Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Por mais duro que fosse o ramo das forças armadas pós 25 Abril de 74 não se compara com o que milhares de militares portugueses passaram e sofreram na ex-colónias. Aí não eram treinos, era a realidade pura e dura.. E, infelizmente, muitos foram esquecidos e abandonados depois de cegarem cá!
    Concordam com este comentário: Zegato, two-rok, branco.valter, TROLHA...
  2.  # 122

    Marcelino da Mata, natural da Guiné. O militar Português mais condecorado de sempre.
    Concordam com este comentário: TROLHA...
  3.  # 123

    Guiné.. precisamente onde o meu saudoso pai fez serviço de atirador..
  4.  # 124

    Colocado por: TROLHA...
    mais intensivo ainda????...vê-se mesmo que desconhece!..é sempre complicado falar,só quem lá esteve nessa altura.

    acha que das 5 da manhã até às 2 da manhã durante 4 meses não é intensivo???...isto sem contar com mais 3 meses de curso depois de pronto.

    Zegatovocê andou onde??


    caro amigo trolha

    eu estive nos fuzieiros, e acha que em 86 era tudo bem mais dificil, epa talvez agora a minha instruçao foi basia-da na instruçao dos anos 60 os livros eram os mesmos, as armas eram mas mesmas, ate os instrutores eram o mesmos...pois por isso nao compreendo essas coisas que tanto fala, instruçao das 5 da manha ate as 2 da manha do outro dia, pois olhe que lhe diga até a magala fazem isso, teve 4 meses de curso isso é bom pois eu tive 9 antes de pronto, nunca despresei tropa nenhuma porque todos percisam uns dos outros...mas em termos de preparaçao só concidero 4 como exemplo, e dentro desses tem uns que sao os melhores dos melhores

    por isso, acho nos putos, devia-mos de agradecer aos que foram para africa e ue fizeram a tropa, mas o curso tiraram lá no mato...

    nos fuzileiros passei por tudo, mas nunca sera igual aos ex combatentes esses sim, sao os melhores
    Concordam com este comentário: nielsky
  5.  # 125

    Montereal, Meliav (electro-aviónicos) no F16, estive lá 5 anos, vim-me embora porque entretanto acabei o curso superior e encontrei emprego no "civil"....ainda fui à Noruega no âmbito o TLP (Tactical Lidership Program) e também fiz uma pequena comissão no Afeganistão, mas no fundo a minha tropa foi de "xaxa"...herói para mim é o meu pai, ex-combatente, 30ª Companhia de Comandos, onde havia guerra a sério...ainda agora com 63 anos é um conhecido atirador da federação portuguesa de tiro...
  6.  # 126

    Com a quantidade de Rambos que andam aqui até me sinto envergonhado de ter participado neste tópico. :-)
    Lembro-me na inspecção duma abordagem de um Comando, com uma técnica de marketing, digamos... um pouco agressiva!|
    Passo a citar:
    "Há aqui algum gajo de coalhões que queira vir para os comandos?"
    Concordam com este comentário: calhau
  7.  # 127

    Colocado por: rodrigo_gomes29Montereal, Meliav (electro-aviónicos) no F16, estive lá 5 anos, vim-me embora porque entretanto acabei o curso superior e encontrei emprego no "civil"....ainda fui à Noruega no âmbito o TLP (Tactical Lidership Program) e também fiz uma pequena comissão no Afeganistão, mas no fundo a minha tropa foi de "xaxa"...herói para mim é o meu pai, ex-combatente, 30ª Companhia de Comandos, onde havia guerra a sério...ainda agora com 63 anos é um conhecido atirador da federação portuguesa de tiro...

    30ª? ...não haverá aí um "zero" a mais?
  8.  # 128

    Com a quantidade de Rambos que andam aqui ...


    Há 3 coisas que 9 em cada 10 homens dizem pelo menos uma vez na vida:

    - No meu tempo o ensino era melhor.
    - No meu tempo havia mais respeito.
    - No meu tempo ... no meu tempo é que a tropa era dura.

    É tudo "mania".

    PS: a 30ª serviu em Angola.
    Concordam com este comentário: Zegato, pdavidmarques, branco.valter, rodrigo_gomes29
  9.  # 129

    Colocado por: j cardosono meu tempo é que a tropa era dura.

    duríssima,

    engordei 9 kilos e derretia o vencimento de marinheiro de 2ª classe em "água de vialonga" e olhem que os 17 contos davam para muitas grades dela,
  10.  # 130

    Fumei muito tabaco (mais barato) comprado a um amigo grumete da João Belo e cheguei a ir lá almoçar. Dizia ele que tinha uma boa vida e a mim também me pareceu. Sempre tive pena de não ter ido para a marinha mas era muito tempo - 2 anos contra 15 meses.
  11.  # 131

    rambos nao acredito!!!

    mas que cada um puxa a brasa a sua sardinha isso sim...só que ha uns... que digamos que... só a sua sardinha é boa...

    o meu sogro teve em africa na magala...e olha que homem ele é...nem lhe chego aos calcanhares...

    a minha formação na marinha foi óptima, difícil, e disciplinada...mas foi apenas uma experiência na minha vida...nunca poderei comparar com quem a teve noutros tempos, com outros requisitos, com outras necessidades.
  12.  # 132

    Colocado por: j cardosocomprado a um amigo grumete da João Belo

    e o verdadeiro scotch vindo diretamente da Escócia?
  13.  # 133

    ... mas que cada um puxa a brasa a sua sardinha isso sim...

    É uma espécie de afirmação de masculinidade: a "minha tropa" é que é de macho.

    ... nunca poderei comparar com quem a teve noutros tempos, com outros requisitos, com outras necessidades.


    Por acaso sou de opinião que a vertente "técnica" é agora muito melhor, a diferença é que os militares pré 25 de Abril têm a prática; quer queiramos quer não a prática faz a diferença - e qualquer um que tenha vivido uma guerra sabe que o verdadeiro teste é esse.

    e o verdadeiro scotch vindo diretamente da Escócia?

    Bebi algum mas na altura o meu dinheiro não dava para isso.
  14.  # 134


    (mas lamento a morte de colegas meus em tempo de paz,morreram em plena instrução...para muitos isso é mentira)



    claro que nao é mentira...

    mas perfeitamente normal, ainda ha pouco tempo morreu um militar do sexo feminino em plena instrução, devido há dureza da instrução? hummmm...duvido...já falha de alguem acredito.

    mas pronto,normalmente os tópicos descambam...e este não foge à regra.


    pois...e em 99% desses tópicos o caro amigo participa neles...curioso não acha
  15.  # 135

    eu ando por aqui mesmo, é um forum livre, como tal participo sempre que acho que devo, mas não é isso o relevante, o importante aqui é a sua convicção que tudo que os outros fazem ou pensam ect...está errado nalguma forma, já o que o caro amigo pensa, ou faz ai já é outra conversa.

    mas pronto tenho um pedido de desculpas a pedir a si, por tentar por os militares formados na ultima década, ao seu nível, claramente sem fundamento.

    e da minha parte não irei mais contribuir para o descalabro do topico
  16.  # 136

    Eu digo é que a tropa não é só "especiais". É claro que nos anos 80 a instrução era muito mais dura do que no meu tempo e no meu tempo era muito mais dura do que agora. E estou a falar tanto nos feijões verdes, como nas Tropas Especiais. O meu pai era já pronto no Exército quando passou para a Força Aérea e meus amigos, a instrução no Exército normal era uma anedota comparada com a PA nesse tempo (segundo o próprio). No entanto se formos a ver a instrução que ele teve no Exército, se calhar havia muito menino com a boina XPTO a corar de vergonha (actualmente).

    A verdade é que hoje em dia vai Comandos, Paras, Rangers, Fuzos, "arremachos/feijões verdes/pacaça" para as várias missões e até agora com algumas excepções à regra (por cá não se conhecem grande parte dessas situações...não convém), todos esses militares honram o país com a sua prestação.

    Já agora e porque a tropa não é choriços, fica aqui um video onde aparece uma grande instrutora e uma das poucas mulheres REALMENTE respeitadas e admiradas nos Pára-quedistas (filha de peixe sabe nadar)... ;o)

    http://www.youtube.com/watch?v=ieXlzHvcNrc

    Está tudo violado da cachola! LOL
  17.  # 137

    O Oficial acima mencionado pelo Trolha (salvo erro esta foto foi tirada no ano passado):



    Em missão:






























    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 138

    Numa das fotos constata-se que há muito estilo na indumentária, mas pouca adequação para o combate... Isso foi alguma das coisas que aprendi quando andei na tropa, estava era distraído nas instruções de lemas e cantorias...

    Descubra as diferenças :

    O americano com a Galil e a bandeira portuguesa; o português com a M16 (ou Colt Commando) e bandeira americana...
  18.  # 139

    A espingarda-automática é a M-4, também usada pelo DAE antes de receberem as G-36.

    Já agora, o militar norte-americano faz parte da muito famosa 101 Airborne Division, a mesma da série "Band of Brothers".



    Eles estão na descontra, ele nem tem o capacete e estão na palhaçada...o normal quando não há (?) perigo. LOL

    Reparou na Galil com a leopold? Nice! Isso nunca passou-me pelo estreito, só foi comprada para o Afeganistão (tal como os coletes taticos e balisticos que se vê nas fotografias).
    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 140

    A mulher Sargento dos pára-quedistas é do tempo em que eu andava por lá, aliás, haviam duas, mas não me lembro do nome delas. De qualquer forma, faz-me imensa confusão ver mulheres em unidades especiais das forças Armadas ou de segurança. Até porque elas não fazem exactamente o mesmo que os outros... Mas admito que existam exepções, uma ou duas...
 
0.0897 seg. NEW