Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: J.C

140mm, 530m p/ segundo.
    Carga de impacto 37 Kg.
    Alcance, 1670m
    Era qualquer coisa, naquela altura!
    E não se podia colocar nada nas orelhas, só 1 mão, a outra puxava a guita.
    Acho que se foram desactivados.
      Cuango41.jpg

Neste momento o Exército só tem 1 GAC para cada brigada.

GAC / BrigRR = M119

GAC / BrigMec = M109A5

GAC / BrigInt = M114A1 (vão ser substituidas quando a Troika deixar).
  2.  # 182

Os pápa-cursos:

3.  # 183

Colocado por: branco.valterOs pápa-cursos:

Só é pena ter colocado o brevet dos Pára-Quedistas do lado direito... hehe
  4.  # 184

5.  # 185

Colocado por: branco.valterEle estava a ser irónico Sikora.

O/a Sikora tem razão. Aquilo afinal é um longbow. Ou será que é um lynx? Agora fiquei na dúvida...

Edit: Mas que tem asas e hélices e voa, lá isso é verdade... :-)
  6.  # 186

7.  # 187

Ouvi uma vez alguém dizer que, com um motor potente o suficiente, até um calhau voa! :-)

Pessoalmente acho que uma coisa mais aerodinâmica que um calhau deve dar mais gozo... :)
  8.  # 188

Vejo que isto está minado de "checas"...
    Portanto para começar.. completa de 50 para todos com a "Alice" às costas...e com rezas árabes!

Não se vê aqui ninguém dos "arre-machos".. é tudo mais especial que os outros... é só elites!
    Pois eu também andei nos Páras! Estive na CP312... na BOTP2 a tirar curso de guerrilha urbana... depois Bósnia (Vitkovici)... depois BA3 e finalmente PELUDA!

Vi umas fotos da Pista vermelha... agora pelos vistos chama-se pista de combate... Outros tempos!
    A Galil AR 5,56 mm, Calibre NATO, fabrico Israelita, com coronha rebatível para a guerrilha urbana... MÁQUINA DEMOLIDORA!

"Podemos não voltar... mas vamos!"
  9.  # 189

Esse majorzito do CIOE.. deve perceber muito da "fruta"...
    Parece uma árvore de Natal, com tanta insígnia...

Deixo o 10 e último Mandamento do Paraquedista para reflexão e analise:
    "O Pára-quedista tem os olhos bem abertos e sabe utilizar ao máximo todos os recursos. Ágil como uma gazela, duro como aço,quando necessário,
    embora não o sendo, é capaz de agir como pirata, pele vermelha ou terrorista. Nada há que lhe seja impossível."

E nós com 20 anitos acreditavamos nisto tudo! Eramos mesmo crentes :)
  10.  # 190

Colocado por: Vitor Costa
    Só é pena ter colocado o brevet dos Pára-Quedistas do lado direito... hehe

caro amigo, nao sei se sabe a especialidade deste marmanjo da foto, mas eu digo-lhe é fuzileiro, e como tal tem regras diferentes, e como é um DAE, tem que ter esses cursos todos que partilha, e muitos outros, que neste momento nao ostenta ao peito,faz parte da formação para os DAE, nao é vaidade, é mesmo trabalo duro, e na marinha o camuflado é farda de trabalho, e nao de saida, logo é uma farda interna. essa questao de estar no do esquerdo ou direto, é uma questao de regras, no lado direito a especialidade primária, e no lado esquerdo sub-especialidades e cursos.

em relação ao OE, acho muito bem
  11.  # 191

caro amigo, nao sei se sabe a especialidade deste marmanjo da foto, mas eu digo-lhe é fuzileiro, e como tal tem regras diferentes, e como é um DAE, tem que ter esses cursos todos que partilha, e muitos outros, que neste momento nao ostenta ao peito,faz parte da formação para os DAE, nao é vaidade, é mesmo trabalo duro, e na marinha o camuflado é farda de trabalho, e nao de saida, logo é uma farda interna. essa questao de estar no do esquerdo ou direto, é uma questao de regras, no lado direito a especialidade primária, e no lado esquerdo sub-especialidades e cursos.

Desculpe discordar... se é que permite.
    1º Sou/fui (Paraquedista). A minha especialidade como tal é Paraquedista.
    2º Sub-especialidades tenho 3.
    3º Cursos militares tenho alguns:
    »O COIR - tirado no CIOE;
    » Cursos de paraquedismo nos nuestros hermanos, nos Para Alpines, nos belgas e alemães (Tenho brevets deles todos).
    » Curso de guerrilha urbano;
    » (...)

E sabe uma coisa? Dei no duro também para os ter (actualmente não me servem de nada)!
    E sabe outra coisa? Na minha farda de saída ou no camuflado a única coisa que tinha era o brevet e o meu nome!
    Ninguém precisa e mostrar aquilo que realmente temos ou valemos... Pelo menos é esse o espírito que nós temos nos Boinas Verdes... ou tinhamos... que aquilo já foi "chão que deu uvas" e é uma tristeza quando vejo ao ponto a que chegamos!
    Um abraço e não leve a "peito" aquilo que disse!
    Aliás sempre nos demos bem com os fuzileiros, já não dizemos o mesmo dos comandos! :)
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 192

Colocado por: Zegato

É apanagio dos paraquedistas usarem o brevet do lado esquerdo, no entanto existem instituições que no seu regulamento de fardamento não o permitem, que por ex. é o caso da GNR, desconheço que nos fuzileiros seja assim.
  13.  # 193

Colocado por: Barraka Obamba

Desculpe discordar... se é que permite.
    1º Sou/fui (Paraquedista). A minha especialidade como tal é Paraquedista.
    2º Sub-especialidades tenho 3.
    3º Cursos militares tenho alguns:
    »O COIR - tirado no CIOE;
    » Cursos de paraquedismo nos nuestros hermanos, nos Para Alpines, nos belgas e alemães (Tenho brevets deles todos).
    » Curso de guerrilha urbano;
    » (...)

E sabe uma coisa? Dei no duro também para os ter (actualmente não me servem de nada)!
    E sabe outra coisa? Na minha farda de saída ou no camuflado a única coisa que tinha era o brevet e o meu nome!
    Ninguém precisa e mostrar aquilo que realmente temos ou valemos... Pelo menos é esse o espírito que nós temos nos Boinas Verdes... ou tinhamos... que aquilo já foi "chão que deu uvas" e é uma tristeza quando vejo ao ponto a que chegamos!
    Um abraço e não leve a "peito" aquilo que disse!
    Aliás sempre nos demos bem com os fuzileiros, já não dizemos o mesmo dos comandos! :)

eu ano levo a peito caro amigo, contra os paras...nao tenho nada contra, como já disse anteriormente tenho um primo pára e damo-nos muito bem...

o que eu quis dizer foi com o facto de estarem a criticar o lado dos Brevets, que criticavam por aqui o lado errado.

em relação aos brevets, existe ali um que sei ser obrigatorio, o brevets dos DAE...o que esta em cima...esse sei que é obrigatorio usar na farda seja qual for.

os restantes não tenho a certeza...
  14.  # 194

Colocado por: Vitor Costa
    É apanagio dos paraquedistas usarem o brevet do lado esquerdo, no entanto existem instituições que no seu regulamento de fardamento não o permitem, que por ex. é o caso da GNR, desconheço que nos fuzileiros seja assim.

http://www.operacional.pt/distintivo-do-pessoal-apto-a-servir-no-destacamento-de-accoes-especiais-dae/
  15.  # 195

Colocado por: Barraka Obamba»O COIR - tirado no CIOE;

COIR - Curso Obrigatório de Interesse Reduzido.
  16.  # 196

DAE?
  17.  # 197

Colocado por: rjmsilva

COIR -CursoObrigatório deInteresseReduzido.

Interesse Reduzido...para a minha actual situação laboral, acredito que sim.
    Agora Obrigatório... isso já é outra coisa!
  18.  # 198

Colocado por: Barraka Obambadepois Bósnia (Vitkovici)

Boas

Também la estive 96/97
  19.  # 199

Colocado por: Barraka ObambaVejo que isto está minado de "checas"...
    Portanto para começar.. completa de 50 para todos com a "Alice" às costas...e com rezas árabes!

Não se vê aqui ninguém dos "arre-machos".. é tudo mais especial que os outros... é só elites!
    Pois eu também andei nos Páras! Estive na CP312... na BOTP2 a tirar curso de guerrilha urbana... depois Bósnia (Vitkovici)... depois BA3 e finalmente PELUDA!

Vi umas fotos da Pista vermelha... agora pelos vistos chama-se pista de combate... Outros tempos!
    A Galil AR 5,56 mm, Calibre NATO, fabrico Israelita, com coronha rebatível para a guerrilha urbana... MÁQUINA DEMOLIDORA!

"Podemos não voltar... mas vamos!"

Completa de 50...e de 5, pode ser? Eu sei que até depois de morto faz-se uma completa de 30, mas no meu caso só se for 5...porque estou mesmo baixo de forma.

É pena já não haver reservistas como no tempo da FAP...até para dar gosto ao dedo. LOL

COIR? QP "in da house"?

Não diga mal dos Comandos...temos um como comandante da ETP! O antigo comandante da BrigRR também o era e foi substituido por um "Ranger" (mas a única guerra que ele conhece é dos papéis)...

Pessoalmente acho que tipos como o Nando são mais "Rangers" do que o individuo em questão, é que tirar o curso e depois ir para a guerra da papelada...ok, tirou, mas foi isso e mais nada.

Editado: acabei de perceber que aparece que eu não concordei com o seu comentário. Muito estranho, será que cliquei sem perceber, ou há problemas de software no fórum?
  20.  # 200

Colocado por: TROLHA...não reconhecem a corda??

Cânhamo?

0.1059 seg. NEW