agora deixar de participar neste tópico porque pode ferir susceptibilidades? Por favor...alguém aqui é flor de estufa? Se for então é essa flor de estufa que não deve expressar-se porque se pode ferir com qualquer peido que alguém dê.

Eu sei que esta é uma discussão (especialmente para aqueles para quem o canudo conta tudo e mais alguma coisa) sem fim. Mas não é por não se falar sobre o assunto que ele "desaparece".
    Desculpe as minhas palavras, mas estou a expressar a minha opinião. Se calhar não deveria fazê-lo nestes termos porque pode ser é uma ingerência minha na sua maneira de ser, mas...
  16.  # 57

Colocado por: TROLHA...que raio de contradição Senhor Engenheiro!

cá está...dor de cotovelo.
  17.  # 58

Colocado por: jmaiacom canudo têm de eu ganhar mais que eles.

Falta de visão de quem lhes paga. O salário de um trabalhador deve evoluir de acordo com a sua competência e produtividade. Se quem decide o seu salário é incompetente a avaliar... enfim.

De qualquer maneira a discussão:

"há canudos que valem zero", que nem é uma discussão porque é indiscutível, assim como é indiscutível que há profissionais com qualquer grau de habilitações que valem zero.

é diferente da discussão

"devíamos ter mais habilitações académicas"

Uma análise puramente estatística aos países da Europa que usufruem de uma população com melhores habilitações há mais tempo mostra que esses países estão em melhores condições económicas e políticas.
  18.  # 59

tretas

não podemos meter tudo no mesmo saco e não vale a pena ser ofensivo, pois aquilo que sofreu ás mãos de certos canudos, é igual ao que um grande numero de jovens estão hoje a sentir, sem ver rumo nenhum para as suas vidas, é certo que são eles os timoneiros da sua propria vida, mas tambem não deixam de ser vitimas de toda uma engrenagem mal parida.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  19.  # 60

@ Trolha

Ó homem perceba de uma vez por todas aquilo que lhe quero dizer. Pessoas sem carácter há em todas as profissões, credos e raças.

0.0247 seg. NEW