Colocado por: SAMBINOEste tópico está bastante próximo daquilo que é a realidade no dia dia do parlamento português. O nosso fado...
Portugal não capacidade para se manter por um mínimo de 2 meses, sem pedir dinheiro emprestado, como já não é possível obter emprestado esse dinheiro no mercado de capitais, então por caridade dos "agiotasparceiros" europeus, eles emprestam-nos algum que dê para nos aguentarmos por 3 meses(apenas 1 mês a mais daquilo que é a nossa capacidade ), mas com a contrapartida de aceitarmos cumprir uns certos requisitos que algum Alemão "enressabiado" com o nosso sol, achou ser a receita para as nossas maleitas bla bla bla... O que isto quer dizer na prática?
Colocado por: LuBmas sim com a nossa falta de capacidade para nos governarmos pela nossa cabeça
A parte de termos de obedecer desde os anos 80 a Bruxelas e aceitar as suas leis, entra na parte da "nossa falta de capacidade para nos governarmos pela nossa cabeça"?
Colocado por: LuBtodos eram da opinião que estava tudo muito bem
Colocado por: LuBEntretanto muitas coisas correram mal: Destruimos a agricultura, as pescas... arruinamos a noissa industria ou não tivessemos começado a importar o que gastamos da Alemanha, da China ou até da Espanha...
Colocado por: LuBFui um viver bem e desafogadamente sem preocupações...
Colocado por: j cardosoAfinal já disseram tudo enquanto andava à volta com os peixes.
Colocado por: j cardosoAfinal já disseram tudo enquanto andava à volta com os peixes.
Colocado por: LuBGastamos em obras megalómanas. Endividamo-nos também, e não cuidámos de desenvolver o país. Fui um viver bem, irresponsável e sem preocupações com o futuro...
O dinheiro dos fundos estruturais não serviu para nada: MEA CULPA. Os corruptos, os aproveitadores, os incompetentes, não tiveram mãos a medir. A Europa pode perguntar-nos: Que fizeram com a massa que vos demos durante décadas?
Nós diremos: Ora, aproveitamos a folga (somos bons nisso) e gastamos.
Colocado por: becasMas o que os poderes instalados querem é que interiorizemos a ideia de que, no país como em nossas casa, merecemos o que nos está acontecer - e eu recuso-me a aceitar isso como uma verdade indesmentível.
Não me parece que se possa ter uma visão tão reducionista. Houve muito dinheiro esbanjado, por corrupção ou incompetência, mas o país está (estava) diferente e em muitos casos para melhor. Vejamos o caso das auto-estradas: quem poderá dizer que construir as A23 e a A25 foi esbanjamento? Mas outras, construídas em paralelo à A1, foram-no. A proteção social que se generalizou na década de 90, foi esbanjamento? Não creio, mas cometeram-se erros. O ensino superior que se massificou - foi um erro em si mesmo (deveríamos ter apenas 4 ou 5 universidade pra formar elites?)? Ou "perdeu-se o pé" quando se apostou em fórmulas de financiamento erradas (mais alunos=mais dinheiro)e se começaram a pagar favores políticos com a abertura desenfreada de cursos?
Quem, como eu, veio viver para uma cidade do interior há 20 anos, não pode partilhar a ideia de que foram tudo gastos inconsequentes. Podíamos e devíamos ter feito melhor. Mas o que os poderes instalados querem é que interiorizemos a ideia de que, no país como em nossas casa, merecemos o que nos está acontecer - e eu recuso-me a aceitar isso como uma verdade indesmentível.
Colocado por: becas
Não me parece que se possa ter uma visão tão reducionista. Houve muito dinheiro esbanjado, por corrupção ou incompetência, mas o país está (estava) diferente e em muitos casos para melhor. Vejamos o caso das auto-estradas: quem poderá dizer que construir as A23 e a A25 foi esbanjamento? Mas outras, construídas em paralelo à A1, foram-no. A proteção social que se generalizou na década de 90, foi esbanjamento? Não creio, mas cometeram-se erros. O ensino superior que se massificou - foi um erro em si mesmo (deveríamos ter apenas 4 ou 5 universidade pra formar elites?)? Ou "perdeu-se o pé" quando se apostou em fórmulas de financiamento erradas (mais alunos=mais dinheiro)e se começaram a pagar favores políticos com a abertura desenfreada de cursos?
Quem, como eu, veio viver para uma cidade do interior há 20 anos, não pode partilhar a ideia de que foram tudo gastos inconsequentes. Podíamos e devíamos ter feito melhor. Mas o que os poderes instalados querem é que interiorizemos a ideia de que, no país como em nossas casa, merecemos o que nos está acontecer - e eu recuso-me a aceitar isso como uma verdade indesmentível.Concordam com este comentário:oxelferEstas pessoas agradeceram este comentário:oxelfer
Colocado por: oxelferBoas,
Era um(a tentativa de) insulto?
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: SAMBINOme parece ter coerência nas suas intervenções
Colocado por: SAMBINOaliás as quais aprecio muito
Colocado por: SAMBINOdiscussão "redonda"
Colocado por: SAMBINODe facto, descreve muito fielmente as tertúlias na ilustre casa de representatividade dos povos portugueses.