Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Boas,

Colocado por: SAMBINOEste tópico está bastante próximo daquilo que é a realidade no dia dia do parlamento português. O nosso fado...

Era um(a tentativa de) insulto?

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 122

• LuB
    • 11 fevereiro 2012 editado

# 123

Portugal não capacidade para se manter por um mínimo de 2 meses, sem pedir dinheiro emprestado, como já não é possível obter emprestado esse dinheiro no mercado de capitais, então por caridade dos "agiotasparceiros" europeus, eles emprestam-nos algum que dê para nos aguentarmos por 3 meses(apenas 1 mês a mais daquilo que é a nossa capacidade ), mas com a contrapartida de aceitarmos cumprir uns certos requisitos que algum Alemão "enressabiado" com o nosso sol, achou ser a receita para as nossas maleitas bla bla bla... O que isto quer dizer na prática?

Comentando a frase:

1) Portugal vai a pique em dois meses, (deixando de pagar ordenados, saúde, educação...) se não lhe emprestarem dinheiro - VERDADE

2) Os mercados, já não acreditam em nós, deixaram de nos emprestar dinheiro e fazem exigências absurdas: VERDADE
    (Aqui resta saber se esta "corja" de especuladores perde o que investiu ou se ainda ganha conosco...)

3) Quando percebemos que iamos a pique, recorremos aos "agiotasparceiros" que nos atiraram um paraquedas (furado?) que só irá atrasar o tombo por uns meses: PODE ACONTECER

4) Os alemães Ressabiados com o nosso sol exigem-nos um programa intragável: MEIA VERDADE
    Os alemães não estão ressabiados com o nosso sol, mas sim com a nossa falta de capacidade para nos governarmos pela nossa cabeça. Não admira: temos dado provas de que somos umas virgens loucas... Assim aproveitam para nos obrigarem a governarmo-nos pelas cabeças deles, que diga-se em abono da verdade, não funcionam melhor que as nossas... ;(((

CONCLUSÃO

Nesta altura a unica coisa que nos resta é mostrarmos que temos fibra, e que iremos pagar os nossos desvarios (e os deles). Outro caminho não vejo...
    Porque a verdade é esta: nem sequer temos autonomia, nem poder de negociação para nos impormos...
  3.  # 124

Boas,

Colocado por: LuBmas sim com a nossa falta de capacidade para nos governarmos pela nossa cabeça

Só por curiosidade:
    A parte de termos de obedecer desde os anos 80 a Bruxelas e aceitar as suas leis, entra na parte da "nossa falta de capacidade para nos governarmos pela nossa cabeça"?

Divirtam-se,
    • LuB

# 125

A parte de termos de obedecer desde os anos 80 a Bruxelas e aceitar as suas leis, entra na parte da "nossa falta de capacidade para nos governarmos pela nossa cabeça"?

Assinamos os contratos nos anos 80. Na altura achamos isso um "negócio da china" e todos eram da opinião que estava tudo muito bem.
    Entretanto muitas coisas correram mal: Destruimos a agricultura, as pescas... arruinamos a nossa industria (ou não tivessemos começado a importar tudo da Alemanha, da China ou até da Espanha...) Gastamos em obras megalómanas. Endividamo-nos também, e não cuidámos de desenvolver o país. Fui um viver bem, irresponsável e sem preocupações com o futuro...
    O dinheiro dos fundos estruturais não serviu para nada: MEA CULPA. Os corruptos, os aproveitadores, os incompetentes, não tiveram mãos a medir. A Europa pode perguntar-nos: Que fizeram com a massa que vos demos durante décadas?
    Nós diremos: Ora, aproveitamos a folga (somos bons nisso) e gastamos. Tratamos de vos ajudar a escoar o que vocês produziam.
    E que nos vão eles responder?
    Ah ,sim? GRANDES OTÁRIOS!
    Agora virem-se!
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  4.  # 126

Afinal já disseram tudo enquanto andava à volta com os peixes.
  5.  # 127

Boas,

Colocado por: LuBtodos eram da opinião que estava tudo muito bem

Desculpa lá, mas todos não!

Colocado por: LuBEntretanto muitas coisas correram mal: Destruimos a agricultura, as pescas... arruinamos a noissa industria ou não tivessemos começado a importar o que gastamos da Alemanha, da China ou até da Espanha...

Não é assim tão simples ;)

Colocado por: LuBFui um viver bem e desafogadamente sem preocupações...

Para alguns ...

Divirtam-se,
  6.  # 128

Boas,

Colocado por: j cardosoAfinal já disseram tudo enquanto andava à volta com os peixes.

Hum ...
    Claro que não.
    Há sempre mais espaço para mais um (uns comentários).

Divirtam-se,
    • becas
    • 11 fevereiro 2012

# 129

Colocado por: j cardosoAfinal já disseram tudo enquanto andava à volta com os peixes.

Peixes pescados ou peixes comidos???
  7.  # 130

Pescados e devolvidos à agua; eram carpas, que não aprecio.
    • becas
    • 11 fevereiro 2012

# 131

Colocado por: LuBGastamos em obras megalómanas. Endividamo-nos também, e não cuidámos de desenvolver o país. Fui um viver bem, irresponsável e sem preocupações com o futuro...
    O dinheiro dos fundos estruturais não serviu para nada: MEA CULPA. Os corruptos, os aproveitadores, os incompetentes, não tiveram mãos a medir. A Europa pode perguntar-nos: Que fizeram com a massa que vos demos durante décadas?
    Nós diremos: Ora, aproveitamos a folga (somos bons nisso) e gastamos.

Não me parece que se possa ter uma visão tão reducionista. Houve muito dinheiro esbanjado, por corrupção ou incompetência, mas o país está (estava) diferente e em muitos casos para melhor. Vejamos o caso das auto-estradas: quem poderá dizer que construir as A23 e a A25 foi esbanjamento? Mas outras, construídas em paralelo à A1, foram-no. A proteção social que se generalizou na década de 90, foi esbanjamento? Não creio, mas cometeram-se erros. O ensino superior que se massificou - foi um erro em si mesmo (deveríamos ter apenas 4 ou 5 universidade pra formar elites?)? Ou "perdeu-se o pé" quando se apostou em fórmulas de financiamento erradas (mais alunos=mais dinheiro)e se começaram a pagar favores políticos com a abertura desenfreada de cursos?
    Quem, como eu, veio viver para uma cidade do interior há 20 anos, não pode partilhar a ideia de que foram tudo gastos inconsequentes. Podíamos e devíamos ter feito melhor. Mas o que os poderes instalados querem é que interiorizemos a ideia de que, no país como em nossas casa, merecemos o que nos está acontecer - e eu recuso-me a aceitar isso como uma verdade indesmentível.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, oxelfeR (RIP)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  8.  # 132

Boas,

Colocado por: becasMas o que os poderes instalados querem é que interiorizemos a ideia de que, no país como em nossas casa, merecemos o que nos está acontecer - e eu recuso-me a aceitar isso como uma verdade indesmentível.

Divirtam-se,
    • LuB

# 133

Não me parece que se possa ter uma visão tão reducionista. Houve muito dinheiro esbanjado, por corrupção ou incompetência, mas o país está (estava) diferente e em muitos casos para melhor. Vejamos o caso das auto-estradas: quem poderá dizer que construir as A23 e a A25 foi esbanjamento? Mas outras, construídas em paralelo à A1, foram-no. A proteção social que se generalizou na década de 90, foi esbanjamento? Não creio, mas cometeram-se erros. O ensino superior que se massificou - foi um erro em si mesmo (deveríamos ter apenas 4 ou 5 universidade pra formar elites?)? Ou "perdeu-se o pé" quando se apostou em fórmulas de financiamento erradas (mais alunos=mais dinheiro)e se começaram a pagar favores políticos com a abertura desenfreada de cursos?
    Quem, como eu, veio viver para uma cidade do interior há 20 anos, não pode partilhar a ideia de que foram tudo gastos inconsequentes. Podíamos e devíamos ter feito melhor. Mas o que os poderes instalados querem é que interiorizemos a ideia de que, no país como em nossas casa, merecemos o que nos está acontecer - e eu recuso-me a aceitar isso como uma verdade indesmentível.

Claro que colectivamente não merecemos o que nos está a acontecer!
    Já lá vai o tempo em que se culpava/castigava a turma toda, porque alguns se excediam.

Mas, não me diga que não viu, durante a sua vida, a batota que se generalizou um pouco por todo o lado.
    As autoestradas, em si, são boas como afirma. Mas as negociatas que com elas foram feitas não o foram... Elas não terão sido construídas só por serem "boas" mas tb para engordar gordos. Eram "bons negócios" para grandes companhias.
    Eu quando olhava para a administração da despesa pública, (com o estado propriamente dito, com empresas públicas, com a concessão de subsídios, de parcerias... etc) a ideia com que ficava era que viviamos numa selva de oportunismo e ineficiência, onde nem a foice da justiça entrava. Isto para não falar do cancro que foi é a corrupção, e a fuga aos impostos (que parecem ser dever só de alguns...)

O estado tinha muita legislação, uma boa, outra nem tanto... mas por norma não se preocupava em a fazer cumprir, nem fiscalizava. Toda a gente andava a dormir na forma.
    E, nem vou citar casos concretos de abuso, senão passaria o resto da noite a escrever.

Enfim... estamos exactamente no ponto a que chegámos pelos nossos passos. A injustiça é que não é "quem mais contribuiu" para o estado actual das coisas "que mais paga".
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  9.  # 134

"Portugal foi o primeiro país a abolir a escravatura. Ainda hoje continua a bulir, a escravatura."

Arcebispo de Cantuária
  10.  # 135

branco.valter

Já tinha lido esse artigo. Obrigada na mesma! Depois do Carnaval vamos ver outras duas propostas, também para o Brasil. Da parte dele tem outra em Espanha mas, é o que lhe digo: Espanha está uma bomba prestes a rebentar com a taxa de desemprego que tem. Ele está-lhe a custar abalar para o Brasil pois é filho único e muito ligado aos pais. Eu já estava lá! A Europa nos próximos 15 anos vai estar de rastos. Como disseram e muito bem: só quem tem terra para semear ainda se vai safar e não ficar pior. Eu tenho-a mas, neste momento só me apetece desaparecer do país. Ele é engenheiro informático e a empresa dele (apesar de ter muitos lucros) quiseram se aproveitar da crise e propuseram que ele aceitasse dinheiro por baixo. Mandou-os ás urtigas! Preferimos de longe emigrar a dar dinheiro a paspalhos.
  11.  # 136

Colocado por: becas

Concordam com este comentário:oxelfer
    Estas pessoas agradeceram este comentário:oxelfer

Antes de Guterres revolucionar as estações de comboio;estas metiam dó por exemplo!
    Em plena Lisboa para se descer de uma estação(sete rios)tinha-se que descer umas escadas em ferro podre e que muita gente se sujeitava a acidentes de quedas...era uma miséria para não falar nas retretes.
    O(esbanjamento)que foi feito também por Gueterres nas lojas do cidadão veio substituir bichas e corrupções de má memória nas Cãmaras municipais em que valia tudo e todos eram mal tratados!
  12.  # 137

Colocado por: oxelferBoas,

Era um(a tentativa de) insulto?

Divirtam-se,

Não claro que não, muito longe de mim insultar alguém que para além de não conhecer pessoalmente, me parece ter coerência nas suas intervenções, aliás as quais aprecio muito. A intenção é apenas de assinalar a semelhança da discussão "redonda", diferentes pontos de vista, condicionados aos diferentes "quadros de referências" e que são normalmente inconclusivos.
  13.  # 138

Boas,

Colocado por: SAMBINOme parece ter coerência nas suas intervenções

Gostava de ...

Colocado por: SAMBINOaliás as quais aprecio muito

Agora babei-me ;)

Colocado por: SAMBINOdiscussão "redonda"

Já por vezes perdi algum tempo a ver o que se faz na AR (fora o que nos é mostrado nos telejornais) e aquilo é tudo menos uma discussão.
    Nesse espaço apenas vejo demagogia, insultos (apesar de se tratarem todos por sr. deputado, sr. presidente, ect.) e um gosto excessivo em se ouvir (ou ouvir os do mesmo "grupo").
    Para uma discussão existir é obrigatório (quanto a mim) que exista espírito aberto de ambas as partes de ouvir o outro e lhe reconhecer valor independentemente de se concordar ou não.

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: marco1, SAMBINO, Jorge Rocha
  14.  # 139

De facto, descreve muito fielmente as tertúlias na ilustre casa de representatividade dos povos portugueses.
  15.  # 140

Boas,

Colocado por: SAMBINODe facto, descreve muito fielmente as tertúlias na ilustre casa de representatividade dos povos portugueses.

Eu teria vergonha de fazer semelhante figura.

Divirtam-se,

0.0341 seg. NEW