Iniciar sessão ou registar-se
    • meco
    • 10 fevereiro 2012 editado

     # 101

    Colocado por: LuBtambém nos podem levar para aventuras loucas e sem retorno...

    É, isso faz-me lembrar o nosso primeiro que está a filosofar por Paris. Foi tudo muita louco...
  1.  # 102

    J Cardoso,

    Sem estar a contra ou a favor deste ou daquele, nem sequer favoravel ou contra a quaisquer medidas mais ou menos cosméticas de austeridade que segundo dizem reformaram aquilo que está mal. A verdade é só esta;
    Infelizmente mesmo nesta situação de crise, os nosso políticos ocultam-nos verdade, que toda a gente conhece no exterior, principalmente os políticos! E que é ou qual é a verdade? A mesma verdade trágica dos Gregos, que em negação recusam-se a aceita-la.
    Nós por cá, andam os nosso politícos "nas suas customeiras tricas de bastilha" e a tratarem os cidadão como mentecaptos inaptos ou de menor idade preferem ocultar os factos para continuarem a servir aos seus próprios interesses corruptos e iniquos... É imperativo que venha alguém avalizado, seja Marcelo, Mendes ou outro e que diga letra por letra, que Portugal não capacidade para se manter por um mínimo de 2 meses, sem pedir dinheiro emprestado, como já não é possível obter emprestado esse dinheiro no mercado de capitais, então por caridade dos "agiotasparceiros" europeus, eles emprestam-nos algum que dê para nos aguentarmos por 3 meses(apenas 1 mês a mais daquilo que é a nossa capacidade ), mas com a contrapartida de aceitarmos cumprir uns certos requisitos que algum Alemão "enressabiado" com o nosso sol, achou ser a receita para as nossas maleitas bla bla bla... O que isto quer dizer na prática? Que hoje dia 10 de Fevereiro, se Portugal deixar de cumprir o que a troika exige, e os parceiros deixarem de "emprestar" dinheiro, o final do mês de Abril sería o último em que os funcionários públicos teríam salário ao final do mês, como consequência imediata por exemplo, os Hospitais em 5 dias encerravam por falta de medicamentos uma vez que a farmacêuticas já teríam deixado de fornecer medicamentos e outros artigos. Nessa mesma semana, apenas 50% do país tería energia eléctrica porque o restante é emprestado, o combustível armazenado daria eventualmente para um mês e a preços exorbitantes, isto sem falar mencionar as consequências financeiras, apenas naquelas que atingiriam o nosso modo de vida de imediato. Em conclusão, perdemos a tanga, andamos apenas com uma parra a cobrir de joelhos no chão e de mão estendida.
    Infelizmente isto não é uma opinião!
  2.  # 103

    Subscrevo tudo o que o Sambino escreve. Continuo a não gostar da imagem que o ministro deu da mesma forma que continuo sem fé na estratégia assumida. A ver vamos.
    Concordam com este comentário: SAMBINO
  3.  # 104

    Boas,

    Colocado por: SAMBINOSubscrevo tudo o que o Sambino escreve.


    Eu nem por isso.
    O que o Sambino escreveu é que não há alternativa: ou é assim, ou é assim.
    E eu não acredito nisso.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  4.  # 105

    O que o Sambino escreveu é que não há alternativa: ou é assim, ou é assim.

    Não foi isso o que eu li. Aparte a "chamada " de Marcelo ou de Mendes - principalmente a de Mendes (suponho que se refere ao Marques) a quem considero co-responsável e o branqueamento que faz (como muitos outros) dos governos PSD ou PSD / CDS PP, parece-me que o diagnóstico está correcto: não temos dinheiro para mandar tocar um cego.
  5.  # 106

    Boas,

    Colocado por: j cardosoNão foi isso o que eu li.


    Colocado por: SAMBINOPortugal não capacidade para se manter por um mínimo de 2 meses, sem pedir dinheiro emprestado, como já não é possível obter emprestado esse dinheiro no mercado de capitais, então por caridade dos "agiotasparceiros" europeus, eles emprestam-nos algum que dê para nos aguentarmos por 3 meses(apenas 1 mês a mais daquilo que é a nossa capacidade ), mas com a contrapartida de aceitarmos cumprir uns certos requisitos que algum Alemão "enressabiado" com o nosso sol, achou ser a receita para as nossas maleitas bla bla bla... O que isto quer dizer na prática?


    Isto não é dizer que não temos alternativas?
    Isto não quer dizer a nossa única hipótese é baixar as calças, pedir emprestado e fazermos o que nos é pedido?

    Colocado por: j cardosoparece-me que o diagnóstico está correcto: não temos dinheiro para mandar tocar um cego.


    Mas diz-me lá de todos os que mandam palpites (inclusive nós) quem não acerta no diagnóstico?
    O problema não é fazer o diagnóstico!


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  6.  # 107

    Boa pergunta- respondo logo, agora vou ao encontro dos peixes.
  7.  # 108

    oxelfer

    qual é a alternativa ao que o sambino descreveu???
    ora se acabaria o dinheiro para tudo como é que se fazia??
    suponho que a alternativa seria dá cá o dinheiro mas sem contrapartidas?? ou com as alternativas a nosso gosto??
    não compreendo, não compreendo mesmo quais os trunfos a jogar.
  8.  # 109

    Boas,

    Colocado por: marco1qual é a alternativa ao que o sambino descreveu???


    Voltamos à história das cores?
    O mundo não vive apenas do preto e do branco.
    Há uma coisa que me leva sempre a desconfiar de quem a diz, que é quando diz "esta é a única alternativa" ou "é isto ou o caos".

    Alternativas existem, mas estão a ser tão consideradas como os alertas que foram dados desde os anos 80 de que isto ia acontecer (se quiseres ou não: pelos vistos não confiamos neles na altura, insultando-os de anti-patriotas ou profetas da desgraça. E voltamos a não confiar neles quando se provou que tinham razão, no entanto confiamos nos que nos disseram que que o caminho certo era o que nos trouxe até aqui, logo, provando que estavam errados. E de novo "estamos" a confiar em quem se provou que errou, deixando de novo que sejam eles a dizer-nos que esta é a única alternativa e apelidando de novo quem propõe alternativas de anti-patriotas ou profetas da desgraça).
    Não vou ser eu a dizer quais são as alternativas (até porque disto percebo muito pouco), mas estas têm sido "dadas" por várias pessoas dos vários quadrantes politico/sociais.
    Há inclusive já casos de quem se tenha dado muito melhor com as "alternativas" que com as receitas do "não há alternativas".


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  9.  # 110

    hummmm, hummm
    quem??
    acredito em pequenas emendas á receita mas alternativas?? só radicais e muito radicais e para isso acho que ninguem está pronto.
    em todo o caso era bom que surgissem as alternativas bem explicadas e sustentadas.
  10.  # 111

    Boas,

    Desculpa, mas não leves a mal:

    Colocado por: marco1só radicais e muito radicais e para isso acho que ninguem está pronto.


    Só falta dizer que foram os "radicais" que nos trouxeram até aqui.

    Colocado por: marco1em todo o caso era bom que surgissem as alternativas bem explicadas e sustentadas.


    As alternativas existem, estão bem explicadas e sustentadas, mas ..."só estão disponíveis" a quem não "come" somente o "main-stream".


    Ilusionismo (também chamado magia ou prestidigitação) é a arte cénica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta actividade designam-se mágicos ou ilusionistas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilusionismo


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  11.  # 112

    Islândia...estavam pior que nós e olha eles agora.
  12.  # 113

    Boas,

    Colocado por: oxelfer"só estão disponíveis" a quem não "come" somente o "main-stream".


    Mesmo só para quem "come" o "main-stream":

    Lembraste de quem foi unanimemente "declarado" culpado da crise em 2008?
    Lembraste das promessas de mudança de paradigma?
    Lembraste de nos dizerem que não aconteceria de novo?
    Lembraste de dizerem que iam "tomar as rédeas"?

    O que aconteceu de lá até agora?
    Os culpados foram julgados?
    O paradigma mudou?
    Quem continua com as rédeas?


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  13.  # 114

    Ó meus senhores, não se preocupem que o Uncle Sam está a tratar de tudo, esperem até a guerra no Irão rebentar que depois a conversa vai ser outra (para pior). É que nas última década s EUA têm andado a colocar linhas vermelhas um pouco por todo o mundo, mas agora é diferente e se a dita guerra rebentar, não vai ser regional, isso é garantido.

    Já vos disse que já comprei a batata para no principio do próximo mês semeá-la? Deviam pensar seriamente em fazer isso e outras coisas...
  14.  # 115

    Boas,

    Colocado por: branco.valterJá vos disse que já comprei a batata para no principio do próximo mês semeá-la? Deviam pensar seriamente em fazer isso e outras coisas...


    Por acaso, meio a brincar, mas completamente a sério, eu tenho dito aos da minha geração:
    Querem ter reforma? Então comprem um terreno e aprendam a cultivar.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  15.  # 116

    Só sei que quando comecei a trabalhar (tinha 19 anos), ganhava o ordenado minimo nacional e tinha dinheiro para tudo, mais tarde depois da tropa tirei um curso técnico-profissional em que metade do meu salário ia para as propinas e mesmo assim ia para a borga de sexta a domingo e ainda ia de vez enquando fazer uns saltos (tirei o curso civil de Pára-quedismo/Queda-livre). Mesmo assim tinha dinheiro para essas coisas todas..

    Agora não tenho dinheiro para nada, já à 2 anos que passo as minha férias em casa e na horta no terreno dos meus pais. Estou cada vez a investir mais na horta porque é a única forma de saber se tenho algo para alimentar a minha familia. O dinheiro...parece que voa!
  16.  # 117

    Tortulia, olha este artigo:

    Brasil precisa de 60 mil engenheiros


    Com a realização no país do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a carência de mão-de-obra estrangeira é maior na área de Engenharia Civil.

    A aproximação do Mundial de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 tem aquecido o mercado de trabalho brasileiro e proporcionado diversas oportunidades para estrangeiros com objectivo de trabalhar no país. Com a pujança económica do Brasil - e o resfriamento dos mercados nas grandes potências -, a procura de estrangeiros por um espaço no mercado de trabalho brasileiro tem aumentado de ano para ano.

    Mais do que a receptividade atribuída à cultura e população brasileira, a carência de mão- de-obra em sectores específicos da economia é o principal factor atractivo. O ano passado, só até final de Junho, já haviam sido autorizados 26.545 trabalhadores de outras nacionalidades a trabalhar no Brasil. A maior parte desses imigrantes - cerca de 52,92% do total - já tinha terminado os estudos universitários.

    Por outro lado, desde 2008, é decrescente o número de autorizações não concedidas pelo Ministério do Trabalho. Entre Janeiro e Junho de 2011, 866 vistos tinham sido negados - cerca de 25% deles por indícios de que viriam substituir mão-de-obra nacional.

    Com o país transformado num grande estaleiro de obras graças aos dois eventos internacionais que terão lugar no Brasil, um dos sectores ainda bastante desfasados no mercado de trabalho nacional é o de engenharia - principalmente civil. Segundo a ‘partner' de Human Capital da Ernst & Young, Raquel Teixeira, há um défice de 60 mil engenheiros no mercado nacional.

    Muitas oportunidades também se têm concentrado no sector de óleo e gás, uma vez que a descoberta, pesquisa e exploração do pré-sal criou novas necessidades de profissionais para o mercado brasileiro. Faltam técnicos especializados no trabalho de prospecção e gestão das actividades neste sector. Não é por acaso que as plataformas de petróleo em todo o litoral brasileiro são preenchidas por trabalhadores de diversas nacionalidades - mais estrangeiros que propriamente brasileiros.

    Portugueses

    A entrada de portugueses no Brasil é crescente. Em 2010, foram concedidas 798 autorizações, enquanto, entre Janeiro e Junho de 2011, o Ministério do Trabalho já havia concedido 509 vistos de trabalho para o país. A maior parte deles - 211, segundo dados do Ministério do Trabalho - têm-se direccionado para o Estado de São Paulo, cuja capital é o principal centro financeiro do país.

    Segundo Raquel Teixeira, os portugueses chegam ao Brasil sobretudo para preencher cargos directivos, ou seja, já encaminhados por multinacionais com actuação em Portugal. "Geralmente os portugueses que desembarcam aqui não têm um perfil muito técnico", adianta a responsável da Ernst & Young.

    Norte-Americanos, filipinos e indianos


    Actualmente, a maioria dos imigrantes que vai trabalhar para o Brasil chega dos Estados Unidos. Segundo Raquel Teixeira, a maior parte dos 7.550 americanos que conseguiram visto de trabalho no país, no mesmo período em análise, trabalham em cargos de direcção em multinacionais locais.

    Entre Janeiro e Junho de 2011, o Brasil já tinha autorizado também o trabalho de 6.531 filipinos, que compõem o segundo lugar na concessão de vistos de trabalho. A maior parte deles recebe autorização para trabalhar em navios turísticos que aportam no litoral brasileiro.

    Os indianos são conhecidos internacionalmente pelo trabalho na área das Tecnologias de Informação. Graças a essa habilidade, no primeiro semestre do ano passado, 3.237 foram autorizados a trabalhar no Brasil.

    Brasil


    O maior país lusófono do mundo é também a maior economia da América do Sul. Com mais de 192 milhões de habitantes, é o único onde se fala português em todo o continente americano. Resultado da imigração vinda de muitos países, o Brasil é uma das nações mais multiculturais e com mais diversidade de etnias do planeta.
  17.  # 118

    Oxelfer,

    O que não tem alternativa é o fim e não o caminho, ou seja, temos de abandonar de vez o paradigma que vivemos há pelo menos 30 anos, o tal paradigma de crise, de má governação de corrupção, de impunidade, de desordem central/governamental de vaguear sem rumo. Agora quanto ao caminho, se lêr bem o que escrevi, o que escrevi era que esse caminho é a receita mal amanhada e "enressabiada" de um qualquer alemão com complexo de superioridade moral, pessoalmente estou convencido que existem outros caminhos porventura mais morosos, mas com certeza absoluta menos penosos para o cidadão comum.
    Para que fique bem claro para toda a gente, a culpa da situação, não é do tal Alemão ou da tal da Troika ou sequer do FMI, a culpa é dos politicos portugueses! É as estes a quem devíamos pedir contas, mas o que acontece, é que a opinião pública é manipulada no sentido de culpabilizar o mensageiro(leias-se Troika), nós somos tão cidadãos, pagamos tantos impostos, trabalhamos tanto, como qualquer Alemão, Inglês, Holandês, Filandês e por aí, e portanto temos o direito de ser bem governados por pessoas responsáveis que possam servir o país e o seu posso e não que se sirvam a si próprios. No momento em que enquanto cidadão colectivo percebermos que é aqui que reside o cerne da questão e começarmos a exigir mais, aí o paradigma começa a mudar!
    Para termos uma ideia do que isto pode querer dizer; Se hoje se começar a investigar nos últimos 30 anos para onde foi e como usado o dinheiro do erário público, verificaremos que este não desapareceu, apenas mudou de mãos, para a de alguns que hoje se encolhem por detrás das paredes de mogno das grandes empresas que são ou forma parceiros do estado. Quando chamarmos a responsabilidade as pessoas que facilitaram/intermediaram esses negócios ruinosos ao País e lhes exigirmos esse dinheiro de volta ou prisão, veremos como o dinheiro há-de aparecerá, e esse garanto-lhe daría para cobrir uns 10 "déficits"!!!
  18.  # 119

    Boas,

    Colocado por: SAMBINOo que escrevi era que esse caminho é a receita mal amanhada e "enressabiada" de um qualquer alemão com complexo de superioridade moral


    Não fui eu que li mal.
    Pelos visto foste tu que te expressaste mal, pois nesta frase acima confirmas o que eu tinha dito: esse caminho é. Se "é", é porque não admite alternativa.
    Embora a seguir admitas que, pessoalmente, estejas convencido que existam alternativas.

    Colocado por: SAMBINOO que não tem alternativa é o fim e não o caminho


    Permite-me discordar.
    Se há alternativas para o caminho, também há alternativas para o fim, a não ser que me digas que todos os caminhos vão dar ao mesmo fim, no que eu não acredito.

    Colocado por: SAMBINOa culpa é dos politicos portugueses!


    Infelizmente não é só.

    Colocado por: SAMBINONo momento em que enquanto cidadão colectivo percebermos que é aqui que reside o cerne da questão e começarmos a exigir mais, aí o paradigma começa a mudar!


    Aqui reside um dos "problemas":
    É que por ventura exigir mais dos governantes pode ser exigir menos pessoalmente, trocando por miúdos, provavelmente exigir que os governantes ajam responsavelmente terá como consequência perdermos muito do que damos como adquirido.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  19.  # 120

    Este tópico está bastante próximo daquilo que é a realidade no dia dia do parlamento português. O nosso fado...
 
0.0324 seg. NEW