Iniciar sessão ou registar-se
    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 141

    A série "Band of Brothers" passou na SIC em 2000/2001, e tenho-a religiosamente arquivada em div-X... Realmente o treino que nos foi dado foi importado daquele País e daquele tempo...
  1.  # 142

    Colocado por: PASAA série "Band of Brothers" passou na SIC em 2000/2001, e tenho-a religiosamente arquivada em div-X... Realmente o treino que nos foi dado foi importado daquele País e daquele tempo...


    A "nossa" escola tem duas fontes de inspiração, a escola Francesa e a Escola Norte-Americana. É isso que nos dizem, porque na verdade a parte referentes à "Escola Norte-Americana" foi aprendida...no Brasil!

    Sabia desta?
  2.  # 143

    Colocado por: PASAA mulher Sargento dos pára-quedistas é do tempo em que eu andava por lá, aliás, haviam duas, mas não me lembro do nome delas. De qualquer forma, faz-me imensa confusão ver mulheres em unidades especiais das forças Armadas ou de segurança. Até porque elas não fazem exactamente o mesmo que os outros... Mas admito que existam exepções, uma ou duas...


    1º Sargento Rosa, filha do Sargento-Mor Serrano Rosa, primeira instrutora de Pára-quedismo militar em Portugal. Ela é uma dessas excepções, aliás ela quando ingressou ainda os Pára-quedistas estavam na FAP. Só isso dá-lhe um outro estatuto. Em relação ao mulherio...vamos falar de coisas agradáveis, deixemos as desgraças para outro dia. Era só vê-las a abrir os braços mal saimos do pinhal do BI... já a Rosa...era outra conversa.
  3.  # 144

    Para que o envio de ajuda humanitária por via aérea chegue ao seu destino em segurança são largados, no terreno, para-quedistas que têm como objetivo garantir a proteção da zona de operações e da carga lançada, atuando como uma força dissuasora perante ameaças externas


    http://www.youtube.com/watch?v=C-qKrAwf2M4


    Para quer ver acção, então veja este:

    http://www.youtube.com/watch?v=8c6kOlXKNV4
  4.  # 145

    Um pouco de história:

    Em 6 de Outubro de 1922 é realizado o primeiro salto de paraquedas militar em Portugal, pelos oficiais de Engenharia, capitão Mário Costa França e tenente José Machado de Barros, pertencentes à Companhia de Aerosteiros do Exército Português.


    Os primeiros paraquedistas foram os trolhas. lol
    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 146

    Era essa mesmo ( a Serrano).

    Em relação aos trolhas, também estive na Engenharia... Pára-quedista! E esta, hem!?
  5.  # 147

    Colocado por: PASAEra essa mesmo ( a Serrano).

    Em relação aos trolhas, também estive na Engenharia... Pára-quedista! E esta, hem!?


    CEng/BAI?
    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 148

    Isso mesmo, um dos "fundadores"... Apareço algures na foto que fica para a História... lol
  6.  # 149

    Colocado por: PASAIsso mesmo, um dos "fundadores"... Apareço algures na foto que fica para a História... lol


    Tudo boa gente...
  7.  # 150

    Uma pergunta para si PASA, a dita companhia alguma vez foi realmente uma unidade com esse escalão? É que no meu tempo o pessoal da EPE dizia-nos que aquilo era só um pelotão...apesar do nome.

    rjmsilva, realmente esse foi o primeiro SAA, mas os pioneiros foram estes:

  8.  # 151

    Era uma companhia completa, embora recorressem aos pessoal do SMO para fazer numero...
    Depois foi desmembrada com a passagem da BAI a BRR e estão em processo de a levantar de novo.
  9.  # 152

    Colocado por: rjmsilvaEra uma companhia completa, embora recorressem aos pessoal do SMO para fazer numero...
    Depois foi desmembrada com a passagem da BAI a BRR e estão em processo de a levantar de novo.


    Ou seja, tal e qual como no Grupo de Artilharia de Campanha (que tinham transferido para a Brigada de Intervenção e qua agora voltou a "casa"), Esquadrão de Reconhecimento, etc.
    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 153

    é como o pessoal da EPE lhe dizia, mas acho que éramos dois pelotões, quando saí, e alguns dos que integraram essa unidade era pessoal da EPE que depois tirou o curso de pára-quedismo estilo novas oportunidades rsrsrsrs
  10.  # 154

    Até parece que eram os únicos...no meu curso engrenaram logo uns 10 assim, houve um que desistiu logo no primeiro dia. O tipo desistiu na fase mais fácil de toda a instrução de um Pára-quedista, se tivesse feito lá a recruta era daqueles que desistem logo na primeira semana. LOL

    Tenho que mencionar que nem sempre era assim, conheci pessoal que só tinha feito o Curso de Pára-quedismo e que no entanto eram umas máquinas.
  11.  # 155

    Uma situação que a mim causa-me nojo, felizmente AINDA há quem tenha **** neste país!

    http://www.operacional.pt/operacao-nao-os-esquecemos/

    Em 2007 o impensável aconteceu! O último batalhão que serviu na Bósnia recebeu ordem para assinalar com um memorial a colocar na cidade de Doboj (a escassos quilómetros do quartel), a presença do Exército Português naquelas paragens. Justíssimo e de louvar a iniciativa e a aceitação das autoridades locais.
    Queremos acreditar que apenas por desconhecimento da sua história ou pelas contingências próprias destes momentos de retracção, decidiu-se modificar o monumento existente. Foi retirada a placa com o nome dos mortos - onde está hoje ninguém parece saber - apagado o lema dos pára-quedistas e inscrito o lema do Exército (Em Perigos e Guerras Esforçados), desmontada toda a estrutura - fácil porque o batalhão que o concebeu, adivinhando que estes quartéis são sempre transitórios o construiu desmontável - e colocado na cidade de Doboj, em lugar com dignidade, junto à Câmara Municipal.
    “Inaugurado” com cerimónia pública em 24 de Fevereiro de 2007, na presença do então Secretário de Estado da Defesa Nacional, João Mira Gomes, o 1.º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção, sob o comando do Tenente-Coronel Joaquim do Cabo Sabino, presta homenagem aos mortos no decurso do evento, mas os seus nomes, esses, já haviam sido retirados do monumento por esta mesma unidade.
    Um arrepio de indignação que só a disciplina cala gelou os militares que iam tomando conhecimento deste facto. Muitos militares portugueses, pára-quedistas ou não, ficaram chocados perante este “apagar” da história em nome de um qualquer interesse insondável ou simples desleixo.
    • J.C
    • 28 janeiro 2012

     # 156

    E, entao os outros?
    Granda pinta...É so craques Tropas de Élite?
    • J.C
    • 28 janeiro 2012

     # 157

    Épah! O mais básico que está aqui parece que fui eu. Loooooooooll
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 158

    3º Turno de 96 - Escola Prática de Engenharia; Especialidade: Sapador de Engenharia.
    Foi pacifico.
  13.  # 159

    Tá tudo bem consigo?
  14.  # 160

    OK, esteja à vontade.
 
0.0839 seg. NEW