Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Fernando Gabrielassim começo a acreditar que não ache mesmo que se consiga construir com 500€/m2

e não acredito

eu já fiquei na vergonha"" perante o cliente, ao fazer uma orçamentação por baixo de 500/550€ :) e os orçamentos dos empreiteiros foram 400/450€, e juro que não estava a contar com comissões, não faço isso :)
    também essas obras ainda não estão acabadas, mas vai mesmo bem encaminhada para esse preço, agora não me perguntem como.
  2.  # 122

não consigo terminar a citação e o meu texto aparece lá dentro. alguém me ajuda? obrigado
  3.  # 123

Colocado por: JoaoFnão consigo terminar a citação e o meu texto aparece lá dentro. alguém me ajuda? obrigado

quando quiser citar algo, selecione com rato primeiro o que quer citar e click no citar"" depois coloque o que quer dizer
  4.  # 124

obrigado fernando mas já descobri é um pequeno bug do forum.
  5.  # 125

para quem não percebeu eu não tenho nada contra o etics como possivel solução, agora falo na percentagem que uma solução de etics pode dar para o torto principalmente em condensações, babados e/ou fungos que é o que tenho visto, comparando com o vulgar isolamento entre fiadas, é grande a percentagem, eu no meu caso pessoal não me responsabilizo por essa solução, se um cliente quiser aplicar eu não digo que não, mas também digo que não tomo a responsabilidade por essa escolha.
    como já foi dito há falta de qualificação na aplicação de este sistema, a maioria dos trolhas nem sabe como funciona uma parede de alvenaria dupla, por vezes nem fazem respiros.
    •  
      FD
    • 2 outubro 2009 editado

# 126

Colocado por: Fernando Gabrielagora falo na percentagem que uma solução de etics pode dar para o torto

Para o torto... visível, certo? É que ETICS está à mostra, vê-se mas, a outra solução está entre duas paredes... será que não dão os dois problemas mas, só os consegue ver num sistema? ;)
  6.  # 127

se forem feitos respiros suficientes não há problemas FD, não se formaram condensações entre paredes, agora se não forem feitos dá para o torto também :) neste caso invisivel no interior(redundancia) e/ou visivel nas paredes interiores.
    • eu
    • 2 outubro 2009

# 128

Vou ser um case study ETICS neste fórum.

Passo a explicar: vou instalar ETICS na minha vivenda, e quem vai instalar vai ser o construtor. Qual é o problema? O construtor nunca instalou ETICS na vida ;)

Eu sei... é a receita para o desastre. Depois digo-vos o resultado ;)
  7.  # 129

Colocado por: euVou ser um case study ETICS neste fórum.

Passo a explicar: vou instalar ETICS na minha vivenda, e quem vai instalar vai ser o construtor. Qual é o problema? O construtor nunca instalou ETICS na vida ;)

:))
  8.  # 130

Colocado por: eu

Não pense nisso. Nós já montamos ETICS e subcontractámos. È o que fazemos todos
    •  
      alv
    • 2 outubro 2009

# 131

Vivam!
    Lá vai mais lenha para a fogueira:
    João F. e a todos. Essa do revestimento do Pavilhão de Portugal em Coimbra ter surpreendido o seu primo, só se é por ele ser arquitecto!!! Antes de se decidir venha ver com os seus próprios olhos !!.Aproveite e espreite a os azulejos "Viuva Lamego" que estão como o Pais: Em queda!!!.
    Já agora, que está perto, passe pelo polo II da U.C. e veja também os "belos" exemplos de aplicação de capoto ou etics em edificios !!!
    Começo a pensar que "tá tudo doido", eu inclusivé!

"Fassam" parte
    • JoaoF
    • 2 outubro 2009 editado

# 132

Colocado por: alvVivam!
    Lá vai mais lenha para a fogueira:
    João F. e a todos. Essa do revestimento do Pavilhão de Portugal em Coimbra ter surpreendido o seu primo, só se é por ele ser arquitecto!!! Antes de se decidir venha ver com os seus próprios olhos !!.Aproveite e espreite a os azulejos "Viuva Lamego" que estão como o Pais: Em queda!!!.
    Já agora, que está perto, passe pelo polo II da U.C. e veja também os "belos" exemplos de aplicação de capoto ou etics em edificios !!!
    Começo a pensar que "tá tudo doido", eu inclusivé!

"Fassam" parte

já agora quais são os problemas no pavilhão de portugal? porque dizer e explicar ficamos na mesma. a indicação que recebi foi positiva agora gostava de ouvir a negativa.

Para si uma boa solução seria o revestimento pelo interior com o isolamento e pladur (se não estou errado), e eu pergunto a estrutura que sustenta o pladur é metálica logo o isolamento terá que ser furado o que vai criar pontes térmicas, portanto não vejo grande vantagem, mas se me puderem explicar como é que isso é feito pode ser que me convertam.

lembrei-me de outra como é quando se quiser pendurar alguma coisa? furar lãs minerais directamente do interior de casa não me parece que seja muito bom pois estas lãs não são para estar em contacto ou sequer respirar, também é verdade que se pode usar outros isolamentos tais como aglomerado negro de cortiça só que a cortiça não serão tão boa caso haja um "desastre" de inflitração de água.

Eu continuo inclinado a fazer só um pano com tijolo térmico só estou é na dúvida se faço o isolamento interior ou no exterior, isolamento que será em principio com aglomerado negro de cortiça.

cumprimentos
    •  
      alv
    • 3 outubro 2009

# 133

Vivam!
    Tem razão JoãoF. Devo explicar e aqui vai:
    O revestimento em aglomerado negro de cortiça no PP, realmente só poderá agradar a arquitectos porque é uma obra do "Guru".
    Quanto ao aspecto, imagine o que é cortiça exposta aos elementos, ainda mais aglomerado. Está todo manchado, e muitas placas em fase de descolagem. Imagino que a grande diferença de coloração entre elas se deve à constante mudança de placas que as equipes de manutenção da cortiçeira que patrocina o Pavilhão esteja a mudar para manter algum bom aspecto. Apesar disso basta que imagine o que é uma placa de aglomerado exposta ao Sol, chuva e frio sem um revestimento exterior. É muito bonito, até já existem algumas casas feitas com esse conceito, mas quanto custa a manutenção? Mal por mal, o tradicional Capoto que sempre se poderá repintar.

Quanto as questões:

" pergunto a estrutura que sustenta o pladur é metálica logo o isolamento terá que ser furado o que vai criar pontes térmicas"
    Não existem pontes térmicas, melhor elas existem , mas como o perfil metálico de suporte das placas de pladur tem só uma espessura de 0,6mm, a trasmissão de calor ou frio por uma capa de cerca de 50mm por 0,6mm é minima pelo que se pode considerar despresível ou mesmo nula e a manata de lã de vidro, normalmente nessas zonas dos perfis fica comprimida protegendo melhor essas zonas.

" como é quando se quiser pendurar alguma coisa?"
    A resposta é no mesmo sentido, os furos são pequenos (os das fixações) pelo que o principio é o mesmo, não tem significado, porque para haver uma ponte térmica é necesssário uma superfície significafiva com amplitude térmica significativa, o que não é o caso de um simples furo. Quando se trata de um furo maior, como uma caixa de aparelhagem, aí já deve haver um certo cuidao, mas ainda assim se se tratar de um revestimento de uma parede exterior ou um isolamento pelo interior, como parece seer o seu caso, o isolamento em manta de lã de vidro ou rocha é apenas um dos isolamentos, porque deverá ter ainda entre a manta e o tijolo um outro em XPS de 30,40 ou 50mm.

"furar lãs minerais directamente do interior de casa não me parece que seja muito bom pois estas lãs não são para estar em contacto ou sequer respirar"`
    `´E verdade que as mantas não podem ser aplicadas por forma a ficarem expostas e poderem ser enaladas, mas quando vai abrir um buraco numa parede, não é para aplicar qualquer coisa, ou instalar um aparelho que haverá de tapar esse buraco? Em tijolo quando abre buracos por qualquer motivo, vai deixá-lo permanentemente aberto? Não as mantas ou outros isolamentos no interior dos revestimentos, divisórias e tectos em pladur, ficam completamente isolados, mesmo havendo buracos, seria necessário que houvessem correntes de ar suficientemente fortes para "arrastarem" as particulas para que pudessem ser inaladas.

"também é verdade que se pode usar outros isolamentos tais como aglomerado negro de cortiça só que a cortiça não serão tão boa caso haja um "desastre" de inflitração de água."
    E não só. Como são elementos rígidos será dificil colmatar correctamente todos os espaçõe e aí é que poderiam ficar peda~ços sem isolamento e criar não pontes térmicas mas pontos sem isolamento o que iria dar ao mesmo.

Nisto dos isolamentos somos todos como para a dor de cabeça, temos uma série de medicamentos; Eu pessoalmente só me dou bem com o "Aspergic" , mas toda a gente diz maravilhas da "Aspirina" (passe a publicidade) e comigo não funciona.
    Espero ter ajudado.
    "Fassam" parte
  9.  # 134

Aqui fica um exemplo de construção com o sistema capoto, com o islomento térmico em placas de aglomerado negro de cortiça.

http://sites.google.com/site/casagrainho/Home
    •  
      alv
    • 3 outubro 2009

# 135

Vivam!
    O exemplo que mostra é quase perfeito, mas até porque está revestido com capoto e o aglomerado não está desprotegido e assim funciona como capoto só que em vez de EPS ou XPS tem aglomerado negro de cortiça. Ainda assim gostaria de ver um foto com o sol rasante depois de construída, e daqui a cinco anos uma outra para podermos ver do que falamos.
    O que quero dizer com o quase perfeito: Imagine o que estão lá a fazer as fixações mecânicas se a alvenaria não tem um reboco de uniformização. Imagine o que é um berbequim equipado com um martelo electropneumático a perfurar o tijolo para depois colocar a bucha. Só pode ser imaginado por quem nunca usou um electropneumático para abrir um buraco num tijolo..., enfim.... abriu um boeiro, vibrou a parede, desolou a placa e a bucha não ficou a segurar absolutamente nada!!!
    "Fassam" parte
  10.  # 136

depois de ver que antes de colocarem o aglomerado negro cortiça não rebocam a parede fiquei um pouco confuso, pois para os tijolos estarem todos no mesmo plano é um bocado dificil o que vai de certeza perturbar o sistema e colocar todo o peso da cortiça nas cavilhas de polipropileno, posso estar errado mas depois de ver estas imagens não me parece que faça isto.

em relação ás respostas do alv agradeço desde já e gostaria de colocar outras.

1- quando menciona usar as mantas em vez de paneis fiquei confuso, ou melhor percebi a sua explicação mas o que as marcas recomendam é para na vertical usar paneis.
    2- quando menciona que para além da lã mineral será necessário por ex xps, eu pergunto porquê? pergunto pois se usar um tijolo térmico a resistência térmica do mesmo será superior a 1 o que já é bastante bom.

obrigado
    cumprimentos
    •  
      alv
    • 4 outubro 2009

# 137

Vivam!
    Quando fala em marcas recomendarem, não é bem assim, pelo menos das três mais conhecidas e muito menos na única que se responsbiliza e garante o sistema (por sistema entende-se que todos os componentes são da mesma marca e só assim se obtém uma garantia formal da própria marca se instalado por instalador oficial ou homologado).
    Quanto ser ou não necessário usar outra coisa para além da manta ou painel, só tem a ver com a característica de valor de U (coeficiente de transmissão térmico) que queira dotar a sua parede exterior, e se o tal bloco térmico já tiver um bom R (resistencia térmica), então pouco terá de acrescentar por dentro. por outro lado se usar tijolo simples de 22 e reboco, como têm um valor de R corrente, será necessário adicionar mais qualquer coisa para melhorar o U final da parede, e uma boa solução é aquela que descrevo normalmente apenas quando se usa tijolo convencional, ou seja, de fora para dentro: Reboco, tijolo de 22, isolamento em XPS de 30 a 50mm, cx de ar se necessário ou conveniente, MLV de pelo menos 60mm e duas placas de gesso de 13mm, o que dá uma solução de U de cerca de 0,27 W/m2.ºC (não estou com certeza nas unidades uma vez que estou a fazer isto sem elementos à mão).
    "Fassam" parte
  11.  # 138

Bom Dia Alv!

Esta soluçao que apresenta, pelo que vi na 1ª pagina tem um custo aproximado de 75.80€ + iva por m2, mas nao está lá incluido o XPS. Com a colocaçao do XPS , estamos a falar de + quantos € por m2?

p.s. recebeu o mail que lhe enviei?

Um abraço a todos
    rbarracha
    • JoaoF
    • 4 outubro 2009 editado

# 139

boas.

a minha intenção será usar o bloco termoacustico da artebel rebocado por fora e no interior usar PLADUR® TERM-N (XPS) 13+30 penso que será uma excelente solução térmica e acústica, é verdade que será mais caro que as soluções apresentadas aqui mas se não ultrapassar os 100€m2 está dentro do orçamento. já agora digam da vossa justiça sobre esta solução.

existem outras soluções de alvenaria como o isoltermix da previcon, e os tijolos térmicos da preceram e da cerâmica avelar, mas parece-me que este da artebel é mais interessante que os outros

cumprimentos
  12.  # 140

JoaoF..
    também tem o BLOCO TERMOARGILA ( http://www.preceram.pt/termopreceram24.php) ... com bons desempenhos termicos e acusticos, utilize o bloco de 24. E se quer mesmo efectuar a correcção de pontes térmicas pelo interior e recorrendo a sistema de gesso cartonado.. eu substituíria o XPS, por uma lã mineral.
    Deve ser uma solução mais economica qu o bloco termoacustico da ARTEBEL e desperdicará menos area bruta de construção ( permite ter as paredes exteriores mais delgadas)

0.0350 seg. NEW