Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

mas se ha pais e filhos que se tratam por voce.......e isso sim faz-me imensa confusao! quanto mais pessoas que nao se conhecem de lado nenhum......

Já agora Alguem sabe quem é que inventou a mulher, o arquitecto ou o engenheiro?
  2.  # 102

Colocado por: oxelfer- Prefiro ser tratado, isto é, que me tratem a mim.
    - Por norma trato toda a gente na 2ª pessoa. Embora me faça alguma confusão não me importo de usar a 3ª pessoa.

Este problema dos títulos, e de pessoas com diplomas pensarem que são mais que os sem eles, e o contrário, também é derivado ao facto de até há bem pouco tempo haver muitos poucos licenciados.

Sinceramente na camada jovem que conheço, que são a maioria engenheiros, não vejo ninguém mas ninguém a ser o querer ser tratado por Sr. Engenheiro. Mas é que ninguém mesmo. Com certeza que há excepções...

No meu caso eu trato as outras pessoas por tu ou senhor conforme a idade, ou se não conhecer a pessoa. Por exemplo, custa-me a tratar o meu sogro por tu. E só "exijo" ser tratado por Senhor quando são mal educados comigo.

Mas como disse, é outra discussão. A opinião que eu queria expressar era que o país estaria com certeza num situação melhor se o Sr. Salazar (estão a ver, usei Sr! :) ) não tivesse feito o que pôde para criar uma população sem habilitações, como tanto convém a qualquer ditador. Como tal, não entendo as observações de termos licenciados a mais pois nem sequer pessoas com secundário temos. Reparem que os 32% são pessoas com pelo menos o secundário...

Meus senhores. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aiken
  3.  # 103

Colocado por: Ferraz OliveiraO problema reside na atribuição do canudo (sistema defeituoso) e no facto de o canudo ganhar vida própria e subir à cabeça do detentor. Aí é que reside o problema.

Nunca tinha lido uma frase tão bem escrita sobre este tema, os meus parabéns :D
    Concordam com este comentário: Aiken
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferraz Oliveira
  4.  # 104

Colocado por: Ferraz Oliveira"Só há 10 tipos de pessoas neste mundo. Os que entendem binário e os que não"

epic fail, meu caro Ferraz, você escreveu hexadecimal :P
  5.  # 105

Não caro two-rok.

Não foi epic fail.
    A "piada" é mesmo assim.
    Em 0x10 é 16 em decimal.
    E só há 10 tipos de pessoas neste mundo. Os que entendem binário e o que não! heheheheheh
  6.  # 106

Colocado por: loverscoutmas se ha pais e filhos que se tratam por voce.......e isso sim faz-me imensa confusao! quanto mais pessoas que nao se conhecem de lado nenhum......

Eu fui educado assim, são mentalidades... Foi assim que me educaram e é assim que trato os meus pais, apesar de discordar com essa forma de pensar, com o meu filho (ainda é pequeno e pouco fala ainda) vou fazer o oposto, vou fazer questão que me trate por tu, pois é a minha forma de estar na vida, e gosto que me tratem por tu, e gosto de tratar as pessoas por tu (mas caso não gostem, não me custa nada tratá-las por você).

Quanto a tratar por eng. ou dr., trato-os pelo título deles por uma questão de respeito, mas aprecio quando me pedem para os tratar por tu, e por vezes nem é preciso pedirem, cria-se o à vontade necessário para quebrar esses caprichos, sim porque não passam de caprichos.
  7.  # 107

Boas,

Colocado por: two-rokepic fail, meu caro Ferraz, você escreveu hexadecimal :P

Colocado por: Ferraz OliveiraE só há 10 tipos de pessoas neste mundo. Os que entendem binário e o que não! heheheheheh

LOL
    Tanta gente a "deitar fumo"!!!

Colocado por: Ferraz Oliveira4e 61 6f 20 73 6f 75 20 69 6e 74 65 6c 65 63 74 75 61 6c 2c 20 6d 61 73 20 73 65 69 20 65 73 63 72 65 76 65 72 20 65 6d 20 68 65 78 61 2e 20 45 20 76 6f 63 ea 2e 2e 2e 63 6f 6e 73 65 67 75 65 3f

Não quero que vos falte nada:
    http://www.string-functions.com/hex-string.aspx

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  8.  # 108

Boas,

Colocado por: two-rokQuanto a tratar por eng. ou dr., trato-os pelo título deles por uma questão de respeito

Não consigo entender o que uma coisa têm a ver com a outra:
    - Sr. Exc. Dr., vá apanhar no ...
    Como o tratei por "Sr. Exc. Dr." não deve ser falta de respeito ...

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: loverscout
  9.  # 109

Colocado por: oxelferBoas,
    LOL

Divirtam-se,

Assim não vale... :-)
    Está-me a tirar o gozo de "educadamente" responder à letra a "quem" manda atoardas sem saber quem sou, o que faço ou a minha postura na vida!!!!

Querem ver que tenho que começar a escrever em hexa encriptado?? uahuahuahuah
  10.  # 110

Colocado por: oxelferBoas,

O respeito que tenho para com alguém não se manifesta na pessoa em que o trato ou o título que ponho antes do nome.
    E por outro lado o facto de me tratarem na 3ª pessoa ou me colocarem um título antes do nome não altera o respeito com que me tratam.

As coisas atingem tal ridículo que um dia qualquer na faculdade, tive uma "professora" que me me ameaçou e ia chegando a bater-me se não fosse segurada por um outro professor, só pelo simples facto de eu me recusar a trata-la por engenheira.
    E atenção que nem a ela nem a outro qualquer professor faltei ao respeito, apesar da não os tratar pelo título. E já na faculdade devia tratar mais de 50% dos professores por tu, a maior parte dos que não tratava por tu era pelo simples facto de não os tratar pura e simplesmente (não falava com eles).

Divirtam-se,

Eu não trato os meus alunos por tu, trato pelo nome (3ª pessoa); da mesma forma que eles me tratam por professora, que é o que eu sou na sala de aula. Já aconteceu várias vezes ficar amiga de alguns alunos e então começar a tratar e ser tratada por tu, mas aí a relação prof-aluno já tinha cessado. E corrijo os alunos se tratarem os prof. por "você" - muitos deles vão ser profissionais de secretariado e devem dominar as formas de tratamento na sociedade portuguesa - podem até nem concordar com elas, mas seria muito mau que fossem para uma empresa e não soubessem a diferença entre lidar com um cliente ou chefe e com um colega de trabalho. A mesma coisa com a linguagem - há níveis de língua distintos, de acordo com as situações comunicativas, e conhecê-los é uma competência que infelizmente muitos jovens não dominam porque não foram ensinados. Snobismo? Não, pragmática da língua,porque um enunciado pode estar gramaticalmente correto e ser pragmaticamente desadequado (ou vice-versa).
    Quanto à questão dos licenciados a mais ou a menos, realmente eu sou uma das mais velhas aqui do fórum...Quando eu andava no antigo ciclo preparatório, o normal era acabar-se o 2º ano e ir trabalhar para as fábricas (a idade mínima para trabalhar eram os 14 anos, mas até lá os patrões davam um jeito). Mesmo que não ganhassem ordenado ou ficassem em casa (as raparigas - para a lida da casa), era isso que as famílias queriam, para os miúdos não ganharem vícios na escola. A minha colega de turma era inteligentíssima e foi esse o seu destino, como o de muitos outros. Não temos um povo sobrequalificado, muito pelo contrário. E o pior é estar-se a passar a mensagem que não vale a pena estudar porque se fica no desemprego como os outros. Um curso não garante um emprego (é a diferença relativamente à minha geração), mas não ter um curso é mais uma desvantagem, a somar a todas as outras.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  11.  # 111

Colocado por: becasUm curso não garante um emprego (é a diferença relativamente à minha geração), mas não ter um curso é mais uma desvantagem, a somar a todas as outras.

Ter um curso não garante um emprego
    Mas não ter nada, garante o desemprego
    Concordam com este comentário: becas, danobrega
  12.  # 112

Boas,

Colocado por: becasEu não trato os meus alunos por tu, trato pelo nome (3ª pessoa); da mesma forma que eles me tratam por professora, que é o que eu sou na sala de aula.

Mas afinal deve-se tratar por título ou por profissão?
    Que eu saiba a maior parte dos professores (profissão) não são professores (título).
    A mim devem-me tratar por engenheiro ou por informático (ou ainda webdeveloper)?

Fonix ... antes de falar com alguém é preciso tirar um curso (mais um diploma).

Colocado por: becasJá aconteceu várias vezes ficar amiga de alguns alunos e então começar a tratar e ser tratada por tu, mas aí a relação prof-aluno já tinha cessado.

Quer dizer, só posso tratar um "professor" por tu se ele já não for actualmente professor?
    Grande tanga!
    Tratava por tu a maior parte dos meus professores e garanto que os respeitava mais que qualquer outro aluno.
    Tratava-os por tu mas nunca os fiz interromper uma aula para me chamarem a atenção que estava a perturbar o normal decorrer da aula.
    Quer dizer que eu os respeitava menos por os tratar por tu que aqueles que os tratavam por engenheiros e estavam constantemente a perturbar a aula?
    Estranhos princípios os nossos ...

Colocado por: becasE corrijo os alunos se tratarem os prof. por "você" - muitos deles vão ser profissionais de secretariado e devem dominar as formas de tratamento na sociedade portuguesa - podem até nem concordar com elas, mas seria muito mau que fossem para uma empresa e não soubessem a diferença entre lidar com um cliente ou chefe e com um colega de trabalho.

É muito bonito e fica bem, mas não é parte mais importante para mim.
    O exemplo que utilizo por norma:
    Alguém que me telefona de tempos a tempos e me trata por engenheiro. Ok, está a utilizar "formas de tratamento na sociedade portuguesa", mas será que está a ser correcto?
    Não!
    Porque me pode tratar por engenheiro, mas esquece-se de no início do telefonema:
    1 - Saudar quem está do lado de lá.
    2 - Identificar-se.
    Para mim é mais importante quando recebo um telefonema que me saúdem e se identifiquem antes de sequer me perguntarem se "sou eu ou não" do que me tratarem por engenheiro.

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2012

# 113

Colocado por: becasE corrijo os alunos se tratarem os prof. por "você"

Faça de conta que sou um aluno seu. Não devo usar essa coisa do "você" porquê?
  13.  # 114

Boas,

Colocado por: FDFaça de conta que sou um aluno seu. Não devo usar essa coisa do "você" porquê?

Não respeita as "distâncias"!

Divirtam-se,
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2012

# 115

Colocado por: oxelferNão respeita as "distâncias"!

Eu crio distâncias, sou um trombudo como já devem ter reparado. :P

Mas, a pergunta não é retórica, nem é nenhum ponto de partida para argumentar, estou mesmo curioso.
  14.  # 116

Boas,

Colocado por: becasdevem dominar as formas de tratamento na sociedade portuguesa

As coisas às vezes podem aparecer "invertidas".
    Na empresa onde estou, no nosso departamento todos se tratam por tu.
    Há apenas uma ou duas excepções e querem saber o motivo?
    A essas excepções ninguém os trata por tu exactamente por não terem o mesmo respeito que têm para com os outros e não quererem "confiança" com eles.

Divirtam-se,
  15.  # 117

Boas

Colocado por: FDEu crio distâncias, sou um trombudo como já devem ter reparado. :P

Sim, todos nós sabemos.

Colocado por: FDMas, a pergunta não é retórica, nem é nenhum ponto de partida para argumentar, estou mesmo curioso.

Você indica uma maior proximidade que um título (ou será profissão).
    Além que tratar alguém por sr. (professor) é neste caso uma demonstração de submissão, de admissão de inferioridade (há quem goste, como aqui já alguém disse, de se sentir no alto ou ter e pelo menos o seu ego inchado).

Divirtam-se,
  16.  # 118

@oxelfer: existe diferença entre professor e professor? uahuahuah
    Julgava que eram uma e a mesma pessoa! :-)

Em relação aos tratamentos (não paliativos), a minha opinião é a de que deve haver respeito. O título académico não entra (na minha opinião) para nada em termos de respeito.

"No tempo da outra senhora" é que as pessoas (não digo que hoje em dia não existam, mas são uma espécie em vias de extinção) exigiam gostavam de ser tratadas pelo título académico. Na minha opinião já naquele tempo isso era uma estupidez. E hoje em dia continua a ser a mesma coisa...estupidez!
    Recuso-me a tratar alguém pelo título académico. Pelo título profissional (e dependendo obviamente da profissão e das circunstâncias em que esteja a interagir com o(s) meu(s) interlocutores) ainda vá. Mas pelo título académico apenas para ser (edit) "carneiro", nem pensar.
    Concordam com este comentário: Aiken, oxelfeR (RIP)
  17.  # 119

... se vamos por aí.. então...!!!

Na lingua Portuguesa não existe o você isto... você aquilo... Existe o Senhor isto... e o Senhor aquilo...

E não tem haver com títulos...gostos...regras...senobismos... mas sim com educação!...
    Que infelizmente falta à maioria dos jovens hoje em dia... Tenho uma constante luta cm o meu filho quando chega ao pé de alguém que não conhece e diz... tu isto tu aquilo de alguém que não conhece... e passa por isso mm.. alguém que não conhece!!! e por respeito a isso... tem que tratar a pessoa por Senhor...

Os mais velhos; os professores; ou apenas aquela pessoa que está ao serviço de alguma coisa... por respeito... trata-se na 3ª pessoa. Porque a 2ª pessoa é efectivamente para criar proximidade entre as pessoas, o que apenas existe por mutuo acordo de relação. Não tem a ver com respeito efectivamente... mas não lhe fica nada bem tratar uma pessoa por tu a menos que tenha criado empatia suficiente para isso. Eu não gosto que um comercial chegue ao pé de mim e só porque tem empatia comercial cmg me trate por tu... não tenho qq outra ligação com a pessoa e isso incomoda-me... e por não faltarmos ao respeito um ao outro... cm relação comercial... todos me tratam por você... assim não há favoritismos...

Se for um telefonema Srº Oxelfer
    Boa tarde, daqui fala X... estou a falar com o Srº Y.... pronto....
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 120

Colocado por: Ferraz OliveiraNão caro two-rok.

Não foi epic fail.
    A "piada" é mesmo assim.
    Em 0x10 é 16 em decimal.
    E só há 10 tipos de pessoas neste mundo. Os que entendem binário e o que não! heheheheheh

Mea culpa, não tinha atingido :P

Colocado por: oxelferLOL

Hehehe, nem por isso, eu percebi que 10(bin) = 2(dec) :P

Colocado por: oxelferNão consigo entender o que uma coisa têm a ver com a outra:
    - Sr. Exc. Dr., vá apanhar no ...
    Como o tratei por "Sr. Exc. Dr." não deve ser falta de respeito ...

Eu não sou da opinião de que seria falta de respeito, mas não conhecendo a pessoa, e não sabendo a opinião da mesma, não é minha intenção melindrá-la ou deixá-la ofendida, logo dirijo-me de uma forma formal (ou cordial, como lhe queiram chamar), dizendo isto não estou a julgar nem a pôr em causa quem o faz de forma diferente, nem tão pouco estou a dizer que esta é a postura correcta, nada disso, é a minha forma de aproximação, seja ela correcta ou não.
    Concordam com este comentário: Aiken

0.0334 seg. NEW