Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Como o prometido é devido venho vos mostrar o projecto da minha futura casa.

    Alguns promenores: o terreno é plano e acima do nivel da estrada cerca de 1 metro (optimo para a privacidade) e tem construçoes nas 3 confrontaçoes.
    O projecto foi em grande partida "feito" por nos, sabiamos o que queriamos mas principalmente o que nao queriamos...
    O arquitecto foi impecavel, sempre a escuta das nossas opinioes e dava as ideias deles, muitas aceites outras nao como é o caso de :

    - a orientaçao dos quantos ele aconselhava outra para um maior aproveitamento da luz natural, mas como queriamos imperativamente a sala e a cozinha viradas para tras do terreno para um melhor acesso ao jardim ficou assim ;

    - a area da casa, ele aconselhava divisoes ligeiramente mais pequenas para a casa ser mais "economica" como ele dizia, mas toda a vida vivemos em espaços pequenos entao queriamos a nossa "vingança" :-)

    Estes foram pontos que nos nao abrimos mao mas a nivel dos materias ouvimos-o muito!

    Fico estao a espera dos vossos comentarios e ate sugestao mas sejam brandos com a senhora lol.
  2.  # 2

    Colocado por: Sofia_O projecto foi em grande partida "feito" por nos


    Olá Sofia,
    Ainda bem que foram vocês, porque assim o meu colega não fica chateado se disser mal! ;-)

    Não lhe vou falar das questões técnica, porque é da responsabilidade do seu projectista, garantir que o projecto seja aprovado!
    E isto não é o Departamento de Arquitectura da Câmara Municipal (embora muitas vezes parece)! :-)
    Aquilo que me parece mais interessante falar é a vida que esta casa lhe vai proporcionar todos os dias da sua vida!

    É verdade que o seu projecto tenta resolver um programa familiar sem complicar : Zona de chegada, Ligações lógicas entre divisões, Separação Privado/Social, Corredor que garante privacidade aos quartos, etc.
    Mas nós somos seres humanos e não vivemos apenas da lógica da distribuição programática!
    Vivemos de um modo muito mais complexo!
    - Queremos comer à mesa e não estar de costas para a janela,
    - Estar no sofá a conviver com um olho nos miúdos que estão na piscina em vez de estar virado para uma parede,
    - Vestir a roupa para sair de manhã com luz natural e não estar fechado num roupeiro gigante,
    - Entrar no quarto de banho e gostar de lá estar e não dar de caras com a sanita ao entrar,
    - Queremos tomar banho na piscina ao final da tarde sem estarmos à sombra,
    - Jantar ao pôr e não ao levantar do sol,
    - Ligar o PC na secretária do quarto sem estar em contraluz,
    - Olhar para o Jardim sem ter um pilar à frente.
    - etc ,
    - etc ,

    Em suma queremos ficar deslumbrados com o que uma casa pode fazer por nós e pelo nosso dia a dia.

    Fazer casinhas parece fácil mas não é ! ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 3

    falta ver o resto, formalmente
    desculpe mas tenho de ser sincero, aqui vai
    em termos de planta:
    no geral não gosto, há vários erros

    erro de organização inicial, como é a existência de muitos corredores, por exemplo o do hall, é enorme, era desnecessário
    há como que uma duplicação de corredores, duplicação paralela

    o corredor dos quartos além de grande não tem nenhuma luz, pelo menos em indicação em planta.
    duas wcs enormes? 10 e 8 m2? é necessário? não me parece
    aquele vestiário? é enorme, mesmo muito enorme
    casa de banho junto da porta de entrada/hall : )
    cozinha enorme, 26m2? precisa de tanto?
    nenhuma casa de banho cumpre acessibilidades

    concluindo: mau
    eu pedia uma nova reorganização de espaços, pensando melhor os espaços em rentabilidade.
  4.  # 4

    Ola JoaoA.

    Em relaçao as questoes tecnicas nao me parece haver problema visto ja estar aprovado. ;-)
    - Em relaçao a mesa temos alguma opcçao de escolha nos lugares visto a familia ser pequena (e com o corte dos abonos nao tencionamos aumenta-la mais lol) ;
    - sofa? tem razao;
    - no roupeiro o arq queria por uma janela redonda ou directamente para a rua ou ate mesmo na parede k da para a suite, fomos nos k recusamos porque sinceramente achamos k esteticamente ficava feio e sem uma utilidade enorme;
    - em relaçao aos outros pontos foi como disse, imposiçao nossa, porque inicialmente o arq tinha proposto uma organizaçao mais em L, ficando a piscina do lado direito do terreno e os quartos tambem devido a luz, mas gostamos mais da casa "quadrada" e desta forma conseguimos ter uma privacidade na zona do jardim que de outra maneira nao conseguiriamos...

    Concordo consigo, fazer casas nao deve ser facil, principalmente consiliando as questoes tecnicas com o gosto do cliente, que neste caso predominou :-), talvez de uma forma errada no ponto de vista profissional mas esta feito de um modo que nos conseguimos projectar a viver la dentro...

    De qualquer maneira conseguiu "massacrar-me" de forma elegante lol.
  5.  # 5

    Fernando Gabriel

    Nao tem de pedir desculpa, a ideia do post é ter um feed back das pessoas e partilhar ideias, pois outros o fizeram e me foram uteis , espero entao que alguem possa aprender nem que seja com os meus "erros" ;-)

    Em relaçao ao hall da entrada gostamos do facto de ser generoso ( para nao dizer grande :-) ) pois actualmente vivemos num apartamento em que este nao existe, entramos e estamos practicamente na sala, coisa que por exemplo quando se tem visitas/ ou chegamos a casa temos espaço para estar/receber as visitas sem estarmos uns em cima dos outros, e por exemplo ter um bonito movel de entrada, e visto a casa ter divisoes grandes para nos tambem nao faria sentido nao ter um hall na mesma proporçao, ainda por cima porque sera um hall/ entrada da casa que iremos verdadeiramente utilizar no dia a dia;
    wcs grandes... necessario? nao. agradavel? para nos sim ;-)
    Vestiario... :-) Ora ai tocou num ponto sensivel... Grande? Ve-se mesmo que é um homem lol. Agora a serio... :-) Esta é daquelas divisoes que EU nao abri mao, queria uma divisao onde pudesse ter todas as minhas carteiras, sapatos, roupa e acessorios bem organizados :-) ( para voces homens pode parecer futil mas garanto-vos que nós mulheres o apreciamos) e visto o "senhor" querer uma grande garagem para os loisirs dele nao teve muita "coragem" de me recusar este pequeno "prazer" superfulo...
    Cozinha enorme? nao sejamos dramaticos :-) sim, um pouco... Mas agradavel para convivio se assim o desejarmos...

    As acessibilidades devem estar cumpridas visto o projecto estar aprovado ;-)

    Concluindo: mau... bom que poderei dizer a isto? :-) Sinceramente do ponto de vista cliente gostamos e como gostos sao relativos... ;-)
    Agora a serio... Ate pode e tera concerteza razao nalguns aspectos que so terei noçao uma vez a casa habitada mas pelo momento estamos satisfeitos...
  6.  # 6

    desculpe-me mas não resisto, para trabalho de arquitecto está muito mal a adaptação das vossas ideias.
    é apenas a minha opinião nada construtiva mas saiu-me, é muito fraco, muito mesmo.
    tanta área desperdiçada em vão.
    Concordam com este comentário: Picareta
    • Gex
    • 21 março 2012

     # 7

    Também concordo que há muita área desperdiçada. Aquele hall então é um exagero enorme. Mas se quem lá vai morar gosta, é isso que interessa!!
  7.  # 8

    Acho que o problema começa bem antes - na orientação da casa. Faria precisamente o contrário, i.e., zona social para a frente (Sul - Poente) e zona privada (Norte Nascente) para trás.
    Concordam com este comentário: riscas
  8.  # 9

    Colocado por: Sofia_esta feito de um modo que nos conseguimos projectar a viver la dentro...


    Ora, isso é que não está!
    A casa está um reflexo de uma teimosia! e está tudo menos pensado no modo como vivem lá dentro!
    Se reparar só refere questões de gosto, preconceitos e teimosias!
    Parece mais uma luta de vontades do que propriamente pensado para se viver!

    Colocado por: Sofia_achamos k esteticamente ficava feio

    Colocado por: Sofia_mas gostamos mais da casa "quadrada"

    Colocado por: Sofia_o gosto do cliente, que neste caso predominou

    Colocado por: Sofia_gostos sao relativos...


    Mas qual é o gosto em estar na sala sem ter um lugar pensado para ver o jardim?
    qual é o gosto em entrar numa sala de banho e ver de chapa uma sanita?
    Qual é o gosto em ter a sala de estar toda em sombra o dia inteiro?

    aiiii que teimosa! :-)
    Concordam com este comentário: projectoG2
  9.  # 10

    Cara Sofia, eu talvez seja dos poucos que tenha gostado do aspecto da "coisa"... apesar de, confesso, também achar que faria mais sentido ter a sala trocada com os quartos.

    Ainda assim gostava de fazer alguns reparos:
    - a sala não merece uma janela voltada a Sul? Será que não se vai tornar escura/sombria? E ainda por cima a organização mostrada, quanto a mim, até "pede" mesmo essa janela a Sul, para ver as árvores...
    - Com tanto espaço, não fizeram nenhum escritório, ou espaço dedicado a guardar/organizar aquelas pequenas coisas que todas as famílias gastam? Falo de papéis para IRS, contas e afins...
    Um pequeno escritório, quanto a mim, é sempre útil. O meu de casa, p. ex., tem cerca de 9m2 e chega bem;

    Boa sorte na construção :)
  10.  # 11

    Uma coisa é achar que é isso que quer e é isso que gosta, no papel, outra é como se vai sentir na casa quando lá estiver a morar. Os clientes não têm que saber, qual a melhor disposição das divisões ou como tirar partido da exposição solar, por isso é que têm de ter a humildade de ouvir o projectista e não começar a impor soluções porque sim.
  11.  # 12

    onde esta os alçados do mesmo projecto? tem imagens em 3D?
  12.  # 13

    Comentário de não profissional:

    Não entendo a orientação solar da casa. O terreno aproveitado fica para norte. A piscina fica para norte. Como é a inclinação do terreno? Diria que fazia mais sentido a casa estar encostada à parte norte do terreno e virada para sul. A maior parte do terreno aproveitado ficaria sul, incluindo a piscina.

    Repensar a posição da casa e a sua orientação obrigava a repensar a configuração da casa.

    Boa sorte! :)
  13.  # 14

    Boa tarde.

    Antes demais queria agradecer todos os comentarios e sugestoes.

    Quando decidi partilhar o projecto foi mais uma questao de curiosidade de saber opinioes e partilhar a experiencia que aqui comecei, pois visto o projecto estar feito e aprovado em principio nao alterarei mais nada, mas confesso que começo a arrepender-me...
    Nao sou de todo uma pessoa susceptivel, mas tenho a impressao que alguns membros estao mais interessados em só criticar... Aceito mas nao tenho de concordar!
    Acho que apartir do momento que o arq faz o seu trabalho e explica ao cliente as melhores hipoteses e as possiveis "consequencias" das más escolhas destes, no nosso caso a má orientaçao solar e divisoes grandes , sera a escolha do cliente que predomina.
    Nao sou apologista do "o cliente é rei" mas neste caso só havia 2 soluçoes: ou fazia o que lhe pediamos ou recusava o trabalho mas acho que nunca os arq devem impor as coisas aos clientes.
    Se me aparecem na loja e me compram uma calças que lhe ficam mal, eu faço o meu trabalho e dou a minha opiniao do que lhe iria melhor, mas se a cliente insiste em compra-las "problema" o dela. Eu fiz o meu trabalho!

    Em relaçao ao inversar a casa nao o fazemos porque preferimos ter menos luz na sala do que tar na sala ter as janelas abertas e nao conseguir ouvir a tv devido ao barulho da rua, coisa que a noite é menor e com uma boa isolaçao e boas janelas tendo os quartos ai implantados limitamos isso visto nao dormirmos de janelas abertas.
    Chamem-lhe teimosia ;-) ou ate falta de humildade mas talvez visto conhecer o ambiente a volta da casa as escolhas nao sejam tao más, porque devido ao regulamento nem podiamos implantar a casa mais para tras do terreno e assim minimizar o barulho.

    Treladocao;
    Nao goste demasiado senao destoa dos outros lol.
    Em relaçao ao escritorio tava previsto de inicio mas visto neste momento ter-mos um e nao o utilizamos mesmo nada a nao ser 2 gavetas para papelada, prescindi de umas gavetas no vestiario para esse fim e assim nao termos uma divisao k nao iriamos tirar proveito.
    E em relaçao a construçao realmente é preciso muita sorte e paciencia :-)

    JoaoA;
    Se reparar bem a parte da sala de estar tem alguma visao para o jardim, mas como temos um alpendre grande que sera uma zona muito utilizada para convivio...
    Sinceramente nao me incomoda nada entrar na casa de banho e ver a sanita, chocaria-me mais se fosse na cozinha ;-)
    Concordam com este comentário: AXN, bmlua
  14.  # 15

    Danobrega

    Boa tarde
    Como expliquei agora o PDM (acho que é assim que se chama) obriga a casa a tar a tantos metros da estrada, estamos ao maximo afastados...

    Obrigada pelo "boa sorte", nesta fase que se vai iniciar, a construçao , é bem precisa ;-)
  15.  # 16

    Se for cobertura plana, a luz não me parece um problema a não resolver.
  16.  # 17

    Sofia, eu até há pouco tempo tb estive na sua posição, e há uma coisa que é indismentível:
    - podemos prever tudo ao pormenor, mas o dono da casa só terá a plena noção das coisas (tamanho das divisões p.ex) quando a casa estiver alvorada...

    Digo isto por 2 motivos:
    - o meu futuro escritório em planta "soava-me" pequeno, e afinal é suficiente, aconchegante até;
    - o quarto suite parecia-me grande, mas não muito... e afinal, agora é enorme!

    De resto, que tudo corra bem é o mais importante :)
  17.  # 18

    Kugu_elu

    Nao, a cobertura é telha.
  18.  # 19

    Colocado por: Sofia_Kugu_elu

    Nao, a cobertura é telha.


    Suponho inclinada portanto. Logo qualqeur abertura horizontal terá impato nos alçados pelo que talvez não seja do seu agrado tal medida para fazer chegar luz ao "quarto de vestir" e à sala.

    Quanto ao dizerem que a piscina está a norte e por tal vai estar à sombra não concordo. Simplesmente porque nem sequer existe escala no desenho nem alçados para ver as inclinações de incidência solar.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  19.  # 20

    Colocado por: Sofia_mas confesso que começo a arrepender-me...


    Pois, percebo. Quem anda aqui há muito tempo a virar frangos, como eu, já percebeu que a Sofia pertence ao grupo de donos de obra que publica as plantas para receber palmadinhas nas costas.



    Colocado por: Sofia_Se me aparecem na loja e me compram uma calças que lhe ficam mal, eu faço o meu trabalho e dou a minha opiniao do que lhe iria melhor, mas se a cliente insiste em compra-las "problema" o dela. Eu fiz o meu trabalho!


    Calças custam pouco, não são usadas todos os dias e não são, em teoria, vendíveis a terceiros. A casa é o maior investimento da vida da maior parte das pessoas, é usada e tem impacto na qualidade de vida TODOS OS DIAS, e como património que é, deve-se tentar um equilíbrio entre o bom senso na projectação (para ajudar a vender a casa no futuro) e os gostos/faltas de gosto dos donos de obra (para que eles se sintam a vontade em casa).



    Colocado por: Sofia_Em relaçao ao inversar a casa nao o fazemos porque preferimos ter menos luz na sala do que tar na sala ter as janelas abertas e nao conseguir ouvir a tv devido ao barulho da rua, coisa que a noite é menor e com uma boa isolaçao e boas janelas tendo os quartos ai implantados limitamos isso visto nao dormirmos de janelas abertas.


    Desculpa fraquinha. Um bom arquitecto fazia com que nenhuma das divisões habitáveis ficasse virada para a fachada principal, para a rua. Ah, mas não, a casa tem de ser quadrada, senão...coiso.



    Colocado por: Sofia_temos um alpendre grande que sera uma zona muito utilizada para convivio...


    Sim, virado a noroeste. Que bem que se estará ali, entre as 8h e as 10h da manhã! O resto do tempo, sombra e aragem fria.

    Colocado por: Sofia_Sinceramente nao me incomoda nada entrar na casa de banho e ver a sanita,


    Olhe que choca a muito boa gente (visitas que vão sair de sua casa a chamá-la pindérica/potenciais compradores da casa no futuro)... e olhe que a posição das sanitas seria mudável sem implicar NENHUMA alteração na disposição actual da casa - bastava fazê-las trocar de lugar com os lavatórios... até pode ser que assim resolvesse a questão da acessibilidade das IS.

    Colocado por: Sofia_alguns membros estao mais interessados em só criticar... Aceito mas nao tenho de concordar!


    Não, não tem de concordar, de facto. Mas era simpático se você nos tivesse avisado previamente que está fechada a qualquer tipo de sugestão - assim poderíamos ter usado o nosso tempo para comentar o projecto de quem quer implementar alterações. Todas as sugestões aqui dadas pelos foristas melhorariam muito a sua casa, mas recusou tudo. Pena - para si.

    Boa sorte para a construção! E diga ao seu arquitecto para deixar de adaptar plantas de apartamentos a projectos de moradias.
    Concordam com este comentário: youngjoey77, riscas
 
0.0256 seg. NEW